O QUE LEVAR PRA TAILÂNDIA

Ir ao outro lado do mundo suscita dúvidas em como fazer a bagagem. O que é indispensável levar que eu não vou encontrar lá? Que tipo de roupas? Qual o tamanho da bagagem pra pegar voos internos?

Veja aqui uma lista completa do que você precisa ter à mão pra ir a Tailândia e outros países do Sudeste Asiático.

LEIA TAMBÉM: 5 sugestões de roteiro na Tailândia
Guia de praias da Tailândia: vem escolher a sua
Onde ficar na Tailândia: 64 hotéis selecionados

O que levar pra Tailândia e outros países da região:

Tamanho da mala

Você com certeza vai pegar algum voo interno durante sua estadia no Sudeste Asiático. As franquias de bagagem mudam entre as companhias (é só digitar no Google o nome da companhia + “baggage policy” que aparece o que é permitido). A Air Asia, que costuma ter tarifas baratíssimas, é a menos generosa. Veja alguns valores abaixo:

Air Asia: Só é permitida uma mala menor que 56 cm x 36 cm x 23 cm e 7 kg. De Bangkok pra Krabi, por exemplo, custa 330 baht (US$ 1 = 30 baht) uma mala até 20 kg e 428 baht  até 25 kg. Já compre no momento de comprar a passagem pela internet, na hora pode ser mais caro.

Thai Lion Air: Uma mala despachada até 15 kg pra voos domésticos e 20 kg para voos internacionais gratuita

Thai Airways: Uma mala despachada de até 30 kg gratuita

Vietnam Airlines: Uma mala despachada de até 32 kg

Thai Smile: Uma mala despachada de até 20 kg para voos domésticos e 30kg para voos internacionais gratuita

Lao Airlines: Uma mala despachada de até 20 kg

Como deu pra ver, o ideal é que sua mala tenha até 20 kg, porque essa é a quantidade permitida na maioria dos voos. Essa é uma viagem que normalmente envolve muitos deslocamentos, então quanto menos tralha você tiver pra carregar melhor. Eu sugiro pra quem vai de mochilão, um de 50 litros (eu passei 3 meses com um, juro) e mais uma bolsa de mão. Se parecer muito pouco, um de 60 litros também vai vem. Pra mala, sugiro uma de 58 cm de altura e 38 cm de largura e mais uma bolsa ou mochila pequena de mão. Bom saber também que na Tailândia é muito barato lavar roupa nos hostels e hotéis, então você pode contar com isso também.

mala-de-mao-viagem

O QUE LEVAR PRA TAILÂNDIA

ROUPAS E SAPATOS

(lista pensando numa viagem de 2 semanas, mas você pode adaptar as quantidade)

Lembre-se que, no geral, lá é bem quente, por isso aposte em roupas leves e confortáveis pra caminhar. E, a não ser por um ou outro jantar sofisticado, não há momentos pra se arrumar muito. Há várias oportunidades de fazer trilha e outros passeios na natureza, então é bom levar alguns itens mais esportivos. Abaixo selecionei algumas peças básicas das coleções atuais das lojas que podem ir bem.

LEIA TAMBÉM: 9 COISAS PRA NÃO LEVAR NA MALA E APRENDER A VIAJAR MAIS LEVE

– 1 saia midi ou longa

Dê preferência em saias cores neutras pois são mais fáceis de combinar com as outras peças e ainda assim vão dar um charme a mais na produção.

 2 vestidos

Uma das opções pode ser mais arrumadinha para caso você tenha algum jantar mais especial e chique. De resto, opte pelo confortável e bem fresquinho.

– 1 saída de praia + 2 biquínis

As praias da Tailândia são um fetiche mundial e estão virando desejo também entre os brasileiros, por isso, não deixe de levar sua roupa de praia e curtir as lindas faixas de areia com mar verde-esmeralda.

 2 shorts ou bermudas

O shorts jeans é uma peça versátil que tem que ter na sua mala, assim como um mais leve para os dias com o sol mais escaldante e outro mais vibes esporte para roteiros que envolvem longas caminhadas.

– 1 malha/casaquinho aberto leve/camisa jeans

No geral, Sudeste Asiático é um destino quente, então durante o dia você provavelmente nem irá tocar nessas malhas. Mas, durante a noite, o cenário tende a ser outro e um casaquinho fácil, leve e prático de carregar na bolsa, pode salvar.

 1 fleece, moletom ou jaqueta

Apesar do sol constante, às vezes o ar condicionado é exagerado, por isso, invista em uma jaqueta mais potente. No norte da Tailândia e do Vietnã pode ficar frio, principalmente de noite.

 6 blusas/camisetas 

Tenha na sua mala: regatas e camisetas com manga curta – lembre-se que para entrar nos templos precisa cobrir os ombros. Também é bom ter camisetas mais esportivas!

E reforçando: para visitar os templos budistas é necessário vestir-se adequadamente para os padrões locais, respeitando assim a cultura, os templos e a população. Para isso, nesses dias, leve calças, saias longas e lenços para cobrir os ombros (e que também podem servir de saia).

– 1 calça + 1 legging ou calça de tactel

Jeans não é o ideal, lá faz muito calor na maioria dos destinos, então opte por peças fluidas, leves e confortáveis que podem ser utilizadas no calor e também sejam peças coringas para se ter se a noite der uma esfriada

 1 tênis

Lá tem oportunidade de fazer uma porção de esportes de aventura tipo caminhada, escalada, trilha de moto, etc. Se for a sua vibe, pode ser legal levar um tênis de trilha.

 2 sandálias/rasteirinhas + 1 chinelo

Opções beeem confortáveis, com as quais dê pra andar o dia inteiro. É legal levar uma sandália aberta na parte de trás tipo birken porque pra entrar nos templos e em algumas lojas você precisa tirar o sapato e aí cansa ficar prendendo e desprendendo.

Roupas de aventura

Tudo depende do tipo de viagem que você vai fazer: lua de mel, mochileiro, só praia… se você estiver de lua de mel, provavelmente não vai usar roupas mais aventureiras, mas se sua vibe é explorar praias, fazer trilhas, se embrenhar na natureza exuberante que o Sudeste Asiático tem pra oferecer, ou se aventurar como um andarilho explorando todas as ruas locais, não deixe de ter roupas confortáveis e apropriadas para isso. Além disso, não deixe de adicionar uma mochila – sua utilidade despensa comentários, ela vai te auxiliar no transporte de equipamentos, roupas, garrafas de água, tudo que tiver pra levar consigo e que não cabe só no espaço de uma bolsinha.

Por que não levar muita roupa? Porque a Tailândia tem uma quantidade absurda de mercados com roupas estampadas baratérrimas que você VAI QUERER COMPRAR, acredite. Calças com estampa de elefante são tipo o uniforme da galera lá. Então desencane de levar muita coisa, você dificilmente vai resistir aos vestidos por 200 baht (US$ 6,59) . Aliás, vale comprar um sarong e um lenço, que são lindos e servem pra você se cobrir pra entrar nos templos.

O QUE LEVAR PRA TAILÂNDIA

NECESSAIRE E AFINS

– Todos os itens básicos (shampoo, pasta de dente, lâmina de barbear, remédios pra dor tipo Tylenol, desodorante) você encontra facilmente por lá, principalmente na Tailândia (nas onipresentes lojinhas 7/11), então não precisa levar um carregamento de nada disso. E sim, lá estão todas as marcas de shampoo de sempre (L’Oreal, Pantene, Seda);

– Deixe pra comprar repelente lá, é mais barato;

– Protetores solares de marcas conhecidas podem ser caros lá, principalmente se você deixar pra comprar quando já estiver nas praias. Eu levaria do Brasil. Outra coisa que vale a pena levar daqui, se for o caso pra você, são preservativos, porque os de lá são feitos para o “tamanho local”, se é que você me entende;

– Tenha na bolsa: remédio pra enjoo e desenteria, anticoncepcional (se você tomar), algum antibiótico que você possa precisar (pra infecção de garganta ou urinária). Lencinho de papel e álcool em gel também são importantes, principalmente pra quem vai viajar muito de ônibus – os banheiros nas estradas são horríveis.

O QUE LEVAR PRA TAILÂNDIA

OUTROS

 Fones de ouvido;

 Óculos de sol;

– 1 livro (apesar de que existem algumas livrarias e sebos com livros em inglês pelo Sudeste Asiático);

– Kindle (sério, eu não viajo mais sem um. Para quem vai fazer rolês longos pelo Sudeste Asiático, é a melhor coisa para ler sem ter que carregar peso e preencher o tempo que você vai passar em viagens de ônibus).

– Câmera e eletrônicos;

– Adaptador de tomada universal (sempre, né);

– Doleira pra levar dinheiro.

– Saco de roupa suja (é baratíssimo lavar roupa na Tailândia. Quase todo hotel e hostel oferecem o serviço, se não, as lojinhas na rua sim. Vem tudo cheirosinho e dobrado. É bom ter um saco pra facilitar o transporte);

– Travesseiro de pescoço (pra quem vai viajar muito de ônibus, é essencial);

– Mochilinha pequena (pra levar em passeios ou tours; se der pra ser de um tecido impermeável melhor);

–  Kit costura (pra viagens longas – as tais calças de elefante rasgam que é uma beleza).

O QUE LEVAR PRA TAILÂNDIA

PRA QUEM VAI DE MOCHILÃO E PRETENDE DORMIR EM HOSTELS

– Lanterna (pra quartos coletivos escuros à noite);

– Cadeado (de segredo é sempre melhor);

– Toalha de microfibra (melhor coisa do universo pra não precisar pagar aluguel e não ter que enfiar toalha molhada na mala. Se a viagem for longa, leve duas);

– Tampão de ouvido (pra hostels barulhentos).

O QUE LEVAR PRA TAILÂNDIA

DOCUMENTOS

– Carteira de vacinação internacional de febre amarela (costumam pedir no aeroporto de Bangkok);

– Passaporte e cartões de crédito e débito (dá pra sacar dinheiro nos caixas eletrônicos de lá numa boa). Na Tailândia você pode ficar até 3 meses com visto de turista. Veja mais informações aqui;

– Guia de viagem: meu preferido é o Southeast Asia on a Shoestring, da Lonely Planet. Eu consegui encontrar aqui no Brasil, mas se estiver difícil compre na Amazon americana mesmo e peça pra entregar aqui. Ele abrange todo Sudeste Asiático e é muito útil pra ajudar a montar o roteiro e conseguir dicas de empresas pra contratar passeios.

MAIS POSTS DA SÉRIE SUDESTE ASIÁTICO

15 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo