planejamento


Como planejar uma viagem internacional em 8 dicas espertas

Viajar para fora do Brasil pode dar aquele medinho: será que eu vou gastar muito? Será que eu estou esquecendo de alguma coisa?

Essas dúvidas são comuns, principalmente as que envolvem a parte burocrática sobre os documentos que precisam ser levados para o exterior, as possíveis taxas de turismo a serem pagas e até os cuidados com vacinas obrigatórias. E, claro, é crucial fazer um bom planejamento para os passeios fluírem da melhor maneira, afinal, você não vai querer ter problemas durante a viagem.

Pra facilitar, veja abaixo o que você não pode esquecer na hora de começar a planejar sua viagem internacional.

Como planejar uma viagem internacional

CHECAR SE O DESTINO TEM TAXAS DE TURISMO
As taxas de turismo são valores cobrados com o objetivo de preservar e proporcionar melhorias de determinada região. Elas costumam ser coletadas no processo de check-in do hotel ou na entrada do local (como parques nacionais ou regiões históricas da Europa, por exemplo) e o valor pode variar muito. É bom checar para programar o gasto.

Como planejar uma viagem internacional

LIMITAR SEU ORÇAMENTO
Aproveitando o gancho das taxas de turismo, é importante também que você tenha em mente o quanto vai gastar na viagem para não aparecer nenhuma surpresa de última hora. Troque seus reais pela moeda local o quanto antes para conseguir as melhores cotações (acesse o Oanda para saber os valores em tempo real) ou envie seu dinheiro para o exterior pelo app WU Brasil da Western Union. Lembre-se de que, além das passagens e da hospedagem, todos os dias você ainda terá o custo da alimentação, dos passeios, do transporte e de eventuais comprinhas.

Como planejar uma viagem internacional

VER SE HÁ VACINAS OBRIGATÓRIAS
Alguns países cobram dos viajantes o Certificado Internacional de Vacinação de Febre Amarela. Veja mais informações no site da Anvisa para tomar a vacina e tirar o seu. Dependendo do país que você vai visitar, vale ver a necessidade de renovar vacinas como tétano e hepatite.

Como planejar uma viagem internacional

CONFERIR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Grande parte dos países exige passaporte com validade mínima de 6 meses. Em alguns da América do Sul, você pode entrar só com o RG – mas não com a carteira de motorista, por isso, atenção. No site do Itamaraty tem a lista de países que exigem visto de brasileiros – se organize com antecedência, pois alguns processos de tirar visto podem ser longos. Também é bom lembrar que quem viaja com menores de idade pode precisar de documentos extras se o pai ou mão não estiverem presentes durante a trip.

LEIA MAIS: Checklist de viagem: 14 coisas para fazer antes de sair de casa

Como planejar uma viagem internacional

MONTAR O ROTEIRO DE VIAGEM
Planejar direitinho seu roteiro vai facilitar a vida e até baratear a viagem. Comece montando um itinerário dia a dia com as datas que você pretende estar em cada lugar. Depois, organize a hospedagem para cada noite e aí adicione como você vai se deslocar de um lugar para o outro. Mesmo se for ficar numa cidade só, vale também escrever o roteiro dia a dia para organizar os programas e não correr risco de perder tempo. Quando incluir museus, parques e lojas, preste atenção nos horários de funcionamento para não dar com nenhum lugar fechado.

Como planejar uma viagem internacional

ARRUMAR A MALA COM ANTECEDÊNCIA
É normal deixar algumas coisas para fazer de última hora, mas em viagens para destinos com o clima muito diferente do que você está acostumado, vale um planejamento maior com as roupas. No inverno europeu, por exemplo, as térmicas são grandes aliadas – a Decathlon têm vários modelos entre blusas e calças pro frio e pra neve.

LEIA MAIS: 9 coisas pra NÃO levar na mala

Como planejar uma viagem internacional

FAZER SEGURO DE VIAGEM
Ir a um hospital no exterior pode sair muito caro, principalmente nos EUA e em alguns países da Europa – onde o seguro é até obrigatório dentre os países que fazem parte do Tratado de Schengen. É uma prevenção que, pelo preço, relativamente barato, é essencial para qualquer viagem ao exterior. Cote seu seguro no SegurosPromo, um comparador que elege os melhores valores, e ganhe 5% de desconto com o código ‘CARPEMUNDI5’.

LEIA MAIS: 18 dúvidas sobre seguro de viagem resolvidas: tudo o que você precisa saber

Como planejar uma viagem internacional

ABUSAR DA TECNOLOGIA
Não dá pra negar: em uma viagem internacional o seu celular é um dos seus maiores aliados, seja para traduzir a língua local, usar o mapa, ou postar aquela foto perfeita no Instagram. Várias cidades e países têm, inclusive, aplicativos próprios com dicas e guias – já saia do Brasil com todos baixados. Para garantir o acesso à web, compre um chip internacional de internet ilimitada: o EasySim4u tem planos em conta em mais de 210 países e entrega o produto direto na sua casa antes da viagem.

como-planejar-uma-viagem-internacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *