bahia


Nossos 6 destinos de praia preferidos no sul da Bahia pra desestressar

Que a Bahia é o estado mais alegre do Brasil, a gente não tem dúvida. E que as praias por lá são perfeitas pra dar uma pausa na rotina e jogar o stress fora, também não.

Vem ver nossas 6 faixas de areia preferidas no litoral sul da Bahia:

MELHORES PRAIAS DA BAHIA

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo ficou um bocado turístico no últimos anos, mas ainda é um lugar com caminhos de areia, águas calminhas azuis-esverdeadas e noites iluminadas à luz de velas. E muitos argentinos circulando por seu centrinho e suas faixas de areia de filme – não perca a Quarta e a Quinta praia. O passeio de barco certo é para as piscinas naturais da Praia de Garapuá, a 30 minutos de barco dali (mas se programe pra ir cedo, pois na maré alta não dá pra ver mais nada). E, se sobrar pique, caia no agito noturno, ponto forte da ilha.

MELHORES PRAIAS DA BAHIA

Boipeba

Na ilha roots a 180 km de Salvador, as areias com sombras de coqueiros e banhadas por águas clarinhas são um convite à leseira: Boipeba é o destino ideal pra quem gosta de sossego e quer tranquilidade. Caminhar pela areia, ficar descalço, contar estrelas no céu… as férias por ali são assim. A costa é intocada, com mais de 20 quilômetros de praias lindas e desertas, incluindo a Ponta de Castelhanos, a mais famosa da ilha. Pra sentir sua vibe da melhor forma possível, conheça a Eco-Pousada Casa Bobô (diárias desde R$ 280, RESERVE AQUI!), toda ecológica, com chalés rústicos com vista pra mata e pro mar.

pousada-casa-bobo-boipeba

MELHORES PRAIAS DA BAHIA

Caraíva

Trata-se de uma vila charmosa e riponga onde carros não passam, o sinal de celular chegou há pouco tempo e as ruazinhas são de areia fofa. Há muito tempo, a atmosfera calminha atrai turistas querendo realmente relaxar. Mas, no verão, prepare-se pra festas de forró rolando no centrinho, principalmente nas sextas à noite.

caraiva-brasil

MELHORES PRAIAS DA BAHIA

Trancoso

Fundado pelos portugueses no século 16 e redescoberto pelos hippies nos anos 1970, Trancoso é daqueles poucos lugares que mantiveram sua essência ao longo do tempo, apesar da chegada do turismo e da badalação. Num dos pedaços mais charmosos do sul da Bahia, tem praias gostosas banhadas por um mar azul-esverdeado que contrasta com falésias e coqueirais, beach clubs animados pra curtir o dia e um movimento agradável entre os bons restaurantes, barzinhos e lojas de artesanato do gramado verdinho do Quadrado, o centrinho do vilarejo, cercado por casas coloridas voltadas pra uma simplória igrejinha onde, sem querer, virou moda trocar alianças.

LEIA TAMBÉM: Hotéis e pousadas em Trancoso: onde ficar

MELHORES PRAIAS DA BAHIA

Itacaré

As praias são pequenas enseadas com Mata Atlântica ao redor, destino de hippies e aventureiros que ganhou um cativante centrinho lotado de lojinhas, barzinhos e restaurantes, onde reina uma atmosfera jovem e agradável. O mar tem ondas boas e atrai os surfistas, principalmente na Prainha, acessível por uma trilha de 50 minutos – bom contratar um guia. Em Itacarezinho, a 20 quilômetros da vila principal, você chega de 4×4. E na Tiririca, praia mais central, vai ter bastante gente e dá pra sentar na arquibancada natural nos costões. Se quiser, dá pra fazer um bate-volta até as piscinas naturais de filme de Taipu de Fora.

itacare-bahia

MELHORES PRAIAS DA BAHIA

Praia do Espelho

Entre Trancoso e Caraíva, figura entre diversos rankings como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. É escoltada por falésias, riachos e coqueirais, e, não à toa, é um dos destinos mais cobiçados e caros do sul da Bahia. Recifes protetores de corais no mar criam águas calmas, mornas e transparentes. De dia, a sombra das árvores protege os gazebos e as espreguiçadeiras das pousadas. De noite, velas dão charme às hospedagens e o mar de tons verde adquire reflexos prateados sob a lua cheia. O acesso, contudo, é difícil: prepare-se pra estradinhas de terra.

A autora

Anna Laura Wolff

Anna Laura Wolff

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo. Depois de uma temporada em Paris, decidiu ser viajante full time.


Instagram

Há 2 comentários para “Nossos 6 destinos de praia preferidos no sul da Bahia pra desestressar

  1. Extremo sul da Bahia… Prado, 84 km de praias – Corumbau, Cahy (onde o Brasil foi descoberto), Japara Grande, Paixão, Tororão, etc… uma cidade maravilhosa!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *