portugal


Roteiro Portugal: duas ideais infalíveis para 15 dias

Montar um roteiro em Portugal é relativamente desafiador: o país é pequeno, tudo é pertinho e tem muita coisa legal para ver, ou seja, a gente fica na dúvida pra que lado seguir e que cidades visitar. Aqui vão duas opções de 15 dias para o norte ou para o sul do país que você pode condensar ou esticar com menos ou mais tempo.

LEIA TAMBÉM: Roteiro completa pela costa do Alentejo e Algarve
Onde ficar em Lisboa: hotéis e hostels selecionados
Onde comer em Lisboa: melhores pedidas
O que fazer no Porto: melhores programas

O QUE LEVAR EM CONTA PRA PLANEJAR SEU ROTEIRO PORTUGAL:

Ambos os roteiros abaixo começam em Lisboa, mas uma faz o eixo clássico entre a cidade e o Porto e a outra foca no Alentejo (região de vinhos e vilarejos fofos) e no Algarve, a afamada costa sul do país. Lembre-se de que, apesar de serem roteiros diferentes, as distâncias são curtas: nada impede você de fazer o Alentejo e depois rumar para o norte, por exemplo. Se for nos meses frios (novembro a março), porém, é melhor fazer o roteiro 1, que foca mais em atrações históricas e vilarejos. O 2 é ideal no verão/outono, para ver os vinhedos fartos e pegar praia.

EU PRECISO ALUGAR CARRO PARA CUMPRIR UM ROTEIRO PORTUGAL?

Sim. Se a sua viagem for mais curta, pode pensar em fazer as coisas de ônibus, trem e Uber, mas para realizar os passeios desses roteiros é preciso alugar um carro. A saber: dirigir em Portugal é uma delícia: as estradas são ótimas, as distâncias são curtas e você pode fazer seus próprios achados na estrada.

ROTEIRO PORTUGAL 1: LISBOA A PORTO

DIAS 1 A 3: Lisboa (pernoites em Lisboa)
DIA 4: Lisboa, passeio na Praia do Guincho, Cascais e Sintra (pernoite em Sintra)
DIA 5: Sintra (pernoite em Sintra)
DIA 6: passeios que faltaram e ida a Óbidos (pernoite em Óbidos)
DIA 7: Óbidos (pernoite em Óbidos)
DIA 8: Alcobaça, Nazaré e Batalha (pernoite em Batalha)
DIA 9: Batalha, Fátima e Tomar (pernoite em Tomar)
DIA 10: Tomar, visita a Conímbriga e ida a Coimbra (pernoite em Coimbra)
DIA 11: Coimbra (pernoite em Coimbra)
DIA 12: Coimbra, Mealhada e Aveiro (pernoite em Aveiro)
DIA 13: Aveiro ida a Porto (pernoite no Porto)
DIAS 14 e 15: Porto (pernoites no Porto)

porto-portugal-paisagem

Comece o seu roteiro Portugal curtindo Lisboa por três dias. No quarto, dirija até a bonita Praia do Guincho (a 34 km), podendo almoçar por ali ou no Porto Santa Maria, conheça o centrinho de Cascais e termine o dia em Sintra (20 km). No dia 5, curta as atrações de Sintra: o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira, os doces da Casa Perequita, podendo ir até o Cabo da Roca admirar a vista. No dia seguinte, confira as atrações que faltaram no anterior e dirija até Óbidos (95 km). No dia 7, passeie pelo centrinho, coma em bons restaurantes como o Vila Infanta e, se quiser esticar, vá até o Forte São João Batista, nos arredores. O roteiro segue com uma visita ao Mosteiro de Alcobaça (a 39 km) e depois uma passada em Nazaré, no litoral, para almoçar (pode ser na Taberna d’Adélia). Termine em Batalha (a 33 km de Nazaré), para o pernoite. No dia seguinte, conheça Batalha  (o Mosteiro de Santa Maria Vitória, o doce de ovos da Pastelaria Arqueiro) e depois rume a Fátima (a 20 km), onde está o famoso santuário. Termine o dia em Tomar (a 38 km), que tem monumentos tombados como o Convento do Cristo. Durma ali e no dia 10 veja a cidade, passe nas ruínas romanas de Conímbriga (a 70 km) e aí rume a Coimbra (a 17 km). O dia 11 é todo dedicado a Coimbra, com visita a Sé e à Universidade. No dia 12, veja o que faltou em Coimbra, almoce em Mealhada (a 26 km) (em lugares como o Pedro dos Leitões) e siga a Aveiro (a 40 km). No dia 13, conheça a cidade, coma no Salpoente e na Confeitaria Peixinho e siga a Porto (a 74 km). Os dias 14 e 15 são para curtir o Porto.

ROTEIRO PORTUGAL 2: ALENTEJO E ALGARVE

DIAS 1 A 5: Lisboa e bate-volta em Sintra (pernoites em Lisboa)
DIA 6: Ida a Évora de manhã e passeio pela cidade (pernoite em Évora)
DIA 7: Visita a Arraiolos, Herdade do Mouchão, Estremoz, Vila Viçosa e Elvas (pernoite em Évora)
DIA 8: Visita a Herdade do Esporão, São Pedro do Corval e Monsaraz (pernoite em Monsaraz)
DIA 9: Visita a Herdade da Malhadinha e ida a Tavira (pernoite em Tavira)
DIA 10: Passeio em Tavira, Praia do Barril e Santa Luzia (pernoite em Tavira)
DIA 11: Praia da Marinha, Benagil e Carvoeiro (pernoite em Carvoeiro ou Lagos)
DIA 12: Algar de Benagil, Praia dos Três Irmãos e Portimão (pernoite em Carvoeiro ou Lagos)
DIA 13: Lagos (pernoite em Carvoeiro ou Lagos)
DIA 14: Visita a Sagres, praia de Arrifana e ida a Odeceixe (pernoite em Odeceixe)
DIA 15: Odeceixe, almoço em Vila Nova de Milfontes e volta a Lisboa

Comece seu roteiro Portugal curtindo Lisboa por três noites e aí faça um bate-volta de trem a Sintra. Daí, alugue um carro em Lisboa e dirija no dia seguinte cedo a Évora (cerca de 140 km). Passe o dia passeando pela cidade (não perca a Igreja de São Francisco, a macabra Capela dos Ossos, o Templo Romano e a Sé) e pernoite ali. No dia seguinte, comece o passeio por Arraiolos (a 22 km), uma cidadezinha que fez fama por seus históricos tapetes bordados em lã. Dali, vá visitar a Herdade do Mouchão, um dos maiores símbolos da vitivinicultura alentejana. Depois, o almoço pode ser na cidade de Estremoz (a 30 km), num dos dois restaurantes icônicos dali, o Mercearia Gadanha ou o São Rosas (outra opção é reservar uma degustação com almoço no Vinhos Dona Maria). Dê uma volta pelo centro e vá até o palácio, no topo do conjunto. Dali é rapidinho chegar na Vila Viçosa (19 km), para visitar o Paço Ducal. Se sobrar tempo, toque até Elvas (a 40 km), considerada a maior cidade fortificada da Europa, com um centrinho fofo e construções históricas e daí volte a Évora. No dia seguinte, faça uma manhã preguiçosa e depois vá até a Herdade do Esporão, que tem loja de vinhos e azeites (faça reserva pra visitar a adega e almoçar no restaurante). Saindo de lá, passe em São Pedro do Corval, um vilarejo gracinha que vende cerâmicas, e termine o dia em Monsaraz, com um castelo do topo de uma colina com vista linda para o Lago Alqueva. Pernoite por ali.
Leia mais sobre o Alentejo neste post.

AGORA COMEÇA A IDA AO ALGARVE. SE NÃO FOR ÉPOCA DE PRAIA VOCÊ PODE IR DE MONSARAZ A ÓBIDOS NO OITAVO DIA E SEGUIR AO NORTE.

praia-marinha-portugal

Vá de Monsaraz a Herdade da Malhadinha nova (116 km): visite a propriedade e almoce no restaurante. De lá, desça até Tavira (147 km), entrando no Algarve. Passeie na cidade pelo resto do dia. No dia seguinte, veja mais a cidade e vá até a praia de Cabanas de Tavira, antecedida por um vilarejo homônimo onde fica o restaurante Noélia e Jerónimo, que serve o melhor polvo da vida (outra possibilidade é ir até Santa Luzia, a 5 km de Tavira, vilarejo que é a capital do polvo em Portugal. Almoce na Casa do Polvo Tasquinha e depois tome um trenzinho turístico que leva até a bonita Praia do Barril pra se esticar no sol). No dia seguinte, rume até a Praia da Marinha, uma das mais bonitas da região (se sair tarde, almoce frutos do mar em Olhão antes de ir). De tarde, veja a praia de Benagil e depois rume a Carvoeiro, local de pernoite (aqui você também pode rumar direto a Lagos e dormir lá pra economizar na troca de hotéis, porque as cidades são próximas). Curta a cidade e a praia no outro dia e faça um passeio de barco ao Algar de Benagil, pra ver uma linda gruta. De tarde você pode passear pelos cafés de Portimão e ver a bela Praia dos Três Irmãos. No outro dia, vá de manhã a Lagos e curta o centrinho da cidade e as vistas da Ponta da Piedade e da Praia da Dona Ana. Dia seguinte: passe em Sagres para admirar a vista do Cabo de São Vicente, almoce no restaurante Eira do Mel, na vizinha Vila do Bispo, passe nas praias de Arrifana ou Amoreira e chegue no vilarejo de Odeceixe, uma gracinha de lugar. Curta Odeceixe no outro dia e comece a rumar a Lisboa, podendo parar para a almoçar no caminho na Vila Nova de Milfontes.
Leia mais sobre o Algarve neste post.

Há 4 comentários para “Roteiro Portugal: duas ideais infalíveis para 15 dias

  1. Como as distâncias são pequenas, essa troca-troca de hotéis se faz desnecessária. Se perde muito tempo na função do check in, check out. Muito melhor fazer uma base e andar de carro. Por exemplo, não vejo motivo para trocar de hotel no Algarve de Carvoeiro para Lagos, é barbada ficar em Carvoeiro e ir passar o dia em Lagos.

  2. Olá!
    Estou preparando um roteiro para Portugal em Janeiro. Iremos eu, meu marido e 1 filho de 13 anos.
    Pensei em fazer o roteiro do Porto à Lisboa com menos bases.
    Pensei nas bases PORTO (4 dias) faria bate volta a Aveiro e Mealhada ; outra base seria COIMBRA (2 ou 3 dias) bate volta à Tomar e Fátima; próxima base BATALHA (3 dias) bate volta à Alcobaça, Nazaré e Óbidos; última base LISBOA (4 dias) com bate volta a Sintra.
    Essas bases são adequadas?
    Outra dúvida: caso eu resolva incluir a Serra da Estrela no roteiro é melhor incluí-la a partir de Coimbra e retornar ao roteiro a partir de Tomar?
    Obrigada

  3. Bom dia, queríamos deixar uma sugestão de visita pelas principais vilas e cidades históricas da região do Minho no norte de Portugal, 1º visitar Guimarães (berço de Portugal) 2º Braga (a Roma Portuguesa, tem mais de 2000 anos história) 3º Ponte de Lima (a vila mais antiga de Portugal) e por último 4º Valença do Minho (uma cidade dentro de umas muralhas na fronteira com a Espanha). Basta seguir as estradas N101 e N201 atravessa o Minho e fica a conhecer muita história desta terra com muito verde, região de onde outrora emigraram muitos Portugueses para outros lugares levando o seu famoso Lenço dos Namorados para não esqueçer o seu amor de Portugal. Cumprimentos da Quinta Dom José Turismo Rural http://www.quintadomjose.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *