Planejamento é tudo na hora de arrumar a mala. E dobre a organização pra montar sua bagagem de mão. Não tem nada mais cansativo que enfrentar uma viagem longa sem os apetrechos necessários.

Esperar horas numa conexão entre voos sem bateria no celular e sem poder carregá-lo porque você não levou adaptador de tomada; dormir sem escovar os dentes porque você não montou uma nécessaire pra levar na bolsa; passar frio no pé o voo inteiro porque você viajou com um sapato aberto e a classe econômica não distribui meias já há algum tempo, sorry. Você já passou por alguma dessas situações? São erros recorrentes na vida de todo viajante. Mas a gente vai te ensinar neste post a não passar mais por esses desconfortos viajando com uma malinha de mão adequada.

Veja aqui o que levar na mala de mão (e o que não levar!)

LEIA MAIS: Mala 10 kg: 7 modelos de bagagem de mão pra levar na cabine

A bagagem de mão perfeita: veja o que não pode faltar na sua

1) Nécessaire com itens básicos de higiene e saúde

Escova e pasta de dente, escova de cabelo, remédios de rotina, álcool gel, sabonetinho tamanho mini, absorvente. Voos longos, trens e ônibus noturnos pedem uma ida mais elaborada ao banheiro antes de dormir pra escovar os dentes, lavar o rosto, pentear o cabelo, tomar a pílula anticoncepcional e trocar o absorvente (caso das mulheres). Eu sempre levo comigo um sabonetinho pequeno em folhas, líquido ou em barra, porque já me deparei com situações em que o sabão tinha acabado no banheiro. Se você tem rinite, soro fisiológico ajuda a diminuir o incômodo das narinas ressecadas pelo voo.

2) Bolsinha com carregadores, adaptador de tomada universal e fone de ouvido

Carregador do celular, da câmera, do fone de ouvido se for headphone, da câmera se você não tiver tempo pra carregar entre uma viagem e outra: vale levar todos esses itens na bagagem de mão se você souber que precisará usá-los numa escala entre voos, por exemplo. O adaptador universal de tomada é um dos itens que eu mais indico: já passei nervoso lembrando que tinha deixado o meu na mala despachada e precisei comprar mais um pra poder carregar o celular no aeroporto.

3) Kit beleza

Maquiagem básica e removedor de make, óleo de cabelo, hidratante labial e creme pra passar na mão – tamanhos mini. Eu costumo juntar esse minikit com a nécessaire de higiene e saúde. Acho legal ter os hidrantes porque durante o voo a boca e pele costumam ficar ressecadas. E também coloco brincos e anéis dentro da bolsinha na hora de dormir.

Balm multifuncional FPS45 Alva

O Balm Multifuncional Alva Sun FPS 45, é um protetor solar 100% natural e vegano. O formato em bastão facilita a aplicação e pode ser usado por adultos, bebês e crianças.

Kit viagem Sóllido

Sabonete, shampoo e condicionador em barra que não vazam, tem peso e tamanho reduzido, ocupando menos espaço na mala, além de serem mais duráveis.

Desodorante de cristal Alva

Feito de sais minerais naturais, com ações antibacterianas, antimicrobianas e antiodor, o desodorante de cristal é uma alternativa que pode ser transportada na mala de mão.

Use o cupom ANNA15 para 15% off na Alva Personal Care

A Alva Personal Care é uma empresa brasileira e consciente, com diversos selos que garantem a transparência dos produtos e serviços, que funcionam com um mix de produtos e cosméticos naturais para toda a família, que vão desde o desodorante em cristal nas suas variações, até uma linha capilar e de banho, saúde bucal e mais. Tudo cruelty Free e livre de ingredientes sintéticos, derivados de petróleo, parabenos, sulfatos, fragrâncias e corantes artificiais.

LEIA MAIS: Kit higiene para viagem: produtos indispensáveis para manter-se limpo
Skincare a bordo: veja aqui 17 produtos essenciais para levar no avião
Como montar uma nécessaire de skincare compacta para viagens

Veja aqui o que levar na mala de mão (e o que não levar!)

4) Travesseiro de pescoço

O que levar na mala de mão: considero uma boa almofada de pescoço um investimento *essencial* na vida de todo bom viajante. Essa em formato de U tem o encaixe ideal para aliviar a pressão do pescoço e do ombro e enchimento de algodão de memória, semelhante aos travesseiros da NASA, ou seja, é confortável e se ajusta à cabeça ao mesmo tempo que não deforma. Seu tecido é resistente ao suor e tem fronha lavável.

LEIA TAMBÉM: 13 almofadas de pescoço pra viajar com mais conforto

5) Meias e um sapato confortável

As meias eu considero fundamentais, já o sapato fica a seu critério. Se sobra espaço na mala de mão – porque eu carrego também computador, câmera e, às vezes, ainda, tripé – gosto de levar meus Crocs pra andar dentro no avião. Tem gente que anda só de meia e depois lava, mas acho meio nojento entrar no banheiro sem sapato.

LEIA TAMBÉM: As melhores meias de compressão para viajar de avião com mais conforto

6) Comidinhas, garrafa de água vazia e chiclete

O que levar na mala de mão: vale a pena passar numa banca, loja de conveniência ou livraria pra comprar snacks, uma garrafa de água pequena (se você já não estiver levando uma) e chiclete, que ajuda a despressurizar o ouvido no voo. Odeio depender somente da comida do avião. Antes do raio-x, esvazio minha garrafinha e peço pra encher de novo dentro do voo.

7) Casaco ou manta

Levar um casaco é item óbvio – mas ainda assim tem gente que esquece. Adoro viajar com os da Uniqlo, bem quentinhos e que ficam minúsculos dobrados. Quem tem nojo das mantas distribuídas no avião (que conto aqui, não são lavadas a cada viagem, e sim semanalmente) pode investir num cobertorzinho pequeno pra levar na mala de mão.

VEJA TAMBÉM: Calças de viagem confortáveis: modelos funcionais e elegantes
Looks para viajar de avião com conforto sem abandonar o estilo

8) Máscara pra dormir

Conheço gente que não consegue dormir nem com a luzinha da TV ligada. Se você for uma dessas pessoas, compre uma máscara para os olhos antes de viajar.

9) Pastinha com documentos e caneta

Ainda to pra comprar uma capa passaporte legal. Enquanto isso, levo meus documentos, reservas e apólices numa pastinha de livraria com metade do tamanho de uma folha A4 – é bom que não amassa. Acho importante manter esses papeis separados dentro da bagagem de mão ou bolsa, caso eu fique sem bateria no celular. Ah, e não esqueça uma caneta pra preencher formulários de entrada no país ainda do voo.

10) Livros e revistas (ou kindle!)

O que levar na mala de mão: adoro começar um livro novo dentro do avião. O tempo passa mais rápido e voar fica mais agradável. Vale passar na revistaria do aeroporto e comprar a edição mensal da sua revista preferida. No trem ou no ônibus, fico enjoada, mas se pra você isso não for um problema, bora ler também! Também tem quem prefira trocar o Word por um bom e velho Moleskine. Sou super a favor!

LEIA TAMBÉM17 livros de viagem para ver o mundo sem sair de casa
O melhor Kindle para viagens: escolha o melhor modelo para você
8 razões pra levar um Kindle na sua próxima viagem

11) Eletrônicos

E, por fim, nossos queridos eletrônicos, que não vivemos sem. Celular, computador, câmera, ipad (itens de valor não podem ir na mala despachada). O entretenimento dos voos melhorou muito de uns tempos pra cá, mas ainda prefiro baixar minhas séries preferidas no computador pra assistir durante o voo que ficar dependendo somente da programação disponível – num dos últimos voos que peguei, 25% dos filmes eram do 007, que eu não gosto.

12) Uma muda de roupas extra

Caso a mala demore pra chegar, seja extraviada ou caso você derrube café na sua blusa, por exemplo ?

O QUE NÃO LEVAR NA BAGAGEM DE MÃO…

  • Líquidos com mais de 100 ml: despeje a água da garrafinha fora antes de passar no raio-x do aeroporto e compre um minicreme, um minisabonete e uma minipasta de dente pra levar na nécessaire.
  • Explosivos e líquidos inflamáveis
  • Objetos pontiagudos (facas, canivetes, tesouras, estiletes) – pra abrir o lacre da mala ao chegar no hotel sugiro usar uma chave, que corta o lacre perfeitamente.
  • Fósforos, explosivos e armas de fogo
  • Aerosol (spray, desodorante)

LEIA TAMBÉM: 9 coisas pra NÃO levar na mala e viajar mais leve

bolsas-de-mao-pra-viagem

Anna Laura

Um dos maiores nomes do turismo no Brasil, Anna viaja há 10 anos em busca de construir um mundo mais consciente, sustentável e a favor da natureza, propondo mais autoconhecimento através de suas experiências pelo globo. Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, é editora do Carpe Mundi e Co-founder da plataforma de curadoria em aluguel de temporada Holmy, 100% nacional e de equipe feminina.

42 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo