ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA EM VIAGENS

Viajar, quando se segue qualquer dieta específica, pode ser um desafio. Mas que a cada dia fica mais fácil: cardápios e restaurantes orgânicos, gluten-free, sem lactose, e, especialmente, vegetarianos e veganos, não param de crescer – e virar moda – mundo afora. O que é uma vantagem e tanto. Mesmo assim, vale contar com certo planejamento na hora da comida para que as refeições não acabem sendo uma luta, ainda mais se estiver viajando com pessoas que não compartilhem da sua dieta. Veja aqui 10 dicas essenciais para manter uma alimentação vegetariana em viagens – ou mesmo vegana, como no meu caso.

1) Não se desespere! Keep calm and stay veggie

Sejam em viagens nacionais ou para o exterior, se você se planejar, tudo dará certo. A dieta vegetariana nunca esteve tão em alta, com o número de adeptos crescendo e e crescendo: de acordo com o Meat Atlas 2014, já são 375 milhões de vegetarianos no planeta. Essa tendência, obviamente, só vem aumentando a demanda para novas opções veggies em cafés, bares, restaurantes, hotéis e supermercados mundo afora. Tanto que a revista The Economist declarou 2019 o ano do vegano. Em outras palavras: nunca foi tão fácil ser veggie.

2) Pesquise, planeje-se e avalie

Pesquisar os lugares que você pretende visitar e já fazer uma listinha de favoritos da viagem pode ser uma boa. Você terá uma ideia mais concreta do que esperar do destino e também poderá encontrar opções que se encaixem nas diferentes dietas. Por incrível que pareça, em praticamente qualquer restaurante é possível encontrar pratos veganos no cardápio (o McVeggie é uma prova disso!). Dos mais elaborados às simples saladas: recomendo contatar o restaurante elogiando as variedades do menu ou mesmo sugerindo novas receitas veggie – o mesmo em sites de avaliações como o TripAdvisor, incentivando o crescimento do universo de alimentação saudável (leia o item abaixo). Afinal, não é porque você é veggie que não pode ser foodie também!

aplicativos-celular-comida-viagem

3) Use e abuse dos aplicativos

O Google Tradutor conta agora com uma opção nova que traduz instantaneamente, na sua câmera do smartphone, qualquer texto. Muito útil para ler cardápios e embalagens. Já o Happy Cow é considerado o guia oficial de vegetarianos e veganos viajantes por ser uma ótima plataforma para encontrar restaurantes e mercados verdes por aí. No Yelp e no TripAdvisor, aplicativos de avaliações em geral, dá pra usar um filtro para categorias de restaurantes como ‘vegetarian’ e ‘vegan’. O Vegaholic vai além do básico e tem um guia para bebidas alcoólicas veganas. Fácil, rápido e funciona offline.

LEIA MAIS: 13 aplicativos que vão dar um up no conteúdo do seu perfil do Instagram

4) Confira grupos veggies no Facebook

Antes de embarcar, confira grupos veggies dos países ou cidades que você irá visitar no Facebook. Por exemplo, se você pretende viajar para diversas cidades na Austrália, procure por “vegans in Australia/Sydney/Melbourne” e etc. Apesar do trabalho, vale entrar nos grupos e pedir por dicas: as comunidades vegetarianas e veganas conhecem suas cidades como ninguém e não costumam negar ajuda a outros adeptos de dietas verdes.

receitas-veganas-viagens

5) Viaje preparado!

Nunca viaje sem seu kit de sobrevivência veggie. Sabe todas aquelas comidinhas que você adora adicionar nas suas refeições do dia a dia? Sejam oleaginosas, sementes ou levedura nutricional, fica muito mais fácil levá-las em pequenas quantidades na sua mala. Assim, você estará preparado para qualquer situação, sem precisar se preocupar se um simples macarrão ao sugo, por exemplo, vai ter todas as propriedades saudáveis necessárias. Além disso, vale levar também talheres reutilizáveis para facilitar a refeição de itens comprados no supermercado – eu sempre tenho os meus às mãos. Também é conveniente levar recipientes para guardar lanchinhos. Eles ajudam a economizar durante a viagem e são muito úteis.

6) Avião? E agora? Notifique a companhia sobre a sua alimentação vegetariana ou vegana

Você sabia que em voos de longa distância qualquer pessoa pode pedir uma refeição especial? Independentemente da dieta seguida, toda a companhia aérea terá algo para você. Normalmente, para os veggies, as empregas oferecem opções ovolactovegetarianas e veganas, que eu sempre peço. Não perca tempo e reserve sua comida até 72 horas antes do voo, o limite pedido pela maioria das aéreas.

LEIA MAIS: Veja ideias (óbvias e nem tanto) de como passar o tempo dentro do avião

7) Leve em conta possíveis facilidades na acomodação

O ideal para poder manter a sua dieta durante a viagem é ficar numa acomodação que possua uma cozinha legal disponível para você, ou seja, optar por um apartamento alugado no Airbnb, ou que tenha um restaurante com opções veggies no cardápio. Alugando um espaço seu, você poderá deixar suas comidinhas na geladeira, grelhar algo rapidamente e, além de tudo, economizar. Escolhendo um hotel com cardápio adaptado, conta com facilidades na alimentação vegetariana em viagens sem precisar se preocupar com o que vai comer em cada refeição.

VAI ALUGAR APARTAMENTO NO AIRBNB? GANHE R$ 130 DE DESCONTO AQUI (válido apenas para novos usuários)

airbnb-paris

8) Sem saída? Dicas universais que funcionam em qualquer situação

Nenhuma das dicas acima funcionou? Já não aguenta mais comer salada ou macarrão ao sugo? Procure, então, restaurantes que tenham sempre opções veggies (sem nem mesmo anunciá-las). Os árabes oferecem húmus, babaganoush, tabule e pão sírio. O falafel também pode ser uma opção ótima. Nos chineses, pratos com tofu e legumes no alho e olho são boas saídas. Restaurantes tailandeses tem currys vegetarianos e veganos (um pouco apimentados), mas sempre deliciosos. Nos indianos, sempre há opções com lentilha e grão de bico. Muitos restaurantes também oferecem as entradinhas como samosas e pakoras veganas.

9) Siga outros veganos e vegetarianos viajantes

Acompanhar a comunidade veggie em redes sociais motiva, inspira e ajuda muito nas viagens. Quantas vezes você não salvou receitas, fotos e dicas de influencers envolvendo alimentação saudável? Acompanhar criadores de conteúdo que viajam frequentemente e que também seguem uma dieta vegetariana ou vegana vai te ajudar a planejar os cafés, bares e restaurantes que você pretende visitar nas férias e ainda montar seu roteiro de viagem. Eu mesma posto uma série de dicas veganas durante as minhas viagens pela Europa e pela Ásia no meu perfil. Também indico conferir a Ellie Bullen, do @elsas_wholesomelife, e a Hippie Lane, do @talinegabriel.

jess romano

talinegabriel

elliebullen

jessromano

ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA EM VIAGENS (OU VEGANA!)

A AUTORA

Jessica Romano

Apaixonada pelo meio ambiente, seu objetivo é despertar a sustentabilidade que existe em todos nós. Adora descobrir diferente sabores veganos pelo mundo e inspirar, positivamente, as pessoas a considerarem uma dieta mais saudável.

Deixe seu comentário

voltar ao topo