mês a mês


Para onde viajar em outubro: os melhores destinos do mês selecionados a dedo

CALENDÁRIO DE VIAGEM

PARA ONDE VIAJAR EM OUTUBRO: MELHORES DESTINOS NO BRASIL E NO EXTERIOR

PARA ONDE VIAJAR EM OUTUBRO

BRASIL

A primavera traz clima bom pra todo lugar. Pra quem quer praia, qualquer escolha no Nordeste é boa, com preços atraentes de baixa temporada e calor não tão insuportável como no verão. O Rio e Búzios também passam por uma época atrente. Se a pedida for praia de rio, Alter do Chão e o Amazonas ainda vivem um momento especial de seca. Já no Maranhão, é o último mês do ano pra visitar os Lençóis com lagoas. Destinos de ecoturismo como as Chapadas e o Pantanal ainda estão com tudo. Belém recebe a festa que reúne mais de 2 milhões de devotos do Círio de Nazaré e Blumenau, em Santa Catarina, o agito do Oktoberfest.

BROTAS (SP)

Capital da adrenalina paulista, a 3 horas de São Paulo, conta com uma profusão de cachoeiras incríveis, atividades de aventura pra preencher vários dias (rafting, canionismo, arvorismo) e uma cidadezinha simpática com boa dose de restaurantes. E o melhor: as pousadas são baratinhas. E outubro é o mês mais interessante pra ir a Brotas: tem calor de verão e precipitação de 100 mm.

Dica: na capital está acontecendo a Bienal, que vale uma visita e no fim do mês costuma ter seus dias mais vazios.

LEIA TAMBÉM: Um fim de semana entre rios e cachoeiras em Brotas, a 3h de São Paulo

brotas-sp-brasil

PANTANAL (MS e MT)

Acordar antes das 6h e ver o raiar do sol inundar a imensidão verde, dirigir ao lado de um rio lotado de jacarés entre garças e tuiuiús, cavalgar entre campos semialagados e espreitar uma ema andando ao longe, navegar num rio a procura de onças e ariranhas, passar a noite olhando as estrelas num silêncio quase impensável: as experiências do Pantanal, seguindo o ritmo lento da natureza, te transportam para outro Brasil, um que vive à mercê das cheias e secas de uma das maiores planícies inundáveis do planeta, onde habitam cerca de 4700 espécies de animais e plantas. No período da seca, que vai até outubro, você vê mais bichos e pode transitar melhor pela região.

Dica: Escolha entre as fazendas do Pantanal Sul (MS), da onde dá para ir até Bonito também, ou o Pantanal Norte (MT), que você pode conjugar com a Chapada dos Guimarães.

LEIA MAIS: Roteiro no Mato Grosso: Pantanal, Chapada dos Guimarães e Nobres

Como conhecer o Pantanal Norte, no Mato Grosso: pousadas e passeios

pantanal-muito-quando-ir

BELÉM (PA)

A cidade de Belém ganha uma atmosfera especial no segundo domingo do mês de outubro, quando a festança do Círio de Nazaré toma o local, marcando uma série de procissões que acontecem no mês de aniversário da padroeira da cidade. Na sexta-feira, a imagem percorre as ruas de Belém, e no sábado, é levada à Catedral da Sé, com milhares de devotos segurando velas. No domingo, o Círio começa com a celebração de uma missa em frente à Catedral e acaba com a procissão, que percorre as ruas de Belém até a Basílica de Nazaré. Pra quem gosta de garimpar coisinhas locais, outro destaque da festa são os artesanatos de miriti, feitos com o caule da palmeira do miriti.

Dica: Cerca de dois milhões de fiéis lotam as ruas para acompanhar esse trajeto. Chegue cedo todo dia  se quiser participar do evento de perto.

FOZ DO IGUAÇU (PR)

Na primavera e no verão, chuvosos, a vazão de água das 275 quedas d’água das cataratas aumenta, deixando-as ainda mais atraentes. O calor pede uma investida no Macuco Safari, que segue numa lancha pelo Rio Iguaçu e molha todos os passageiros. Vale também ir até o lado argentino, que passa por cima das quedas e onde as passarelas são mais numerosas. Ainda há tempo pra curtir compras em Puerto Iguazú, no Duty Free argentino e na Ciudad del Este, visitar a Hidrelétrica de Itaipu (onde dá pra fazer um passeio de catamarã pelo Lago Itaipu) e o Parque das Aves.

Dica: Dá pra comprar no Paraguai e na Argentina usando reais; evite os sábados na Ciudad del Este, quando o movimento de entrada no Brasil é inteeeenso.

foz-do-iguacu-pr

MACEIÓ (AL)

Para onde viajar em outubro: perto do verão, a capital alagoana é ótima pra uma rapidinha no Nordeste: com a orla urbana mais bonita da região, tem um mar lindamente esverdeado, barracas de praia bem estruturadas, artesanato com renda e cena gastronômica variada, com desde comida típica sertaneja até incursões contemporâneas. Seu trunfo é também estar num estado com litoral bonito e não muito extenso, o que é conveniente pra alugar em carro e fazer viagens pra conhecer praias mais afastadas, como a bela Praia do Francês.

Dica: Dá pra fazer um bate-volta a Maragogi e a São Miguel dos Milagres.

maceio-alagoas

MELHOR EVITAR: No Sul as temperaturas continuam um pouco baixas e não são as melhores pra pegar praia. Na Rio-Santos, a chuva começa a voltar.

PARA ONDE VIAJAR EM OUTUBRO

EXTERIOR

AMÉRICA DO SUL: Com o inverno definitivamente dando lugar à primavera, é cada vez melhor viajar para as capitais sul-americanas – o frio já saiu de cena e temperaturas amenas tornam caminhadas mais agradáveis. Na Patagônia argentina, a Península Valdés recebe baleias jubartes e recomeça o verão. O Atacama tem o clima perfeito: não tão quente e ainda longe da possibilidade de chuvas de dezembro e janeiro. Em Galápagos, a hora é agora pra ver vida animal.

GALÁPAGOS, EQUADOR

Embora não exista época ruim para visitar Galápagos, um dos paraísos biológicos do planeta, berço da teoria evolucionista de Charles Darwin, outubro é a melhor hora para quem gosta de observar a vida animal. Uma corrente oceânica fria deixa as temperaturas mais baixas, mas enche os mares de nutrientes e de peixes (mas você deverá enfrentar o mar gelado para alcançar o seu objetivo) e, consequentemente, o céu de aves.

Dica: Há os “big fifteen” em Galápagos, mais ou menos como os “big five” nos safáris sul-africanos. Entre os principais estão: a tartaruga-das-galápagos, os lobos-marinhos, a fragata “tesourão”, o atobás de patas-azuis, o tubarão-martelo, o pinguim-das-galápagos e a iguana-marinha.

MONTEVIDÉU, URUGUAI

Para onde viajar em outubro: no fim do mês começa a esquentar no Uruguai, e uma pausa curtinha é o tempo ideal pra circular pelos atrativos da capital. O Centro Histórico, a Cidade Vieja, ainda tem jeito de antigamente e muita parrilla no Mercado del Puerto, mas também tem ganhado incursões contemporâneas, com novos restaurantes, centros culturais e bares. Nas Ramblas, que acompanham o Rio da Prata, você vê a versão Uruguai da orla carioca, e em Cordón, o bairro boêmio descolado.

Dica: Reserve um dia pra um bate-volta às casinhas coloniais de Colonia del Sacramento (acima), de carro alugado ou de ônibus com a empresa COT.

montevideu-uruguai-viagem

PARA ONDE VIAJAR EM OUTUBRO

CARIBE: Outubro é *O* mês dos furacões do Caribe. Apesar da probabilidade ser pequena, tempestades tropicais são comuns e têm sem um bom risco de atrapalhar as suas férias. Mesmo sem furacões, no Panamá e em San Andrés chove muito. Seguro mesmo é Aruba, Curaçao, Los Roques, Barbados e  Trinidad e Tobago.

ARUBA

Para onde viajar em outubro: Aruba é um Caribe fácil, sempre ensolarada, com mar azul fosforescente, boa dose de passeios, resorts confortáveis, um punhado de restaurantes. Um destino pra simplesmente sossegar. Mesmo durante a temporada de furacões no Caribe, que não afeta a ilha. Palm Beach converge grande parte da oferta hoteleira: vários resorts de arquitetura de gosto duvidoso dispostos num pequeno Éden de areia branquíssima e água claríssima. Em Eagle Beach e Manchebo Beach, praias igualmente  paradisíacas com hotéis mais charmosos e em Malmok Beach, Boca Catalina E Arashi Beach, sem tanta infra, estão lindas piscinas naturais.

Dica: Em Oranjestad veja o Museu Arqueológico de Aruba, caminhe pela Main Street e veja a feirinha do Flea Market.

LEIA MAIS: Dicas de Aruba: tudo sobre a ilha mais ensolarada do Caribe

Onde ficar em Aruba: as melhores praias e hotéis selecionados

PARA ONDE VIAJAR EM OUTUBRO

AMÉRICA CENTRAL E DO NORTE: Na América Central, o tempo está quente, mas ainda chuvoso. México caribenho no auge da temporada de furacões, mas a Cidade do México conta com o alegre Dia de los Muertos no fim do mês. Nos EUA é a chegada do outono, com folhagens de tons quentes colorindo a paisagem. Nova York, Washington D.C., Chicago e outras cidades do Norte ficam lindíssimas e tem descontos nas hospedagens.

CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO

O México é uma nação de cores gritantes, sabores ardidos e personalidade forte. E sua capital é um bom resumo disso tudo. Na obrigatória Plaza de la Constituición estão a Catedral Metropolitana, o Templo Mayor e o Palacio Nacional. No capítulo museus, o Museo Nacional de Antropologia, o Museo Dolores Olmedo Patiño e a La Casa Azul, de Frida Kahlo. Mas a grande atração do mês é o Dia de los Muertos, a versão mexicana do nosso dia dos Finados, que, diferente do que estamos acostumados, não é um feriado melancólico, mas superagitado: cemitérios são enfeitados com adornos; são feitas oferendas aos mortos com comidas, bebidas, flores e velas; e há desfiles de fantasias de caveiras pelas cidades do país. A festa vai de 31 de outubro a 2 de novembro.

Dica: O Zócalo vira um caveiródromo, atraindo fantasiados de toda a cidade.

WASHINGTON D.C., EUA

Época ideal para quem procura uma viagem tranquila, com clima ameno e preços mais camaradas (de setembro a novembro é normal pegar tarifas com desconto). O período também propicia um belo espetáculo da natureza: a troca de cores das folhagens nas árvores. A cidade, muito arborizada, ganha contornos em tons de ocre e laranja e torna-se um destino encantador e romântico. E, politicagens à parte, Washington D.C. é uma cidade interessante e vivaz. Sim, ela abriga prediões institucionais e possivelmente a maior concentração de museus por metro quadrado do mundo, mas também tem boemia, compras, casas de show e uma comunidade de estrangeiros que deixa a cidade multicultural.
Dica: Não perca o ótimo Newseum, museu de coberturas jornalísticas que tem exposições que cobrem desde casos famosos do FBI até a Queda do Muro de Berlim (e tem de fato um pedaço do muro lá dentro).

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Washington D.C.: as melhores atrações da capital americana

o-que-fazer-em-washington

PARA ONDE VIAJAR EM OUTUBRO

EUROPA: O frio já está se instaurando de volta no Velho Continente, mas ainda há resquícios de calor no início do mês em destinos do Mediterrâneo como as Ilhas Gregas e o sul de Portugal, Espanha, França e Itália. A Turquia está mais vazia e o frio ainda não chegou de vez.

DOURO, PORTUGAL

Para onde viajar em outubro: vinhedos centenários, vilarejos parados no tempo e quintas elegantes pra ficar, dormir e comer bem se ligam por estradinhas que descortinam vistas estonteantes sempre o Rio Douro no meio. A região produz o famoso vinho do Porto, cuja principal parte da produção acontece em outubro: este é o mês da colheita e pisa das uvas, ainda hoje protagonizada de maneira artesanal. De sobra, os campos estão verdejantes.

Dica: A cidadezinha de Pinhão é recheada de quintas preciosas, entre elas a Wine & Soul e a Quinta de la Rosa. Já em Tabuaço, veja a Quinta do Pégo, a Quinta de Santo António e a Quinta do Pôpa.

quintas-douro

ALSÁCIA, FRANÇA

Quem ama vinho não pode deixar de percorrer os 170 km da Route des Vins na Alsácia – região nordeste da França marcada pela forte influência alemã. No início do outono, quando acontece a colheita, diversas vinícolas estão abertas pra visita e degustação. Ao longo da viagem você também vai se deparar com vilarejos pitorescos como Mittelbergheim, Itterswiller, Barr e a cidade mais charmosa da região, Colmar, que mais um parece um cenário de conto de fadas com suas casinhas no estilo alemão.

Dica: Pegue um TGV a partir de Paris até Estrasburgo, onde você pode alugar um carro e dar início a Route des Vins.

ISTAMBUL, TURIQUIA

Para onde viajar em outubro: com um pé na Ásia e o outro na Europa, Istambul é uma cidade multicultural e vibrante. Seus templos religiosos, lojas de design, mercados artesanais, restaurantes e galerias de arte já não tem tantos turistas em outubro, quando a disputada temporada de verão chega ao fim – sim, você até consegue tirar uma foto sem multidões na Aya Sofya. Hotéis aparecem com diárias mais em conta e os dias ainda não longos e claros, ideias pra bater bastante perna pela cidade.

Dica: Gaste uma noite em Beyoğlu, o centro de entretenimento da cidade com lugares para comer, beber, socializar, ver e ser visto.

turquia-istambul

VENEZA, ITÁLIA

Outubro é um boa brecha para visitar a cidade italiana com pouquinho frio, dias ainda claros e bem menos turistas do que nos meses anteriores. Em anos de Bienal, ela ainda está rolando neste mês também. Não perca arte moderna da Coleção Peggy Guggenheim, a lindeza da Piazza San Marco, a vista do topo da Igreja de San Giorgio Maggiore e uma pratinho de cicheti, as tapas venezianas, com um aperol spritz na mão. No mais, a expressão tão usada “se deixe perder pelas ruinhas” faz mais sentido do que nunca aqui: cada canal, cada gôndola, cada casa colorida, cada beco estreito, cada praça escondida e até cada varal estendido parecem parte de um grande cidade cenográfica.
Dica: Outubro é bom mês para o rolê básico do norte da Itália, passando por Roma, Cinque Terre e Florença.

veneza

PARA ONDE VIAJAR EM OUTUBRO

ÁFRICA: As altas temperaturas estão deixando o norte do continente é uma boa investir em experiências no Deserto do Saara, no Marrocos ou na Tunísia. O Egito também é uma boa, especialmente pra quem planeja fazer cruzeiros pelo Rio Nilo. Em Madagascar, Namíbia, Botswana, Quênia e África do Sul, ao sul, a estação favorece o avistamento da fauna e da flora.

TUNÍSIA

Para onde viajar em outubro: localizada no Magreb, região no Noroeste da África, o país ganhou fama por seus sítios arqueológicos, praias de areia fininha banhadas pelo azul intenso do Mediterrâneo e desertos deslumbrantes com paisagens de oásis. Em Túnis veja o Minarete da Grande Mesquita; em Sidi Bou Said curta o clima mediterrâneo e as construções brancas com detalhes azuis que lembram a Grécia; na ilha de Jerba, a maior do Norte da África, descanse tudo o que puder; e no passeio ao deserto conheça os sets de filmagens de Star Wars e o oásis natural com lagos cristalinos e cachoeiras de Tozeur.

Dica: Escolha um tour ao deserto que inclua o Chott el Jerid, enorme lago de sal do país, mais que fotogênico.

tunisia-tunis

MADAGASCAR

Poucas chuvas e clima ameno favorecem os passeios selvagens, que levam os turistas para conhecer espécies atípicas nos parques nacionais. Lêmures, fossas e camaleões coloridos vivem na quarta maior ilha do mundo, que também conta com árvores gigantes, os baobás, está rodeada de praias paradisíacas com mar de azul intenso. Conheça a bonita Alameda dos Baobás; a pequena cidade de Bekopaka, onde fica o Parque Nacional Tsingy de Bemaraha; e faça trilhas e passeios de canoa no Rio Manambolo.

Dica: O melhor local para o encontro com os lêmures é nas florestas tropicais da reserva Anjozorobe-Angavo, a 90 km da capital Antananarivo.

PARA ONDE VIAJAR EM OUTUBRO

ÁSIA E OCEANIA: Começa a ficar mais agradável viajar ao Oriente Médio, onde o calor exagerado vai embora. As monções estão quase no fim no Sudeste Asiático, mas é melhor esperar mais um pouco pra visitar a região. Caminhadas no Nepal ficam propícias, mas pra escaladas é melhor a estação seca, lá por maio. Boa hora também pra visitar a Índia, saída das chuvas. Pequim conta um ar mais limpo em outubro e o Japão está colorido com a chegada do outono. Na Oceania, Austrália e Nova Zelândia tem dias quase quentes nas regiões praianas, mas se a ideia for curtir mesmo o verão, espere mais um pouco pra fazer a viagem.

ÍNDIA

Fora as comemorações do Diwali, o Ano-novo indiano, em outubro a Índia sai das chuvas. A nação milenária com 1,2 bilhão de habitantes e 16 idiomas oficiais cada vez mais cai no gosto do povo ocidental através do conceito de wellness travel. A viagem é uma experiência de vida intensa, um mergulho cultural, um exotismo sem fim. Visite Délhi, a porta de entrada do país, onde não dá pra perder a Tumba de Humayun; Agra, a base do Taj Mahal; Jaipur, a cidade rosa, do Palácio dos Ventos; Jodhpur, onde o azul toma conta das construções; e Udaipur, a cidade dos lagos, Veneza do Oriente.

Dica: o luxuoso trem Maharajas’ Express tem opções de três noites pelo Triângulo de Ouro desde US$ 3 850, de Délhi a Jaipur.

tajmahal

PEQUIM, CHINA

Para onde viajar em outubro: no começo do outono, a temperatura fica mais amena e o ar, bem mais respirável em Pequim, já que o nível de poluição na capital cai bastante. O céu fica mais claro e quase não chove na estação, o que é bom para quem vai visitar a Grande Muralha. O roteiro clássico também inclui uma visita à Praça Tiananmen e à Cidade Proibida, o Templo do Céu, o Palácio de Verão e às Tumbas Miang e o Caminho dos Espíritos.

Dica: Dá pra combinar a viagem com o Sul da China, que está no fim da temporada de monções. Macau, a Las Vegas chinesa que fala português, pode ser uma boa ideia. Leia mais sobre o destino aqui.

SYDNEY, AUSTRÁLIA

Para onde viajar em outubro: a chegada da primavera deixa tudo mais bonito na Austrália, tornando a atmosfera de Sydney ainda mais atraente com a volta do calor. Em poucas cidades do mundo o visitante encontrará igual proporção de veleiros, banhistas e surfistas. Caminhe pela Harbour Bridge, visite o Darling Harbour, percorra a região de The Rocks e assista a uma apresentação ou simplesmente visite o principal cartão-postal do país, a Sydney Opera House, antes de escolher um restaurante ou balada em Oxford Street ou Kings Cross.

Dica: Se a pedida for praia, não deixe de conhecer Manly e Bondi Beach.

sydney-australia

PARA ONDE VIAJAR EM OUTUBRO

+ EVENTOS LEGAIS PELO MUNDO

Diwali (Índia)

O Ano-novo indiano é recebido com velas, lanternas e luzes que decoram ruas e rios. Além de marcar a passagem do ano, o Festival das Luzes Diwali comemora o triunfo do bem sobre o mal e homenageia alguns dos inúmeros deuses hindus.

Feira da Trufa Branca (Alba, Itália)

Realizada desde 1929 em Alba, na Itália, a Feira da Trufa Branca celebra o aromático cogumelo que cresce sob o solo do Piemonte. Comprado a preço de ouro por chefs e gourmets, o ingrediente é vendido em um mercado da feira, que também promove degustação de queijos e vinhos. Ainda há workshops sobre o uso culinário da iguaria.

Halloween (Estados Unidos)

No último dia do mês, os americanos preparam superdecorações assustadoras em suas casas, vestem fantasias fantasmagóricas e saem pelas ruas em busca de “gostosuras ou travessuras” para festejar o Halloween. Três cidades ganham destaque: Salem, New Orleans e Las Vegas.

PARA ONDE VIAJAR EM OUTUBRO: e você, quais são as suas sugestões de destinos? Deixe aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *