A maior vantagem em fazer uma viagem de carro pelo Brasil é a autonomia: para montar o roteiro de acordo com a sua disponibilidade de tempo, para fazer slow travel, para ficar por mais dias nos seus destinos favoritos e para passar direto por cidades que não te agradem tanto. É verdade que ainda temos muito a melhorar na qualidade das estradas e na segurança, mas, ainda assim, dá pra desfrutar de boas viagens de carro pelo território brasileiro. Aqui vai nossa seleção de 10 roteiros de road trip no Brasil. 

LEIA TAMBÉM: 10 dicas pra você planejar uma road trip perfeita

Checklist para viagens de carro: 25 itens pra levar na estrada

Quais os requisitos e documentos necessários para alugar carro no Brasil?

O locatário precisa ter no mínimo 21 anos, CNH válida e emitida há mais de dois anos e cartão de crédito de titularidade própria, com limite disponível para bloqueio caução. Para retirar o veículo, também é preciso apresentar o comprovante da reserva.

O que é o bloqueio caução necessário para o aluguel de carro?

É um valor definido pela locadora, conforme o veículo e período de locação, que fica retido no cartão de crédito como garantia para caso algo aconteça com o carro ou haja algum descumprimento do contrato. No retorno do veículo, o valor é devolvido.

Como e onde alugar um carro no Brasil?

Nossa recomendação é usar a RentCars, plataforma que compara os valores das principais locadoras, com possibilidade de pagamento em cartão de crédito (em até 12 vezes) ou boleto. Você pode realizar o aluguel online e já garantir seu veículo antes de chegar no destino. Faça sua cotação aqui!

Viagem de carro pelo Brasil: é melhor quilometragem livre ou controlada?

A não ser que seu roteiro esteja totalmente definido, a quilometragem livre compensa mais. Você não precisa se preocupar se quiser fazer um desvio de rota e pode rodar livremente. 

Qual vale mais a pena: tanque cheio ou vazio? 

Cheio. As locadoras podem oferecer carro com o tanque já cheio e você escolhe entre devolvê-lo igualmente cheio ou vazio – a questão é que você terá que pagar uma taxa se preferir o vazio, que fica mais cara do que simplesmente abastecer em um posto qualquer antes da devolução.  

Road trip no Brasil: região Sudeste

ouro-preto-unesco-heritages

Estrada Real (Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro)

A Estrada Real é provavelmente a viagem de carro pelo Brasil mais bem estruturada que existe: o site oficial explica certinho os quatro caminhos possíveis e as paradas, com dicas essenciais e dando um panorama para o que será visto na road trip. Semelhante ao Caminho de Santiago, o viajante tem um passaporte especial para ir marcando os lugares em que passou e as experiências que viveu no percurso. Um contraponto é ter muita estrada de terra, por isso, se puder, escolha um carro mais robusto. Na Rentcars, a diária de um SUV sai a partir de R$ 213 com retirada em Ouro Preto.

O roteiro mais tradicional é o Caminho Velho, a primeira rota traçada pela Coroa Portuguesa para ir do litoral até a região mineradora: de Ouro Preto a Paraty, passando por cidades como Tiradentes, Capivari e Cunha. Nessa road trip pela Estrada Real, você vai encontrar ruas e museus históricos, pousadas charmosas, restaurantes típicos, serras encantadoras e campos de lavanda fotogênicos. Dica: vá entre abril e setembro, quando há menos probabilidade de chuva.

As opções mais autênticas de hospedagem em Minas e região estão na Holmy, tendo como característica em comum a paisagem serrana, permitindo uma estadia tranquila e com maior liberdade para vivenciar o destino como você bem desejar. Veja aqui 16 casas de aluguel na Holmy em Minas.

Para qual tipo de viajante? É uma das road trips mais democráticas do Brasil; fica a critério do viajante escolher a rota que melhor contempla suas vontades. Para ver as Cidades Históricas de Minas, serras e praia numa mesma viagem, escolha o Caminho Velho. 
contemplario-cunha

LEIA MAIS: Roteiro pelas Cidades Históricas de Minas: de Tiradentes a Ouro Preto

Onde ficar em Paraty: 10 opções de estadias charmosas

O que fazer em Cunha (SP): guia de 3 dias com cerâmicas, lavandas e ecoturismo

Circuito das Águas Paulista (São Paulo)

Essa road trip tem entre suas maiores vantagens o fato de ser bem fácil para os residentes da capital paulista e arredores: a apenas 200 km de São Paulo, o circuito contempla nove cidades que se destacam pelas suas fontes de água, casarões centenários e infraestrutura turística de qualidade. Quem busca aventura, pode se aventurar nos parques termais e nos esportes aquáticos, principalmente em Socorro (veja aqui 10 programas imperdíveis na cidade).

holambra
socorro-bate-volta-sp

Já quem quer um roteiro mais histórico, dos tempos áureos do café, pode reservar uns dias a mais em Amparo. O comércio fica por conta da cidade de Serra Negra; a vibe romântica, em Holambra, e as destilarias de cachaça artesanal em Monte Alegre do Sul. Neste post, demos um panorama geral sobre cada uma das cidades do Circuito de Águas Paulista. 

Dica: o site oficial do Circuito tem informações sobre todas as cidades; vale a pena dar uma olhada na hora de planejar a road trip. 

Para qual tipo de viajante? Para quem busca relaxar em hotéis-fazenda ou pousadas e gosta de contato com a natureza e atividades aquáticas. 

Rio de Janeiro a Santos (São Paulo e Rio de Janeiro)

Os 550 km de extensão da sinuosa rodovia Rio-Santos, emoldurada pela Serra do Mar e pelo Oceano Atlântico, percorre algumas das faixas de areia mais disputadas e bonitas do Sudeste brasileiro. Na verdade, este trechinho é tão recheado de destinos praianos que dá pra fazer várias viagens de carro por lá em diferentes ocasiões e sempre encontrar novidades. Saindo do Rio, destinos como Ilha Grande, Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião estão no caminho.

LEIA MAIS: Dicas de Ilhabela: superguia com tudo o que você precisa saber

Nossa lista das 9 melhores praias para curtir neste verão no Litoral Norte de SP

airbnb-barco-ilhabela

O verão é a mais alta temporada quando paulistas e cariocas aproveitam para explorar o litoral, apesar das chuvas. Os feriados prolongados também deixam as estradas cheias. O outono (abril, maio) é época excelente para aproveitar a região mais seca e mais vazia. O mês de setembro também vai bem.

casa-airbnb-casa-da-arvore

Dica: a melhor opção de hospedagem no litoral de SP e do RJ é a Holmy. Esta região do país concentra algumas das melhores casas, com designs criativos e comodidades que competem diretamente com os hotéis. Além disso, a autonomia e a liberdade que se tem ao se hospedar em um Holmy é incomparável. Veja aqui 27 casas incríveis para alugar! 

Para qual tipo de viajante? Para quem quer ver praia com morros forrados de Mata Atlântica ao fundo, quem curte destinos badalados (como Angra e Paraty) e quem é de São Paulo e do Rio e procura escapadas rápidas de final de semana. 

CONHEÇA A HOLMY

Holmy é uma plataforma que conecta viajantes aos melhores anfitriões, que ofertam não só acomodações, mas experiências únicas e exclusivas perfeitas para momentos inesquecíveis a dois, com a família, amigos ou em home office. São mais de 170 das melhores casas da região Sudeste, selecionadas através de uma curadoria feita por especialistas e suporte personalizado de uma concierge digital, praticidade, segurança, as melhores taxas do mercado e parcelamento em até 3x sem juros. 

São Paulo a Porto Seguro (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia)

O trajeto de SP a Porto Seguro fica bem melhor quando feito pelo litoral, com a possibilidade de conhecer vários destinos do Sudeste e do sul da Bahia – nesse rolê, cidades praianas com diferentes personalidades se misturam a paisagens diversas: de praias com morros cobertos de Mata Atlântica em Ubatuba a dunas em Itaúnas e falésias em Trancoso. O número de paradas depende do tempo disponível para a road trip, mas recomenda-se cerca de 20 dias.

dicas-de-trancoso
voo-de-helicoptero-rj

Partindo de SP, dá pra curtir as praias do Litoral Norte, como Ubatuba; já no Rio, Angra dos Reis, Arraial do Cabo e Búzios estão na rota; no Espírito Santo, ganha destaque Guarapari e Itaúnas; por fim, na Bahia, o litoral sul tem incríveis faixas de areia, como Cumuxuratiba, Caraíva e Trancoso. (veja aqui nossa seleção).

LEIA MAIS: Hospedagem em Ubatuba: casas, pousadas e hotéis que são verdadeiros refúgios

Dicas de Trancoso: guia completo do vilarejo mais charmoso do sul da Bahia

Para qual tipo de viajante? Para quem topa viagens longas de carro e quer ver um mix de paisagens por um dos trechos mais bonitos de litoral do Brasil.

