mês a mês


Para onde viajar em fevereiro: os melhores destinos do mês selecionados a dedo

CALENDÁRIO DE VIAGEM

PARA ONDE VIAJAR EM FEVEREIRO: MELHORES DESTINOS NO BRASIL E NO EXTERIOR

PARA ONDE VIAJAR EM FEVEREIRO

BRASIL

Rio Grande do Norte, Sergipe e litoral norte baiano tem o clima mais seco para pegar praia no Nordeste: pense em destinos como São Miguel do Gostoso, Natal, Aracaju, Imbassaí e Praia do Forte. Também está com tudo Espírito Santo e praias do estado do Rio, como Búzios e Arraial do Cabo. Evite Ceará, Maranhão e Piauí, onde pode chover muito. O mesmo pode ocorrer em Angra, Ubatuba e São Sebastião. Litoral do Sul ainda está ok para visitar e pegar calor. Chove em destinos de serra, cachoeira, chapadas – aguarde até abril ou maio para eles.

RECIFE E PORTO DE GALINHAS (PE)

Poço de talentos de moda, arte, música e cinema, a capital pernambucana vibra como um dos maiores polos culturais do Nordeste. Tem tradição sertaneja no Museu Cais do Sertão, tem esculturas e quadros no Instituto Ricardo Brennand, tem restaurantes, lojas e bares animados na Galeria Joana D’Arc e nos recéns-reformados Armazéns do Porto. Curta a cidade em dois dias e depois rume à praia na região de Porto de Galinhas: você pode ficar nos resorts das praias do Cupe e Muro Alto ou se hospedar nas pousadas rústicas da Praia de Maracaípe, que tem belas piscina naturais.

Dica: Também dá para fazer um bate-volta em Carneiros, uma das praias mais bonitas do Nordeste.

PRAIA DA PIPA (RN)

Para onde viajar em fevereiro: a praia imaculada, cercada por falésias altas, era apenas uma vila de pescadores até 1970, quando foi descoberta por surfistas, e hoje briga com Jeri pelo título de destino de praia mais querido e badalado do Nordeste. No mais, além do mar bom pro surf e água repleta de golfinhos e tartarugas, há lagoas encantadoras por ali e uma boa lista de pousadas, hotéis e restaurantes, além de certo agito e vida noturna.
Dica: A famosa Praia do Amor, que forma um coração, tem acesso pelo leste da Avenida Baía dos Golfinhos. Dá pra alugar pranchas de surf ou stand up pro dia todo por R$ 50 ali ou no centrinho da cidade.

praiapipa

ITAÚNAS (ES)

Pra onde viajar em fevereiro: quem nunca cogitou pegar praia no Espírito Santo, repense: a 280 km de Vitória, quase na Bahia, Itaúnas é um destino pacato, alternativo e simples, forrado por dunas e ocupado por barzinhos que tocam forró e pousadas cujos donos são gente que veio de férias e não resistiu, ficou. Prainhas deliciosas como Riacho Doce e trilhas no Parque Estadual de Itaúnas completam o passeio. É daqueles lugares que fazem bem pra alma.
Dica:Pousada Casa da Praia é uma das mais gracinha da cidade.

PARA ONDE VIAJAR EM FEVEREIRO

EXTERIOR

AMÉRICA DO SUL: Praias do Uruguai continuam boa escolha, assim como roteiros por praticamente qualquer lugar do Chile: Santiago, Valparaíso, Viña del Mar, Deserto do Atacama, Lagos Andinos, Patagônia. Na Argetina, vale ir a Buenos Aires (mas vai estar bem quente e úmido), Salta, Ushuaia e El Calafate. Qualquer roteiro por Colômbia e Equador também vai bem. Evite Peru e Bolívia, onde pode chover.

BOGOTÁ, MEDELLÍN E ZONA CAFETERA, COLÔMBIA

Além das praias, a Colômbia tem muito o que se ver no interior, e a época seca, que vai até março, é ideal para explorá-lo. Passeie por Bogotá pra comer bem e ver lugares como o incrível Museu del Oro, vá a Medellín para conhecer a cidade interessante que renasceu pós-Pablo Escobar e ver aos lagos azulados de El Peñol e depois tome um voo até Armênia pra tomar café top em lugares lindos como a Terraza San Alberto e curtir a natureza na pequena cidade de Salento.
Dica: O hotel mais charmoso da Zona Cafetera é a Hacienda Bambusa.
LEIA TAMBÉM: Guia de destinos da Colômbia pra montar seu roteiro
O que fazer em Bogotá em três dias de viagem

MENDOZA

Em fevereiro, há vinhedos vistosos na quinta maior produção vinícola do mundo, com vários hotéis charmosos. Visite as Bodegas Terrazas de los Andes, Família Zuccardi e Catena Zapata. E ainda dá pra explorar a região das montanhas. Percorra o lago de Potrerillos, o povoado de Uspallata, a Puente del Inca e o Parque Provincial Aconcágua. Mais adiante, o Cristo Redentor de los Andes está bem na divisa da Argentina com o Chile.
Dica: Fique em lugares como o Cavas Wine Lodge ou a Posada Borravino.

mendoza

PARA ONDE VIAJAR EM FEVEREIRO

CARIBE: Segue a alta temporada no Caribe: tempo bom em quase todos os destinos, como Aruba, Curaçao, Punta Cana, Bahamas, Cuba, Cancún, Barbados, St. Maarten, San Blás e Bocas del Toro (Panamá). Se curte cruzeiros, pode ser uma boa pensar em embarcar em um. Caribe colombiano também em alta: Cartagena, San Andrés, Islas del Rosário, Parque Tayrona.

PUNTA CANA, REPÚBLICA DOMINICANA

É o único destino no Caribe que tem voo direto do Brasil, com a Gol. A fórmula ali é simples: praias lindas com mar plácido azul-fosforescente e mais de 80 resorts enfileirados um atrás do outro que oferecem combos de piscina, spa, atividades e comida e bebida à vontade para os hóspedes. Há muitas opções de hospedagem com custo/benefício, o que faz com que seja um Caribe relativamente econômico também. Em fevereiro Punta Cana está em sua época seca.
Dica: Para quem quer explorar mais a região, vale ir a lugares como a Isla Saona, Bayahibe e Boca de Yuma.

hoyo-azul

SAN BLÁS, PANAMÁ

É uma das sete regiões indígenas semiautônomas do Panamá: o arquipélago é comandado por 50 mil índios kunas. Há 365 ilhas – e só 10% disso é habitado, muitas das ilhas são ocupadas apenas por coqueiros. A cor da água, que varia entre o verde-claro e o turquesa, hipnotiza e deixa ver corais e estrelas-do-mar. Há hotéis, ou quase isso, com cabanas com banheiro nas quais ventilador de teto e água quente são quase uma extravagância. É uma experiência de praia única.
Dica: Também é possível conhecer San Blás em tours diários a bordo de catamarãs como o Angelique II, que oferece passeios de um, dois, três dias, uma semana, quanto tempo você quiser – você dorme dentro do barco.
LEIA TAMBÉM: Conheça San Blás e Bocas del Toro, o Caribe do Panamá

san-blas-pelicano-island

PARA ONDE VIAJAR EM FEVEREIRO

AMÉRICA CENTRAL E DO NORTE: Faz frio nos Estados Unidos e Canadá. Miami tem temperaturas amenas e preços mais baixos que janeiro. No sul da Califórnia (Los Angeles, San Diego) o clima fica entre 15 e 20 graus durante o dia. Em Orlando, o friozinho perdura e o feriado President’s Day, na terceira segunda-feira do mês, traz filas maiores nos parques. Clima excelente e alta temporada no Havaí. Estações de esqui bombam: Vail, Aspen, Jackson Hole, Lake Tahoe, Whistler, entre outras. New Orleans fica animadíssima com o Mardi Gras. Por toda América Central faz tempo bom e sem chuva: Belize, Costa Rica, Panamá e Nicarágua vão bem.

RIVIERA NAYARIT, MÉXICO

A Riviera Nayarit é uma faixa litorânea banhada pelo Pacífico que se estende da divisa de Puerto Vallarta até Boca de Teacapán, 307 km ao norte, em áreas pertencentes aos estados Jalisco e Nayarit. A água do mar aqui não é clarinha, é verdade, mas atinge tons bonitos de azul e verde-escuro e se mantém na temperatura dos 24 graus quase o ano todo. Puerta Vallarta, a cidade principal, tem alguns resorts e uma um centro histórico simpático com lojas de artesanato, bares, restaurantes e baladas. Punta Mita é onde ficam as celebs, em resorts como o Four Seasons. E Sayulita é a cidade mais fofinha da região, uma espécie de Jericoacoara onde gringos fazem aulas de surf. O grande atrativo dessa costa é a Playa Escondida, que fica em um vão redondo rochoso.
Dica: A visitação à Playa Escondida tem sido regulada por causa de danos ambientais, por isso reserve o passeio com antecedência.

playa-escondida

MIAMI, EUA
A temperatura é amena, não chove, e a água do mar tem em média 24 graus nessa época. A cidade está cheia e festiva, como dita a alta temporada. Nas lojas têm queima de itens de inverno e ainda rolam dois festivais legais, o Food and Wine, com festas, degustações e palestra, e o Art Wynwood traz design, arte e moda. De resto, Miaimi está cheia de coisa legal pra fazer, a exemplo do novo shopping Brickell City Centre, do cada vez mais bombado bairro de Wynwood e dos museus Pérez Art Museum e Phillip and Patricia Frost Museum of Science.
Dica: Com o advento dos apps Uber e Lyft não é mais obrigatório alugar carro em Miami.
LEIA TAMBÉM: O que fazer em Miami // Roteiro de 3 dias em Miami // Onde comer em Miami // Onde ficar em Miami

The-Confidante-miami

NEW ORLEANS, EUA
Para onde viajar em fevereiro: uma das cidades mais cativantes dos EUA, com heranças francesas, caribenhas e africanas, New Orleans guarda arquitetura e gastronomia muito particulares, além de, claro, sua forte tradição musical. Em fevereiro o clima é perfeito e você pode escolher a vibe da sua viagem: se quiser festa, vá antes do dia 13 e curta o grandioso Mardi Gras, o carnaval mais animado do mundo fora do Brasil. Se preferir ver a cidade tranquila, viaje depois do evento. Não perca os bares da Frenchmen Street, restaurantes como o Antoine’s e a bela  St. Louis Cathedral.
Dica: Se for no Mardi Gras, veja hotéis com mais de 6 meses de antecedência.

orleans

PARA ONDE VIAJAR EM  FEVEREIRO

EUROPA: As temperaturas são baixas e garoa é constante em quase todo continente, então prefira as grandes cidades, que sempre tem coisa para fazer apesar do clima – Londres e Paris, por exemplo, têm seu charme no inverno. Na Espanha, rola fazer um roteiro pela Andaluzia, Valência e Barcelona, que podem ter temperaturas amenas, e ainda emendar com esqui na Sierra Nevada. Na Itália, Roma e Nápoles são boa pedida e tem esqui nas Dolomitas. Em Portugal, faça roteiros urbanos em Lisboa e Porto e pegue sol na bela Ilha da Madeira. Estações de esqui dos Alpes estão a todo vapor. Na Noruega e na Suécia é possível ver a aurora boreal. Leste Europeu é furada: muito frio.

CORTINA D’AMPEZZO, ITÁLIA

É o mais famoso e badalado resort de esqui da área das Dolomitas, coleção alaranjada de maciços nos Alpes italianos. O vilarejo fofinho acolhe os esquiadores com lojas, restaurantes que servem o típico casunziei, massa feita com beterraba, hotéis bacanas como o Ambra Cortina Luxury & Fashion Hotel, e o antigo estádio olímpico de inverno, construído para as Olímpiadas de 1956, com pista de patinação no gelo. Para mais natureza, veja as trilhas e mirantes do Parque Nacional Dolomiti Bellunesi.
Dica: O aeroporto mais próximo da cidade é o de Veneza – vale dar uma passada na cidade no inverno pra ver uma versão igualmente linda e bem mais vazia dela.

dolomitas-italia-esqui

courchevel

COURCHEVEL, FRANÇA

Para onde viajar em fevereiro: É um dos resorts de esqui mais sofisticados do mundo – suas vilas têm lindas casinhas alpinas que abrigam hotéis-boutique, lojas de grife tipo Prada e Dior, sete restaurantes com estrelas no Guia Michelin e baladas cheias de milionários russos. Junto com outros sete resorts, Courchevel faz parte do Les 3 Vallées, maior área esquiável do mundo, com 600 km de pistas.
Dica: Depois de esquiar você pode curtir uns dias nas cidades de Lyon, na França, ou Genebra, na Suíça, que ficam próximas.
LEIA TAMBÉM: Lugarzinhos pra comer em Courchevel

PARA ONDE VIAJAR EM FEVEREIRO

ÁFRICA: Faz tempo bom na África do Sul, principalmente no litoral. Cape Town e praias da Rota Jardim são boa pedida. Boa hora para ver animais em safáris no Quênia, Tanzânia, Ruanda e Uganda. Pode haver tufões em Madagascar, Ilhas Maurício e Moçambique; evite. No norte da África pode ser uma boa visitar o deserto, mas não as praias.

ZANZIBAR, TANZÂNIA
Pequeno paraíso tropical na Tanzânia banhado pelo Oceano Índico, o arquipélago acolhe tanto casais em lua de mel que se hospedam em resorts extravagantes como o Essque Zalu Zanzibar quanto mochileiros que ficam em Stone Town, uma cidade que cruza influências árabes, hindus, africanas e europeias. Veja praias de mar ultraturquesa em Nungwi, faça snorkel em Pingwe Beach, visite de barco a maravilhosa Mnemba Island e complemente com uma aula de culinária Swahili.

Dica: É possível chegar na ilha com 2h de ferry a partir de Dar es Salaam, a maior cidade da Tanzânia.

zanzibar

PARA ONDE VIAJAR EM FEVEREIRO

ÁSIA E OCEANIA: É alta temporada, com tempo seco e sem chuvas, em grande parte do Sudeste Asiático: Tailândia, Mianmar, Filipinas, Camboja, Vietnã, Laos são boas pedidas. Chove, porém, na Indonésia, Cingapura e Malásia – deixe pra outra hora. Pode fazer muito frio no Oriente Médio, como na Jordânia e Israel, mas Emirados Árabes Unidos vão bem (você pode fazer uma escala ali no caminho para o Sudeste Ásiatico). Sri Lanka e grande parte da Índia também têm tempo bom. Na Austrália e Nova Zelândia é verão e alta temporada, pode ir. Está muito frio pra ir ao Japão, China, Coreia e Nepal.

AUSTRÁLIA

Para onde viajar em fevereiro: o verão é época perfeita para explorar o país. Pra fazer valer o deslocamento, fique 20 dias. Uma boa sugestão de itinerário é 6 dias em Sydney para começar, depois 4 dias em Melbourne, e finalmente 5 dias entre Cairns, a Barreira de Corais e Port Douglas. Com mais tempo, vá de Melbourne até a Great Ocean Road, a estrada mais bonita do país, onde ficam os famosos Doze Apóstolos. Depois, voe até Brisbane, alugue um carro e siga rumo ao sul, atravessando a Gold Coast até chegar a praia de Byron Bay.
Dica: Se puder esticar, pegue um voo ou um passeio de veleiro até às sensacionais Ilhas Whitsunday.

FILIPINAS
Mais de 7 mil ilhas que transpiram a vibe tropical através de suas frutas coloridas, suas praias branquinhas banhadas por águas cristalinas e rodeadas por rochas encravadas no mar, sua fauna riquíssima a exemplo dos famosos tubarões-baleia, seu povo caloroso e sorridente, sua atmosfera simples e paradisíaca. A ideia é escolher de duas a três ilhas pra conhecer e reservar no mínimo 3 noites em cada uma. O combo clássico seria Manila + Cebu + Palawan. Coron, ao norte de Palawan, vem entrando cada vez mais na moda, e Siargao é o point do surf no arquipélago. Boracay é mais para famílias.
Dica: A Philippine Airlines e a Cebu Pacific Air são as aéreas pra comprar os voos internos.
LEIA TAMBÉM: Como montar um roteiro pelas Filipinas // Quanto tempo ficar e o que fazer em Manila

el-nido-filipinas

PARA ONDE VIAJAR EM FEVEREIRO

+ EVENTOS LEGAIS PELO MUNDO

Mardi Gras (New Orleans, EUA)
O Carnaval mais animado do mundo fora do Brasil agita as ruas de New Orleans por quase dois meses (o auge sendo a “Fat Tuesday”, dia 13/2 em 2018). O esquema é mais ou menos parecido com os carnavais de rua por aqui, com desfiles de carros alegóricos e bandas pelas ruas da cidade, que são fechadas para carros durante o evento; os mais conhecidos são o Zulu, Rex e Bacchus and Endymion.

Carnaval de Veneza (Veneza, Itália)
Tradição desde o século 16, quando a nobreza se disfarçava pra poder festejar e se misturar com o povo, é um Carnaval cheio de glamour de antigamente, com pessoal fantasiado com roupas do século 18 pesadonas (faz frio, vale lembrar) e máscaras de papel machê. O epicentro das comemorações acontece na Piazza San Marcos, onde acontecem eventos tradicionais como o concurso da máscara mais bonita do Carnaval e a Festa delle Marie, mas há comemorações por outros locais da cidade.

Berlin Film Festival (Berlim, Alemanha)
Maior festival de cinema aberto ao público do mundo, tem mais de 400 filmes exibidos em vários cinemas da cidade, com atores e diretores respondendo perguntas sobre as produções. Compra ingressos pode ser desafiador para os filmes mais concorridos; vale tentar online ou nos pontos de venda na Potsdamer Platz Shopping Arcade. Os filmes todos têm legenda em inglês, claro.

PARA ONDE VIAJAR EM FEVEREIRO: e você, quais são as suas sugestões de destinos? Deixe aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *