O clima pode ser uma pegadinha na viagem ao Sudeste Asiático. A região é grande e o tempo varia muito dentro de um mesmo país.

No geral, temos uma melhor época pra ir à Tailândia e outros destinos do Sudeste Asiático de novembro a março e outra de junho a setembro:

LEIA TAMBÉM: Guia de sobrevivência no Sudeste Asiático

Dezembro a abril: Melhor época pra ir à Tailândia, Laos, Camboja , Vietnã, Filipinas e Myanmar (é alta temporada, mas quase nenhum lugar fica insuportavelmente cheio e, apesar de os preços subirem, continuam baratos).

Junho a setembro: Melhor época pra ir a Indonésia e Malásia, podendo esticar até as ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao).

Melhor época pra ir à Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Myanmar, Indonésia, Filipinas e Malásia:

JANEIRO

  • Tempo bom: Camboja, Laos, sul do Vietnã (Ho Chi Minh), Bangkok, norte da Tailândia (Chiang Mai, Pai) e ilhas na região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), Myanmar, Filipinas, costa oeste da Malásia (Langkawi e Penang).
  • Chove em: Indonésia (Bali), costa leste e centro da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands, Tioman Island).
  • Nas ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao) e no centro do Vietnã (Hue, Hoi An) ainda pode chover no começo do mês.
  • No norte do Vietnã faz frio (mínima de 12 graus), com um pouco de garoa e neblina.

Tailândia em janeiro: É alta temporada e o clima está perfeito em basicamente todo país. Se você quer conhecer praias mais roots e vazias, veja ilhas como  Koh Kood, Koh Muk e Koh Phra Thong, mas as mais populares não chegam a ficar insuportavelmente cheia, a não ser na época do Ano-novo.

angkor-camboja

FEVEREIRO

  • Tempo bom: Camboja, Laos, Filipinas, sul (Ho Chi Minh) e centro (Hue, Hoi An) do Vietnã, Bangkok, norte (Chiang Mai, Pai) e ilhas da Tailândia, Myanmar e costa oeste da Malásia (Langkawi e Penang).
  • Chove em: Indonésia (Bali), costa leste e centro da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands, Tioman Island).
  • No norte do Vietnã faz frio (mínima de 10 graus), com um pouco de garoa e neblina.

Tailândia em fevereiro: Tempo perfeito em todo país. Nada a evitar.

laos-melhor-epoca

MARÇO

  • Tempo bom: Centro (Hue, Hoi An) e norte (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa) do Vietnã e costa oeste da Malásia (Langkawi e Penang).
  • Calorão forte mas sem chuvas (tipo 35 graus) no Laos, Camboja, sul do Vietnã (Ho Chi Minh), Bangkok, norte da Tailândia (Chiang Mai, Pai) e ilhas da Tailândia, Filipinas e Myanmar.
  • Chove em: Indonésia (Bali), costa leste e centro da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands, Tioman Island).

Tailândia em março: É o início da época mais quente do país – é possível que você queira sair correndo de Bangkok e cair nas praias, que podem ser o foco da viagem. Aproveite para ir além das ilhas mais populares e conhecer outras mais intocadas, como Koh Kood.

bali, indonésia

ABRIL

  • Tempo bom: Centro (Hue, Hoi An) e norte (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa) do Vietnã, costa oeste e leste da Malásia (Langkawi, Penang, Tioman Island).
  • Calorão forte mas sem chuvas (tipo 35 graus) no Laos, Camboja, sul do Vietnã (Ho Chi Minh), Bangkok, norte (Chiang Mai, Pai) e ilhas da Tailândia, Filipinas e Myanmar.
  • Chove no centro da Malásia (Kuala Lumpur e Cameron Highlands).
  • Começa a melhor época para ir a Bali, na Indonésia, com temperatura entre 24 e 30 graus e sem chuva.

Tailândia em abril: É o mês mais quente do ano no país, do tipo que dá pra fritar ovo no asfalto. Nele se comemora o Songkran, o Ano-novo budista, durante o qual o pessoal faz guerra de água nas ruas em Bangkok e Chiang Mai. Assim como em março, o ideal é se refugiar nas praias.

bangkok-templo-budista

MAIO

  • Tempo bom: Ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao), Indonésia (Bali), centro do Vietnã (Hue, Hoi An), centro e costa leste da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands e Tioman Island).
  • Calorão forte mas sem chuvas (tipo 35 graus) no Camboja, sul do Vietnã, Bangkok, Filipinas e Myanmar.
  • Começa época das chuvas em: norte do Vietnã (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa), norte da Tailândia (Chiang Mai, Pai) e região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), Myanmar, Laos e costa oeste da Malásia (Penang e Langkawi).

Tailândia em maio: É um mês de cerca forma imprevisível. Em alguns anos o clima é o mesmo de abril, quente e seco, e em outros já começa a época das chuvas. As ilhas da costa do Golfo da Tailândia recebem significativamente menos chuva do que outros pontos do país e são a melhor opção de praia.

cingapura-marina-bay-sands-piscina

JUNHO

  • Tempo bom: Indonésia (Bali), ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao),  centro do Vietnã (Hue, Hoi An), costa leste da Malásia (Tioman Island).
  • Chove (consideravelmente, mas menos do que em julho e agosto) em: Myanmar, Filipinas, Laos, Camboja, Bangkok, norte da Tailândia (Chiang Mai, Pai), ilhas da região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), sul (Ho Chi Minh) e norte (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa) do Vietnã, centro e costa oeste da Malásia (Penang, Langkawi, Kuala Lumpur, Cameron Highlands).

Tailândia em junho: Já na época das monções, chove consideravelmente em todo país, mas em quantidades módicas, principalmente em Chiang Mai. Para praia, a melhor pedida continua sendo as ilhas da costa do Golfo da Tailândia.

hoi-an-vietna-asia

JULHO

  • Tempo bom: Indonésia (Bali), ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao), centro do Vietnã (Hue, Hoi An) e costa leste da Malásia (Tioman Island).
  • Chove pouco no interior da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands).
  • Chove em: Myanmar, Laos, Filipinas, Camboja, Bangkok, norte da Tailândia (Chiang Mai, Pai), sul (Ho Chi Minh) e norte (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa) do Vietnã e ilhas da região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), costa oeste da Malásia (Penang, Langkawi).

Tailândia em julho: Potencialmente o pior mês pra viajar a Tailândia. Chove bastante em Chiang Mai e Bangkok e podem haver alagamentos. Chuva pesada nas ilhas da região de Phuket; evite.

ha-long-bay-vietna

AGOSTO

  • Tempo bom: Indonésia (Bali), ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao), centro do Vietnã (Hue, Hoi An) e costa leste da Malásia (Tioman Island).
  • Chove pouco no interior da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands).
  • Chove em: Myanmar, Laos, Filipinas, Camboja, Bangkok, norte da Tailândia, sul (Ho Chi Minh) e norte (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa) do Vietnã, ilhas da região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), costa oeste da Malásia (Penang, Langkawi).

Tailândia em agosto: Junto com julho, marca a época mais chuvosa do ano. As ilhas da região de Phuket recebem tempestades e ficam com vibe de cidade-fantasma. De novo, a melhor escolha para praia são as ilhas da costa do Golfo da Tailândia. As ruínas e templos de Ayutthaya, Sukhothai e Chiang Mai ficam lamacentas e a umidade não dá trégua.

luang-prabang

SETEMBRO

  • Tempo bom:  Centro do Vietnã (Hue, Hoi An), Indonésia (Bali), costa leste da Malásia (Tioman Island).
  • Chove em: Myanmar, Laos, Filipinas, Camboja, Bangkok, norte da Tailândia, sul (Ho Chi Minh) e norte do Vietnã (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa), ilhas da região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta) e interior e costa oeste da Malásia (Kuala Lumpur Cameron Highlands, Penang, Langkawi). Começa a chover aos poucos nas ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao).

Tailândia em setembro: As chuvas diminuem bastante em relação a agosto, principalmente no norte do país. Em Bangkok ainda pode haver tempestades. Continua não sendo a melhor época pra visitar as praias: as menos chuvosas vão ser Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao, mas também com chance de cair água.

pai-tailandia

OUTUBRO

  • Tempo bom: Laos, norte do Vietnã (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa). Começa a temporada das chuvas na Indonésia mas ainda é um mês ok pra visitar.
  • Chove pouco no interior e na costa leste da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands, Tioman Island).
  • Chove em:  Camboja, Myanmar, Filipinas, centro (Hue, Hoi An) e sul (Ho Chi Minh) do Vietnã, Malásia, Bangkok, norte (Chiang Mai, Pai), ilhas na região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao), costa oeste da Malásia (Penang, Langkawi).

Tailândia em outubro: Ainda chove quase em todo país, mas tendem a ser pancadas rápidas, tipo chuva de verão. A parte mais seca é o norte (Chiang Mai, Pai, Mae Hong Son). Entre as praias, é melhor focar nas ilhas da região de Phuket, mas ainda há chance de pegar chuva, e o sistema de ferrys entre as ilhas não está funcionando a todo vapor.

koh-phi-phi

NOVEMBRO

  • Tempo bom: Entrando na melhor época pra ir à Tailândia (Bangkok, Chiang Mai, Pai) e ilhas na região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), Myanmar, Camboja, Laos (aqui faz um friozinho de nada de noite), norte do Vietnã (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa), costa oeste da Malásia (Penang, Langkawi), Filipinas e Myanmar.
  • Chove pouco no interior da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands).
  • Chove em: Indonésia, sul (Ho Chi Minh) e centro (Hue, Hoi An) do Vietnã, costa leste da Malásia (Tioman Island), ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao).

Tailândia em novembro: É o fim da época chuvosa em quase todo país, mas ela predomina nas ilhas da costa do Golfo da Tailândia (prefira visitar as da região de Phuket), e em Bangkok e Ayutthaya ainda podem haver tempestades.  No comecinho do mês acontece o famoso Yipeng Lantern Festival em Chiang Mai.

grand-palace-bangkok

DEZEMBRO

  • Tempo bom: Camboja, Laos, sul do Vietnã (Ho Chi Minh), Bangkok, norte da Tailândia (Chiang Mai, Pai), ilhas na região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), Filipinas, costa oeste da Malásia (Penang, Langkawi), Myanmar e, na primeira quinzena, norte do Vietnã (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa).
  • Chove pouco no interior da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands).
  • Chove em: Centro do Vietnã (Hue, Hoi An) (apenas no começo do mês), Malásia e ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao) e costa leste da Malásia (Tioman Island).

Tailândia em dezembro: É o mês quase perfeito pra viajar a Tailândia, com ressalvas para a chuva que ainda pode cair nas ilhas do Golfo (se for pra lá, deixe para o finzinho do mês). No norte pode fazer um pouco de frio de noite.

FIQUE LIGADO:

*Viajar na época das chuvas não significa que você vai pegar chuva o tempo todo, claro. Em muitos países, como nas Filipinas, elas podem ser meio chuvas de verão, com pancadas rápidas. Porém, temporais podem ocorrer causando cancelamento de voos e muitas estradas podem ficar intransitáveis, atrapalhando sua viagem. Pense bem se quer encarar.

LEIA TAMBÉM: Como é viajar pra Tailândia na época das chuvas

* “Tempo bom” significa temperatura amena e sem chuva.

* Você vai notar que a região do norte do Vietnã (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa) é meio do contra, porque enquanto é a melhor época para ir à Tailândia, Laos e Camboja e o próprio centro e sul do país, lá está frio. A temperatura oscila, então pode ser que você pegue dias bonitos e saia de camiseta e pode ser que esteja um chuvisco miserável com 10 graus. Em 2015, chegou a nevar em Sapa. Eu acho que vale a pena correr o risco, mesmo porque Hanoi é uma cidade legal com coisa pra fazer mesmo no frio. Sapa e Ha Giang, não estando nevando, claro, continuam bonitas (só que os terraços de arroz não ficam amarelos, e sim de um verde meio desbotado), e o frio é superável (comprar casacos é superbarato). A única coisa a se pular se o tempo estiver muito feio é Ha Long Bay, a não ser que você curta passeios de barco debaixo de chuva.

Betina Neves

Seus 10 anos de experiência no Jornalismo de Turismo deram o tom da linguagem do Carpe Mundi. Perita em traçar roteiros e na eterna busca pela passagem aérea mais barata, escreve um e outro post por aqui enquanto explora metrópoles insones, prova comidas exóticas e relaxa em praias vazias deste mundão.

73 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo