méxico


México: 10 cidades coloniais pra incluir no seu roteiro

Sim, a gente adora o Caribe de Cancún e Playa del Carmen, mas o México vai bastante além.

A colonização espanhola deixou uma interessante fusão com a cultura local em cidades coloniais lindinhas, com chão de paralelepípedo e praças amplas arborizadas. Nelas você vai a fundo nessa nação caótica pero no mucho, com personalidade forte, sabores ardidos, história riquíssima e cores vibrantes. Veja 10 cidades coloniais no México pra incluir no roteiro.

Cidades coloniais no México

San Miguel de Allende

Aposentados, artistas e escritores americanos e canadenses tem uma afeição especial por essa cidade – cerca de 20% da população é estrangeira, fora os turistas de todas as partes. Todos transitam em hamornia pelos 24 quarteirões estreitos de casinhas coloniais bem conservadas, com construções históricas como a bela Paróquia de San Miguel Arcángel, jacarandás em flor, lojinhas, mercados, galerias de arte e bons restaurantes. Pra ninguém botar defeito.

LEIA O POST COMPLETO SOBRE SAN MIGUEL DE ALLENDE AQUI

viagem-san-miguel-de-allende

Oaxaca

Encabeça a lista de cidades coloniais no México mais lindinhas. Seu centrinho charmoso se dá ao redor do Zócalo, a enérgica praça central, cheia de artistas de rua e bancos encimados por árvores. Tem atrações de peso como o Museo de las Culturas, dentro do antigo Convento de Santo Domingo, do século 16, e ruínas da civilização zapoteca. E é ainda apontada como a capital gastronômica do México, com sabores que você só vai encontrar ali.

Querétaro

Das cidades coloniais no México, este é um antigo povoado de mineradores de prata, que viveu momentos históricos contundentes com a execução do Imperador Maximiliano. No centro histórico brilham os “andadores”, boulevares reservados a pedestres, pracinhas arborizadas, igrejas e restaurantes com arquitetura que mistura estilos mouro e barroco. Todo mundo quer se hospedar no La Casa de la Marquesa, uma casa-palácio de 1756 com decoração suntuosa de época.

Puebla

Pertinho da Cidade do México, Puebla pode ser a primeira parada para um contato mais veemente com as raízes do país. Fundada em 1532, a cidade tem mais de 70 igrejas e mil construções históricas, muitas delas cobertas pelos azulejos em estilo talavera, que a cidade ficou famosa por produzir. A culinária também é bem singular – prove o mole poblano (potente mistura de chocolate, pimentas e especiarias).

puebla-mexico

Morelia

Cidades coloniais no México: ainda poucos viajantes estrangeiros descobriram Morelia, então é a chance de se deparar com uma joia colonial que não foi invadida pelo turismo. Fachadas barrocas e arcadas enfeitam as ruas de pedra, que desembocam na inspiradora catedral e numa das mais antigas universidades das Américas. Lojinhas de doces, hotéis, cafés, museus, taquerias e bares em terraços estão dispostos ali.

Cidades coloniais no México:

San Cristóbal de las Casas

No sul do país, no estado de Chiapas, a cidade está num vale rodeado de montanhas forradas de pinheiros, fazendas de café e aldeias tradicionais da etnia tzotzil maia, que ainda preservam seus costumes. No centrinho, bastante turístico há algum tempo, você cursa ruas de casas coloridas cheias de bares, restaurantes e lojas, graças a uma galera descolada que aportou ali. A igreja mais bonita é o Templo de Santo Domingo, do século 16, com exterior barroco e interior coberto de ouro.

Guanajuato

Pertinho de San Miguel de Allende e Querétaro, essa pequena cidade do século 16 foi fundada graças às ricas jazidas de ouro e prata da região. Lá estão mais predinhos coloniais bonitos, o Museo Casa Diego Rivera, onde nasceu o artista, belos teatros e igrejas e uma grande população universitária que anima as noites.

LEIA TUDO SOBRE GUANAJUATO AQUI

guanajuato, cidades coloniais no méxico

Mérida

Entre as cidades coloniais no México, é uma das mais conhecidas. Capital do estado de Yucatan, que guarda com orgulho suas heranças maias e tem impecáveis construções esbranquiçadas. Além de charmosa e cheia de atrativos, é base para visitar as ruínas e praias da região, como Chichén Itzá.

merida-mexico

Cidades coloniais no México:

Cuernavaca

Esta cidade de jardins verdejantes e bem cuidados era um refúgio de ricos e poderosos nos séculos 18 e 19, que deixaram grandes mansões e haciendas. Suas atrações florescem ao redor e além da Plaza de Armas, como o Museo Regional Cuauhnáhuac, situado no antigo palácio do conquistador espanhol Hernán Cortés, e a bela Catedral de la Asunción de María, o principal templo do lugar.

Campeche

Na Península de Yucatan, é uma das mais fotogênicas cidades coloniais no México, cercada por partes de uma muralha com baluartes que guarda ruas de pedra, construções em tons pastéis e mansões espanholas construídas nos séculos 18 e 19.

campeche, cidades coloniais no méxico

campeche, cidades coloniais no méxico

A autora

Betina Neves

Betina Neves

Editora do Carpe Mundi, viaja pra trabalhar e trabalha pra viajar. É jornalista freelancer e já escreveu pra Viagem e Turismo, ELLE, Claudia, Vamos LATAM, Superinteressante, Cosmopolitan, VEJA São Paulo, Folha de S. Paulo, entre outras publicações.


Instagram

Há 2 comentários para “México: 10 cidades coloniais pra incluir no seu roteiro

  1. Olá! Vou passar dez dias entre Playa del Carmen e Tulum, mas gostaria muito de dedicar uns dois- três dias a alguma cidade colonial no Mexico. Adorei Cartagena e por isso fiquei encantada com as imagens deste post. Oaxaca e Guanajuato parecem ser incríveis, mas são bem distantes…Vi que as mais viáveis (ao menos de carro) em distância são Merida e Campeche. Sendo que Campeche que me pareceu mais bonita está a 5 horas de Tulum. Acham que Campeche vale a pena? Pelo que vi, apesar de linda, a cidade é pouco turística e não achei quase nada em blogs sobre. Vocês tem conhecimento de ter bons restaurantes ou barzinhos charmosos? Enfim, gostaria de saber se vale a pena a visita, se ainda que seja tranquila e pacata, é simpática e tem bons serviços que justifiquem a ida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *