CARIBE BRASILEIRO

Caribe remete a praias de águas transparentes com matizes que variam entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda, areia branquinha e fina e a sombra de palmeiras, muitas vezes servidas de espreguiçadeiras e outros mimos de hotéis. Mas saiba que, no nosso litoral de mais de 7 mil quilômetros de costa, há muitas oportunidades de encontrar cenários similares.

Boas representantes do “Caribe brasileiro”, estas 15 praias têm as águas mais clarinhas do país e causam um impacto visual bem parecido que o de Aruba, Punta Cana, Curaçao, Cancún e tantos outros destinos caribenhos. 

LEIA MAIS: 13 destinos incríveis de praias sem aglomeração no Brasil
6 praias incríveis no Brasil pra ir nos próximos meses
8 opções de destinos para uma lua de mel barata na América do Sul e no Caribe

Caribe brasileiro: região Sudeste

Praia do Farol, Arraial do Cabo, RJ

praia-farol-arraial-do-cabo

Apesar de carecer de infraestrutura de charme, a cidade de Arraial do Cabo guarda um dos conjuntos de praias mais lindos do Sudeste, com costões cobertos de mata, mar azul-turquesa e dunas reluzentes. A Praia do Farol é um dos orgulhos locais que merece destaque. Só de olhar as fotos já dá para sacar a beleza do lugar – ela conta com uma classificação especial do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, como uma das praias mais perfeitas do país, seguindo critérios de pureza da água, qualidade da areia e paisagem. Ela fica em uma área preservada pela Marinha e tem acesso controlado, limitado a apenas 250 visitantes que podem permanecer na praia por 45 minutos.

VEJA TAMBÉM: Roteiro de fim de semana pra conhecer o mar turquesa de Arraial do Cabo (RJ)

ilha-grande-rj

Lagoa Azul, Ilha Grande, RJ

Ilha Grande é um prato cheio para caçadores de praias paradisíacas. A ilustre Lagoa Azul é uma piscina de águas claras e tranquilas localizada entre três ilhotas, a Ilha dos Macacos, a Comprida e a Redonda, perfeita para ver peixinhos com snorkel. Seus diversos tons de azul lembram um pouco o mar de sete cores da ilha caribenha de San Andrés, na Colômbia. Passeios de barco levam para conhecê-la: nos fins de semana e feriados pode ficar bem cheia.

Ilha de Cataguases, Angra dos Reis, RJ

Angra-dos-Reis

A Ilha Cataguases faz parte dos roteiros de passeios de barco pelas “Ilhas Paradisíacas e Ilhas de Angra,” que incluem cerca de 10 destinos espalhados pelo arquipélago – se puder, pense em alugar um barco privativo para o seu grupo. Cataguases é uma pequena porção de terra revestida de vegetação com uma faixa estreita de areia dourada. O mar é calmo e rasinho e a água é verde-esmeralda, formando um cenário inspirador. Se der, estenda a visita para a Praia do Dentista e das Flechas.

Praia Do Cedro, Ubatuba, SP

Com mais de 100 faixas de areia por toda sua extensão, Ubatuba tem fortes candidatas para essa lista de Caribe brasileiro. Localizada entre o Sul e o centro da cidade, a Praia do Cedro é um refúgio sossegado. Para acessá-la é preciso percorrer uma trilha de 40 minutos – e, até por isso, ela é menos movimentada. Chegando lá, encontra-se um mar tranquilo e bem convidativo com vários tons de azul, natureza preservada e areia dourada. Na região, é considerada uma das praias mais bonitas.

VEJA MAIS: Nossa lista oficial das 9 melhores praias para curtir neste verão no Litoral Norte de SP
22 casas incríveis pra alugar no Airbnb perto de SP e do RJ

praia-do-cedroubatuba
ilha-dos-couves

Ilha das Couves, Ubatuba, SP

Caribe brasileiro: a fama de aquário natural dessa ilha não é à toa. Com águas ora verde-esmeralda, ora azul-turquesa, e vida marinha diversa e abundante, as duas praias que formam a Ilha, a das Couves e a do Japonês, são deslumbrantes. A a visitação é controlada, com limitação de visitantes, por isso, chegue cedo – veja passeios saindo de Picinguaba. A praia tem uma faixa de areia estreita e águas claras e bem tranquilas que agradam famílias e amantes de mergulho.

Caribe brasileiro: região Sul

Ilha Do Campeche, Florianópolis, SC

campeche-floripa

Estando em Floripa, a cênica Ilha do Campeche é parada obrigatória. Já eleito o mais bonito da ilha pelos próprios catarinenses, esse pequeno pedaço de terra está a 1,5 km da Praia do Campeche, ao sul da Ilha da Magia, e, para acessá-lo, é preciso pegar um barco. Ali, a faixa de areia é branquinha, fina, limpa e vazia; as árvores e palmeiras são moradia para macaquinhos e tucanos, o mar é colorido de azul e verde e em suas águas calmas sem ondas pode-se ver tartarugas-marinhas nadando.

LEIA TAMBÉM: As praias mais bonitas de Florianópolis: conheça a natureza selvagem do sul da ilha
Praias do leste de Florianópolis: as melhores dicas, trilhas e serviços

Praia da Sepultura, Bombinhas, SC

praia-da-sepultura

Queridinha do litoral catarinense, Bombinhas tem 39 praias que atraem públicos de vários perfis, mas são as famílias marcam maior presença por aqui. A Praia da Sepultura é a mais caribenha delas: a faixa de areia é pequena, cerca de 100 metros, mas é agraciada por muito verde, águas calmas e quase transparentes e uma fauna marinha abundante. Para chegar até ela, é necessário descer uma trilha de 200 metros a partir da Rua das Garoupas, continuação da avenida principal.

Caribe brasileiro: região Nordeste

Taipu de Fora, Península De Maraú, BA

É a praia mais famosa da Península de Maraú, a 20 minutos de jardineira da vila de Barra Grande, onde um recife de corais delimita um piscina natural cinematográfica que poderia estar no Caribe. Lá, o mar azul-claro contrasta com o dourado da areia e o verde vibrante dos coqueirais, e a piscina deixa ver peixinhos coloridos nadando. Para curtir a praia em todo o seu esplendor, é preciso ir durante a lua cheia ou nova, em um dia de muito sol.

VEJA MAIS: Destinos zen no Brasil e no mundo para férias de autoconhecimento e misticismo

taipudefora
boipeba

Ponta dos Castelhanos, Ilha de Boipeba, BA

Na ilha de Boipeba, a 180 km de Salvador, o sossego impera entre dois vilarejos principais (Velha Boipeba e Moreré), pousadas gostosas e praias para andar quilômetros vendo bem pouca gente. Da Ponta dos Castelhanos, no encontro do mar com o Rio Catu, saem passeios de barco que levam mar adentro para piscinas naturais altamente caribenhas. No mais, barracas de praia com pastéis de caranguejo e caipirinha servida no cacau arrematam a visita.

LEIA TAMBÉM: Um giro pela Ilha de Boipeba (BA), a Morro de São Paulo de 30 anos atrás

Praia Do Espelho, Trancoso, BA

praia-do-espelho-bahia

A 90 km de Porto Seguro, a Praia do Espelho já foi elencada por aí como uma das praias mais bonitas do país – e até do mundo. Sua paisagem fica ainda mais surreal em dias de sol forte e maré baixa, quando os corais se destacam entre as águas calmas e cristalinas do mar em contraste com as falésias avermelhadas. Piscinas naturais rasinhas deixam ver a vida marinha com snorkel. Mesmo sendo destino de passeios bate-volta que trazem visitantes para passar o dia, ela tem espaço suficiente para cada um ficar no seu canto. Sortudos se hospedam pertinho da areia em hotéis e pousadas de charme.

VEJA MAIS: Praia do Espelho (BA): como chegar, quando ir e o que fazer – entre as mais lindas do país!
7 praias para conhecer em Trancoso e seus arredores

Praia de Porto de Galinhas, PE

portodegalinhas

Porto de Galinhas poderia ser comparado em alguns aspectos com Punta Cana, com suas praias de água clarinha e sua infraestrutura hoteleira turbinada. Também conhecida como Praia da Vila, a faixa de areia principal da cidade é bem badalada, sendo ponto de partida para as jangadas que levam os turistas às famosas piscinas naturais que se formam na maré baixa. Depois de se esbaldar nas piscinas, volte para a areia e aproveite o trecho de praia à esquerda da Praça das Piscinas Naturais, mais vazia e com barracas de praia bacanas para um petisco e uma caipirinha.

Praia do Sancho, Fernando de Noronha, PE

praia-do-sancho-noronha

A praia tem a água mais cristalina-photoshop do Brasil, onde você entra e não quer sair nunca mais. A chegada ao Sancho é o ápice dos passeios de barco pelo arquipélago, que incluem parada para almoço e mergulho de snorkel entre peixinhos. Para quem quer visitar por conta própria, também dá, passando por trilhas, escadas e fendas no meio de paredões de pedra. Dá para passar o dia inteiro nas suas águas límpidas, com uma vista panorâmica que já é cartão-postal oficial de Noronha, e depois curtir o pôr do sol. 

LEIA MAIS: Dúvidas Noronha: 28 perguntas e respostas importantes sobre a ilha

Praia dos Carneiros, Tamandaré, PE

No litoral sul de Pernambuco, a Praia dos Carneiros tem águas transparentes, mornas e calmas que não perdem em nada para o Caribe – já as barracas com coco gelado, o povo caloroso e receptivo e a igrejinha colonial do século 18 de frente para o mar, só têm ali. Da areia a paisagem já é espetacular, mas também dá para visitar as piscinas naturais formadas por um paredão de recifes com 1 km de extensão. Para curti-la com propriedade, procure pousadas ali mesmo – ao invés de fazer passeios bate-volta ou se hospedar em Tamandaré.

Maragogi e arredores, AL

piscinas naturais de maragogi

Não dá para pensar em piscinas naturais e não pensar nas galés de Maragogi, que abrange praias como da Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. O complexo azul faz parte da APA Costa dos Corais – Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, sob responsabilidade do ICMBio – Instituto Chico Mendes, contabilizando ao todo 120 km de faixas de areia. São três áreas de piscinas, sendo elas: as galés “principais” (na frente do Salinas Maragogi); as piscinas de Taocas (na frente da Praia de Maragogi); e Barra Grande (na praia de Barra Grande). Por lá, águas cristalinas e extremamente tranquilas.

lagoa-do-paraiso2

Lagoa do Paraíso, Jericoacoara, CE

Apesar de ser lagoa, e não praia, ela merece demais estar nessa lista. O nome já é um prelúdio do cenário que pode-se encontrar ali, com areia branquinha e água claríssima. As redes são marcas registradas do lugar, cartão-postal de Jeri, e simbolizam bem a vida boa no paraíso. Jardineiras e bugues levam da vila até a lagoa – escolha bem o local para passar o dia: o Alchymist Beach Club tem ares de Ibiza, com DJ tocando música eletrônica alta e espreguiçadeiras brancas. Para mais sossego, fique na área da Pousada do Paulo, com um deque de madeira e petiscos deliciosos – a Pousada Chez Loran e a Pousada Paraíso Natural também têm áreas gostosas.

VEJA TAMBÉM: Miniguia de Jericoacoara, o destino de praia mais querido do Ceará

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase dois anos de blog já escreveu mais de uma centena de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e acredita que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma, principalmente quando é pra um destino de natureza.

Deixe seu comentário

voltar ao topo