Aqui vai uma seleção de destinos zen que unem contato com a natureza, atrações históricas e astral propício para recarregar as energias e ter experiências de autoconhecimento e imersão de yoga.

É importante selecionar o destino, claro, mas é bom lembrar que o que vai fazer a viagem são suas escolhas de passeios, de experiências e de hospedagens. Se você quer dar esse foco a sua viagem, você pode procurar, por exemplo, um retiro de meditação, uma aula de yoga, uma pousada com vibe holística, uma trilha imersiva, etc, nos destinos. Continue lendo pra organizar sua viagem zen.

LEIA TAMBÉM: Viagem e autoconhecimento: como viajar pode ser uma jornada para dentro de si mesmo

DESTINOS ZEN

BRASIL

Melhores destinos para praticar yoga: O destino zen por excelência no Brasil é a CHAPADA DOS VEADEIROS (GO): além da quantidade absurda de cachoeiras, a cidade de Alto Paraíso congrega todo tipo de terapeuta holístico, pousadas com esse foco zen, lojas de ervas e cristais e restaurantes vegetarianos – veja nosso guia completo aqui. Lá, está o Santuario Osho Lua, estabelecido em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), entre o vale da mística Chapada dos Veadeiros. Abre suas instalações diariamente para receber grupos para retiros alternativos e ecoturismo. Apesar de rústica e sem muitas mordomias, o ponto alto do local é a natureza abundante.

LEIA MAIS: Retiros espirituais: vem ver onde fazer sua viagem zen pra acalmar a mente

Na CHAPADA DIAMANTINA (BA), o Vale do Capão (a cidadezinha na verdade se chama Caeté-Açu) tem uma pegada parecida, mas bem mais rústica, com pousadinhas simples e gente lendo tarô e fazendo thetahealing na rua. Você pode incrementar a viagem pela região com o trekking pelo Vale do Pati, uma das experiências mais incríveis do Brasil na natureza. Além disso, você pode conhecer o Spa Holístico Flor de Lótus: integrado à Pousada Lagoa das Cores, tem bela vista pra região e vários espaçosos meditativos. Os tratamentos são pagos à parte, como sauna e massagem. Há meditações todos os dias às 7h e, aos sábados, mantras instrumentais. Veja as atividades no calendário do site: tem retiros de caminhada nas montanhas da Chapada, yoga e autoconhecimento.

LEIA MAIS: Chapada Diamantina: como ir, melhor época, onde ficar e outras dicas

macaquinhos-chapada

Em Minas, a enorme concentração de cachoeiras, serras, cavernas e outras atrações naturais também dão bons destinos zen. A famosa SÃO THOMÉ DAS LETRAS tem uma vibe hippie meio sem charme, com cachoeiras muito lotadas nos fins de semana – é mais recomendável visitar lugares como AIURUOCA, no sul do estado. A cidade é porta de entrada para a reserva natural do Matutu (comunidade rural a 17 km de terra de Aiuruoca), que tem uma série de cachoeiras e trilhas e também sedia retiros espirituais – pousadas simples como a do Matutu e a Pé na Mata acolhem os visitantes. Dá para ver mais cachoeiras em cidades como IBITIPOCA (veja o post completo aqui) – o hotel cinco-estrelas Ibiti Engenho Lodge por lá é quase parada obrigatória – e CARRANCAS. Para uma experiência à parte com águas termais no sudeste, ARAXÁ é a pedida, cidadela com águas naturais e terapêuticas provindas das rochas vulcânicas – o Grande Hotel Termas de Araxá é O lugar para curtir esse fenômeno de renovação e bem-estar, já que conta com o Termas, espaço com experiências como banho na piscina emanatória, saunas, ducha escocesa, hidromassagem, banho de lama, seguido por imersão em água radioativa, massagem relaxantes e desintoxicantes e tratamentos faciais para cuidados com a pele.

LEIA MAIS: Grande Hotel Termas de Araxá (MG): refúgio histórico de bem-estar e luxo
Termas de Araxá: jornadas de bem-estar e renovo em Minas Gerais
Circuito das águas em Minas Gerais: 7 destinos para conhecer

Na Bahia, destinos de praia mais tranquilos também podem ter essa pegada. Para algo mais rústico, veja a cidadezica de SERRA GRANDE, perto de Itacaré, com praias vazias e cachoeiras escondidas. BOIPEBA também é legal, principalmente para ir a dois, assim como a PENÍNSULA DE MARAÚ, a 35 km de de Itacaré e 45 km de Barra Grande. Para algo mais hype, siga para CARAÍVA, onde tem aula de yoga, lojinhas de produtos naturais, experiências em aldeias pataxó e eventos como o Festival Novo Mundo.

LEIA MAIS: Nossos 7 destinos de praia preferidos no sul da Bahia pra desestressar
Conheça Piracanga, Bahia: ecovila focada em autoconhecimento e consciência

No sul, FLORIANÓPOLIS dá uma boa viagem zen. Além da natureza, tem uma série de retiros e eventos com pegada mística na ilha, como o Guardiãs da Terra, e locais de hospedagem como o Rosemary Dream. Você pode ficar em lugarzinhos descolados como Santo Antônio de Lisboa, com seu casario açoriano, e visitar praias escondidas acessadas por trilhas, como Saquinho. Mais para o sul do estado, GAROPABA tem lugares como o Centro de Yoga Montanha Encantada.

Gastando um pouco mais, dá para fazer viagens zen de natureza na AMAZÔNIA – leia mais sobre programas imperdíveis em Manaus aqui. Você pode se hospedar em pousadas com pegada sustentável que promovem integrações com as comunidades locais, como a Pousada Uacari e o Caboclos Ecolodge.

boipeba

Apesar de não ser tão lembrada por seus destinos zen, a região serrana de SÃO PAULO é uma ótima opção para momentos de conexão com a natureza e imersões de yoga. Em Piedade, o Vilarejo Núcleo Consciência possui um clima bucólico e nativo da Mata Atlântica, que convida para dias de consciência e conhecimento neste sítio de 20 alqueires. Exclusivo para retiros, saraus e worshops, o local é coberto por nascentes, lago, cachoeira e uma natureza exuberante a apenas 150 quilômetros de São Paulo. Outra opção bacana está em Monteiro Lobato: a Prema Casa da Montanha é totalmente integrada com a natureza e estabelece uma conexão profunda entre o corpo e o que o cerca por meio de retiros, eventos e hospedagens independentes para até 30 pessoas (distribuídas entre chalés, suítes e cabanas). Por lá, espere uma floresta em regeneração, acordar ouvindo o cantar dos pássaros e passar o dia com o som constante da água rondando a propriedade, resultado das diversas quedas d’água, duas cachoeiras, um poço e um riacho que cruza o jardim principal.

DESTINOS ZEN

AMÉRICA LATINA

Melhores destinos para praticar yoga: No URUGUAI, rola fazer uma viagem de verão (só no verão mesmo, porque no resto do ano é gelado lá) por praias roots (e legalize, vale lembrar) como Cabo Polônio, La Pedrera e Punta del Diablo – alugue um carro e seja feliz.

O PERU talvez seja o destino místico mais procurado da América do Sul. Primeiro, pela vibe especial de lugares sagrados para os povos pré-colombianos, como Machu Picchu. Depois, pela galera gringa que vai aos montes procurando por experiências com xamanismo e ayahuasca (não que a gente precise ir até lá pra isso, né). Já é bastante zen fazer uma viagem pelas montanhas andinas, vendo os sítios arqueológicos no Vale Sagrado (leia sobre o Vale Sagrado aqui), as misteriosas Linhas de Nazca e quem sabe com uma trilha pela sensacional Cordillera Blanca. Também dá para incrementar com retiros e cursos em lugares como o Kinsapacha, o Willka T’ika, o Samadhi, o Arkana Lodge e o Willka Hampi.

Machu-Picchu-editada

O MÉXICO também tem uma série de destinos meio hippie, meio hype, meio espirituais. O mais conhecido pelos brasileiros (e mais sofisticado nesse sentido) é Tulum, perto de Cancún – com boutiques descoladas, lanchonetes com smoothies coloridos, estúdios de yoga chiques – veja o post completo aqui. O Holistika e o Nomade tem estadia com experiências espiritualizadas. A natureza abençoada da região inclui os famosos cenotes e locais como a Reserva Sian Ka’an. Para um tour mais completo pelo país, passe por lugares como a esotérica Tepoztlán, a colonial San Cristóbal de las Casas e as cidadezinhas litorâneas perto de Oaxaca, Puerto Escondido e Zipolite. Para algo mais imersivo, procure experiências com trabalho voluntário em comunidades alternativas e fazendas de permacultura.

Na América Central, vale procurar roteiros na GUATEMALA, principalmente em cidadezinhas ao redor do Lago de Atitlán, como San Marcos La Laguna, e visitar sítios arqueológicos como Tikal. Veja experiências em lugares como a Mystical Yoga Farm e a Atitlan Organics. Na COSTA RICA, dá para imergir na natureza em lugares como a Península de Nicoya, o Parque Nacional Corcovado e as cidadezinhas de Montezuma e Puerto Viejo de Talamanca. De novo, vale procurar por locais de retiro e fazendas de permacultura, como o Rancho Delicioso, o Punta Mona e o Yoga Farm.

cenote-tulum-mexico

DESTINOS ZEN

ESTADOS UNIDOS

Melhores destinos para praticar yoga: Na CALIFÓRNIA, o mais vanguardista estado americano, a cultura da yoga e da meditação vem se estabelecendo desde os anos 1950. Há centros de retiros famosões, como o Spirit Rock e o Esalen, mas o preços são bem salgados. Por conta, dá para acampar e ver as paisagens inesquecíveis de Big Sur, checar os eventos de yoga que estão rolando em Santa Cruz (e visitar lugares como o Land of the Medicine Buddha), passear pelas lojinhas de Haight-Ashbury, em San Francisco, e fazer trilhas no parque Yosemite. Já no ARIZONA, famoso por seus vales e cânions de rochas avermelhadas com cachoeiras e cavernas, a cidade de Sedona tem todo tipo de esoterismo. Dá para fazer uma viagem de carro pelos dois estados.

sedona-arizona

Outro lugar óbvio para uma viagem zen é o HAVAÍ. Além de aderir a retiros específicos (quem sabe para aprender a filosofia de cura havaiana do Hoponopono), dá para admirar a natureza única das ilhas em lugares sagrados para os nativos, como o monte Mauna Kea, na Big Island, o mais alto do Havaí, e as cachoeiras de Wailua, em Kauai. Cidadezinhas hippies como Paia, em Maui – leia sobre os melhores programas de Maui aqui -, e Pahoa, em Big Island, abrigam turistas nessa vibe.

DESTINOS ZEN

EUROPA

Melhores destinos para praticar yoga: Entre INGLATERRA, IRLANDA e ESCÓCIA, dá para fazer toda uma viagem mística (ainda que não sejam exatamente destinos zen) passando por construções antiquíssimas, lendas do Rei Artur e antigos sítios arqueológicos da cultura celta. A cidade de Glastonbury, famosa pelo festival, fica perto de pontos como a Glastonbury Tor, montanha por onde dizem ter passado o Santo Graal, e de Stonehenge, que abriga círculos de pedra dispostos a partir de 3000 a.C. Na Irlanda, Galway é famosa pela vibe estudantil, os festivais, a arquitetura medieval e a natureza especialíssima nos arredores – não perca os Cliffs of Moher. Perto de Dublin, fica a Hill of Tara, uma construção celta de 2500 a.C. Leia mais sobre Dublin aqui.

stonehenge-inglaterra

Se for a sua vibe, a peregrinação de SANTIAGO DE COMPOSTELA pode ser feita de muitos jeitos, percorrendo diferentes trechos. E não precisa ser religioso para transformar a viagem num rolê espiritual.

Na GRÉCIA, dá para fazer uma viagem zen pulando as ilhas mais baladeiras e visitando as mais tranquilas, como Ikaria e Lesvos, vendo sítios arqueológicos e praias deslumbrantes. Há lugares como o Mt. Athos, uma montanha sagrada que reúne mais de 20 monastérios. Em áreas rurais da FRANÇA, PORTUGAL (principalmente na costa do Algarve, durante o verão), ESPANHA e ITÁLIA (e de qualquer país ali na verdade), tem centenas de locais de retiro de meditação de todas as tradições possíveis, além de comunidades alternativas e fazendas que recebem voluntários. Você pode procurar em sites como o Book Meditation Retreats, o WWOF e o Workaway.

DESTINOS ZEN

ÁSIA E OCEANIA

Melhores destinos para praticar yoga: Queridinha dos brasileiros, a AUSTRÁLIA tem coisa zen aos montes, de fazendas hippies e retiros super luxuosos, além de esbanjar uma natureza única e locais como o monte avermelhado Uluru (ou Ayers Rock), sagrado para o povo aborígene. Byron Bay é a cidade favorita da galera neohippie, cheia de surfistas e praticantes de yoga. Menos conhecidas mas igualmente bacanas são Mullumbimby, vizinha de Byron, Bellingen e Yamba.

A TAILÂNDIA – o maior país budista do mundo, é o destino mais óbvio para começar uma viagem espiritual pela Ásia. É preciso, porém, saber onde ir para evitar as multidões. Os arredores de Chiang Mai, a região de Sri Thanu, na ilha de Koh Phangan, e os templos de Sukhotai tem que estar no roteiro. Veja nosso post completo sobre viagem de autoconhecimento na Tailândia, com dicas de retiros e trabalhos voluntários. O vizinho CAMBOJA, além de ser casa do gigante complexo de templos ao redor do Angkor Wat (veja o post completo aqui), também congrega retiros, como o Vagabond Temple Yoga & Meditation Retreat.

Em BALI, a ilha hindu da Indonésia (o resto do país é muçulmano), a espiritualidade é à flor da pele, e dezenas de estrangeiros chegam ali querendo relaxar a mente – vide a protagonista do livro e filme Comer, Rezar e Amar. Na praia, Uluwatu atrai surfistas e Canggu é campeã de estúdios de yoga, lanchonetes de smoothie e barzinhos descolados. Já Ubud é o centro espiritual da ilha, com retiros, curandeiros balineses, cachoeiras e estúdios de yoga gigantes que organizam sessões de cerimônias de cacau e “ecstatic dance”. Veja nosso post completo de Bali aqui.

meditacao-tailandia
bukit-cafe-bali

Se quiser ir para a ÍNDIA, vá preparado já sabendo que retiro ou ashram que você quiser visitar. Além de ver os templos e sítios arqueológicos famosões, rume às cidadezinhas hippies cheias de ocidentais procurando a iluminação, como Rishikesh, a capital do yoga do mundo, ou Goa, uma versão parecida na praia, além de Pushkar, no Rajastão, e Varkala, em Kerala. O vizinha NEPAL vale a visita para as caminhadas surreais pelos himalaias e a capital Kathmandu. No Amanbagh, hotel de luxo com aulas de yoga e propósitos da filosofia ayurveda, um retiro mais top pode ser organizado de acordo com as suas preferências – leia mais sobre a experiência aqui.

meditacao-yoga-templo-india

Para conhecer a tradição budista do TIBET e do BUTÃO, é preciso comprar tours especiais organizados por empresas credenciadas pelo governo – veja aqui e aqui.

Deixe seu comentário

voltar ao topo