portugal


Roteiro Portugal: duas ideais infalíveis para 15 dias

Montar um roteiro em Portugal é relativamente desafiador: o país é pequeno, tudo é pertinho e tem muita coisa legal para ver, ou seja, a gente fica na dúvida pra que lado seguir e que cidades visitar. Aqui vão duas opções de 15 dias para o norte ou para o sul do país que você pode condensar ou esticar com menos ou mais tempo.

LEIA TAMBÉM: Roteiro completa pela costa do Alentejo e Algarve
Onde ficar em Lisboa: hotéis e hostels selecionados
Onde comer em Lisboa: melhores pedidas
O que fazer no Porto: melhores programas

O QUE LEVAR EM CONTA PRA PLANEJAR SEU ROTEIRO PORTUGAL:

Ambos os roteiros abaixo começam em Lisboa, mas uma faz o eixo clássico entre a cidade e o Porto e a outra foca no Alentejo (região de vinhos e vilarejos fofos) e no Algarve, a afamada costa sul do país. Lembre-se de que, apesar de serem roteiros diferentes, as distâncias são curtas: nada impede você de fazer o Alentejo e depois rumar para o norte, por exemplo. Se for nos meses frios (novembro a março), porém, é melhor fazer o roteiro 1, que foca mais em atrações históricas e vilarejos. O 2 é ideal no verão/outono, para ver os vinhedos fartos e pegar praia.

EU PRECISO ALUGAR CARRO PARA CUMPRIR UM ROTEIRO PORTUGAL?

Sim. Se a sua viagem for mais curta, pode pensar em fazer as coisas de ônibus, trem e Uber, mas para realizar os passeios desses roteiros é preciso alugar um carro. A saber: dirigir em Portugal é uma delícia: as estradas são ótimas, as distâncias são curtas e você pode fazer seus próprios achados na estrada.

ROTEIRO PORTUGAL 1: LISBOA A PORTO

DIAS 1 A 3: Lisboa (pernoites em Lisboa)
DIA 4: Lisboa, passeio na Praia do Guincho, Cascais e Sintra (pernoite em Sintra)
DIA 5: Sintra (pernoite em Sintra)
DIA 6: passeios que faltaram e ida a Óbidos (pernoite em Óbidos)
DIA 7: Óbidos (pernoite em Óbidos)
DIA 8: Alcobaça, Nazaré e Batalha (pernoite em Batalha)
DIA 9: Batalha, Fátima e Tomar (pernoite em Tomar)
DIA 10: Tomar, visita a Conímbriga e ida a Coimbra (pernoite em Coimbra)
DIA 11: Coimbra (pernoite em Coimbra)
DIA 12: Coimbra, Mealhada e Aveiro (pernoite em Aveiro)
DIA 13: Aveiro ida a Porto (pernoite no Porto)
DIAS 14 e 15: Porto (pernoites no Porto)

porto-portugal-paisagem

Comece o seu roteiro Portugal curtindo Lisboa por três dias. No quarto, dirija até a bonita Praia do Guincho (a 34 km), podendo almoçar por ali ou no Porto Santa Maria, conheça o centrinho de Cascais e termine o dia em Sintra (20 km). No dia 5, curta as atrações de Sintra: o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira, os doces da Casa Perequita, podendo ir até o Cabo da Roca admirar a vista. No dia seguinte, confira as atrações que faltaram no anterior e dirija até Óbidos (95 km). No dia 7, passeie pelo centrinho, coma em bons restaurantes como o Vila Infanta e, se quiser esticar, vá até o Forte São João Batista, nos arredores. O roteiro segue com uma visita ao Mosteiro de Alcobaça (a 39 km) e depois uma passada em Nazaré, no litoral, para almoçar (pode ser na Taberna d’Adélia). Termine em Batalha (a 33 km de Nazaré), para o pernoite. No dia seguinte, conheça Batalha  (o Mosteiro de Santa Maria Vitória, o doce de ovos da Pastelaria Arqueiro) e depois rume a Fátima (a 20 km), onde está o famoso santuário. Termine o dia em Tomar (a 38 km), que tem monumentos tombados como o Convento do Cristo. Durma ali e no dia 10 veja a cidade, passe nas ruínas romanas de Conímbriga (a 70 km) e aí rume a Coimbra (a 17 km). O dia 11 é todo dedicado a Coimbra, com visita a Sé e à Universidade. No dia 12, veja o que faltou em Coimbra, almoce em Mealhada (a 26 km) (em lugares como o Pedro dos Leitões) e siga a Aveiro (a 40 km). No dia 13, conheça a cidade, coma no Salpoente e na Confeitaria Peixinho e siga a Porto (a 74 km). Os dias 14 e 15 são para curtir o Porto.

ROTEIRO PORTUGAL 2: ALENTEJO E ALGARVE

DIAS 1 A 5: Lisboa e bate-volta em Sintra (pernoites em Lisboa)
DIA 6: Ida a Évora de manhã e passeio pela cidade (pernoite em Évora)
DIA 7: Visita a Arraiolos, Herdade do Mouchão, Estremoz, Vila Viçosa e Elvas (pernoite em Évora)
DIA 8: Visita a Herdade do Esporão, São Pedro do Corval e Monsaraz (pernoite em Monsaraz)
DIA 9: Visita a Herdade da Malhadinha e ida a Tavira (pernoite em Tavira)
DIA 10: Passeio em Tavira, Praia do Barril e Santa Luzia (pernoite em Tavira)
DIA 11: Praia da Marinha, Benagil e Carvoeiro (pernoite em Carvoeiro ou Lagos)
DIA 12: Algar de Benagil, Praia dos Três Irmãos e Portimão (pernoite em Carvoeiro ou Lagos)
DIA 13: Lagos (pernoite em Carvoeiro ou Lagos)
DIA 14: Visita a Sagres, praia de Arrifana e ida a Odeceixe (pernoite em Odeceixe)
DIA 15: Odeceixe, almoço em Vila Nova de Milfontes e volta a Lisboa

Comece seu roteiro Portugal curtindo Lisboa por três noites e aí faça um bate-volta de trem a Sintra. Daí, alugue um carro em Lisboa e dirija no dia seguinte cedo a Évora (cerca de 140 km). Passe o dia passeando pela cidade (não perca a Igreja de São Francisco, a macabra Capela dos Ossos, o Templo Romano e a Sé) e pernoite ali. No dia seguinte, comece o passeio por Arraiolos (a 22 km), uma cidadezinha que fez fama por seus históricos tapetes bordados em lã. Dali, vá visitar a Herdade do Mouchão, um dos maiores símbolos da vitivinicultura alentejana. Depois, o almoço pode ser na cidade de Estremoz (a 30 km), num dos dois restaurantes icônicos dali, o Mercearia Gadanha ou o São Rosas (outra opção é reservar uma degustação com almoço no Vinhos Dona Maria). Dê uma volta pelo centro e vá até o palácio, no topo do conjunto. Dali é rapidinho chegar na Vila Viçosa (19 km), para visitar o Paço Ducal. Se sobrar tempo, toque até Elvas (a 40 km), considerada a maior cidade fortificada da Europa, com um centrinho fofo e construções históricas e daí volte a Évora. No dia seguinte, faça uma manhã preguiçosa e depois vá até a Herdade do Esporão, que tem loja de vinhos e azeites (faça reserva pra visitar a adega e almoçar no restaurante). Saindo de lá, passe em São Pedro do Corval, um vilarejo gracinha que vende cerâmicas, e termine o dia em Monsaraz, com um castelo do topo de uma colina com vista linda para o Lago Alqueva. Pernoite por ali.
Leia mais sobre o Alentejo neste post.

AGORA COMEÇA A IDA AO ALGARVE. SE NÃO FOR ÉPOCA DE PRAIA VOCÊ PODE IR DE MONSARAZ A ÓBIDOS NO OITAVO DIA E SEGUIR AO NORTE.

praia-marinha-portugal

Vá de Monsaraz a Herdade da Malhadinha nova (116 km): visite a propriedade e almoce no restaurante. De lá, desça até Tavira (147 km), entrando no Algarve. Passeie na cidade pelo resto do dia. No dia seguinte, veja mais a cidade e vá até a praia de Cabanas de Tavira, antecedida por um vilarejo homônimo onde fica o restaurante Noélia e Jerónimo, que serve o melhor polvo da vida (outra possibilidade é ir até Santa Luzia, a 5 km de Tavira, vilarejo que é a capital do polvo em Portugal. Almoce na Casa do Polvo Tasquinha e depois tome um trenzinho turístico que leva até a bonita Praia do Barril pra se esticar no sol). No dia seguinte, rume até a Praia da Marinha, uma das mais bonitas da região (se sair tarde, almoce frutos do mar em Olhão antes de ir). De tarde, veja a praia de Benagil e depois rume a Carvoeiro, local de pernoite (aqui você também pode rumar direto a Lagos e dormir lá pra economizar na troca de hotéis, porque as cidades são próximas). Curta a cidade e a praia no outro dia e faça um passeio de barco ao Algar de Benagil, pra ver uma linda gruta. De tarde você pode passear pelos cafés de Portimão e ver a bela Praia dos Três Irmãos. No outro dia, vá de manhã a Lagos e curta o centrinho da cidade e as vistas da Ponta da Piedade e da Praia da Dona Ana. Dia seguinte: passe em Sagres para admirar a vista do Cabo de São Vicente, almoce no restaurante Eira do Mel, na vizinha Vila do Bispo, passe nas praias de Arrifana ou Amoreira e chegue no vilarejo de Odeceixe, uma gracinha de lugar. Curta Odeceixe no outro dia e comece a rumar a Lisboa, podendo parar para a almoçar no caminho na Vila Nova de Milfontes.
Leia mais sobre o Algarve neste post.

Há 2 comentários para “Roteiro Portugal: duas ideais infalíveis para 15 dias

  1. Como as distâncias são pequenas, essa troca-troca de hotéis se faz desnecessária. Se perde muito tempo na função do check in, check out. Muito melhor fazer uma base e andar de carro. Por exemplo, não vejo motivo para trocar de hotel no Algarve de Carvoeiro para Lagos, é barbada ficar em Carvoeiro e ir passar o dia em Lagos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *