Nem sempre dá pra viajar. Mas a boa notícia é que a internet tem se reinventado para transformar pequenas ações em grandes viagens, tudo pela tela do computador e do celular. Exercitar a imaginação, se aprofundar em outras culturas e sair da zona de conforto navegando digitalmente pelo mundo são atividades que podem ser feitas do conforto da sua casa.

Por isso, o blog listou 15 ideias de programas para você sentir quase que na pele a sensação de viajar pelo mundo, mesmo sem sair de casa.

planejamento

Faça algo novo, que te tire da zona de conforto

Uma das principais vantagens e lições de uma viagem é sair da zona de conforto e experimentar coisas que você não faria do aconchego do seu sofá. Começar um blog que você estava inseguro em começar para libertar a imaginação, participar da gravação de um podcast de um assunto que transborde, entrar em grupos do Facebook para dividir experiências de viagem e olhar destinos com outros ângulos e até começar a organizar o feed no Instagram com fotos antigas são formas de reviver momentos viajando e compartilhá-los com o mundo. Você também pode organizar essas lembranças só pra você, como num diário de viagem.

Prove comidas de outras partes do Brasil e do mundo

Se tem uma coisa que caracteriza culturas nacionais e internacionais, ela é a culinária. E, de tão variada a gastronomia nacional, não vale a pena investir em restaurantes servindo pratos tipicamente gaúchos, mineiros ou nordestinos como forma de viajar sem sair de casa? Opções não faltam. No exterior, países como Itália e França são marcos gastronômicos e recebem diversos turistas justamente por conta do valor cultural de sua culinária. Se o tempo for de ficar em casa, aposte em aplicativos de delivery ou procure por receitas online e tente reproduzir você mesmo.

etiopia-comida

Estude um idioma estrangeiro

cambly-aulas

Estudar um novo idioma não só permite uma melhor comunicação em futuras viagens, como te faz imergir em uma nova cultura – a começar pelo seu “bem” mais precioso, que é a língua. Procure por grupos de conversação na internet, ingresse em aulas com professores internacionais no Cambly ou comece aos poucos com aplicativos gratuitos como Babbel. Mais dicas dos melhores cursos de idiomas online aqui.

LEIA TAMBÉM: Tá na hora de ser um viajante melhor em 2020: siga esses passos

Fuja da sua rotina diária com podcasts de viagens

Não tem nada mais gostoso que sentar num lugar tranquilo, colocar os fones de ouvido e ouvir podcasts sobre destinos, experiências e perrengues de viagem em uma espécie de roda de conversa, quase sem cortes. Programas como Mamilos e Mas você vai Sozinha fazem esse recorte perfeitamente.

Viaje através da arte com museus virtuais

O dia a dia pode ser corrido, mas a tecnologia traz a possibilidade de absorver cultura pela tela do celular em tours virtuais. Espaços como o Metropolitan, em Nova York, tem videos interativos das salas no Youtube, já o Louvre, em Paris, oferece um panorama completo da exposição dedicada ao Egito, e a Pinacoteca, em São Paulo, tem plataforma em que é possível fazer uma visita por todo acervo permanente. Veja mais museus virtuais aqui.

Brinque de turista na sua própria cidade

Nem sempre é preciso pegar um avião para ter a sensação de estar turistando por aí. Conhecer um novo bairro na sua cidade ou até mesmo uma nova rua perto da sua casa podem acarretar em experiências turísticas super válidas – vá para o parque, visite as lojinhas em que sempre passa e nunca entrou, dê uma de flâneur e ande pelo desconhecido, sem rumo. A surpresa boa pode ser a mesma do que estar num destino novo acabaria te trazendo.

postcrossing-viajar-sem-sair-de-casa

Participe do Postcrossing

Essa plataforma inovadora com quase 800 mil inscritos pelo mundo é a oportunidade ideal para dar uma utilidade para aqueles cartões-postais de viagens passadas que estão ficando sem um sentido ali parado. A ideia é enviar um cartão – com ou sem mensagem – para uma pessoa que você selecionar no site, e esta te enviará outro em retribuição. 

Inicie uma leitura

Os livros têm o poder de levar seus leitores por lugares e experiências inovadoras, existem aqueles que te fazem viajar por meio dos relatos de bordo, crônicas de perrengues de viagem ou com descrições das paisagens e destinos. Veja mais opções nessa seleção de 15 livros de viagem para ver o mundo sem sair de casa.

um-lugar-na-janela

Um Lugar na Janela

O livro conta através de crônicas leves e curtas as experiências de Martha Merdeiros acerca da sua primeira vez na Europa, suas reflexões sobre morar em Santiago e seus suspiros diante da beleza da Grécia.

encaramujado

Encaramujado

Relatos da aventura do escritor Antonio Lino que com sua kombi percorreu o Brasil do Oiapoque a São Paulo, do Acre a Minas, do Mato Grosso à Bahia, somando mais de 30 mil km rodados e rendendo frases inspiradoras.

amyr-klink

Entre o céu e o mar

Um diário de viagem com um dos maiores feitos do brasileiro Amyr Klink, que atravessou o Atlântico, do sul da África à Bahia (cerca de 6500 km) num pequeno barco a remo. Histórias regadas à medo, aventura e superação.

Saia para fotografar e edite fotos antigas

Explore seu olhar artístico, nem que seja no quintal de casa. Fotografar está inteiramente ligado com o ato de registrar um momento através das suas emoções e é basicamente isso que viajar desperta dentro da gente. Observe cantos, retratos, funções da câmera e procure por possíveis locações instagramáveis para treinar. Registrar bairros e cenários da sua própria cidade ou em bate-voltas próximos é a melhor maneira de iniciar na fotografia de viagem. Uma boa também é pegar aquelas fotos de viagem antigas que você nunca mexeu e começar a editá-las com mais qualidade dando outra cara para as imagens – conheça os presets Carpe Mundi para o Lightroom aqui e edite suas imagens com apenas um clique!

VEJA MAIS: Você nunca fará a mesma foto duas vezes

anna-laura-wolff

Veja filmes / documentários / séries de viagens

Ficar em casa pede por séries, filmes e documentários que te farão viajar junto com seus enredos, personagens e cenários, seja na história fictícia ou em um documentário sobre um mochilão pela América do Norte, como é o caso de Expedition Happiness. Veja mais filmes e documentários que vão te teletransportar para uma viagem aqui.

Expedition Happiness

Em pouco mais de uma hora e meia de documentário, o casal, formado por uma compositora (que também assina a trilha sonora do curta), um cineasta e seu cachorro, embarca em uma jornada de descobertas e perrengues pela América do Norte a bordo um ônibus escolar reformado, enquanto descobrem paisagens incríveis do Canadá, Estados Unidos e México.

Outlander

outlander-netflix

Um guerreiro e uma enfermeira se envolvem em uma relação através do tempo enquanto passam pelos morros verdinhos e castelos encantadores da Escócia. Nas demais temporadas vem a França antes da revolução e os Estados Unidos pré-Independência – com figurinos reais, locações históricas e características culturais que nos fazem vibrar.

Comer, Rezar e Amar

Esse clássico, que também tem um livro inspirador como base, conta mais sobre largar tudo e se aventurar pelo mundo. É no papel de Elizabeth Gilbert, uma empresária em crise, que Julia Roberts desbrava as paisagens e comidas da Itália, reza nos ashrams da Índia, e vive uma história de amor em Bali, teletransportando a gente a viver um pouquinho dessas emoções.

Conheça novos lugares no The Secret Door

Essa é uma ferramenta online para sair do tédio e descobrir diferentes lugares do mundo, como grandes lojas, museus, parques da Disney, cavernas, montanhas verdinhas ou até mesmo vivenciar eventos culturais de outro país. Na página principal, ao clicar na porta virtual, surge um destino surpresa em vídeo, com a mesma tecnologia do Google Streets (que muda conforme o acesso à plataforma). De fundo, uma musiquinha de suspense dá um clima de aventura e, no final das contas, parece mesmo que você está explorando o desconhecido.

mapa-carpe-mundi

Cerque-se com coisas bonitas de suas viagens

Decore ou redecore cômodos da sua casa com itens de viagens que ainda não saíram da gaveta – arrumar a casa e o escritório com itens relacionados às viagens que fazemos é o melhor jeito de se manter em contato com as boas recordações mundo afora. O Carpe Mundi também conta com lojinha de produtos de viagem para quem ama uma boa décor do mundo: temos mochila, nécessaire e máscara de olhos mapa-múndi, um mapa de cortiça pra grudar na parede (foto ao lado) e passaporte com frase de viagem. Se tiver interesse nos produtos, entre em contato por email: lojinha@carpemundi.com.br.

Embarcar na realidade virtual dos hotéis e destinos

Como forma de viajar sem estar, de fato, viajando, empresas criaram aplicativos que vão te teletransportar para praias paradisíacas, quartos de hotéis de luxo e experiências de vida como mergulhar com os tubarões no Havaí, saltos de paraquedas com a vivência 360º e imersões culturais em tribos distantes.

iFly

Criada pela inovadora KLM Magazine, o projeto iFly reúne uma série de vídeos em 360 graus pelos mais diversos destinos e experiências pelo mundo, que podem ser vivenciados pelo computador ou pelo smartphone com óculos de realidade virtual.

Rizort

Através do aplicativo é possível andar por resorts conceituados do México ao Japão pra escolher a melhor acomodação, do seu gosto, antes de fechar a viagem. O porém é que o acesso é limitado somente para usuários do Oculus Go e Samsung Gear.

Expeditions

Esse aplicativo do Google reproduz mais de 600 lugares e seus diversos pontos turísticos virtualmente, com informações e análises de construções históricas que vão do Taj Mahal, na Índia, ao Coliseu, em Roma, e até o impossível Monte Everest.

Planeje uma viagem futura

planejando-uma-viagem

E nada como pesquisar novos cantos pelo mundo, procurar os melhores cliques de cada ponto turístico, explorar hotéis charmosos e montar um itinerário completinho, do seu jeito, antes de embarcar na próxima trip – porque afinal uma viagem começa sempre em casa, na hora de planejá-la.

VEJA MAIS: Como planejar uma viagem internacional em 8 dicas espertas

Assistir câmeras ao vivo de destinos pelo mundo

Quer conferir a vida rolando do lado de fora da sua porta da frente? Essas câmeras ao vivo pelo mundo te permitem sentir a brisa em Waikiki, no Havaí, assistir aos pandas brincarem numa reserva chinesa ou conferir o cruzamento mais famoso do mundo na Times Square, em Nova York. É, sem dúvidas, um jeito e tanto de viajar sem sair de casa. Veja mais câmeras ao vivo pelo mundo neste post.

Pietra Palma

Estudante de jornalismo e aspirante a viajante profissional aqui no Carpe Mundi. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer uma nova cultura, um novo lugar, um novo espaço. Gosta de colecionar momentos e pedaços desses caminhos através da escrita e acredita que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo