sudeste asiático


Como é a comida na Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã?

Quando a gente vai para o outro lado do mundo, uma das primeiras dúvidas que surgem é: o que eu vou comer lá?

Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã têm a culinária bastante parecida, com algumas peculiaridades. Os ingredientes básicos são macarrão (os noodles), de ovo, arroz ou trigo, frango, porco, papaya (comido cru, como salada), molhos de amendoim, peixe ou tamarindo e currys. Coentro e capim-limão estão em basicamente todos os pratos. E eles também não economizam na pimenta – mas sabem que os turistas têm estômago fraco, então sempre perguntam “spicy?”. Mercados de rua são supercomuns, vá sem medo de experimentar.

LEIA TAMBÉM: Sugestões de roteiros pelo Sudeste Asiático
Quanto custa viajar no Sudeste Asiático: Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã

No café da manhã, come-se uma cumbuca de sopa,

mas nas cidades turísticas os hotéis e restaurante tem café “ocidental” com bananas, panquecas, pão e ovo. Sobremesas não são comuns nos restaurantes locais, a não ser “mango and stick rice” – manga com uma espécie de arroz doce (mais encontrado na Tailândia). Pra aliviar ávidos por doces, chegue junto nas barracas de “roti”, uma espécie de panqueca frita recheada com nutella e banana.

Mercadinhos locais (como o 7/11, na Tailândia), têm chocolates, balas e outras besteiras. “Fruit shakes” (sucos batidos com leite e leite condensado) são vendidos por toda parte. Prove frutas locais como a dragon fruit (pitaya), o rambutan (tipo uma lichia) e o durian, uma fruta com sabor estranhíssimo e cheiro terrível (é inclusive comum na entrada dos hotéis ter uma plaquinha “proibido durian”).

Bangkok é a única que tem propriamente uma cena de alta gastronomia, restaurantes top como o Gaggan (considerado o melhor da Ásia). Comida ocidental (hambúrguer, macarrão e pizza) é feita por toda parte, mas nos restaurantes baratinhos a qualidade é bem ruim. Se quiser variar, invista num lugar um pouco mais sofisticado.

O que você não vai encontrar: queijo, laticínios e carne de vaca, normalmente importados. Restaurantes simples não têm.

Veja o que comer na Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã:

PAD THAI

O prato nacional da Tailândia é feito com macarrão de arroz, tofu, broto de feijão, cenoura, amendoim, limão e ovo, e pode ser acompanhado de camarão, frango ou porco.

pad-thai-thailand

pho-vietna

PHO

Sopa clássica do Vietnã, feita com noodles, coentro, molho de peixe, gengibre, broto de feijão. “Pho ga” é a sopa com frango, “pho bo”, com carne.

FRIED RICE (arroz frito)

Parecido com o nosso arroz de forno, é um arroz levemente oleoso com vegetais e peixe, camarão, frango ou tofu.

FRIED NOODLES

Famoso macarrão de arroz frito com vegetais, carne de frango, de porco ou ovo.

TOM YUN

Típica do norte da Tailândia, é uma sopa picante feita com leite de coco, tomate e camarão, temperada com capim-limão, gengibre, coentro e molho de peixe.

TOM-YUN

papaya-salad-thailad

PAPAYA SALAD

Feita com papaia verde cortada em lascas, a salada é misturada com suco de tamarindo, limão, molho de peixe, amendoim e tomate. O resultado geral é bem refrescante.

SPRING ROLLS (bolinhos-primavera)

Entre o que comer na Tailândia e no Sudeste Asiático em geral, é um dos pratos mais populares aqui no Ocidente. São
frescos ou fritos, envolvendo carne de porco ou vegetais.

BANH MI

Mais comum no Vietnã, é uma baguete recheada com porco, frango ou linguiça, coentro, pepino e maionese. É baratinha, vendida na rua, e salva momentos de fome e pouca grana.

bahn-mi-comida

KHAO TOM

Sobremesa típica do Laos, mas também presente na Tailândia, são uns pacotinhos de folha de bananeira com uma mistura doce de arroz, coco e feijão (com variações).

laos-khao-tom

LEIA TAMBÉM: Como montar um roteiro pelo Vietnã: os melhores destinos
Melhor época para ir à Tailândia e outros países do Sudeste Asiático, mês a mês!
Sukhothai: uma parada esperta entre Bangkok e Chiang Mai, na Tailândia
O que fazer em Bangkok: 21 programas imperdíveis que você precisa incluir no roteiro
Conheça o cruzeiro Luang Say, de Houay Xay a Luang Prabang

O que comer na Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã:

CURRIES

Verdes ou vermelhos, mais ou menos picantes, misturados com leite de coco. Podem acompanhar porco, frango e camarões. Normalmente servidos com arroz.

MANGO AND STICKY RICE

Como sugere o nome, manga com arroz e leite de coco.

E você, entre o que comer na Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã, o que mais gostou? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Há 4 comentários para “Como é a comida na Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã?

    1. Oi Aline!
      Nos restaurantes mais simples tem bastante prato com tofu e ovos. Se estiver disposta a pagar mais, em todas as cidades mais turísticas têm restaurantes exclusivamente vegetarianos. Sobre o molho de peixe é difícil mesmo saber se usaram (principalmente porque você provavelmente não vai conseguir se comunicar), aí é melhor ficar no omelete com arroz ou procurar um restaurante vegetariano mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *