sudeste asiático


O que levar na mala pra Tailândia e outros países do Sudeste Asiático

O que levar pra Tailândia: ir ao outro lado do mundo suscita dúvidas em como fazer a bagagem. O que é indispensável levar que eu não vou encontrar lá? Que tipo de roupas? Qual o tamanho da bagagem pra pegar voos internos? Veja aqui uma lista completa do que você precisa ter à mão pra ir a Tailândia e outros países do Sudeste Asiático.

LEIA TAMBÉM: 5 sugestões de roteiro na Tailândia
Guia de praias da Tailândia: vem escolher a sua

Onde ficar na Tailândia: 64 hotéis selecionados

O que levar pra Tailândia e outros países da região:

TAMANHO DA MALA

Você com certeza vai pegar algum voo interno durante sua estadia no Sudeste Asiático. As franquias de bagagem mudam entre as companhias (é só digitar no Google o nome da companhia + “baggage policy” que aparece o que é permitido). A Air Asia, que costuma ter tarifas baratíssimas, é a menos generosa. Veja alguns valores abaixo:

Air Asia: Só é permitida uma mala menor que 56 cm x 36 cm x 23 cm e 7 kg. Os valores pra despachar a bagagem variam (aqui dá pra simular). De Bangkok pra Krabi, por exemplo, custa 330 baht (US$ 1 = 35 baht) uma mala até 20 kg e 428 baht  até 25 kg. Já compre no momento de comprar a passagem pela internet, na hora pode ser mais caro.

Thai Lion Air: Uma mala despachada até 15 kg pra voos domésticos e 20 kg para voos internacionais gratuita

Thai Airways: Uma mala despachada de até 30 kg gratuita

Vietnam Airlines: Uma mala despachada de até 20 kg

Thai Smile: Uma mala despachada de até 20 kg

Lao Airlines: Uma mala despachada de até 20 kg

Como deu pra ver, o ideal é que sua mala tenha até 20 kg, porque essa é a quantidade permitida na maioria dos voos. Essa é uma viagem que normalmente envolve muitos deslocamentos, então quanto menos tralha você tiver pra carregar melhor. Eu surgiro pra quem vai de mochilão, um de 50 litros (eu passei 3 meses com um, juro) e mais uma bolsa de mão. Se parecer muito pouco, um de 60 litros também vai vem. Pra mala, sugiro uma de 58 cm de altura e 38 cm de largura e mais uma bolsa ou mochila pequena de mão. Bom saber também que na Tailândia é muito barato lavar roupa nos hostels e hotéis, então você pode contar com isso também.

mala-de-mao-viagem

O que levar pra Tailândia: ROUPAS E SAPATOS
(lista pensando numa viagem de 2 semanas, mas você pode adaptar as quantidade)

Lembre-se que, no geral, lá é bem quente, por isso aposte em roupas leves e confortáveis pra caminhar. E, a não ser por um ou outro jantar sofisticado, não há momentos pra se arrumar muito. Há várias oportunidades de fazer trilha e outros passeios na natureza, então é bom levar alguns itens mais esportivos. Abaixo selecionei algumas peças básicas das coleções atuais das lojas que podem ir bem 😉

LEIA TAMBÉM: 9 COISAS PRA NÃO LEVAR NA MALA E APRENDER A VIAJAR MAIS LEVE

– 1 saia midi ou longa (de preferência de cores neutras; mais fáceis de combinar)

 2 vestidos (um pode ser mais arrumadinho)

– 1 saída de praia + 2 biquínis

 2 shorts ou bermudas

– 1 malha/casaquinho aberto leve/camisa jeans

 1 fleece, moleton ou jaqueta (o Sudeste Asiático é quente, mas às vezes o ar condicionado é exagerado. No norte da Tailândia e do Vietnã pode ficar frio, principalmente de noite)

 6 blusas/camisetas (regatas e com manga; pra entrar nos templos precisa cobrir os ombros. Também é bom ter camisetas mais esportivas)

– 1 calça (jeans não é o ideal, lá faz muito calor na maioria dos destinos) + 1 legging ou calça de tactel

 1 tênis (lá tem oportunidade de fazer uma porção de esportes de aventura tipo caminhada, escalada, trilha de moto, etc. Se for a sua vibe, pode ser legal levar um tênis de trilha)

 2 sandálias/rasteirinhas (beeem confortáveis, com as quais dê pra andar o dia inteiro) + 1 chinelo

LEIA TAMBÉM: 56 MODELOS DE SAPATOS CONFORTÁVEIS PRA VIAJAR

Por que não levar muita roupa? Porque a Tailândia tem uma quantidade absurda de mercados com roupas estampadas baratérrimas que você VAI QUERER COMPRAR, acredite. Calças com estampa de elefante são tipo o uniforme da galera lá. Então desencane de levar muita coisa, você dificilmente vai resistir aos vestidos por 200 baht (US$ 5,70) . Aliás, vale comprar um sarong e um lenço, que são lindos e servem pra você se cobrir pra entrar nos templos.

O que levar pra Tailândia: NECESSAIRE E AFINS

– Todos os itens básicos (shampoo, pasta de dente, lâmina de barbear, remédios pra dor tipo Tylenol, desodorante) você encontra facilmente por lá, principalmente na Tailândia (nas onipresentes lojinhas 7/11), então não precisa levar um carregamento de nada disso. E sim, lá estão todas as marcas de shampoo de sempre (L’Oreal, Pantene, Seda)

– Deixe pra comprar repelente lá, é mais barato

– Protetores solares de marcas conhecidas podem ser caros lá, principalmente se você deixar pra comprar quando já estiver nas praias. Eu levaria do Brasil. Outra coisa que vale a pena levar daqui, se for o caso pra você, são preservativos, porque os de lá são feitos para o “tamanho local”, se é que você me entende

– Tenha na bolsa: remédio pra enjoo e desenteria, anticoncepcional (se você tomar), algum antibiótico que você possa precisar (pra infecção de garganta ou urinária). Lencinho de papel e álcool em gel também são importantes, principalmente pra quem vai viajar muito de ônibus – os banheiros nas estradas são horríveis

O que levar pra Tailândia: OUTROS

Fones de ouvido

Óculos de sol

– 1 livro (apesar de que existem algumas livrarias e sebos com livros em inglês pelo Sudeste Asiático)

– Câmera e eletrônicos

– Adaptador de tomada universal (sempre, né)

– Doleira pra levar dinheiro

– Saco de roupa suja (é baratíssimo lavar roupa na Tailândia. Quase todo hotel e hostel oferecem o serviço, se não, as lojinhas na rua sim. Vem tudo cheirosinho e dobrado. É bom ter um saco pra facilitar o transporte)

– Travesseiro de pescoço (pra quem vai viajar muito de ônibus, é essencial)

– Mochilinha pequena (pra levar em passeios ou tours; se der pra ser de um tecido impermeável melhor)

–  Kit costura (pra viagens longas – as tais calças de elefante rasgam que é uma beleza)

LEIA TAMBÉM: COMO MONTAR A MALA DE MÃO PERFEITA

O que levar pra Tailândia: PRA QUEM VAI DE MOCHILÃO E PRETENDE DORMIR EM HOSTELS

– Lanterna (pra quartos coletivos escuros à noite)

– Cadeado (de segredo é sempre melhor)

– Toalha de microfibra (melhor coisa do universo pra não precisar pagar aluguel e não ter que enfiar toalha molhada na mala. Se a viagem for longa, leve duas)

– Tampão de ouvido (pra hostels barulhentos)

O que levar pra Tailândia: DOCUMENTOS

– Carteira de vacinação internacional de febre amarela (costumam pedir no aeroporto de Bangkok)

– Passaporte e cartões de crédito e débito (dá pra sacar dinheiro nos caixas eletrônicos de lá numa boa). Na Tailândia você pode ficar até 3 meses com visto de turista. Veja mais informações aqui

– Guia de viagem: meu preferido é o Southeast Asia on a Shoestring, da Lonely Planet. Eu consegui encontrar aqui no Brasil, mas se estiver difícil compre na Amazon americana mesmo e peça pra entregar aqui. Ele abrange todo Sudeste Asiático e é muito útil pra ajudar a montar o roteiro e conseguir dicas de empresas pra contratar passeios

MAIS POSTS DA SÉRIE SUDESTE ASIÁTICO

A autora

Betina Neves

Betina Neves

Editora do Carpe Mundi, viaja pra trabalhar e trabalha pra viajar. É jornalista freelancer e já escreveu pra Viagem e Turismo, ELLE, Claudia, Vamos LATAM, Superinteressante, Cosmopolitan, VEJA São Paulo, Folha de S. Paulo, entre outras publicações.


Instagram

Há 10 comentários para “O que levar na mala pra Tailândia e outros países do Sudeste Asiático

  1. Betina, boa noite!

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Está me ajudando muito a programar minha viagem para Tailândia.
    Uma dúvida: Que lugar é esse da foto de fundo desse post (esse templo com teto verde e dourado)?

    Obrigada!

  2. Betina , bom dia !
    Adorei o blog e anotei várias dicas .
    Tenho ainda dúvidas no fazer as malas , porque farei dois cruzeiros marítimos, e aí começa o problema da quantidade de roupas ; por mais enxuta que faço sempre existe o problema do peso . Se você tiver mais sugestões para esta situação, agradeço. Ah ! Minha viagem é agora para 08 de junho.
    Bjs

  3. Sério! Eu sou mais do que admiradora do site/blog! É o melhor de todos ! Super detalhado! Eu uso em todas as dicas em minhas viagens! Desejo muito sucesso, mas muito sucesso & muitas viagens!!!
    Gláucia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *