tailândia


Como fazer uma Sak Yant, a tatuagem sagrada budista da Tailândia

As tatuagens sagradas Sak Yant são feitas no Sudeste Asiático há pelo menos 2 000 anos, antes aplicadas em guerreiros do Império Khmer pra trazer sorte e poderes místicos.

VEJA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE A TAILÂNDIA AQUI

Como fazer uma tatuagem sagrada na Tailândia: as tatuagens são baseadas em desenhos geométricos que incorporam salmos budistas e representações religiosas que evocam poder, proteção e benção. As Sak Yant são originalmente feitas por monges budistas com bambu ou uma agulha de metal comprida chamada khem sak. As Sak Yant mais comuns são:

gaoyord-tattoo

Gao Yord

É feita normalmente nas costas, perto do pescoço. Ela representa os nove picos do Monte Meru, onde vivem os deuses hindus, e contém 9 representações de Buda. É a mais forte das Sak Yank.

Hah-Taew-Yant

Hah Taew Yant

Cinco linhas sagradas que protegem contra os maus espíritos, má sorte e pessoas mal-intencionadas, além de  trazer energia boa, sucesso e carisma.

Hanuman

Hanuman

Representa bravura e coragem. Hamunan é o deus-macaco do hinduísmo e é cultuado como um símbolo de força física, persistência e devoção.

Paed Dan

É uma circunferência com oito representações de Buda em cada metade e mantras que protegem aqueles que viajam.

Como fazer uma tatuagem sagrada na Tailândia:

EXPERIÊNCIA 1: WAT BANG PHRA, EM BANGKOK

A 50 km de Bangkok, o Wat Bang Phra é o local mais tradicional de formação dos monges tatuadores, famoso por sediar em março um festival que recebe o pessoal pra “recarregar” o poder das tatuagens. O templo está aberto todo dia (durante a semana fica mais vazio), é só chegar. Vá até o Bangkok Sai Tai Taling Chan Southern Bus Terminal e pegue um ônibus até Nakhon Chaisi. Desça na cidade (depois do mercadão Tesco, uma espécie de Walt Mart) e negocie com os tuk tuk a ida até o Wat Bang Phra pra fazer sua tattoo. O ideal é chegar no máximo às 9h (saindo umas 6h30 de Bangkok está ok) e ir com joelhos e ombros cobertos.

Wat-Bang-Phra-templo

Como fazer uma tatuagem sagrada na Tailândia: o lugar tem várias estruturas diferentes e uma salada de sincretismo que mistura hinduísmo, budismo e influências da cultura tailandesa e chinesa. Adentrando-o você vai ver várias áreas com monges tatuando. Escolha o que te passar a energia melhor (ou o que tiver menos fila) e compre uma cestinha por 70 baht (cerca de US$ 2) com flores, incenso e cigarros pra oferecer ao monge (não se paga mais nada além disso). E, aí, tire os sapatos e sente-se na fila. Quando eu estive lá (em dezembro de 2015) havia tanto mulheres quanto homens (como monges não podem tocar mulheres, eles usam luvas) e pouquíssimos turistas.

Em alguns casos é possível escolher o desenho (se você quiser uma específica leve uma foto e veja se ele concorda) – como quase nenhum fala inglês, não rola muita conversa. Você pode tentar apontar o local do corpo que quer, mas muitas vezes eles só permitem que seja nas costas. Dói bastante, mas o processo é bem rápido – a minha durou tipo 15 minutos. No fim o monge faz uma benção e uma oração. Quem aguentar pode fazer quantas quiser no mesmo dia – é só pagar outra oferenda e entrar de novo na fila. A higiene é incerta. Ele meio que só passa um álcool na agulha quando termina. Mas o ritual é intenso e emocionante.

As tatuagens são menos profundas do que as feitas com máquina, então não precisa usar papel plástico em cima – basta passar uma pomada tipo Bepantol. Cuidado com o sol é sempre bom na primeira semana, depois é só passar filtro solar. Os budistas acreditam que para o poder da tatuagem ser efetivo você deve seguir os 5 preceitos da religião: não matar, não roubar, não mentir, não beber e não apresentar “conduta sexual ilícita” (tipo adultério).

sakyant

Como fazer uma tatuagem sagrada na Tailândia: onde mais eu posso fazer a tattoo em Bangkok?

Me foi muito bem recomendado o Arjan Neng. Vá até o estúdio dele no horário em que está aberto ou mande um email pra arjanneng@hotmail.com pra agendar.

Como fazer uma tatuagem sagrada na Tailândia:

EXPERIÊNCIA 2: SAK YANT CHIANG MAI, EM CHIANG MAI

Foi minha experiência mais recente, em dezembro de 2017, e a que eu mais recomendo. Essa empresa basicamente organiza e faz a intermediação entre os monges (ou ex-monges) e os estrangeiros. O custo é 2000 baht, cerca de R$ 200. Você reserva e paga 1000 baht de entrada pelo site e escolhe seu horário (eu marquei tipo uma semana antes de chegar em Chiang Mai). Você chega no estúdio e eles te dão um “cardápio” de opções de tatuagens, com significados – tem muitos desenhos liiindos que eu nunca tinha visto. Aí, você entra numa salinha com o monge, toda enfeitada com budas e tapetes, e conversa com ele (com ajuda do carinha do estúdio, que fala inglês) sobre o que você quer e onde quer.  Você pode também deixar que ele escolha para você o desenho de acordo com a sua intenção em recebê-lo.

A tattoo foi feita com a mesma agulha de metal do Wat Bang Phra, e também foi super rápido. A diferença aqui é a higiene: é uma agulha usada só em você, e o monge utiliza luvas. No fim, há uma benção e oração. Eu considero essa experiência mais prática e limpa e igualmente interessante, mesmo não tenho sido feita num templo. Apesar de eu ter tido uma experiência legal no Wat Bang Phra, tenho lido resenhas controversas sobre o que rola lá. Tanto é que eu não quis voltar, preferi procurar outro local para fazer minha segunda Sak Yant. O site da Sak Yant Chiang Mai tem bastante informação sobre a tatuagem sagrada na Tailândia, vale dar uma lida.

sak-yant-tailandia

A autora

Betina Neves

Betina Neves

Editora do Carpe Mundi, viaja pra trabalhar e trabalha pra viajar. É jornalista freelancer e já escreveu pra Viagem e Turismo, ELLE, Claudia, Vamos LATAM, Superinteressante, Cosmopolitan, VEJA São Paulo, Folha de S. Paulo, entre outras publicações.


Instagram

Há 33 comentários para “Como fazer uma Sak Yant, a tatuagem sagrada budista da Tailândia

  1. Oi Betina, tudo bem?
    Bom, vou pra Tailândia em abril e como um adepto à tatuagens, claro, não posso deixar de fazer uma Sak Yant por lá. E na minha busca por opiniões de onde fazer e como chegar até o templo, encontrei aqui a melhor explicação.
    A única coisa que fiquei em dúvida é, você foi até ao Bangkok Sai Tai Taling Chan Southern Bus Terminal de taxi? É fácil se comunicar e o taxista entender o local? Tem que avisar ao motorista onde quero parar ou eles param obrigatoriamente em um terminal em Nakhon Chaisi? Pra voltar foi fácil? Quanto tempo durou mais ou menos essa experiência (saida e volta à Bangkok)? E por último, você acha que se for de taxi, fica tão mais caro assim?
    Desculpe pela chuva de perguntas, mas se puder responder, ficarei muito agradecido.
    Um abraço

    1. Oi Junior!
      Eu fui até o terminal de Bangkok de ônibus, mas dá pra ir de táxi tranquilo, os taxistas conhecem o terminal de ônibus. Pra se comunicar com eles é melhor é pedir pra alguém do seu hotel escrever o nome em tailandês ou mostrar o lugar que você quer ir na tela do celular. Fala para o motorista do ônibus que você quer ir pro Wat Bang Phra (fala tatoo que eles sabem), ele vai te dizer onde descer. Eu saí umas 7:30 de Bangkok e voltei lá pras 14h, mas estava com várias pessoas e ficamos passeando um tempo no templo também. A volta é tranquila. Eu não cotei a viagem com um taxista mas com certeza fica mais muuuuuuito mais caro. Esse jeito que eu expliquei é o mais barato possível 🙂

  2. Olá Betina, como vai?
    Você foi pra Tailândia por uma agência ou programou a viagem sozinha?
    Gostaria de ir em Julho, mas estou meio perdida. Obrigada.

  3. muito legal post, estou indo agora em julho e vou fazer a sak, gostaria de saber como ficou a tatoo depois de um tempo, ficou igua ou desbotou.

    obrigado

    1. Oi Marcos! Que bacana! Então a minha ainda está ok, mas fiz há menos de um ano. Ela é menos profunda do que uma tatuagem de máquina, então naturalmente vai desbotar mais rápido. Pode ser que depois de alguns anos você tenha que retocar.

    1. Oi Duda. Não tenho certeza. No templo eles não perguntam sua idade nem pedem nenhum documento, então imagino que não tenha. Nos estúdio tem que ter 18 anos pra fazer uma sem o responsável, como aqui no Brasil.

  4. Olá Betina tudo bem?
    estou com uma dúvida, estou programando de ir para a Thai, e assisti em um programa de viagem que tatuagens são proibidas dentro dos templos, tendo que se vestir para cubri-las, para poder entrar neles, você sabe se isso é verdade?

    1. Oi Lucas! Que eu saiba isso não é verdade não (aliás, como poderia ser, sendo que os próprios monges têm tatuagens?). A única regra é cobrir os ombros e joelhos pra entrar nos templos!

  5. Oi, Betina!
    Estou indo pra Bangkok em setembro e gostaria muito de fazer uma tatuagem dessa!
    Gostaria de saber algumas coisas:
    * Pelo o que você narrou aqui, pareceu relativamente simples chegar no local e ter a tatuagem feita… Gostaria de saber se é apenas chegar la, entrar na fila e esperar! Como ficarei poucos dias na cidade e gostaria realmente de fazer a tattoo, gostaria de saber dos riscos de não conseguir realizar esse desejo.
    * Comparado a dor de a tatuagem convencional, quão doloroso é esse processo?
    * Você não teve nenhuma complicação com sua tatuagem?
    Parabéns pelo post, muito interessante!

    1. Oi Betina tudo bem? Sim, é bem simples chegar. Se você quiser simplificar o processo, peça para o seu hotel agendar um táxi pra te levar e buscar. Vai ser mais caro mas te economiza tempo. Lá é só chegar, escolher um monge e fazer. Doeu bastante, mais do que as outras que eu tenho, mas foi muito rápido, tipo 15 minutos. E nessa parte da nuca doi bastante mesmo. Não tive nenhuma complicação. Espero que você consiga fazer a sua!

  6. Ola…excelente post!!! Mas com relação à parte sanitária??? Eles usam as mesmas agulhas em todos? So passam alcool na agulha entre uma tattoo e outra?

  7. Oi Betina! Estou indo para Tailândia daqui a 23 dias. Eles cobram para fazer o agendamento com um monge e ele separar um agulha para mim? Tenho um pouco de receio com relação a higiene…

    1. Oi Amanda! Nesse templo eu acho que não. Em Chiang Mai você pode ir no templo Wat Pha Bong e perguntar para os monges (pergunte pelo monge Thap) sobre monges que tatuam, eles costumam indicar. Se não, pergunte no seu hotel.

  8. Oii Betina, td?? Vou ir para Tailandia, e quero muito fazer uma Sak. Nao entendi direito quanto ao local da tatto. Nao posso escolher qual parte do corpo? pois gostaria de fazer nas costelas uma Hah Taew Yant. Tem como escolher qual desenho e qual parte do corpo? Obrigado

    1. Oi Nicolas!
      Então, nesse templo você pode tentar, mas normalmente eles só deixam nas costas.
      Mas você pode fazer a Sak com outros monges. Em Chiang Mai no Wat Phabong o monge Thap conhece muitos tatuadores.
      Você também pode perguntar no seu hotel.

  9. Olá Betina!
    Excelente post, obrigada pelas informações.
    Li em seus comentários que há a possibilidade de solicitar em seu hotel (bangkok) que um monge vá até o hotel e leve uma agulha só pra vc. Entendi certo? Saberia me detalhar mais sobre isso? Os traços da sua tatuagem ficaram finos, desbotou? Quanto à escolha dos desenhos, como funciona? eles que escolhem? você disse que a comunicação com os monges não eh boa, mas pra saber o significado do desenho, eles explicam? Desculpe pelo batalhão de perguntas, mas se você me responder, ficarei muito agradecida!

    Obrigada!
    Lilian

  10. Olá Betina,
    queria saber como está a sua tatuagem agora: desbotou?
    Ela parece que tem linhas mais grossas (ou menos finas) que uma tatuagem feita com máquina, confere?

    1. Oi Anna! Eu fiz a tatuagem em dezembro de 2015 e até agora ela está bem ok. O traço é diferente do de máquina, é todo pontilhado e mais grosso sim.

  11. oi,Betina,
    eu já havia pesquisado sobre as tatuagens que os monges fazem na Tailândia, e vários sites e videos que eu vi, falavam que haviam dois tipo de tatuagem… uma que você precisaria voltar até o templo e fazer uma oferenda ao monge e tals… de tempos em tempos pra “reforçar” a tatuagem e ela não perder o “poder” , e outra que você não precisaria fazer isso…tu sabe se é vdd? quero mt fazer a minha,mas fiquei com receio de precisar voltar lá pra fazer isso… obrigada.

  12. Oi, estou indo para a Tailândia em fevereiro de 2018, tenho muito interesse em fazer uma sak yant, mas gostaria de saber, tem algum valor, ou só faz uma doação para o templo ou “oferenda” para o monge?
    Adorei o post! Ótimas dicas!

    1. Oi Debora! Fiz uma doação só, de uns 3 dólares. Se fizer direto com o monge em Chiang Mai, por exemplo, pode ter que pagar mais, mas não é muita coisa.

    1. Oi Tamara tudo bem? Você por acaso vai para Chiang Mai? Porque eu vou fazer uma amanhã com essa empresa http://www.sakyantchiangmai.com/
      É bem mais higiênico e fácil também, porque eles te levam até o monge. E aí você pode escolher o lugar e a tatoo.
      Se quiser, me acompanha no Insta @betina.neves pra ver como vai ser 🙂
      No domingo eu já vou atualizar esse post comparando as experiências!

  13. Olá Betina,

    Estou de viagem marcada para Tailândia em abril e estou gostando muito das suas dicas. Apenas uma dúvida: Eu vou para Phuket e como serão apenas 8 dias não pretendo ir a Bangkok. Você sabe se na região de Phuket tem lugar que fazem estas tatuagens? Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *