FILMES COM CENAS NO BRASIL

De Norte a Sul, o Brasil é lar das mais belas paisagens naturais, de cenários encantadores e diversos spots tão inspiradores que serviram como plano de fundo de grandes filmes internacionais, e, claro, nacionais. 

Veja aqui 16 filmes com cenas no Brasil para inspirar suas próximas viagens nacionais 

DICA: com a Amazon Prime, por apenas R$ 9,90 por mês, você tem acesso ao Prime Video, plataforma com mais de três mil filmes (incluindo alguns da nossa lista). Além disso, você obtém outras vantagens na Amazon, como frete grátis e mais rápido, acesso ao Amazon Music e muito mais. Faça o teste grátis de 30 dias aqui!

LEIA TAMBÉM: 7 filmes de viagem no tempo (+ 3 séries!) pra viajar de um jeito diferente
21 filmes e documentários para quem gosta de viajar (na Netflix!)
10 séries na Netflix pra viajar junto com seus enredos e cenários

Filmes estrangeiros com cenas no Brasil

Pantera Negra, Cataratas do Iguaçu

O enredo todo mundo já deve saber, o filme Pantera Negra entrou para a história como o primeiro longa-metragem de super-heróis a concorrer ao prêmio de Melhor Filme no Oscar. Na história, após a morte de seu pai, o príncipe T’Challa, Chadwick Boseman, retorna para casa, na isolada e tecnologicamente avançada nação africana Wakanda, para tomar o seu posto de rei. O que vem depois são desentendimentos, lutas e muita emoção. Mas o que realmente interessa, e que poucos sabem, é que o filme tem como plano de fundo um cenário brasileiro, mais especificamente, as Cataratas do Iguaçu. A equipe de filmagem gravou as quedas em 2016 e as cenas são chamadas de Warrior Falls, onde as águas brasileiras se combinam com efeitos especiais. É possível ver a paisagem durante a proclamação do Pantera Negra como rei de Wakanda e também no momento em que ocorre uma reunião do conselho tribal.

ONDE ASSISTIR: Disney+

warrior-falls-pantera-negra
foz-do-iguacu-pr
a-missao-filme

A Missão, Foz do iguaçu

Mais um aclamadíssimo filme para lista, A Missão foi vencedor de diversos prêmios, incluindo o Palma de Ouro, considerado o prêmio de maior prestígio do Festival de Cinema de Cannes. Dirigido por Roland Joffé e escrito por Robert Bolt, o longa retrata a história real da época da expulsão dos jesuítas do reino português devido à crise nas relações entre Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus. A produção foi ambientada em florestas brasileiras e vários índios mostrados em cenas eram reais. Também teve como cenário as Cataratas do Iguaçu.

ONDE ASSISTIR: Claro Video

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, Foz do Iguaçu

indiana-jones-filme-brasil

No quarto filme da série Indiana Jones, o arqueólogo e professor Henry Jones Jr, interpretado por Harrison Ford, volta a explorar artefatos poderosos pelo mundo e, desta vez, investiga o segredo por trás da Caveira de Cristal. No cenário da Guerra Fria, Jones e seus parceiros se veem em embates com os soviéticos que querem o objeto para dominar o mundo através dele. Como pano de fundo, nada mais, nada menos, que o Parque Nacional do Iguaçu, tal como as Cataratas, dessa vez, do lado argentino. 

ONDE ASSISTIR: Netflix, Telecine Play, Apple TV

O incrível Hulk, Rio de Janeiro

Em uma nova versão do filme do herói dos quadrinhos, Edward Norton, na pele do incrível Hulk, vem ao Brasil, fugindo do risco de ser pego pelo governo americano, para completar suas pesquisas sobre ervas medicinais capazes de o curar de se transformar no gigante verde. O local escolhido para a sua moradia temporária foi a Rocinha, maior comunidade do país – contudo, as filmagens foram feitas na favela Tavares Bastos, na Zona Norte do Rio, e contou com cenas aéreas da Rocinha, tal como da floresta da Tijuca e da Praia do Ipanema. No elenco, raízes brasileiras também marcaram presença, estrelando a atriz Débora Nascimento.

ONDE ASSISTIR: Netflix, Google Play Store e Apple TV

VEJA TAMBÉM: 13 bate-voltas desde o Rio de Janeiro para curtir o final de semana
O que fazer no Rio de Janeiro: 28 programas imperdíveis

amanhecer-filme-brasil

Crepúsculo: Amanhecer Parte 1, Rio de Janeiro

No quarto filme da saga Crepúsculo, Bella e Edward, Kristen Stewart e Robert Pattinson, se casam e decidem passar sua lua de mel no Brasil, mais especificamente, em uma ilha próxima ao Rio de Janeiro. Já na vida real, as cenas foram gravadas na cidade colonial de Paraty, causando grande comoção dos fãs brasileiros. Contudo, para a tristeza dos mesmos, em 2017, a residência que serviu de locação do filme foi demolida por estar numa área de preservação ambiental. Durante o longa, ainda é possível passear pelas ruas da boêmia Lapa, pelas ondas da Marina da Glória e se deliciar em algumas cachoeiras da Cidade Maravilhosa. 

ONDE ASSISTIR: Netflix

VEJA MAIS: Guia de Paraty (RJ): charme colonial, praias e tudo o que você precisa saber
Onde ficar em Paraty: 10 opções de estadias charmosas

Amazônia, Amazônia

passeios-na-amazonia
amazonia-filme

A grande estrela desse filme é o macaquinho Castanha, que nasceu e viveu grande parte da sua vida no Rio de Janeiro. Mas sua vida vira de cabeça pra baixo quando ele é vendido para um circo, e no caminho, se envolve em um acidente aéreo e é solto em plena Amazônia. Os takes você já pode imaginar: muito drone, animais exóticos e uma imensidão verde. O longa do diretor francês Thierry Ragobert, teve filmagens feitas no Rio de Janeiro e na floresta Amazônica.

ONDE ASSISTIR: Netflix

LEIA TAMBÉM: Quando ir para a Amazônia: explorando a selva nas estações seca e cheia
Hotel de selva na Amazônia: um FAQ completo sobre a experiência de viagem

ensaio-sobre-a-cegueira2

Ensaio Sobre a Cegueira, São Paulo

Ambientado em uma cidade fictícia, e baseado no livro de mesmo nome do escritor José Saramago, uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge a população e entre brigas, incertezas e muito desespero, a única pessoa que ainda consegue enxergar, se junta a todos e tenta encontrar a humanidade perdida. O diretor brasileiro Fernando Meirelles trouxe a produção americana do filme para São Paulo, rodando em pontos como os arredores da Praça Ramos de Azevedo, Viaduto do Chá, Minhocão, a ponte Estaiada, Rio Pinheiros, Faria Lima e as esquinas do Higienópolis. 

ONDE ASSISTIR: não disponível em nenhum streaming oficial

O QUE FAZER EM SÃO PAULO? Experiências de luxo em São Paulo: roteiro de 3 dias com programas de alta gastronomia, lazer e compras
6 spas dos sonhos pra relaxar em São Paulo

Bem-Vindo à Selva , Amazônia

Neste filme de 2003, Travis, um jovem milionário americano, vai à Amazônia em busca de uma mina de ouro perdida, a Eldorado. Chegando lá, tem que convencer o guarda costas, The Rock, na pele de Beck, a ficar por lá e enfrentar Hatcher, o chefe de uma mineradora, que também está em busca de Eldorado. Idealmente, todas as cenas seriam rodadas na Amazônia brasileira, porém, após a produção ter sido assaltada, grande parte foi filmada no Havaí. Ainda assim, é possível avistar algumas cenas aqui no Brasil e se apaixonar pela imensidão dessa selva tropical. 

ONDE ASSISTIR: Globoplay

Os Mercenários, Rio de Janeiro

parquelage

Em Os Mercenários, Barney Ross, interpretado por Sylvester Stallone, lidera um grupo especializado em resolver grandes intrigas internacionais com ações de extermínio. No filme, ele e seus capangas são contratados pelo personagem de Bruce Willis para derrubar  o ditador da ilha de Vilena, na América do Sul, mas, ao perceber a complexidade da situação, decidem abandonar a tarefa. Contudo, Barney volta para salvar Sandra, Giselle Itié, por quem se apaixonou. O longa foi dirigido por Stallone e teve cenas gravadas no Rio de Janeiro, como no Parque Lage, além de contar com a atuação da brasileira no elenco. 

ONDE ASSISTIR: Amazon, Telecine e Globoplay

007 Contra o Foguete da Morte, Rio de Janeiro

Atualmente, a franquia de 007 conta com mais de 20 filmes no catálogo e, no décimo primeiro deles, algumas cenas foram gravadas no Brasil. No longa em questão, James Bond vai até o Rio de Janeiro para investigar a queda de um foguete transportado por uma nave e livrar a humanidade de um gás mortal. É nesta ocasião que o agente enfrenta seu maior inimigo, Jaws, em uma batalha icônica em cima do bondinho do Pão de Açúcar. Indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

ONDE ASSISTIR: Telecine

Up Altas Aventuras, Roraima 

monte-roraima
monte-roraima2

Para quem achou que o cenário por trás das aventuras do Senhor Fredricksen e o pequeno Russell eram apenas ficção do mundo Pixar, você não poderia estar mais enganado! O local místico foi inspirado nas paisagens do Paraíso das Cachoeiras, ou Monte Roraima. Também considerada a maior montanha plana de todo o mundo, ela fica localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, dentro de uma importante reserva natural e destino requisitado entre trilheiros mais experientes. 

ONDE ASSISTIR: Disney +

Filmes nacionais com cenas no Brasil

Dois Filhos de Francisco, Goiás

Desde 2005 nas telonas, Dois Filhos de Francisco é um clássico brasileiro que conta a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, revelando erros, acertos e muita dedicação de Seu Francisco, o pai dos meninos, para alavancar a carreira dos filhos na música. O longa teve grande parte das cenas gravadas em Pirenópolis, cidade a 120 km de Goiânia e com uma das melhores infraestruturas para turismo em Goiás. Lá, você encontra desde hospedagens low budget até pousadas de charme, propriedades privadas com cachoeiras, um Centro Histórico cheio de casarões antigos e pontos culturais, além das Cavalhadas, festa regional que movimenta a cidade anualmente.

ONDE ASSISTIR: Globoplay e Google Play

VEJA TAMBÉM: 6 destinos incríveis pra conhecer em Goiás (que você nem sabia que existiam!)
Salto do Corumbá, Goiás: ecoturismo com mega infra entre Goiânia e Brasília

dois-filhos-de-francisco

Villa do Comendador: pousada rural com sofisticação em Pirenópolis (GO)

Rio, Eu te Amo, Rio de Janeiro

Rio, Eu te Amo integra com louvor a série Cidade do Amor, que tem como objetivo reunir curtas de diferentes cidades ao redor do globo e contar histórias ambientadas em diferentes pontos do local. Depois de Paris e Nova York, a versão Rio de Janeiro mostra a produção de dez curtas de dez diretores brasileiros e internacionais. Cenas te levam as areias de Copacabana, a grandiosidade do Pão de Açúcar, a exclusividade da ilha de Paquetá, a complexidade do Vidigal e muito mais da Cidade Maravilhosa. 

ONDE ASSISTIR: Youtube Filmes, Google Play

Capitães da Areia, Bahia

capitaes-de-areia
capitaes-de-areia3

Em uma adaptação de um dos romances mais clássicos da literatura brasileira, de Jorge Amado, em Capitães de Areia, adolescentes abandonados por suas famílias crescem nas ruas de Salvador, em comunidade no Trapiche, e passam dia após dia vivendo a custas de pequenos crimes. O longa foi assinado por Cecília Amado, neta do escritor, e traz às telonas cenas da capital baiana em takes emocionantes, coloridos e inspiradores. 

ONDE ASSISTIR: Globoplay

LEIA MAIS: Roteiro de Salvador em um dia: veja os principais pontos turísticos em 24h
Nossos 6 destinos de praia preferidos no sul da Bahia pra desestressar

Ó Paí, Ó, Bahia

Ó Paí, Ó é um filme brasileiro leve e descontraído no estilo musical, lançado em 2007, e que conta os percalços do último dia do Carnaval no animado cortiço do Centro Histórico do Pelourinho, em Salvador. Em meio a muita música, dança e alegria, cenas dos principais pontos turísticos de Salvador saltam aos olhos e com certeza farão você ter vontade de curtir um pouco dessa folia pessoalmente.  

ONDE ASSISTIR: Globoplay

Xingu, Tocantins 

Xingu conta a história real dos irmãos Villas-Bôas que, nos anos de 1940, saem do conforto da cidade grande e suas regalias, para iniciarem uma jornada de desbravamento pelas terra indígenas do Brasil. Foi nessas condições, após muita dificuldade, batalhas e quilômetros percorridos, que Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Bôas conseguem fundar o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo. Naturalmente, no longa, aprecie as belezas do parque Indígena do Xingu, no Tocantins, em uma série de cenas e paisagens capturadas num período de dez meses. 

ONDE ASSISTIR: Globoplay

image

Conhece mais filmes com cenas gravadas no Brasil e não está na nossa lista?! Indica aqui nos comentários!

Pietra Palma

Aspirante a viajante profissional aqui no Carpe Mundi, coleciona momentos e pedaços dos seus caminhos através da escrita e em seu mais de um ano de blog, já escreveu cerca de 80 matérias com dicas de viagens e destinos. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e acredita que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo