São dois os períodos do ano para conhecer a selva amazônica: as épocas da seca e da cheia. Na seca, que dura de outubro a janeiro/fevereiro, prainhas se formam nas margens do rio e ilhotas surgem revelando árvores e galhos secos escondidos entre canais; enquanto, na cheia, de março até meados de setembro, os famosos igapós e igarapés são canais navegáveis que formam cursos de água por toda a floresta, que fica mais verdinha e atraente nas margens.

Entenda aqui qual a melhor época e quando ir para a Amazônia:

Além disso, vale lembrar que a Amazônia tem um dos climas mais úmidos e chuvosos do mundo devido à proximidade com a Linha do Equador: mas o que não deve atrapalhar (tanto) a sua viagem, já que as chuvas na maior parte do ano são esparsas e duram pouco.E viajar na seca ou na cheia não vai ser sinônimo de não pegar chuvas – o final da seca é bem chuvoso e a partir de julho, auge da cheia, quase não chove.

EM TEMPO:

A maior floresta tropical do mundo estende-se em território brasileiro por nove estados, que englobam a região da bacia amazônica. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Mas a parte mais turística que concentra a maioria das viagens à região fica restrita a um deles: o Amazonas, principalmente para explorar a floresta nos hotéis de selva próximos de Manaus (AM). E é sobre a melhor época para visitar essa região que vou falar aqui.

Quando ir para a Amazônia: explorando a selva nas estações seca e cheia

QUANDO IR PARA A AMAZÔNIA

ESTAÇÃO SECA

OUTUBRO A JANEIRO/FEVEREIRO

  • Os canais navegáveis compostos pelos igapós (matas inundadas) e igarapés (braços de rio que abrem na cheia) dão lugar às prainhas nas margens dos rios e ilhas e ilhotas que se formam nas áreas mais rasas, além de planícies verdes que ficam cobertas de grama revelando uma paisagem diferente.
  • Dá pra contemplar melhor a imensidão da floresta: trilhas e caminhos se formam, revelando a altura e complexidade das árvores.
  • Hotéis de selva ficam ainda mais imponentes e entende-se a expressão “na copa das árvores”, pois a altura e a estrutura de madeira erguendo as passarelas é por fim revelada.
  • Os rios ficam com aspecto mais “sujo”, pois a lama mistura-se à água, que fica barrenta.
  • As margens dos rios também revelam um cenário mais seco, com galhos caídos, árvores tombando em barrancos e folhas mortas devido à seca.
  • O final da seca é bem chuvoso, de dezembro a fevereiro sobretudo.
  • Início da seca, em outubro, é bom pra pesca esportiva.
  • É mais quente que na época cheia.
  • Variação de até 15 metros a menos de água na floresta.
quando-ir-amazonia-seca-ou-cheia

QUANDO IR PARA A AMAZÔNIA

ESTAÇÃO CHEIA

MARÇO A AGOSTO/SETEMBRO

  • É a época das matas inundadas dos igapós e dos caminhos navegáveis dos igarapés: dá pra navegar de um lado a outro da floresta sem dificuldades (contudo, as margens dos rios, as prainhas e as planícies verdes ao redor da floresta praticamente somem, pois do rio você já entra floresta adentro em um passo).
  • A floresta aparenta ficar mais verde, rica e abundante.
  • Os animais ficam mais ativos, tendo sua época de reprodução entre junho e setembro.
  • Dá pra achar vitórias-régias, as plantas aquáticas típicas da região amazônica.
  • Os rios ganham tons mais azuis, devido à abundância da água.
  • No final da estação, de junho a setembro, assistir ao nascer e pôr do sol é sempre um espetáculo.
  • O início da cheia é bem chuvoso, até meados de maio.
  • É uma época não tão quente como a seca (mas ainda bem quente, especialmente em agosto e setembro).
  • Variação de até 15 metros a mais de água na floresta, que tem árvores inundadas até suas copas.
vitoria-regia-amazonia

QUANDO IR PARA A AMAZÔNIA

EXTRA: ÉPOCA DE CHUVA

A precipitação é mais elevada entre dezembro e maio (tendo sua alta entre dezembro e março), enquanto diminui significativamente entre junho e novembro. Não há uma estação totalmente seca no quesito chuva, mas se quiser ir nos meses com menos chance de chover, vá entre julho e setembro (que é alta temporada na selva).

chuva-na-amazonia

PORTANTO…

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR PARA A AMAZÔNIA?

Na minha opinião, nem na cheia e nem na seca. Entre elas. É quando os rios tem uma coloração bonita, a água preenche lindamente a floresta, mas ainda deixando ver a grandiosidade das árvores e há uma outra prainha possível para aproveitar. Eu já fui nas duas e digo com propriedade que não é tão legal nem no auge da cheia e nem no auge da seca.

Setembro é um mês excelente – entre estações e com pouca chuva. O início de outubro também é uma escolha esperta. Março tem água preenchendo os rios, mas não tanta, só que a pluviosidade já é bem maior (aliás, é o mês historicamente mais chuvoso).

Contudo, se quiser pegar os canais navegáveis no seu auge, viaje em julho. É uma época bem cobiçada.

LEIA TAMBÉM: Turismo em Manaus e desde lá na selva amazônica em 9 programas imperdíveis

Anna Laura

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi registra o mundo com sua Nikon desde que se entende por gente - e hoje cultiva um feed milimetricamente pensado. Passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo e, depois de uma temporada em Paris, resolveu ser viajante full time: você pode encontrá-la por aí, cobrindo paraísos tropicais.

Deixe seu comentário

voltar ao topo