Viajar para fora do Brasil pode dar aquele medinho: será que eu vou gastar muito? Será que eu estou esquecendo de alguma coisa?

Essas dúvidas são comuns, principalmente as que envolvem a parte burocrática sobre os documentos que precisam ser levados para o exterior, as possíveis taxas de turismo a serem pagas e até os cuidados com vacinas obrigatórias. E, claro, é crucial fazer um bom planejamento para os passeios fluírem da melhor maneira, afinal, você não vai querer ter problemas durante a viagem.

Pra facilitar, veja abaixo o que você não pode esquecer na hora de começar a planejar sua viagem internacional.

Como planejar uma viagem internacional

CHECAR SE O DESTINO TEM TAXAS DE TURISMO
As taxas de turismo são valores cobrados com o objetivo de preservar e proporcionar melhorias de determinada região. Elas costumam ser coletadas no processo de check-in do hotel ou na entrada do local (como parques nacionais ou regiões históricas da Europa, por exemplo) e o valor pode variar muito. É bom checar para programar o gasto.

Como planejar uma viagem internacional

LIMITAR SEU ORÇAMENTO
Aproveitando o gancho das taxas de turismo, é importante também que você tenha em mente o quanto vai gastar na viagem para não aparecer nenhuma surpresa de última hora. Troque seus reais pela moeda local o quanto antes para conseguir as melhores cotações (acesse o Oanda para saber os valores em tempo real) ou envie seu dinheiro para o exterior pelo app WU Brasil da Western Union. Lembre-se de que, além das passagens e da hospedagem, todos os dias você ainda terá o custo da alimentação, dos passeios, do transporte e de eventuais comprinhas.

Como planejar uma viagem internacional

VER SE HÁ VACINAS OBRIGATÓRIAS
Alguns países cobram dos viajantes o Certificado Internacional de Vacinação de Febre Amarela. Veja mais informações no site da Anvisa para tomar a vacina e tirar o seu. Dependendo do país que você vai visitar, vale ver a necessidade de renovar vacinas como tétano e hepatite.

Como planejar uma viagem internacional

CONFERIR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Grande parte dos países exige passaporte com validade mínima de 6 meses. Em alguns da América do Sul, você pode entrar só com o RG – mas não com a carteira de motorista, por isso, atenção. No site do Itamaraty tem a lista de países que exigem visto de brasileiros – se organize com antecedência, pois alguns processos de tirar visto podem ser longos. Também é bom lembrar que quem viaja com menores de idade pode precisar de documentos extras se o pai ou mão não estiverem presentes durante a trip.

LEIA MAIS: Checklist de viagem: 14 coisas para fazer antes de sair de casa

Como planejar uma viagem internacional

MONTAR O ROTEIRO DE VIAGEM
Planejar direitinho seu roteiro vai facilitar a vida e até baratear a viagem. Comece montando um itinerário dia a dia com as datas que você pretende estar em cada lugar. Depois, organize a hospedagem para cada noite e aí adicione como você vai se deslocar de um lugar para o outro. Mesmo se for ficar numa cidade só, vale também escrever o roteiro dia a dia para organizar os programas e não correr risco de perder tempo. Quando incluir museus, parques e lojas, preste atenção nos horários de funcionamento para não dar com nenhum lugar fechado.

Como planejar uma viagem internacional

ARRUMAR A MALA COM ANTECEDÊNCIA
É normal deixar algumas coisas para fazer de última hora, mas em viagens para destinos com o clima muito diferente do que você está acostumado, vale um planejamento maior com as roupas. No inverno europeu, por exemplo, as térmicas são grandes aliadas – a Decathlon têm vários modelos entre blusas e calças pro frio e pra neve.

LEIA MAIS: 9 coisas pra NÃO levar na mala

Como planejar uma viagem internacional

FAZER SEGURO DE VIAGEM
Ir a um hospital no exterior pode sair muito caro, principalmente nos EUA e em alguns países da Europa – onde o seguro é até obrigatório dentre os países que fazem parte do Tratado de Schengen. É uma prevenção que, pelo preço, relativamente barato, é essencial para qualquer viagem ao exterior. Cote seu seguro no SegurosPromo, um comparador que elege os melhores valores, e ganhe 5% de desconto com o código ‘CARPEMUNDI5’.

LEIA MAIS: 18 dúvidas sobre seguro de viagem resolvidas: tudo o que você precisa saber

Como planejar uma viagem internacional

ABUSAR DA TECNOLOGIA
Não dá pra negar: em uma viagem internacional o seu celular é um dos seus maiores aliados, seja para traduzir a língua local, usar o mapa, ou postar aquela foto perfeita no Instagram. Várias cidades e países têm, inclusive, aplicativos próprios com dicas e guias – já saia do Brasil com todos baixados. Para garantir o acesso à web, compre um chip internacional de internet ilimitada: a EasySim4U tem planos em conta em mais de 210 países e entrega o produto direto na sua casa antes da viagem.

CHIP INTERNACIONAL COM INTERNET ILIMITADA: COMPRE AQUI!

como-planejar-uma-viagem-internacional

Bruna Nobrega

Acredita no lema "trabalhe com o que você gosta e você nunca estará trabalhando". Além de ser amante das viagens, é doida por entretenimento: daí seus dois anos na redação da Capricho antes de chegar aqui no Carpe Mundi. Reza pra próxima viagem ser para destinos que já foram cenário de filmes ou séries.

Deixe seu comentário

voltar ao topo