Road trip no Brasil: região Sul

Rota Romântica (Rio Grande do Sul)

As influências germânicas no Rio Grande do Sul estão presentes até no nome da road trip mais famosa do estado: a Rota Romântica. Essa viagem de carro, que tradicionalmente começa em São Leopoldo e segue até São Francisco de Paula, é uma forma diferente e mais autêntica de conhecer a Serra Gaúcha, para além dos roteiros turistões clássicos de Gramado e Canela. Dica: vá no outono, entre março e junho, para ver a paisagem colorida pelos tons alaranjados das folhas. 

LEIA TAMBÉM: O que fazer na Serra Gaúcha: um roteiro de 3 dias pelo melhor da região

11 Airbnbs apaixonantes para alugar na Serra Gaúcha

As 14 cidades que compõem a rota têm em comum a paisagem serrana, o clima ameno e as casas de arquitetura enxaimel, que formam um cenário superfotogênico. Na gastronomia, predominam as fondues, churrascos e os fartos cafés coloniais. Em Gramado, ocorrem diferentes eventos durante o ano, como o Festival de Cinema e o Festival de Cultura e Gastronomia.

Para qual tipo de viajante? Para quem busca viagens românticas e quer curtir um friozinho. 

Serra catarinense (Santa Catarina)

CABANAS URUBICI

A região tem muitas semelhanças com a vizinha gaúcha: as araucárias, o clima ameno, a vinicultura, os cânions… mas com a vantagem de ser menos concorrida e explorada. A parte mais famosa da road trip é a sinuosa Serra do Rio do Rastro, onde há um mirante para fotografar as curvas.

Obs: em alguns períodos durante o inverno (junho a setembro), a estrada é fechada por causa de geadas. 

riodorastro-melhores-resorts-brasil
road-trip-no-brasil-serra-riodorastro

Tradicionalmente, o roteiro vai de Bom Jardim da Serra a Lauro Müller, mas dá pra estender a viagem de carro e conhecer outras cidades encantadoras; entre elas, Urubici, São Joaquim e Lages. Por lá, se destacam os chalés românticos no Airbnb, o turismo rural e o enoturismo incipientePara qual tipo de viajante? Para quem busca viagens românticas e paisagens serranas com menos agitação que a Serra Gaúcha e certo grau de aventura.

CABANAS URUBICI: A Cabana Hill Sunset é perfeita para aproveitar o friozinho da região: utilizando apenas a luz externa, conta com um banheiro aconchegante com roupões, cozinha completa, lareira, espaço para home office, aquecedor, adega e mezanino com cama de casal com vista para a vegetação. Abriga até quatro hóspedes e possui um estilo industrial, com vista para a parte da frente e de trás, toda de vidro. Diárias desde R$ 399.

Praias de Santa Catarina

Floripa é muito bem servida de praias: são quase 40 faixas de areia na ilha com diferentes perfis. Ao norte, predominam áreas mais urbanizadas e hotéis para famílias; ao sul, natureza preservada e vibe mais rústica. Já as praias do leste tem ares mais selvagens e com mais ondas, que atraem jovens e surfistas. Para quem quer conhecer ainda melhor o litoral catarinense, vale a pena alugar um carro e dirigir até as praias do sul do estado. 

gravata-floripa

Em Garopaba, há praias lindas, como a da Silveira e a da Ferrugem, e uma agitação noturna no centrinho da cidade. Lá, assim como na Praia do Rosa, dá pra fazer observação de baleias-francas entre julho e novembro. Os amantes de surf costumam escolher esta região para praticar o esporte. Já a Guarda do Embaú tem o aspecto mais roots e só pode ser acessada por meio de barco ou trilhas. Também vale visitar Farol de Santa Marta, com ares hippies, vilas de pescadores e visuais lindíssimos.

Para qual tipo de viajante? Para quem quer ver vilarejos charmosos e praias com ares selvagens e praticar surf.

Road trip no Brasil: região Centro-Oeste

Transpantaneira: Pantanal, Chapada dos Guimarães e Nobres (Mato Grosso)

estrada-transpantaneira

Os 145 km que separam as cidades de Poconé a Porto Jofre, no Mato Grosso, compõe a famosa Estrada Transpantaneira, um verdadeiro mergulho na biodiversidade do Pantanal. A estrada de terra passa por campos abertos e trechos alagados; dirigindo por lá, você encontra vários animais, entre pássaros, jacarés e capivaras. Em sua extensão, há várias pousadas que oferecem passeios de ecoturismo. Saiba mais sobre como aproveitar o Pantanal Norte aqui. 

pantanal-road-trip

Para completar esta road trip no Mato Grosso, é interessante incluir as cachoeiras e cavernas da Chapada dos Guimarães e os rios cristalinos de Nobres. A chapada se destaca pelo fácil acesso e a boa estrutura para conhecer os atrativos naturais (confira nosso miniguia aqui). Em Nobres, o programa imperdível é a flutuação no Aquário Encantado. Aqui, nós contamos tudo sobre como programar uma viagem de sete dias nestes três destinos. 

Para qual tipo de viajante? Para grupos de amigos ou famílias que curtem ecoturismo.

Road trip no Brasil: região Nordeste

Maceió a Recife (Alagoas e Pernambuco)

O caminho de Maceió a Recife feito pelo litoral passa por praias lindíssimas de Alagoas e Pernambuco. Nesta road trip, você pode ir parando nas praias que mais te agradarem e conhecer alguns tesouros escondidos que muitas vezes são ofuscados pelos destinos mais famosos, como Maragogi e Porto de Galinhas, já bem maltratados pelo turismo de massa. 

Famoso pelas piscinas naturais e pelo mar esverdeado, este trechinho do Nordeste guarda algumas das faixas de areia mais bonitas do Brasil – e com temperaturas agradáveis para quem ama um banho de mar. Pegando o carro em Maceió, algumas das paradas mais interessantes são a Barra de Santo Antônio (onde fica a Praia do Carro Quebrado), Praia do Toque, Praia dos Carneiros e Cabo de Santo Agostinho. Em Recife, a pedida é explorar os pontos culturais da cidade e aproveitar também a vizinha Olinda. 

LEIA TAMBÉM: 10 destinos culturais no Brasil para apreciar um pouco da nossa história

Para qual tipo de viajante? Para quem quer ver onde o Nordeste mais se parece com o Caribe e ficar em pousadas charmosas.
salinas-maragogi-melhores-resorts-brasil
lencois-maranhenses-tour

Rota das Emoções (Maranhão, Ceará e Piauí)

A Rota das Emoções foi criada para unir o potencial turístico de três estados: no Maranhão, os cênicos Lençóis Maranhenses; no Piauí, o Delta do Parnaíba e praias como Barra Grande; e, no Ceará, a vila de Jericoacoara e seus arredores, como Camocim e Praia do Preá. 

LEIA TAMBÉM: Dicas dos Lençóis Maranhenses: um guia completo para organizar a sua viagem

Miniguia de Jericoacoara, o destino de praia mais querido do Ceará

A questão se vale a pena fazer a Rota com carro próprio divide opiniões. A maior vantagem de alugar um veículo é a liberdade para seguir o roteiro conforme achar melhor; mas atenção: quem se aventura nesta road trip precisa ter certa experiência com estradas desafiadoras. Melhorias recentes tornaram as estradas que contemplam a Rota das Emoções mais amigáveis para carros convencionais, porém, se puder, opte por um 4×4 (faça sua cotação de aluguel de carro aqui!). Quem não quiser encarar pode optar por pacotes de agências ou pelos transfers compartilhados da Rota Combo, a opção mais em conta para se deslocar pela região.

viagem-para-jericoacoara

Dica: essa viagem de carro requer mais disponibilidade de tempo; no mínimo 10 dias, para poder aproveitar melhor os destinos. Só os Lençóis já renderiam, sozinhos, uma semana de passeio. Se você não tiver tempo, é melhor optar por conhecer cada lugar separadamente em diferentes ocasiões. 

Para qual tipo de viajante? Para quem está a fim de explorar a paisagem do litoral norte do Brasil, lugar de dunas, lagoas, mangues, praias extensas e muito vento.

Road trip no Brasil: faça aqui a cotação de aluguel de carro!

Maria Eduarda Nogueira

Uma comunicadora por paixão, ama criar conteúdos digitais autênticos e aprender novos idiomas. Acumula na bagagem o inglês, o francês e o espanhol e um repertório de mais de 300 livros lidos. Viagens são sua forma preferida de consumir cultura. Fã de espaços urbanos diversos e metrópoles vibrantes, tem nos cafés e livrarias mundo afora seus lugares preferidos - sempre com um chocolate quente em mãos e em busca do próximo idioma para aprender.

3 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo