sudeste asiático


Melhor época para ir à Tailândia e outros países do Sudeste Asiático, mês a mês

O clima pode ser uma pegadinha na viagem ao Sudeste Asiático. A região é grande e o tempo varia muito dentro de um mesmo país.

No geral, temos uma melhor época pra ir à Tailândia e outros destinos do Sudeste Asiático de novembro a março e outra de junho a setembro:

LEIA TAMBÉM: Guia de sobrevivência no Sudeste Asiático

Dezembro a abril: Melhor época pra ir à Tailândia, Laos, Camboja , Vietnã, Filipinas e Myanmar (é alta temporada, mas quase nenhum lugar fica insuportavelmente cheio e, apesar de os preços subirem, continuam baratos).

Junho a setembro: Melhor época pra ir a Indonésia e Malásia, podendo esticar até as ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao).

Melhor época pra ir à Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Myanmar, Indonésia, Filipinas e Malásia:

JANEIRO

  • Tempo bom: Camboja, Laos, sul do Vietnã (Ho Chi Minh), Bangkok, norte da Tailândia (Chiang Mai, Pai) e ilhas na região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), Myanmar, Filipinas, costa oeste da Malásia (Langkawi e Penang).
  • Chove em: Indonésia (Bali), costa leste e centro da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands, Tioman Island).
  • Nas ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao) e no centro do Vietnã (Hue, Hoi An) ainda pode chover no começo do mês.
  • No norte do Vietnã faz frio (mínima de 12 graus), com um pouco de garoa e neblina.

Tailândia em janeiro: É alta temporada e o clima está perfeito em basicamente todo país. Se você quer conhecer praias mais roots e vazias, veja ilhas como  Koh Kood, Koh Muk e Koh Phra Thong, mas as mais populares não chegam a ficar insuportavelmente cheia, a não ser na época do Ano-novo.

angkor-camboja

FEVEREIRO

  • Tempo bom: Camboja, Laos, Filipinas, sul (Ho Chi Minh) e centro (Hue, Hoi An) do Vietnã, Bangkok, norte (Chiang Mai, Pai) e ilhas da Tailândia, Myanmar e costa oeste da Malásia (Langkawi e Penang).
  • Chove em: Indonésia (Bali), costa leste e centro da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands, Tioman Island).
  • No norte do Vietnã faz frio (mínima de 10 graus), com um pouco de garoa e neblina.

Tailândia em fevereiro: Tempo perfeito em todo país. Nada a evitar.

laos-melhor-epoca

MARÇO

  • Tempo bom: Centro (Hue, Hoi An) e norte (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa) do Vietnã e costa oeste da Malásia (Langkawi e Penang).
  • Calorão forte mas sem chuvas (tipo 35 graus) no Laos, Camboja, sul do Vietnã (Ho Chi Minh), Bangkok, norte da Tailândia (Chiang Mai, Pai) e ilhas da Tailândia, Filipinas e Myanmar.
  • Chove em: Indonésia (Bali), costa leste e centro da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands, Tioman Island).

Tailândia em março: É o início da época mais quente do país – é possível que você queira sair correndo de Bangkok e cair nas praias, que podem ser o foco da viagem. Aproveite para ir além das ilhas mais populares e conhecer outras mais intocadas, como Koh Kood.

bali, indonésia

ABRIL

  • Tempo bom: Centro (Hue, Hoi An) e norte (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa) do Vietnã, costa oeste e leste da Malásia (Langkawi, Penang, Tioman Island).
  • Calorão forte mas sem chuvas (tipo 35 graus) no Laos, Camboja, sul do Vietnã (Ho Chi Minh), Bangkok, norte (Chiang Mai, Pai) e ilhas da Tailândia, Filipinas e Myanmar.
  • Chove no centro da Malásia (Kuala Lumpur e Cameron Highlands).
  • Começa a melhor época para ir a Bali, na Indonésia, com temperatura entre 24 e 30 graus e sem chuva.

Tailândia em abril: É o mês mais quente do ano no país, do tipo que dá pra fritar ovo no asfalto. Nele se comemora o Songkran, o Ano-novo budista, durante o qual o pessoal faz guerra de água nas ruas em Bangkok e Chiang Mai. Assim como em março, o ideal é se refugiar nas praias.

bangkok-templo-budista

MAIO

  • Tempo bom: Ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao), Indonésia (Bali), centro do Vietnã (Hue, Hoi An), centro e costa leste da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands e Tioman Island).
  • Calorão forte mas sem chuvas (tipo 35 graus) no Camboja, sul do Vietnã, Bangkok, Filipinas e Myanmar.
  • Começa época das chuvas em: norte do Vietnã (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa), norte da Tailândia (Chiang Mai, Pai) e região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), Myanmar, Laos e costa oeste da Malásia (Penang e Langkawi).

Tailândia em maio: É um mês de cerca forma imprevisível. Em alguns anos o clima é o mesmo de abril, quente e seco, e em outros já começa a época das chuvas. As ilhas da costa do Golfo da Tailândia recebem significativamente menos chuva do que outros pontos do país e são a melhor opção de praia.

cingapura-marina-bay-sands-piscina

JUNHO

  • Tempo bom: Indonésia (Bali), ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao),  centro do Vietnã (Hue, Hoi An), costa leste da Malásia (Tioman Island).
  • Chove (consideravelmente, mas menos do que em julho e agosto) em: Myanmar, Filipinas, Laos, Camboja, Bangkok, norte da Tailândia (Chiang Mai, Pai), ilhas da região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), sul (Ho Chi Minh) e norte (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa) do Vietnã, centro e costa oeste da Malásia (Penang, Langkawi, Kuala Lumpur, Cameron Highlands).

Tailândia em junho: Já na época das monções, chove consideravelmente em todo país, mas em quantidades módicas, principalmente em Chiang Mai. Para praia, a melhor pedida continua sendo as ilhas da costa do Golfo da Tailândia.

hoi-an-vietna-asia

JULHO

  • Tempo bom: Indonésia (Bali), ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao), centro do Vietnã (Hue, Hoi An) e costa leste da Malásia (Tioman Island).
  • Chove pouco no interior da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands).
  • Chove em: Myanmar, Laos, Filipinas, Camboja, Bangkok, norte da Tailândia (Chiang Mai, Pai), sul (Ho Chi Minh) e norte (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa) do Vietnã e ilhas da região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), costa oeste da Malásia (Penang, Langkawi).

Tailândia em julho: Potencialmente o pior mês pra viajar a Tailândia. Chove bastante em Chiang Mai e Bangkok e podem haver alagamentos. Chuva pesada nas ilhas da região de Phuket; evite.

ha-long-bay-vietna

AGOSTO

  • Tempo bom: Indonésia (Bali), ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao), centro do Vietnã (Hue, Hoi An) e costa leste da Malásia (Tioman Island).
  • Chove pouco no interior da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands).
  • Chove em: Myanmar, Laos, Filipinas, Camboja, Bangkok, norte da Tailândia, sul (Ho Chi Minh) e norte (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa) do Vietnã, ilhas da região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), costa oeste da Malásia (Penang, Langkawi).

Tailândia em agosto: Junto com julho, marca a época mais chuvosa do ano. As ilhas da região de Phuket recebem tempestades e ficam com vibe de cidade-fantasma. De novo, a melhor escolha para praia são as ilhas da costa do Golfo da Tailândia. As ruínas e templos de Ayutthaya, Sukhothai e Chiang Mai ficam lamacentas e a umidade não dá trégua.

luang-prabang

SETEMBRO

  • Tempo bom:  Centro do Vietnã (Hue, Hoi An), Indonésia (Bali), costa leste da Malásia (Tioman Island).
  • Chove em: Myanmar, Laos, Filipinas, Camboja, Bangkok, norte da Tailândia, sul (Ho Chi Minh) e norte do Vietnã (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa), ilhas da região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta) e interior e costa oeste da Malásia (Kuala Lumpur Cameron Highlands, Penang, Langkawi). Começa a chover aos poucos nas ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao).

Tailândia em setembro: As chuvas diminuem bastante em relação a agosto, principalmente no norte do país. Em Bangkok ainda pode haver tempestades. Continua não sendo a melhor época pra visitar as praias: as menos chuvosas vão ser Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao, mas também com chance de cair água.

pai-tailandia

OUTUBRO

  • Tempo bom: Laos, norte do Vietnã (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa). Começa a temporada das chuvas na Indonésia mas ainda é um mês ok pra visitar.
  • Chove pouco no interior e na costa leste da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands, Tioman Island).
  • Chove em:  Camboja, Myanmar, Filipinas, centro (Hue, Hoi An) e sul (Ho Chi Minh) do Vietnã, Malásia, Bangkok, norte (Chiang Mai, Pai), ilhas na região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao), costa oeste da Malásia (Penang, Langkawi).

Tailândia em outubro: Ainda chove quase em todo país, mas tendem a ser pancadas rápidas, tipo chuva de verão. A parte mais seca é o norte (Chiang Mai, Pai, Mae Hong Son). Entre as praias, é melhor focar nas ilhas da região de Phuket, mas ainda há chance de pegar chuva, e o sistema de ferrys entre as ilhas não está funcionando a todo vapor.

koh-phi-phi

NOVEMBRO

  • Tempo bom: Entrando na melhor época pra ir à Tailândia (Bangkok, Chiang Mai, Pai) e ilhas na região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), Myanmar, Camboja, Laos (aqui faz um friozinho de nada de noite), norte do Vietnã (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa), costa oeste da Malásia (Penang, Langkawi), Filipinas e Myanmar.
  • Chove pouco no interior da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands).
  • Chove em: Indonésia, sul (Ho Chi Minh) e centro (Hue, Hoi An) do Vietnã, costa leste da Malásia (Tioman Island), ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao).

Tailândia em novembro: É o fim da época chuvosa em quase todo país, mas ela predomina nas ilhas da costa do Golfo da Tailândia (prefira visitar as da região de Phuket), e em Bangkok e Ayutthaya ainda podem haver tempestades.  No comecinho do mês acontece o famoso Yipeng Lantern Festival em Chiang Mai.

grand-palace-bangkok

DEZEMBRO

  • Tempo bom: Camboja, Laos, sul do Vietnã (Ho Chi Minh), Bangkok, norte da Tailândia (Chiang Mai, Pai), ilhas na região de Phuket (Koh Phi Phi, Koh Lanta), Filipinas, costa oeste da Malásia (Penang, Langkawi), Myanmar e, na primeira quinzena, norte do Vietnã (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa).
  • Chove pouco no interior da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands).
  • Chove em: Centro do Vietnã (Hue, Hoi An) (apenas no começo do mês), Malásia e ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao) e costa leste da Malásia (Tioman Island).

Tailândia em dezembro: É o mês quase perfeito pra viajar a Tailândia, com ressalvas para a chuva que ainda pode cair nas ilhas do Golfo (se for pra lá, deixe para o finzinho do mês). No norte pode fazer um pouco de frio de noite.

FIQUE LIGADO:

*Viajar na época das chuvas não significa que você vai pegar chuva o tempo todo, claro. Em muitos países, como nas Filipinas, elas podem ser meio chuvas de verão, com pancadas rápidas. Porém, temporais podem ocorrer causando cancelamento de voos e muitas estradas podem ficar intransitáveis, atrapalhando sua viagem. Pense bem se quer encarar.

LEIA TAMBÉM: Como é viajar pra Tailândia na época das chuvas

* “Tempo bom” significa temperatura amena e sem chuva.

* Você vai notar que a região do norte do Vietnã (Hanoi, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa) é meio do contra, porque enquanto é a melhor época para ir à Tailândia, Laos e Camboja e o próprio centro e sul do país, lá está frio. A temperatura oscila, então pode ser que você pegue dias bonitos e saia de camiseta e pode ser que esteja um chuvisco miserável com 10 graus. Em 2015, chegou a nevar em Sapa. Eu acho que vale a pena correr o risco, mesmo porque Hanoi é uma cidade legal com coisa pra fazer mesmo no frio. Sapa e Ha Giang, não estando nevando, claro, continuam bonitas (só que os terraços de arroz não ficam amarelos, e sim de um verde meio desbotado), e o frio é superável (comprar casacos é superbarato). A única coisa a se pular se o tempo estiver muito feio é Ha Long Bay, a não ser que você curta passeios de barco debaixo de chuva.

A autora

Betina Neves

Betina Neves

Editora do Carpe Mundi, viaja pra trabalhar e trabalha pra viajar. É jornalista freelancer e já escreveu pra Viagem e Turismo, ELLE, Claudia, Vamos LATAM, Superinteressante, Cosmopolitan, VEJA São Paulo, Folha de S. Paulo, entre outras publicações.


Instagram

Há 62 comentários para “Melhor época para ir à Tailândia e outros países do Sudeste Asiático, mês a mês

    1. Oi Daniela! Sim, tem bastante risco de chuva, principalmente nas praias. Se puder, faça uma viagem mais voltada para o norte e quem sabe com uma esticada até o Laos.

  1. Bom dia !
    Pelo que vi no post , acha que daria para ficar em Phi Phi final de Outubro ? Só comprei o aéreo. Não sei onde vou me hospedar ainda na Thailandia. Obrigado

    1. Oi Anderson! Em outubro a temperatura em Phi Phi fica entre 23 e 27 graus e as chuvas diminuem. Você pode ou não pegar dias feios, difícil prever, é o finzinho da época das monções.

  2. Oi! To adotando tudo! Parabéns!
    To pensando em seguir tuas dicas do roteiro de 2 semanas. Porém minhas férias serão entre abril, maio ou junho. Gostaria de saber qual desses meses seria melhor ir para este roteiro. Seria mto triste pegar dias de tempo fechado ou C chuva né….
    Aguardo e desde já mto obrigada!

  3. Adorei as suas dicas, de longe é o melhor blog de viagens, tanto de conteúdo, como de visual, que é matador. Parabéns!

    Estou planejando uma viagem de 25 dias, começando pela Thailandia(Bangkok, Chiang Mai, Phuket e PhiPhi island), Camboja(Siem Reap) e Vietnã(Hanoi e HalongBay e talvez Hoi An). Me passe umas dicas please, do tipo…../e tranquilo fazer roteiro e a viagem por conta, ou é melhor optar por pacote em grupo, com tours guiados e etc? Um pacote de 20-25 dias sai em média USD 4000-4500 por pessoa, incluindo os voos internos, tours, meia pensão e hoteis 4 estrelas, transfers, guias e etc. Acha que sozinhos gastaríamos menos e será que vamos nos virar bem, fechando tudo por conta e os tours no local?

    Parabéns pelo blog, sucesso!

    1. Oi Vesseli! Ficamos muito feliz que você curte o blog 🙂 Obrigada pelos elogios! Sobre sua viagem: com certeza vai ficar mais barato se fizer por conta. A passagem pra Bangkok dá pra encontrar entre R$ 2 e 3 mil. E lá o orçamento médio ficando em hotéis econômicos é 50 dólares por pessoa por dia, com algum gasto a mais com voos internos. Pra ter uma experiência mais autêntica é melhor fazer a viagem por conta própria e aí lá contratar um ou outro tour.

      1. Show. A passagem já comprei numa super promoção da Emirates, tenho 25 dias lá e vou dividir entre tailandia, Camboja e Vietnã. Já viajei bastante o mundo mas nunca para Ásia,(mentira, fui a hanoi e halong bay há 25 anos atrás, ainda criança). Estava pesquisando pacotes e por conta própria mas com uma boa organização acho que não terei problemas. A maior preocupação é com os deslocamentos e o transporte, táxis e etc, mas ok, vamos lá, kkkkk. Parabéns pelo blog, bastante útil e um dos melhores.

  4. Show. A passagem já comprei numa super promoção da Emirates, tenho 25 dias lá e vou dividir entre tailandia, Camboja e Vietnã. Já viajei bastante o mundo mas nunca para Ásia,(mentira, fui a hanoi e halong bay há 25 anos atrás, ainda criança). Estava pesquisando pacotes e por conta própria mas com uma boa organização acho que não terei problemas. A maior preocupação é com os deslocamentos e o transporte, táxis e etc, mas ok, vamos lá, kkkkk. Parabéns pelo blog, bastante útil e um dos melhores.

    1. Oi Vesseli! Não se preocupe, isso é bem mais fácil que você pensa. Esses países estão super acostumados a receber estrangeiros – muitas vezes achei mais fácil viajar por lá do que no Brasil rs

  5. Oi Betina, estou planejando ir a Thay, Camboja e Indonesia entre os dias 25/02/17 e 24/03/17. Estou preocupada com a época das chuvas. Ja li em vários blogues mas não cheguei a uma conclusão, será que você pode me ajudar?

    1. Oi Carolina! Pra Tailândia e Camboja é a época perfeita. Indonésia de fato vai estar na época da chuva. Aí é aquela coisa: pode ser que você pegue uma semana de sol e pode ser que pegue uma semana toda de chuva. Se você não se importar com essa dúvida rs, ok. Eu particularmente preferiria trocar por Vietnã ou Myanmar.

  6. Oi Betina, tudo bem?
    Tenho uma viagem de 3 semanas marcada para o final do ano, entre dezembro e janeiro.
    Vou para Bangkok, ilhas da Tailândia, Laos e Vietnam. Tenho lido muito sobre tempo ruim em Hanoi e Hoi An nessa época do ano.
    Você acha que vale a pena ir mesmo assim?

    1. Oi Carolina tudo bem? Então, de fato o tempo é meio do contra nessa região do centro/norte do Vietnã. Mas não acho que atrapalhe tanto, eu mesma fui em janeiro desse ano. Vai ter dias de sol e outros com frio e garoa, mas nada terrível. O que eu prestaria atenção é Ha Long Bay (não sei se você pretende ir pra lá), porque o tempo ruim realmente atrapalha o passeio (apesar dos donos de agência de lá dizerem o contrário). Então se quando você estiver em Hanoi o tempo estiver horroroso não vai até Ha Long Bay.

  7. Oi Betina – Parabéns pelo seu Blog!!! Está bem bacana!

    Estou planejando viajar ano que vem para Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Myanmar, Indonésia, Malásia e Cingapura mas acompanhando seu cronograma dos meses de chuva fiquei um pouco em duvida sobre a época melhor e mais razoável para na média ter menos chuvas e poder aproveitar as praias, templos, campos de arroz…..

    Voce acha que de aproximadamente 20/25 de setembro até meados de outubro, ou seja 20 a 25 dias de viagem seria um bom periodo?

    Aguardo sua recomendação,

    Abraços

    Claudia

  8. Oi Betina – Parabéns pelo seu Blog!!! Está bem bacana!

    Estou planejando viajar ano que vem para Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Myanmar, Indonésia, Malásia e Cingapura mas acompanhando seu cronograma dos meses de chuva fiquei um pouco em duvida sobre a época melhor e mais razoável para na média ter menos chuvas e poder aproveitar as praias, templos, campos de arroz…..

    Voce acha que de aproximadamente 20/25 de setembro até meados de outubro, ou seja 20 a 25 dias de viagem seria um bom periodo?

    Aguardo sua recomendação,

    Abraços

    Claudia

    1. Oi Maria Claudia! Muito obrigada, fico feliz que gostou! Então, o melhor período é de dezembro a março sem dúvida. Setembro e outubro tem muita chance de chuva em muitos lugares, mas é aquela coisa, você pode dar sorte e não pegar nada ou pegar uma semana de temporal.

  9. Nossa que post maravilhoso, ajudou bastante! Ano que vem quero conhecer alguns desses países e isso deu uma facilitada na hora de escolher. Obrigada <3

  10. Oi Betina,
    Parabéns pelo blog! Estou começando a pesquisar minha viagem à Asia e gostaria de algumas pequenas dicas. Quais lugares você acha essencial conhecer e qual melhor época do ano aconselharia para estes lugares? Sou um viajante que curto mais praias e belezas naturais.
    Obrigado.

  11. Olá Betina!
    Primeiramente, parabéns pelo blog! Informações super úteis e muito bem organizadas.
    Bom, gostaria de saber tua opinião a respeito do clima na Tailândia nos meses de março e abril.
    Tenho uma passagem para lá para a metade de março até o início de abril (comprei em uma promoção sem pensar em nada antes, nem mesmo na época que estaria indo), mas estou muito receoso com relação ao clima nessa época, visto que não sou grande fã do calor.
    Já pesquisei muito, e li em alguns blogs, fóruns algumas expressões como “unbearable weather, bloody hot” nessa época. Estou preocupado com o fato de que curto muito caminhar, mas como farei isso, tanto em Bangkok, chiang mai, como nas praias, abaixo de um sol de, no mínimo, 35 graus?!
    Então lhe pergunto: tem informação de qual seria a sensação térmica média nessa época?
    E na sua opinião, esse calor todo é realmente “insano”, ou é suportável, mesmo para quem não está acostumado a temperaturas maiores do que 28/30 graus?
    Quero muito ir à Tailândia, mas confesso que, em função das altas temperaturas nessa época, estou pensando seriamente em alterar meu destino e fazer de Bangkok apenas uma conexão para um outro país um pouco menos quente, como Austrália por exemplo.
    Nesse caso, deixaria a Tailândia para uma outra oportunidade, certamente entre novembro e fevereiro.
    Obrigado!
    Mateus

    1. Oi Mateus. Olha, difícil de responder. De fato é muito calor. Eu fui pra Bangkok no inverno, em dezembro, e tiveram dias beeeem quentes. Mas assim, Chiang Mai é mais ao norte e tem temperaturas mais baixas. E nas praias você está na praia né, pegue um hotel com boa piscina e faça muito snorkel rs. Eu não desistiria de ir por causa disso, a não ser que você realmente seja MUITO avesso a calor. Você pode aproveitar e curtir mais o norte do país e talvez ir até o Laos ou o norte do Vietnã.

  12. Olá Betina e Nina! PARABÉNS pelo blog! Conteúdo completo e muito claro, demais mesmo!!
    Estou planejando fazer a minha honeymoon na Tailândia e devo chegar lá pelo 12.06, e li muito sobre as monções, esse posto de vcs e vi tbm gráficos de nível de chuva naquela região. Gostaria de saber de vcs se é viável ir pra lá nesse mês, se vcs possuem históricos de quem foi e conseguiu aproveitar mesmo com chuvas torrenciais, ou se vcs realmente acham que inviável ir pra lá no mês de junho.

    Obrigada e mto sucesso pra vcs!!!
    Bjs
    Fabi

    1. Oi Fabiana tudo bem? Muito obrigada 🙂 Então, viável é, mas há grandes chances de você pegar dias de chuva e das áreas ao norte do país estarem bem lamacentas. Mas não tem como ter certeza de nada: tem gente que vai na época das monções e pega dias lindos e tem gente que pega tempestades horrorosas. Pra pegar sol na praia, fique nas ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Tao, Koh Phangan e Koh Samui), que tem tempo bom nessa época. Outra ideia é estender sua viagem pra conhecer Cingapura e Bali, que estão em sua melhor época. beijinhos!

  13. Oi Betina tudo bem ? Estou planejando ir para Tailândia (Bangkok e Phuket), Malásia, Cingapura e Camboja no período de 22/6 a 11/7. Porém estou um tanto quanto preocupado com as monções… com isso já vou excluir Phuket de meu roteiro junto com Camboja. Assim acrescento Bali. Teria outro local pra recomendar para substituir Phuket ? Mais uma pergunta, Bangkok mesmo com as monções seria viável ? Muito obrigado e parabéns pelo blog!

    1. Oi Fabrício! Seu eu fosse você, eu faria Malásia, Cingapura e Indonésia (pode valer ver outros destinos além de Bali). Viajar nas monções é aquela coisa: pode ser que você pegue dias ok e pode ser que pegue uma semana de tempestade.

  14. Mto bom seu blog.

    Irei para bangkok dia 17/10 até 06/11, qual seria o melhor roteiro, sei que outubro eh periodo de chuvas, mas foi o período onde encontrrei a passagem por R$ 2.3k …. valor bom, o que me indica 😀 ?

    1. Oi Carlos tudo bem? É melhor então focar no norte da Tailândia (Chiang Mai, Mae Hong Son, Pai) e ir ao Laos e ao norte do Vietnã. Pegar praia na Tailândia sem chuva vai ser difícil.

  15. Oi Betina! Muito bacana seu blog, adorei!
    Comprei uma passagem promocional para 20 de Julho, desembarco em Bangkok. Pelo que li devido as monções não é muito recomendado ficar ao sul da Tailândia. O que você recomenda para 8 dias?

  16. Olá, Betina! Muito útil esse seu post! Adorei!
    Então, infelizmente eu só posso viajar entre julho e agosto e acabei garantindo uma passagem na promoção para Bangkok. Lendo aqui, vi que é uma época meio tensa de ir pra lá, mas é o que tá tendo né. Terei 19 dias por lá e tava pensando em ir pro sul pra pegar a Full Moon Party e para Bali. No entanto, tenho MUITA vontade de conhecer Myanmar e Laos… Você acha que seria melhor deixar pra uma próxima oportunidade? Não sei se valeria a pena pegar muita chuva e não poder aproveitar Bagan do jeito que quero…

    Abraço!

  17. Vou para asia por 70 dias e pensando qual o melhor período pois estou montando o roteiro para comprar minha passagem. Achas perigoso viajar sozinha? Tenho todos os meses livres para escolher.

  18. Ola!
    Tenho sessenta anos bem disposta e pensando em ir para a asia por 70 dias sozinha. Achas tranquilo? E qual seria o melhor período pois estou montando o roteiro para comprar a passagem e gostaria de um periodo mais fresco para aproveitar melhor sem as monções e claro.

    1. Oi Fernanda tudo bem?
      Oi Fernanda tudo bem?
      Tenho conversado com bastante gente que foi em outubro e maioria foram bons relatos, falando de bem poucos dias de chuva. De qualquer jeito, acho melhor focar nas ilhas do Mar de Andaman (phi phi, lanta, railay).

  19. Olá, pretendo ir para Tailândia em Novembro para o festival e depois queria ir para Camboja, Laos, e Vietnã, vale a pena? E 30 dias seria suficiente ou muito pouco?

  20. 60 mil pessoas curtiram isso, incluindo Ivan Caçador

    Site de locais e viagem
    .

    10:40

    Bom dia!! Marquei viagem com a minha esposa de 25 de Agosto a 26 de Setembro para a Ásia!! A 1ª semana iremos passar por Phnom Phen, depois Siem Reap, depois Hanoi e depois Halong Bay! De seguida iremos 15 dias para as filipinas e depois mais 8 para a Tailândia! Assustei-me com o Seu artigo sobre a tempo nessa altura do ano na Ásia, por isso queria os seus conselhos antes de definir o roteiro nas Filipinas e na Tailândia! Muito obrigado

  21. Boa noite, Betina!
    Parabéns pelo blog! Excelente e bem didático! Estou indo a trabalho no Vietnã agora em Julho e gostaria de conhecer o país e talvez algum vizinho nos 15 dias de viagem. Como é a chuva em julho? Muito impraticável? Melhor partir pra Singapura, Sri Lanka ou Malásia?

  22. O primeiro blog que me deu esperanca rs, vou para Thailandia no começo de novembro Filipinas no fim de novembro e li tanta coisa sobre o clima em Filipinas que fiquei assustada.. mas já estou até com as passagens compradas.. o que você pode me dizer?? Beijos

    1. Oi Estela! Na Tailândia só fique longe das ilhas da costa do golfo (Koh Samui, Tao e Phangan), de resto, deve ser ok.
      veja esse post aqui: https://www.carpemundi.com.br/como-e-viajar-a-tailandia-na-epoca-das-chuvas/
      Nas Filipinas, tem 50% de chance de chover todos os dias, mas devem ser chuvas de verão que passam rápido. Em novembro a precipitação média mensal é uns 180 mm, o que não é taaaanto assim (um pouco menos do que o Litoral Norte de São Paulo ou Angra dos Reis em janeiro). Mas podem haver tufões. Enfim, é uma época arriscada, mas ninguém vai conseguir prever 100% como estará o tempo. Se já está com as passagens e não pensa em mudar, vai nessa.

  23. Olá Betina! Tudo bem?! Achei seu blog em uma das várias pesquisas que fiz online e adorei!
    Só consegui uma “folga” de Fevereiro a Março de 2018 e comprei minha passagem pra Bali, chegando dia 20/02 e voltando dia 19/03 de Manila! Sei que nas Filipinas vou pegar um tempo muito bom, até quente demais! hahaha Será que final de Fevereiro ainda tem MUITA chuva em Bali? Pretendo ficar em Ubud e ir para Nusa Penida. Não tenho nada reservado além de um hotel em Ubud, então estou livre para dicas! Se ver que o tempo está muito ruim, estou pensando ir para Singapura ou ir até antes para Filipinas.
    Ahhh! Alguma dica para conseguir viajar com uma mochila de 34l?

    Beijosss Daniela

    1. Oi Daniela tudo bem? A média de precipitação em Bali em fevereiro é de 280 mm, o que é bastante coisa. Então sim, tem bastante chance de pegar chuva, mas elas não devem durar o dia todo. Se estiver muito ruim, estique seu tempo nas Filipinas. Sobre sua mochila, eu sinceramente acho que o mínimo de tamanho é 50 litros, menor que isso não dá pra levar quase nada, e olha que eu sou beeeem comedida nas minhas bagagens haha

  24. Oi Betina, parabéns pelo blog, muito útil!
    Vamos para Asia durante o mes de novembro, todo. Chego em Bangkok, e planejo ir pra Vietnã (norte, centro e sul), Laos, Camboja e Krabi. Nos ultimos 2 dias ainda passaremos em Dubai/Abu Dhabi.

    Acha que o roteiro está bom? Estou na dúvida se tiro o centro do Vietnã do roteiro, priorizando mais as praias da Tailandia.
    E se troco o Laos por Myanmar, que ouvi muita gente falar bem.
    Obrigado!
    Eduardo

  25. Oi, Betina. Lendo teu blog fiquei com vontade de sair hoje de viagem(!), mas saimos dentro de um mes (27.10.17) .Serão 18 dias no Vietna e Tailandia : – Hanoi, Halong, Bangkok, Chiang May, Krabi, Kho Phi Phi e Phuket . O clima preucupa um pouco, mas passagens/hoteis comprados , agora é só torcer para pegar menos chuvas….Dos locais citados tem alguma dica , obrigado.

  26. Olá tudo bem ? Eu e minha noiva estamos querendo fazer Tailândia e Indonésia em 2018. Só estamos com dúvida da época. Outubro ou Novembro ? Abs.

    1. Oi Vinicius tudo bem?
      Juntar Tailândia e Indonésia numa mesma viagem pode ser difícil, porque a época seca e a úmida são opostas. Em outubro Indonésia ainda está ok mas chove bastante na maior parte da Tailândia. Novembro seria um pouco melhor pra Tailândia mas aí já é época de chuvas na Indonésia. Minha sugestão: faça Indonésia (tem muuita coisa pra ver lá, não só Bali) e Cingapura em outubro.

  27. Adorei as dicas do blog Betina! Incialmente gostariamos de ir para tailandia em julho/18. Depois que li esse post, vi que nao seria a melhor opção. Então, mudamos o roteiro para malasia e indonésia. Quais lugares você indicaria para visitarmos nesses lugares? A ida seria pra bangkok, e de la iriamos para os outros lugares? Muuito obrigada!

  28. Boa tarde Betina!

    Primeiramente, parabéns pela excelente matéria que me ajudou muito na escolha do período da viagem e lugares!
    Pretendo viajar entre Novembro e Dezembro e gostaria de conhecer Tailandia, Malasia Singapura e Filipinas, e ainda me casar em algum lugar desses, você sabe me informar quais os melhores lugares/cidades para visitar nesses países e se há alguma empresa que eu possa acertar a cerimonial (tudo muito simples).
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *