méxico


Restaurantes em Tulum: de açaí e sucos orgânicos a jantares hype

A gastronomia em Tulum reflete muito a vibe do destino: hipster, good vibes, natural, da moda, badalado. Não faltam lugarzinhos fotogênicos de sucos, açaís e kombuchas orgânicas a restaurantes chiquetosos servindo pratos ousados de alta culinária – mas sempre nessa pegada praiana despojada.

Restaurantes em Tulum: 10 endereços pra incluir no roteiro

Restaurantes em Tulum:

THE REAL COCONUT

É simplesmente *O* lugar pra experimentar um brunch tropical perfeito, num ambiente com vibes rústicas e praianas, olhando pro mar, no restaurante do hotel Sanara, com menu assinado pela chef e dona dos dois estabelecimentos Daniella Hunter. A cozinha sustentável não leva nada de glúten, leite ou açúcar refinado no cardápio – tudo é cozinhado com óleo de coco ou avocado. Pra uma refeição completa, vá de shot de suco detox seguido de torradas de avocado com ovo e pudim de chia com cacau cru.

Restaurantes em Tulum:

ROSANEGRA

O que marca o restaurante de comida latino-americana com filial também na Cidade do México e em Cancún é toda a experiência gastronômica por trás do serviço, da apresentação dos pratos e do exotismo de ingredientes – a mixologista passa de mesa em mesa perguntando as preferências dos clientes e montando drinks únicos que chegam em meio ao vapor do gelo seco, em copos de caveira e literalmente piscando, enquanto o menu principal tem opções de caranguejos do Alasca a cortes de carne de wagyu crua. No mais, ar de baladinha e a galera bonita e bem arrumada que vai a Tulum em busca de curtição. E uma conta que pode ficar salgada – mas vale seu preço.

Restaurantes em Tulum:

MATCHA MAMA

Quiosque de madeira pintado de branco com forro de palha, balanços pendurados em frente ao balcão e frases alegres espalhadas entre as plantas. É, talvez, um dos endereços mais fotografados da Riviera Maia pelo cenário gracinha, de Pinterest, que transpira essa vibe boa de Tulum que todo mundo busca – mas não que o matcha servido ali não seja bom, pelo contrário, o smoothie de matcha é fantástico! Quem não curte chá verde também pode pedir bowls de frutas, açaís e kombuchas.

Restaurantes em Tulum:

GITANO

Reproduz a ideia de um jantar-balada na selva num convidativo ambiente outdoor marcado por tochas de bambu, lustres e globos de festa pendurados nas árvores. O bar cuja arquitetura remete à fase colonial da Península de Yucatán serve mais de 50 bebidas que levam o mezcal de Oaxaca no mix. As extensas mesas de madeira são pra compartilhar – a ideia é mesmo de promover refeições mais interativas -, mas se preferir dá pra se acomodar em um dos sofazinhos a céu aberto. Os banheiros são iluminados à luz de velas.

Restaurantes em Tulum:

KIN TOH

Se o Azulik é o hotel mais cobiçado de Tulum, que transborda o conceito rústico-chique em sua arquitetura surreal de hotel de selva luxuoso, o Kin Toh é a mesma coisa no quesito restaurante. As disputadas redes onde todo mundo se joga pra assistir ao pôr do sol, as mesas que lembram ninhos quase que penduradas em cima da mata (cujo couvert é de US$ 1 mil por pessoa na alta temporada!), os pratos que propõe um mix da comida maia e mexicana através de experiências sensoriais… é daquelas refeições pra marcar a viagem, ainda mais se a ideia for o menu-degustação de quatro ou oito etapas. Se não estiver no apetite, fique apenas nos drinks observando o vai e vem badalado do local.

Restaurantes em Tulum:

KITCHEN TABLE

Se não ficasse em Tulum, não seria o restaurante com clima intimista chiquezinho onde é melhor fazer reserva pra garantir uma mesa. Rodeado pela selva e integrado com o verde, o glamour quase é quebrado pela rusticidade das instalações: construção que utiliza apenas materiais naturais da região, churrasqueira de madeira e caixas de gelo cheias de produtos frescos. Mas, já que estamos falando de Tulum, a vibe casa 100%. Fica ligeiramente mais afastado do centrinho povoado de turistas e mais próximo da Playa Pescadores e das ruínas do sítio arqueológico de Tulum – dependendo de onde estiver hospedado, chegar de bike não é uma opção, pois não há iluminação na estrada. Não aceita cartão: leve dinheiro.

Restaurantes em Tulum:

LA POPULAR

Se quiser escolher um só beach club em Tulum, que seja o do hotel Nômade, do restaurante de praia La Popular, inspirado nos mercados de peixe dos pueblos mexicanos onde valores como a pesca artesanal, os produtos locais e ecológicos e a sustentabilidade dos frutos do mar estão em alta. Sim, a comida e as bebidas são divinas, mas quase melhor ainda é o ambiente à beira-mar com mesas baixas em cima de tapetes pra comer sentado no chão de frente pro mar e pra decoração beach-boho do hotel que promove o bem-estar e nada mais.

hotel-nomade-tulum-mexico

Restaurantes em Tulum:

ARCA

Jose Luis Hinostroza, o chef, aprendeu com ninguém menos que o mestre René Redzepi, do premiado Noma de Copenhagen, numa temporada que passou em Tulum. O foco do Arca são os ingredientes tipicamente mexicanos, no melhor estilo farm-to-table, como o pão caseiro que sai fresquinho o dia todo, entrada de ervilhas picadas e aspargos grelhados e drinks criativos como o El Solar, que mistura mezcal, hibisco, xarope de pimenta e rum. O ambiente simples de madeira e velas é elegante, mas sem ser pretensioso.

Restaurantes em Tulum:

CHARLY’S VEGAN TACOS

Daqueles achados que superam muuuitas expectativas, o antigo food truck de tacos veganos evoluiu pra um agradável espaço aberto com plaquinhas motivadoras, pendentes redondos de palha e décor com caveiras entre as mesas de madeira, mas sem perder sua originalidade (a cozinha ainda funciona num caminhãozinho) e, sobretudo, o sabor: os quitutes são tão gostosos que mesmo quem diz não gostar da culinária vegana sai *amando* o lugar. Não deixe de provar o milho assado, os chips de banana-da-terra servidos sobre salada de repolho e quinoa, bem como os tacos e guacamoles com cogumelos Portobello. As sodas e kombuchas orgânicas e o bolo de manga de sobremesa são igualmente sensacionais.

Restaurantes em Tulum:

RAW LOVE

Tulum é casa de restaurantes veganos e gluten-free gostosos e também vai além: no Raw Love, os alimentos além de não levarem nenhuma proteína animal ou farinhas, são servidos no seu estado mais puro e primitivo: crus. E são uma delícia. Escondido entre a selva e a praia sob a sombra das palmeiras no hotel Ahau Tulum, o quiosque fofo com redes pra deitar serve smoothies, iogurtes, bolos de fruta e várias iguarias saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *