Nem sempre pegar o avião ou carro e embarcar numa nova aventura é uma opção. A boa notícia é que filmes e documentários também conseguem te transportar para destinos, cenários e viagens no conforto da sua casa.

Aqui, nossa seleção especial de 21 filmes e documentários para quem gosta de viajar disponíveis na Netflix.

LEIA TAMBÉM: 10 séries na Netflix pra viajar junto com seus enredos e cenários

21 filmes e documentários para quem gosta de viajar na Netflix

Uma Caminhada na Floresta

Trilha dos Apalaches, EUA

Em uma mistura entre os gêneros de comédia e aventura, os amigos de meia-idade, em plena crise existencial, Bill e Katz, ingressam em uma jornada de meses por uma das maiores trilhas dos Estados Unidos, a Trilha dos Apalaches, de mais de 3 mil quilômetros, do sul da Georgia ao Maine. Os takes registram muito da flora estadunidense com bosques, pinheiros e carvalhos, morros, e consequentemente, lindas paisagens – do sol à neve.  

Mistério no Mediterrâneo

Monte Carlo, Mônaco

Filmes e documentários para quem gosta de viajar: o que era uma viagem de lua de mel atrasada e mal programada já no avião se torna uma verdadeira aventura quando Nick e Audrey, interpretados por ninguém menos que Adam Sandler e Jennifer Aniston, fazem amizade com o milionário Charles Cavendish, que os convida para embarcar em seu navio por Mônaco. Mais adiante, a embarcação se torna cenário de uma investigação de assassinato à bordo. Em uma narrativa de suspense, o que faz brilhar os olhos é a direção de fotografia das paisagens de Monte Carlo, suas falésias, seu mar azul, suas mansões de luxo.

Comer, Rezar e Amar

Roma, Bali, Índia

Julia Roberts, no papel de Liz Gilbert, parecia estar vivendo uma boa vida: casada, no auge da carreira, bem endinheirada… Até que o divórcio, a mudança e a confusão a fazem partir numa jornada pelo mundo. Em sua aventura solo, experimenta comidas, crenças e amores inesperados nas diferentes culturas da Europa e da Ásia, de Roma a Índia e Bali. 

Mamma Mia

Grécia

Prestes a casar, a jovem Sophie, Amanda Seyfried, encara a tentativa de descobrir quem é seu pai, e aí o clássico dos musicais, que também tem Meryl Streep de protagonista, se desenvolve. O azul do mar da Grécia, as casinhas caiadas de branco e o clima de tranquilidade da bela ilha de Skopelos fazem a gente embarcar junto na aventura cantada.

Passageiros

O espaço

O conceito de viagem aqui é um tanto quanto diferente. É, na verdade, uma jornada no espaço, em um contexto onde pessoas selecionadas foram isoladas em cápsulas para poderem acordar, décadas depois, num novo planeta. Acontece que um passageiro acordou muito antes do previsto e o telespectador viaja com ele pelas andanças pela nave.

21 filmes e documentários para quem gosta de viajar na Netflix

O Regresso

Argentina, Ushuaia

O filme campeão dos prêmios de melhor ator, melhor diretor e melhor fotografia de 2016 é ambientado em 1822 no extremo oeste dos Estados Unidos e mostra a árdua jornada de Leonardo DiCaprio, na pele do caçador Hugh Glass, de ser abandonado na floresta por seu companheiro após um ataque de urso. Florestas coníferas, riachos, bastante neve, pôres do sol e paisagens remotas perfeitas são o background do longa. O que poucos sabem é que, na verdade, grande parte do enredo foi gravado na Argentina, em Ushuaia, a porta de entrada para a Antártica.

La La Land

Los Angeles, EUA

Em um musical sediado em Los Angeles, o pianista Sebastian e atriz Mia, Ryan Gosling e Emma Stone, se apaixonam e começam uma jornada atrás do sucesso nas carreiras enquanto vivem um romance. Os lugares mais marcantes do filme podem ser visitados em uma viagem à Los Angeles, como as pontes da primeira cena, a Century e Harbor Freeways, e o mirante que se tornou capa do filme, o Cathy’s Corner. Leia mais sobre o que fazer em Los Angeles aqui.

Amazônia

Rio de Janeiro e Floresta Amazônica

A grande estrela desse filme é o macaquinho Castanha, que nasceu e viveu grande parte da sua vida no Rio de Janeiro. Mas sua vida vira de cabeça pra baixo quando ele é vendido para um circo, e no caminho, se envolve e um acidente aéreo e é solto em plena Amazônia. Os takes você já pode imaginar: muito drone, animais exóticos e uma imensidão verde. E, se der vontade de viajar de verdade para os cenários depois, comece a planejar a viagem lendo nosso post de programas imperdíveis em Manaus e de lá para a Floresta Amazônica.

amazonia-filme
passeios-na-amazonia

Escalando Dawn Wall

Yosemite, EUA

Um documentário eletrizante que conta mais sobre a aventura de Tommy Cadwell e Kevin Jorgeson, dois escaladores profissionais que se sentiram desafiados e motivados a escalar uma das formações rochosas mais difíceis do mundo: a Dawn Will, em Yosemite, na Califórnia. Se não bastasse as lindas imagens do Parque Nacional de Yosemite, os acontecimentos além da escalada também rendem fortes emoções. Mini spoiler: eles acabam virando reféns de uma milícia local.

O Turista

Paris, França, e Veneza, Itália

Johnny Depp, um norte-americano com o coração partido, e Angelina Jolie, uma agente secreta da Interpol, vivem um romance perigoso e improvável entre os canais e ruelas de Veneza com cenas de drama, comédia e ação. Ali, o longa consagrou o lindo Hotel Danielli, fachada principal do filme. A história, que começa em Paris, também tem cenas clássicas parisienses, como a em que Elisa, personagem de Angelina, toma um café no clássico Le Nemours, na Place Colette. Veja mais sobre os melhores cafés de Paris aqui.

Mountain

Nepal, Nova Zelândia, Áustria, Antártida

Aqui o foco não é em apenas uma aventura isolada, mas em uma série de lugares de pura adrenalina e imagens chocantes das maiores e mais desafiadoras montanhas espalhadas pelo mundo – poucas delas identificadas. Grande risco de vertigem com escaladores profissionais arriscando suas vidas nos picos.

National Parks Adventure

Parques Nacionais do EUA

Entre acampamentos improvisados, caminhadas, escaladas e muitos amigos no decorrer do caminho, Robert Rodefort viaja pelas paisagens de Parques Nacionais dos EUA buscando por aventuras. São cachoeiras, formações rochosas e tapetes de árvores vistos de diferentes perspectivas. 

Tales by Light

Papua Nova Guiné, Alasca, Nova Zelândia, Etiópia, Nepal, Butão

Filmes e documentários para quem gosta de viajar: esse documentário fotográfico é estrelado por três grandes personalidades da fotografia, Darren Jew, Art Wolfe e Krystle Wright. Uma parceria entre a National Geographic e a Canon, não precisa nem falar que tem direção de arte cativante, né? Te transporta através de suas imagens pelo mundo, que carregam energia e sensações, rituais, culturas, paisagens e experiências.

tales-by-light-netflix

Turismo Macabro

Japão, Myanmar, Nova Zelândia…

Turistas podem ser bem ousados em suas escolhas para explorar o desconhecido. Indo na contramão dos destinos encantadores, o jornalista David Farrier sai da sua zona de conforto para investigar o turismo macabro, um fenômeno global em que viajantes decidem tirar suas férias em lugares associados à morte e destruição – visitas à lagos radioativos, zonas de guerra, expedições macabras e mais.

Paul Hollywood’s

Itália, Alemanha e França

A bordo de diferentes veículos (do tuk tuk à Ferrari), Paul Hollywood’s, chef e piloto de corrida nas hora vagas, encara a viagem de 6 dias entre a Itália, a Alemanha e a França por mais de 1600 quilômetros para curtir a experiência dos mais diferentes transportes, seus donos e histórias, descobrindo que se pode entender bastante da cultura de um país através das suas escolhas e predominâncias automobilísticas.

Expedition Happiness

EUA, Canadá e México

Um documentário inspirador e reflexivo sobre um casal, uma compositora (que inclusive assina a trilha sonora do filme) e um fotógrafo, que deixam tudo para trás, adaptam um ônibus escolar e saem nas estradas da América do Norte em busca de um novo sentido para a vida e uma felicidade mais genuína. Os cenários de cair o queixo entre os EUA, Canadá e México podem te fazer sair em uma roadtrip em breve.

21 filmes e documentários para quem gosta de viajar na Netflix

Café, Almoço e Jantar

Los Angeles, Marrakech, Vancouver, Camboja

Indo para um linha mais gastronômica e divertida, o chef David Chang pega a estrada com famosos e exploram pratos típicos de Vancouver, no Canadá, ao Camboja no Sudeste Asiático, indo para além do gosto e atravessando culturas através de cada garfada.

Jane, a Mãe dos Chimpanzés

Tanzânia, África

Este documentário emocionante mostra imagens exclusivas da primatóloga Jane Goodall, em 1960, no início de sua trajetória de estudo e descoberta sobre os chimpanzés a serviço da National Geographic Society, no Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia. Hoje, com 85 anos de idade, a pesquisadora é considerada a maior especialista do campo, e grande parte do seu processo, está registrado em câmeras. 

Jack Whitehall: Travels with My Father

Sudeste Asiático

Filmes e documentários para quem gosta de viajar: em uma empreitada em família, o humorista famoso nos EUA, Jack Whitehall, leva seu pai (um tanto quanto rabugento) em suas viagens ao redor do mundo para estreitar laços e viver experiências de uma ótica diferente: em família. Os dois passam por perrengues em hostels, mas também por experiências de luxo carregadas de cultura entre paisagens cênicas do Sudeste Asiático.

Antes de Partir

China, Índia, Egito

Morgan Freeman e Jack Nicholson interpretam dois homens de meia idade que acabam por se tornarem companheiros de quarto em um tratamento experimental contra o câncer. Enquanto um trabalha como mecânico, o outro é, um rico empresário é dono do próprio hospital. Ao descobrirem que teriam poucos meses de vida, criam uma lista de desejos a se realizar e caem na estrada a fim de aproveitar com emoção e aventura os momentos finais, que incluem andar de moto na Muralha da China, visitar as pirâmides do Egito e explorar o Taj Mahal.

Farol das Orcas

Patagônia Argentina

As paisagens da Patagônia Argentina, mais especificamente da Península Valdés, são os cenários mais bucólicos, inspiradores e renovadores que você vai ver. O enredo envolve a mãe de um garoto autista que embarca nessa jornada esperando que a interação com as baleias e as lindas paisagens do sul os ajudem a encontrar novamente as emoções – e o encontro com um solitário trabalhador em um parque nacional dá o tom da história.

Pietra Palma

Estudante de jornalismo e aspirante a viajante profissional aqui no Carpe Mundi. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer uma nova cultura, um novo lugar, um novo espaço. Gosta de colecionar momentos e pedaços desses caminhos através da escrita e acredita que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo