mês a mês


Para onde viajar em maio: os melhores destinos do mês selecionados a dedo

CALENDÁRIO DE VIAGEM

PARA ONDE VIAJAR EM MAIO: MELHORES DESTINOS NO BRASIL E NO EXTERIOR

PARA ONDE VIAJAR EM MAIO

BRASIL

As praias do Sudeste são ótima opção para pegar sol: pense destinos como Ubatuba, São Sebastião, Búzios, Itaúnas, Paraty e Rio. No Nordeste, fique pelo sul da Bahia (Caraíva, Trancoso, Barra Grande), no resto da região pode chover. Agora é época de conferir os destinos de serra e cachoeira, que saíram da temporada de chuvas: as chapadas (Guimarães, Diamantina, Veadeiros), Bonito, Serra da Canastra, Parque da Serra dos Órgãos. É uma boa aproveitar que as pousadas charmosas de destinos de serra como Cambará do Sul (RS), Visconde de Mauá (RJ) e Santo Antônio do Pinhal (SP) ainda não estão com os preços altos do inverno.

Bonito

BONITO (MS)

Seus rios, lagos e cachoeiras cristalinas criam, com o verde do Cerrado, uma ambientação de apelo ecológico irresistível. Centro de ecoturismo e aventura mais bem estruturado do país, suas atrações ficam dentro das fazendas, privadas ou federais, por onde correm rios e concentram-se as cavernas, grutas e trilhas. Você paga uma taxa embutida no valor do ingresso e usufrui de toda a infraestrutura dos estabelecimentos, onde normalmente também dá pra almoçar, relaxar em redes, tomar sol em espreguiçadeiras e nadar em lagos e nascentes. Não deixe de ir à Lagoa Misteriosa, uma das atrações mais exclusivas de Bonito.
Dica: Reserve os passeios antes de ir, alguns podem esgotar.

LEIA TAMBÉM: Hotéis, passeios e restaurantes em Bonito

ANGRA DOS REIS (RJ)

Para onde viajar em maio: aproveite que o verão chuvoso passou para pegar clima gostoso e seco no arquipélago. O centro de Angra é pouco atraente – o melhor é alugar uma lancha com um grupo de amigos para chegar às praias e ilhotas com mar verde-esmeralda e Mata Atlântica preservada. Das mais próximas do Centro, as ilhas de Cataguás e do Peregrino são duas pequenas porções de terra revestidas de vegetação ligadas por uma tripa de areia. O mar rasinho em volta forma uma piscina natural transparente. Não perca aPraia do Destista e das Flechas na Ilha da Gipoia, e as Ilha Botinas, duas ilhotas rochosas vizinhas circundadas por um mar ora verde-água, ora azul-turquesa, propício para um mergulho com snorkel.
Dica: Empresas da região oferecem batismo, cursos para tirar o certificado internacional e saídas para mergulhadores experientes.

Angra-dos-Reis

CHAPADA DAS MESAS (MA)

Pra onde viajar em maio: gente proseira, tambaqui fresco, cachoeiras caudalosas, platôs que se erguem sobre o Cerrado: menos conhecida das chapadas brasileiras, a Chapada das Mesas oferece uma imersão por um Brasil profundo onde a natureza é grandiosa. Com cinco dias por ali ficando na pequena cidade de Carolina, na divisa do Maranhão com o Tocantins, você pode nadar nas águas cristalinas do Poço Azul, ver as montanhas chapadas do alto no Portal da Chapada, se esbaldar debaixo das águas da enorme Cachoeira de São Romão, ver o pôr do sol cair num show de cores no Rio Tocantins.
Dica: Uma boa é conjugar a viagem com o Jalapão, no Tocantins, num combo que eles chamam ali de “Jalapada”.

chapada-mesas

ILHABELA (SP)

A ilha tem fartura de natureza em seu território, que tem 83% da área preservada por um parque estadual. Na costa voltada para o continente e o canal de São Sebastião, predominam enseadas de fácil acesso com mar calmo – varie entre a badalada Praia do Curral, com água esverdeada e bares pé na areia com o do hotel DPNY, ou a natural Jabaquara, na ponta norte da ilha, com areia fofa cercada por mata virgem. O interior tem abundância de cachoeiras: a do Veloso, alcançada depois de 40 minutos de trilha, exibe três belas quedas d’água. A parte mais preciosa de Ilhabela, porém, é o litoral leste, onde estão as belíssimas e selvagens Castelhanos e Bonete. Vá de barco ou por trilha. As lojas e restaurantes do centrinho garantem passeios noturnos animados.
Dica: Em feriados é bom reservar o horário da balsa que sai de São Sebastião no site dersa.sp.gov.br.
LEIA TAMBÉM: Como chegar às praias do Bonete e Castelhanos, em Ilhabela

Ihabela

CAPITÓLIO (MG)

A cidadezinha é “banhada” pelo Lago de Furnas, que passa entre cânions e gargantas e embala passeios de lancha. Pelas serras ao redor escorrem cachoeiras e rios que formam piscina naturais. A região se desenvolveu bastante nas últimas duas décadas, o que trouxe alguns restaurantes, pousadas, estrutura para visitar cachoeiras (que ficam dentro de propriedades privadas) e construção de condomínios. O melhor esquema ali é juntar um grupo de amigos e alugar uma casa em Escarpas do Lago (tem desde as mais simples até mansões) e curtir natureza e churrasco na varanda. Maio é um mês excelente para pegar calor e escapar das chuvas dos meses anteriores. De quebra, ainda dá pra comprar queijo da Serra da Canastra.
Dica: Não perca o almoço no Kanto da Ilha, na beira do lago.
LEIA TAMBÉM: Miniguia de Capitólio (MG): o que fazer, onde ficar

capitolio-minas-gerais-capa

PARA ONDE VIAJAR EM MAIO

EXTERIOR

AMÉRICA DO SUL: Buenos Aires é boa pedida na Argentina, com clima ameno. No Chile, vale ir a Santiago, Atacama e Vale del Colchagua – já está muito frio para curtir a Patagônia. Peru e Bolívia entram no mapa com o início da época seca. A Colômbia não está mais na seca, mas as poucas chuvas não devem atrapalhar muito a viagem.

buenos-aires

BUENOS AIRES, ARGENTINA

Para onde viajar em maio: a meia-estação é um ótimo momento para visitar a capital argentina, depois do verão quente e úmido e antes do inverno friozinho, além do fato de cidade ficar embelezada com as árvores com folhas alaranjadas. A farta gama de atrações e restaurantes, sempre se renovando, faz de Buenos Aires um bom destino pra visitar repetidas vezes. No momento a cidade está cheia de novos cafés descolados, como o Café Registrado, e bares de drinks elaborados, como o Presidente Bar.

Dica: A melhor cotação para reais (e dólares também) estão nas corretoras de câmbio nas redondezas da esquina das calles Sarmiento e San Martín.
LEIA TAMBÉM: O que fazer em Buenos Aires bairro a bairro

PARA ONDE VIAJAR EM MAIO

CARIBE: Ótima época para ir ao Caribe: tempo bom em quase todos os destinos, como Aruba, Curaçao, Punta Cana, Bahamas, Cuba, Cancún, Barbados, St. Maarten. Os preços dos hotéis estão menores se comparados ao meses anteriores. No Caribe colombiano não e mais época seca, mas pode ir. Evite o Caribe do Panamá, onde chove muito.

BAHAMAS

Graças ao voo da companhia Copa Airlnes (com conexão na Cidade do Panamá), ficou possível chegar ao arquipélago sem passar pelos EUA. A porta de entrada das Bahamas é a cidade de Nassau, apinhada de navios de cruzeiro, lojas, restaurantes e vida noturna – quem quer agito e curtir resortões pode ficar ali. Mas são 700 ilhas ao todo, e em pequenas porções de terra como Exuma e Eleuthera, você encontra hotéis reclusos em praias tranquilas onde impera a natureza. Para passar uns dias não fazendo muito além de deitar na rede, se esticar na areia, mergulhar com peixinhos e presenciar pores do sol multicoloridos.
Dica: Em Exuma e Eleuthera você chega de ferry desde Nassau.

Bahamas

PARA ONDE VIAJAR EM MAIO

AMÉRICA CENTRAL E DO NORTE: A meia-estação é ideal para viajar por ali. Disney, Miami, Chicago, Boston, Califórnia, Washington D.C., Nova York, Las Vegas, Toronto: quase tudo é uma boa ideia. México também está com tudo. Para roteiros de natureza no Canadá ainda faz friozinho – na costa do Atlântico baleias aparecem.

CHICAGO, EUA

Eis um bom mês para evitar o frio inclemente do inverno e o calor intenso do verão na terceira maior cidade americana, um oásis pulsante no miolo das cidadezinhas sem graça do Mid-West, como é chamado o meião dos States. Lugar de fanáticos por esportes, arquitetura arrojada, parques bonitos, restaurantes estrelados, museus top, uma das melhores orquestras do mundo, muito blues e jazz e até praias, Chicago merece pelo menos três dias inteiros de vista. Não perca o mirante no topo da Willis Tower, a fantástica coleção do Art Institute, a gostosa área verde do Millenium Park e as lojinhas de Wicker Park.

Dica: Tem que ir naLou Malnati’s Pizzeriapra comer a típica “deep dish pizza”, patente chicaguina, uma pizza-torta grossa e queijuda.
LEIA TAMBÉM: O que fazer em Chicago em três dias

chicago-letreiro

ORLANDO, EUA

Maio é um ótimo momento para fazer uma peregrinação de parques na cidade mais mágica dos EUA. Parques aquáticos começam a ser uma boa opção para se divertir, mas ainda não está calorão. No mais, Orlando mantém um cardápio de novidades sempre fresco para seus 66 milhões de visitantes anuais. Em 2018, deve ser inaugurado o Toy Story Land, uma área enorme nova dentro do parque Disney Holywood Studios.

Dica: Evite a última segunda-feira do mês, o feriado Memorial Day, quando a cidade enche.
LEIA TAMBÉM: Onde ficar em Orlando// O que fazer em Orlando além dos parques//Aluguel de casa em Orlando

sorvete-mickey-disney

oaxaca

OAXACA, MÉXICO
É boa hora pra visitar essa cidade, que encabeça a lista de points coloniais no México mais lindinhos. Seu centrinho charmoso se dá ao redor do Zócalo, a enérgica praça central, cheia de artistas de rua e bancos encimados por árvores. Tem atrações de peso como o Museo de las Culturas, dentro do antigo Convento de Santo Domingo, do século 16, e ruínas da civilização zapoteca. E é ainda apontada como a capital gastronômica do México, com sabores que você só vai encontrar ali.
Dica: Conjugue com uma viagem de carro pela Cidade do México, Puebla e Cuernavaca.
LEIA TAMBÉM: Melhores cidades coloniais do México para o seu roteiro
Roteiro completo para duas semanas em Cancún e região

YOSEMITE NATIONAL PARK, EUA
A 320 km de San Francisco, no norte da Califórnia, é um dos parques nacionais mais antigo dos EUA e fica especialmente bonito na primavera. Terra de cânions, monólitos de granito, cachoeiras descomunais e árvore sequoias gigantes em mais de 3 mil km² de área protegida. Trilhas levam a atrativos como as Vernal Falls e Nevada Falls, com vistas impactante se bonitas quedas d’água, e o Cathedral Lakes, com lagos rodeados por montanhas. Hóspedes em campings ou hotéis como o Yosemite Lodge at the Falls (reserve com pelo menos 6 meses de antecedência) ou o menos disputado Yosemite View Lodge.

Dica: Melhor alugar um carro para visitá-lo.

yosemite-park

PARA ONDE VIAJAR EM  MAIO

EUROPA: A primavera aquece o continente, mas ainda não está calor suficiente para pegar praia na maioria dos destinos. É hora de quase qualquer outra coisa que você pensar: roteiros pela França (na Provance ainda não tem lavanda, vale lembrar), Itália (ainda com bem menos turistas que no verão), Alemanha, Holanda (com parque de tulipas Keukenhof aberto), Leste Europeu, Espanha, Portugal. Deixe roteiros de vinho mais pra frente, quando os vinhedos estiverem mais crescidos.

BARCELONA, ESPANHA

Na cidade mais alegre da Espanha, a brisa do mar corre entre os boulevares animados, os mercados apinhados de gente, as construções singulares de Gaudí, os bares de tapas, as ruelas do bairro gótico, a vida noturna intensa. Em maio o clima é gostoso e suas ruas não estão tão apinhadas quanto no verão. Bom saber que em 2017 foi inaugurado o Gaudí Exhibition Center, bom lugar para aprender mais sobre esse arquiteto que moldou a cara da cidade.
Dica: É possível evitar algumas filas, como a doMuseu do Picasso, comprando o ingresso no site.
LEIA TAMBÉM: O que fazer em Barcelona para iniciantes

barcelona

ROTA ROMÂNTICA, ALEMANHA

Criado nos anos 1950 para impulsionar uma Alemanha turística no pós-guerra, este percurso histórico com 300 km e 28 cidadezinhas de castelos de sonhos e típica arquitetura enxaimel de fato transborda romance. A graciosa Füssen, com pinturas decorativas nas fachadas das construções, é a base de quem vai ao imponente Neuschwanstein, que inspirou Walt Disney a criar o castelo da Cinderela. Melhor visitá-lo pela manhã, mais tranquilo, com hora marcada. Veja também a encantadora Rothenburg od der Tauber e Würzburg, famosa pelo grande palácio barroco do século 18, o Residenz.
Dica: As estradas cênicas pedem um carro alugado para desfrutá-las.

rota-romantica

IRLANDA E ESCÓCIA

Para onde viajar em maio: as paisagens montanhosas desses países estão especialmente floridas nessa época, entre lagos, castelos e rebanhos de carneiros. Visite as duas maiores cidades da Escócia, Edimburgo e Glasgow, antes de encarar a mão inglesa para dirigir pelas chamadas Highlands, passando pelo castelo de Striling, o Lago Lomond, o Lago Ness, a cidade de Inverness e, se der, a Isle of Skye, o ápice da beleza da natureza do país. Na Irlanda, não perca os pubs de Dublin, os bosques do Killarney National Park e a vista vertiginosa dos Cliffs of Moher.
Dica: Também dá para unir o interior da Inglaterra e Londres nessa trip.
LEIA TAMBÉM: O que fazer em Edimburgo em três dias

escocia

belgica

BÉLGICA

Para onde viajar em maio: com localização estratégica entre França, Holanda e Alemanha, o país da cerveja, dos waffles e do chocolate é tranquilamente encaixável em roteiros europeus, melhor agora, quando o clima ajuda. Vá a Bruxelas ver o belo Grand Palace e lugares como a galeria Office Baroque, que ocupa os galpões de uma antiga cervejaria, passe em Ghent para fotogtrafar casinhas coloridas entremeadas por canais e a fortaleza de Gravensteen, e Bruges para subir na bela catedral e comer moules-frites (“mexilhões com fritas”).
Dica: Amsterdã e Roterdã são continuações perfeitas pra essa trip.

PAÍS BASCO, ESPANHA E FRANÇA

Esse pedaço singular da França e da Espanha tem raízes culturais e língua próprias. O roteiro por ali tem que incluir Bilbao, onde o museu Guggenheim, do arquiteto Frank Gehry, transformou a paisagem da cidade; San Sebástian, com sua concentração de restaurantes estrelados pelo Guia Michelin e bares de pintxos; a cidade medieval de Hondarribia, os vinhedos de La Rioja e o requinte praiano de Biarritz.
Dica: Dá para transitar facilmente entre as cidades de ônibus e trem.

biarritz

PARA ONDE VIAJAR EM MAIO

ÁFRICA: Boa hora para visitar o norte do continente antes do verão chegar: Marrocos, Tunísia e Egito. Época interessante para safáris na África do Sul, mas há chances de chover em Cape Town. Madagascar, Ilhas Maurício, Moçambique, Namíbia e Seychelles têm clima perfeito para viajar.

MOÇAMBIQUE

Para onde viajar em maio: eis a chance de ir até a África e se comunicar na nossa própria língua com os simpaticíssimos locais. Você com certeza vai querer se acabar no mundo azul de praias dos paradisíacos arquipélagos de Bazaruto e das Quirimbas, os dois highlights do país, ótimos para mergulhar – aliás, Moçambique tem nada menos que 2500 km de praias. Além disso, a capital Maputo e a Ilha de Moçambique têm construções históricas preservadas e a culinária local é baseada na fartura de frutos do mar.

Dica: O famoso Kruger National Park, da África do Sul, também avança pelo país e convida a um safári.

moçambique

PARA ONDE VIAJAR EM MAIO

ÁSIA E OCEANIA: Faz calorão e pode chover de leve em parte do Sudeste Asiático: Tailândia, Mianmar, Filipinas, Camboja, Laos ainda estão visitáveis. Evite Vietnã e Índia, já atacados pelas monções. As melhores escolhas aqui são Indonésia, Cingapura e Malásia. O clima está gostoso no Japão, China, Coreia e Nepal (este último num bom mês para trekkings). Boa época também para Israel, Jordânia e Irã, no Oriente Médio – Dubai também não vai mal.

IRÃ

Eis uma boa época para conhecer esse país interessantíssimo (que tem má fama injusta) com mais de 2500 anos de história, mesquitas suntuosas e povo hospitaleiro. Teerã é a porta de entrada para o únicos país xiita do mundo, onde o Grand Bazaar vende de joias a tapetes, o National Museum of Iran traz relíquias dessa parte do planeta e a moderníssima Azadi Tower dá um toque contemporâneo ao passeio. De lá, siga a Esfahan, cidade mais bonita do Irã, com palácios que são pura riqueza como o Chehel Sotoun, e Shiraz, de onde se faz uma day trip para Pasárgada e Persépolis.
Dica: Para pacotes e guias locais, veja com a Iran Persia Tour.

irã

JAPÃO

Para onde viajar em maio: em uma viagem que vai de trens de altíssima velocidade a templos budistas milenares, de Super Mario a samurais, o Japão está florido, quente e seco em maio. Em duas semanas você pode conhecer a pulsante capital Tóquio, com um bate-volta a Hakone para ver o Monte Fuji de pertinho, os templos e palácios de Kyoto, as memórias da bomba atômica em Hiroshima, os jardins de Kanazawa. O blog Ideias na Mala tem um itinerário bem legal e explicadinho aqui.

Dica: Evite a primeira semana do mês, feriado no país, quando o preço dos hotéis aumenta.

japão

INDONÉSIA

Bali está na bucket list de meio mundo depois que apareceu em Comer, Rezar e Amar, mas há muito mais o que ver nesse país formado por 17 mil (!) ilhas. Você encontra vida e caos na capital Jacarta, praias quase-Maldivas nas Gili Islands, o maior monumento budista do mundo em Borobudur, cultura e mercados na cidade de Yogyakarta, lagartões endêmicos e paisagens incríveis em Komodo (foto abaixo) e trilhas para vulcões em Lombok.

Dica: A Flores Runaway faz tours pelas ilhas de Komodo nos quais você dorme dentro do barco.

komodo

PARA ONDE VIAJAR EM MAIO

+ EVENTOS LEGAIS PELO MUNDO

Cappadox (Capadócia, Turquia)

Em meio ao cenário quase de outro planeta da Capadócia, com várias performances em cavernas, o festival de três dias tem uma mistura eclética de música, performances artísticas, eventos gastronômicos e atividades como trilhas, yoga e ciclismo.

Brighton Festival (Brighton, Inglaterra)

O maior festival do Reino Unido une música, teatro, dança, circo, arte, cinema e literatura na pacata Brighton, conhecida pelo cartão-postal de suas casinhas coloridas.

Viena Festival (Viena, Áustria)

São cinco semanas de arte contemporânea entre apresentações de teatro, musicais e shows de dança com produções oriundas de diversos países. A cidade fica agitada e são esperados 180 000 visitantes.

PARA ONDE VIAJAR EM MAIO: e você, quais são as suas sugestões de destinos? Deixe aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *