Com os mais diversos formatos, durações e temas, os podcasts nasceram principalmente da necessidade de um conteúdo que informa e entretém enquanto é possível realizar outras tarefas do dia a dia.

Satisfaça seu desejo de viajar para novos lugares ouvindo diferentes histórias, notícias e narrativas de viagem através de experiências, diários e bate-papos inspiradores em forma de podcasts.

LEIA TAMBÉM: 10 séries na Netflix pra viajar junto com seus enredos e cenários

PODCASTS DE VIAGEM

Aqui vai nossa seleção com 18 episódios de podcasts de viagem que vão ajudar a alimentar sua paixão para as futuras aventuras. Aperte o play e comece a sonhar!

Viajando com pouca grana – Mamilos

planejando-uma-viagem
podcast-mamilos1

Apresentado pelas jornalistas Ju Wallauer e Cris Bartis, o Mamilos é referência quando o assunto é podcast. Toda semana tem episódio novo dos mais diversos assuntos: política, economia, maternidade e, durante as férias, decidiram fazer um especial sobre viagem. Viajar com pouca grana foi o primeiro, mas também estão disponíveis opções sobre viajar com filhos, viajar sozinha, viajar com propósito e mais. Neste episódio selecionado, o convidado especial é Marcelo Magano, roteirista e apresentador do canal Favelados Pelo Mundo. São 55 minutos de uma conversa bem leve sobre o tema, com perspectivas, ideias e dicas para todo mundo ter a oportunidade de desbravar o mundo afora mesmo sem grandes economias. Confira também nossa lista definitiva com 54 dicas para viajar com pouco dinheiro.

DURAÇÃO: 55 minutos

LEIA MAIS: 7 dicas de ouro pra economizar em uma viagem internacional

Uma viagem pela estrada que demorou 40 anos pra ficar pronta – Café da manhã Folha

Com caráter mais jornalístico informativo, o profissional Fábio Zanini apresenta em formato de diário de viagem sua jornada na BR-163, uma rodovia que corta o Brasil e vai de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul a Santarém, no Pará, por mais de 3 400 km. Teve pneu furado, bloqueio e carro atolado na experiência da dupla Maurício Meireles e Magê Flores na rodovia responsável pela maior parte do escoamento de soja e milho do país. São 25 minutos que contam mais sobre história, política e economia de maneira bem dinâmica e com relatos diretamente do cenário da narrativa, com barulho dos veículos, vento e conversas com caminhoneiros para entender mais das circunstâncias do local que demorou décadas para ser finalizado.

DURAÇÃO: 25 minutos

podcast-cafe-da-manha
mulheres-viajantes

Mulheres viajantes – Viajar pra quê?

Com narração e apresentação de Tainá Rodrigues e Marcelo Castro, neste podcast o casal convida semanalmente uma pessoa inspiradora para trocar uma ideia sobre viagem. Este episódio é com a jornalista Luísa Moraleida. A mineira tem apenas 24 anos de idade, mas está em tempo integral solta pelo mundo e compartilha tudo (ou quase tudo) nas suas redes sociais. A capixaba conta mais sobre sua vida autodenominada nômade, mochileira, andarilha e contadora de histórias na internet e explica sobre enxergar o ato de viajar como algo revolucionário, além de abordar questões como mulheres na estrada, machismo, seus maiores perrengues, marcos e conquistas. 

DURAÇÃO: 1 hora

LEIA MAIS: Mulheres viajando sozinhas no Marrocos: um guia de sobrevivência

PODCASTS DE VIAGEM

Budismo raíz em Taiwan – O nome disso é mundo

Foi em busca de aprimorar sua tese de doutorado sobre ensinamentos e práticas budistas no Ocidente que o antropólogo Leandro Durazzo embarcou em uma jornada no sul da Ilha de Taiwan e trabalhou voluntariamente por 10 dias em um mosteiro de ordem budista chinesa de Taiwan. Em uma conversa pautada em perguntas e respostas e com apresentação e entrevista por Filipe Teixeira, os dois vão muito além da experiência, mas passam por questões de política, sociedade, popularização do budismo e mais.
DURAÇÃO: 1 hora e 30 minutos

VEJA TAMBÉM: Como fotografar o budismo na Tailândia
Como fazer uma viagem de autoconhecimento e meditação na Tailândia

Professora de inglês em Porto – Carreira Sem Fronteiras 

O carreira sem fronteiras tem uma série de entrevistas que buscam através dos relatos dos outros inspirar novos profissionais a se estabelecerem pelo mundo em uma nova jornada. O bate papo da vez de Carlos Ferreira e Fabrício Carrara foi com com a Alana, mineira da gema que se mudou pro Espírito Santo na adolescência. Mais velha, ela percebeu que seu lugar era o mundo. Com dinheiro guardado das suas aulas de inglês particular, a professora embarcou em direção à Austrália, o mais longe de casa possível, e de lá seguiu por mais de um ano entre Malásia, Tailândia, Camboja, Vietnã, Sri Lanka, França, Roménia e Noruega, até descobrir seu amor por Portugal, onde está há 4 meses em processo de conseguir visto de residência permanente – no episódio ela ainda trata questões sobre viajar, morar fora, vida financeira, diversão e os clássicos perrengues de viagem.

DURAÇÃO: 30 minutos

carreira-sem-fronteiras-podcast

Místicas Viajantes – Bom dia Obvious 

misticas-viajantes-podcast

Se você tem interesse por mapa astral e desbravar o mundo, este episódio do Bom dia Obvious é para você. A técnica abordada tem o nome de astrocartografia, que consiste em traçar um paralelo entre seu mapa astral e o mapa-múndi, a fim ajudar a descobrir quais lugares guardam as melhores experiências para cada um. Marcela Ciribelli, diretora criativa da agência Obvious recebe a astróloga Papisa para debater mais sobre assunto, em um programa especial e completo a fim de ensinar as técnicas básicas e dar seu relato com suas viagens feitas neste processo, até porque tem uma hora que saber só seu signo não é o suficiente para imergir nesse mundo da astrologia. Que viagem combina com seu signo? Descubra aqui!

DURAÇÃO: 40 minutos

LEIA TAMBÉM: Como aproveitar as fases da lua para ir viajar

embarcast-podcast

Viagens minimalistas – Embarcast

Maiara Vegas discute assuntos que vão de roteiros até estilo de vida, que é o caso deste episódio com Caroline Abreu, idealizadora do Parece Óbvio, um projeto que mostra sua caminhada para uma vida minimalista, e que refletiu no seu modo de enxergar as viagens. Indo na contramão de tudo que aprendemos em uma sociedade consumista, Caroline e seu marido, Heitor, descobriram neste processo gradual a colocar as viagens com propósito como prioridade, e consequentemente, a escolher os melhores destinos, montar uma mala versátil e viver uma vida pautada no que realmente é importante para si. Aprenda também a como montar uma mala de viagem consciente, prática e eficiente.

DURAÇÃO: 1 hora

Turismo local – Natrilha

Renan Alves, Gisele Capeline e Rafael Pensari discutem sobre como é visitar aquilo que muitas vezes não damos valor: nossa cidade. É morar no Rio de Janeiro e ir no Cristo Redentor, estar em São Paulo e conhecer o MASP. Além de agregar na sua bagagem cultural, ainda traz um fortalecimento econômico local. Nesse episódio, os hosts que vivem em Vitória, no Espírito Santo, falam sobre  as oportunidades de desfrutarmos dos serviços dedicados aos turistas dentro de nossa própria cidade a partir da experiência de Renan e sua esposa, Carolina, que numa manhã de domingo acharam que seria legal ir tomar um café da manhã dentro de um hotel – e ~spoiler~, amaram a experiência.

DURAÇÃO: 30 minutos

LEIA TAMBÉM: 18 bate-voltas perto de São Paulo: programas de aventura, lazer e família
13 bate-voltas desde o Rio de Janeiro para curtir o final de semana

Erros para evitar no aeroporto – A conversa voa

Várias dicas para não perder tempo, paciência e dinheiro no aeroporto. Foram mais de 22 erros que eles identificaram e deram soluções – dividindo em duas partes. Quem nunca errou o aeroporto de embarque? Perdeu muito tempo pra fazer o check-in quando era possível ter feito online de casa? Não programou o tempo e saiu atrasado de casa? Alguns erros podem nos render muita dor de cabeça, e, tê-los em mente já ajuda a programar melhor a próxima viagem. Leia nossas dicas do Aeroporto de Guarulhos: 10 facilitadores de viagem.

DURAÇÃO: 17 minutos

Mochilões – Se meu Mochilão falasse

“Se meu mochilão falasse por ele mesmo, o que ele diria?” Esse podcast fala sobre viagem “das vitórias aos perrengues”, através da ótica de Maré Telles e Andrea Leonel. A escolha do mochilão ideal é uma das partes mais criteriosas da viagem e neste episódio as meninas discutem e dão suas opiniões sobre qual comprar, quantos litros são necessários, qual o mais prático, mais em conta, etc. Pra mais paz de espírito, zero problemas no aeroporto, e uma mala mais compacta, pegue essas dicas e inicie seu mochilão com o pé direito. Confira também 10 itens que não podem faltar num mochilão.

DURAÇÃO: 56 minutos

PODCASTS DE VIAGEM

Minha experiência morando fora do Brasil – Fora do Feed

“essa foi a experiência mais parecida com o céu que eu já tive, era muito especial”

malaga-espanha

Apesar de não ser um podcast focado em viagem e fugir do estilo tradicional de um apresentador e um convidado para baterem um papo sobre um assunto, aqui, quase como um monólogo, a arquiteta, mãe dos gêmeos Sara e Samuel e criadora de conteúdo no Instagram, Fernanda Witwytzky, conta mais sobre suas 2 experiências morando fora do Brasil, uma com 18 anos de idade, em um intercâmbio na Inglaterra e outra, já casada, com 26 anos, na Espanha (Málaga) – experiências totalmente diferentes e com objetivos dos mais diversos. Se você tem o sonho de viver esse momento de morar em outro país, aprender outro idioma, outra cultura, conhecer novas pessoas e viver algo diferente, coloque os fones de ouvido e embarque nessas viagens. 

DURAÇÃO: 36 minutos

LEIA MAIS: Por que ir a Menorca, na Espanha: uma declaração de amor
Onde ficar em Menorca, na Espanha: melhores partes da ilha e hotéis

morar-forado-brasil-fernanda

Aprendendo sobre o afroturismo com Luciana Paulino – Mas você vai sozinha? 

Podcasts de viagem: em tempo de uma movimentação e levante negro, a indicação da vez é este episódio do “Mas Você Vai Sozinha?”, apresentado pela jornalista Gaía Passarelli, com a Luciana Paulino, empresária da Black Bird, plataforma sobre turismo negro no Brasil. Luciana discute questões sobre o Black Travel Movement, o racismo no meio de viagem, o turismo étnico e até rotas de turismo negro em São Paulo, que buscam trazer visibilidade a uma história apagada com o tempo. 
DURAÇÃO: 50 minutos

Tudo sobre cruzeiros – Despachados

Em um bate-papo sincero, três convidados viajantes dão suas dicas para aproveitar os melhores preços, se divertir muito e aproveitar o máximo da vida a bordo. Vai desde a experiência de Leila, que tinha preconceito e sempre prezou viagens de carro, e hoje se considera uma viciada em viagens de cruzeiro; Leonardo Cassol, que cedeu aos encantos e embarcou em uma viagem com saída de Miami; e Andrezza Trivilin, que contou mais sobre sua história e trajetória para se tornar uma profissional especializada em cruzeiros Disney. E um fato é: quem faz esse estilo de viagem, geralmente volta pra fazer mais uma. 

DURAÇÃO: 1 hora e 15 minutos

LEIA TAMBÉM: Conheça o cruzeiro Luang Say, de Houay Xay a Luang Prabang

despachados-podcast

PODCASTS DE VIAGEM

Episódios de podcasts de viagem em inglês

podcasts-de-viagem

Low waste camper –  She Explores

she-explores-podcast
low-waste-camper-podcast

Nascida e criada no centro de Los Angeles, nos Estados Unidos, Cindy Villasenor se encontrou como guarda florestal e amante da natureza depois de uma imersão em acampamentos. Além disso, foram com documentários sobre uma vida ecologicamente mais correta que Cindy se adaptou e tornou-se vegana e hoje busca ser exemplo para os que estão à sua volta. Ela sabe que não existe perfeição; então, por que fazer os outros se sentirem mal por não estarem fazendo o suficiente? Narração a apresentação de Gale Straub.

DURAÇÃO: 38 minutos

LEIA TAMBÉM: 9 dicas para manter uma alimentação vegetariana (ou vegana) em viagens

Begginers – Out There

No bom e velho formato de storytelling, o podcast Out There tem como premissa explorar grandes questões através de histórias íntimas – é quase como estar escutando a um audiobook. Nessa faixa bônus, por exemplo, Willow Belden traz histórias como a de Natasha Buffo, uma viajante solo, psicóloga e apaixonada por mochilões para contar seus momentos marcantes pelo mundo. Tambem tem Ashley White, que relata seu maior perrengue quando seu filho se machucou em seu primeiro mochilão, e Jessica Taylor, que reflete e explora as lições e circunstâncias de viver uma vida na estrada.
DURAÇÃO: 35 minutos

PODCASTS DE VIAGEM

Oaxaca – Love & Passports

Dana Givens dá emoção e sensibilidade à cidade mexicana de Oaxaca através de um belo storytelling sobre suas experiências e principalmente sobre o Dia dos Mortos, o evento mais tradicional, colorido e festivo do país. Saindo da leitura, na metade do episódio a apresentadora faz um compilado de dicas sobre onde ficar, o que comer e o que fazer por lá – e onde aproveitar as melhores doses de Mezcal e Tequila.

DURAÇÃO: 22 minutos

LEIA TAMBÉM: México: 10 cidades coloniais pra incluir no seu roteiro

oaxaca
women-who-travel-podcast

How the Travel Industry Should Support Black Women

No embalo do movimento Black Lives Matter, que teve seu ápice nos Estados Unidos, o podcast semanal da The Conde Nast Traveler, apresentado pelas editoras Lale Arikoglu e Meredith Carey convidou personalidades fortíssimas como Whembley Sewell, editora executiva de Condé Nast’s Them, que celebra as histórias, pessoas e vozes da comunidade LGBTQ +, Jessica Nabongo, a primeira mulher negra a visitar todos os países do mundo, e Evita Robinson, fundadora da Nomadness Travel Tribe e Nomadness TV para ampliar as vozes negras, ouvir a prender não só sobre o movimento, mas também sobre a indústria elitista do turismo em que estão inseridas. Suas histórias de empoderamento, superação e racismo ainda nos dias de hoje são as pautas que conduzem o episódio.

DURAÇÃO: 41 minutos

How To Have Fun, Make Money and Travel The World With Seasonal Jobs – Zero to Travel

Com uma bagagem de mais de 15 anos na estrada, desapego total e muitos trabalhos pelo mundo, Jason Moore compartilha suas experiências sobre como se tornar um viajante em tempo integral e busca através do podcast compartilhar dicas (suas e de seus colegas do mundo) para inspirar a todos. Neste episódio a convidada Susan Shain explora a faceta dos trabalhos sazonais com passo a passo de como, por que, por onde começar e mais sobre aproveitar o melhor dessa vida nômade.

DURAÇÃO: 54 minutos

zero-to-travel-podcast

Tem o costume de ouvir podcasts? Indique pra gente seu episódio favorito relacionado a viajar aqui nos comentários!

Pietra Palma

Estudante de jornalismo e aspirante a viajante profissional aqui no Carpe Mundi. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer uma nova cultura, um novo lugar, um novo espaço. Gosta de colecionar momentos e pedaços desses caminhos através da escrita e acredita que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo