Checklist de viagem: veja aqui itens importantes que merecem atenção dobrada antes de sair para as próximas férias.

CHECKLIST DE VIAGEM

1 – Cheque de novo o horário (e o aeroporto) do seu voo

Seu voo era de Guarulhos e você foi para Congonhas. Era meia-noite e você chegou no dia seguinte. Quem nunca?

CHECKLIST DE VIAGEM

2 – Tire eletrônicos da tomada em casa

Assim você evitar gastar energia à toa e também se previne caso haja uma tempestade ou pane na rede elétrica que possa eventualmente queimar alguma coisa. Modem do Wi-Fi, máquina de lavar roupa e impressoras são musts.

CHECKLIST DE VIAGEM

3 – Faça o aviso de viagem nos cartões de débito e crédito

Pra não correr o risco de não conseguir passar o cartão no exterior. Normalmente dá para fazer direto no aplicativo do banco. Lembre-se de liberar o de débito para saque no exterior.

CHECKLIST DE VIAGEM

4 – Pense numa mala consciente

Comece o processo de fazer a mala com alguns dias de antecedência. Veja qual a franquia de bagagem que os voos que você vai pegar permitem e cheque a previsão do tempo no destino pra ver se sua mala condiz com o clima.
LEIA TAMBÉM: Como montar uma mala de viagem consciente, prática e eficiente

CHECKLIST DE VIAGEM

5 – Confira documentos e reservas

Mande um e-mail para você mesmo com cópia de passaporte, RG, reservas, vouchers, itinerários… Em aplicativos como o Evernote você pode salvar tudo numa pastinha (acessível offline) e ter sempre à mão.

CHECKLIST DE VIAGEM

6 – Vai alugar carro? Não esqueça a carteira de motorista!

Às vezes quando vamos ao exterior temos o costume de deixar a carteira em casa. Para o seu checklist de viagem, não esqueça de incluí-la na bolsa caso pretenda alugar carro. Para garantir, é sempre bom tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) – veja informações no Detran da sua cidade.

CHECKLIST DE VIAGEM

7 – Lembre-se de fazer seguro de viagem

Ele pode ser feito até o dia do embarque e é muito importante para qualquer viagem internacional – na Europa é obrigatório nos países que fazem parte do Tratado de Schengen. Aqui no Carpe Mundi a gente usa e recomenda o site Seguros Promo, que pesquisa várias empresas. Usando o código CARPEMUNDI5 você tem 5% de desconto.
LEIA TAMBÉM: 5 razões pra fazer seguro de viagem

CHECKLIST DE VIAGEM

8 – Cheque a necessidade de vacinas

Cheklist de viagem: muitos lugares exigem vacina contra febre amarela, ainda que não sejam muitos os que peçam o certificado na entrada. Normalmente a vacina precisa ser tomadas 10 dias antes da viagem. Veja mais informações no site da Anvisa.

CHECKLIST DE VIAGEM

9 – Troque dinheiro (e economize)

Dá para usar o cartão de crédito (pagando IOF de 6,38%) ou sacar direto da sua conta no exterior, claro, mas é sempre bom ter uma quantia em espécie. Tirando alguns destinos da América do Sul como Santiago, Buenos Aires e Montevidéu, onde você pode conseguir uma boa cotação para o real, leve dólares sempre. Em Cuba e na Europa, leve euros. Para encontrar boas tarifas, entre na WeCambio, que compara online a cotação de diversas casas de câmbio ao mesmo tempo e encontra o melhor valor – a empresa de câmbio ainda abre a opção de negociar o preço da moeda e pagar um valor ainda menor mandando propostas direto para as casas de câmbio. É economia de tempo e dinheiro. Acesso o site da WeCambio aqui e guarde dinheiro na compra de câmbio.

CHECKLIST DE VIAGEM

10 – Baixe apps de viagem no celular

Há muitos apps que tornam a sua viagem mais fácil, fazem reserva, são guias e GPS, dão dicas de restaurante, conectam com os moradores locais… aqui no Carpe Mundi já até fizemos uma lista pra te ajudar! Inclua no seu checklist de viagem.
LEIA TAMBÉM: Os aplicativos de viagem que você realmente precisa ter

CHECKLIST DE VIAGEM

11 – Faça uma visita à farmácia

Antigripal e remédio pra dor de cabeça você consegue comprar em qualquer lugar, mas se tive medicações específicas, melhor levar daqui. Pode ser interessante pedir a algum médico prescrever antibióticos para doenças comuns como infecção de garganta e urinária. Algo pra enjoo pra quem vai fazer traslados de barco é sempre bom também.

CHECKLIST DE VIAGEM

12 – Prepare uma mala de mão precavida

Monte uma mala de mão como se você fosse passar uma noite apenas com ela, ou seja, completa mesmo, com pijama, escova de dente e pequena necessaire, pois voos atrasam, ônibus quebram e às vezes passamos noites longe do destino planejado. Travesseirinho de pescoço também é essencial pra deslocamentos longos. Lembre-se que em voos internacionais não pode levar líquidos dentro dela.
LEIA TAMBÉM: Como montar a mala de mão perfeita

CHECKLIST DE VIAGEM

13 – Pesquise como ir e voltar do aeroporto no destino

Já pagou super caro num táxi do aeroporto para o hotel e depois viu que tinha um shuttle que levava pela metade do preço na esquina em que você está hospedado? Para evitar estas frustrações e gastos desnecessários, dê um Google antes de ir. Se esquecer, vá direto ao centro de ajuda ao turista do aeroporto pra perguntar. Importantíssimo no checklist de viagem.
LEIA TAMBÉM: Como ter internet no celular no exterior

CHECKLIST DE VIAGEM

14 – Carregue e recarregue

Deixe laptops, câmeras e celulares 100% carregados e confira se está levando todos os respectivos carregadores. Importantíssimo também ter um adaptador de tomada universal se estiver indo ao exterior (nem sempre os hotéis têm para emprestar), principalmente se você estiver indo a mais de um país. Quem deixa pra comprar no aeroporto paga muuuito mais caro.

LEIA TAMBÉM: 13 gadgets de viagem até R$ 100 que você nem lembrava que precisava ter

Anna Laura

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi registra o mundo com sua Nikon desde que se entende por gente - e hoje cultiva um feed milimetricamente pensado. Passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo e, depois de uma temporada em Paris, resolveu ser viajante full time: você pode encontrá-la por aí, cobrindo paraísos tropicais.

4 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo