É nos começos de ano que temos sede de fazer listinhas de planejamentos e resoluções de vida, traçar planos de saúde, emagrecimento e um corpo mais fitness, e, claro, as metas de viagem. Então nada mais justo do que aproveitar este momento para, junto com riscar os destinos dos sonhos da bucket list de viagens ao longo dos meses, se tornar um viajante melhor em 2020. São medidas básicas, certeiras e práticas, que continuamos ignorando e que continuam atrapalhando nossa vida nas férias e nos fazendo ser turistas menos conscientes, corretos e espertos.

metas-de-viagem-2020

Está na hora, definitivamente, de ser um viajante melhor em 2020, não acha? Siga esses passos:

  • ADOTE O SLOW TRAVEL

Quem nunca voltou de viagem e sentiu que precisava urgentemente tirar férias das férias? Isso acontece por alguns motivos: 1) você encarou uma trilha na Chapada Diamantina, escalou o Kilimanjaro ou algo similar 2) ansiedade. E é aí que entra o slow travel, inspirado no slow food, um movimento italiano criado nos anos 1980 em resposta à globalização das redes de fast food. No slow food, prega-se a preservação de comidas regionais, o uso de ingredientes de alta qualidade fornecidos por produtores locais, entre outras iniciativas para enobrecer a experiência gastronômica. No slow travel, a pressa é a principal inimiga da viagem ~saudável~. Para ser um slow traveler, permita-se ficar mais tempo em único destino, sair sem planos, deitar num parque e ver passar o tempo, fazer almoços longos que não sejam em redes internacionais de restaurantes, se hospedar num apê ou casa alugada do Airbnb e procurar experiências que te conectem verdadeiramente com o destino.

LEIA TAMBÉM: Como viajar mais ~de boas~

  • APRENDA A FALAR INGLÊS DE UMA VEZ POR TODAS

Chega de se limitar nas viagens por não saber falar inglês corretamente. O inglês é a língua universal que te abre absolutamente todos os caminhos no universo das viagens. O Cambly é uma plataforma de aulas particulares de inglês, baseadas na conversação com nativos, que funciona on demand conectando professores com alunos, na hora que eles quiserem, 24h por dia, pelo computador ou aplicativo do celular. É um curso de inglês online particular, para aprender em casa, totalmente flexível para se adaptar às necessidades de carga horária, agenda e estilo de ensino de cada aluno. No Cambly, os alunos aprendem com a prática: é falando que se aprende. Inglês online já: faça uma aula gratuita agora e pare de postergar aprender inglês.

banner-cambly

cambly-aulas

  • SEJA UM TURISTA MAIS SUSTENTÁVEL

O turismo movimentou US$ 7,2 trilhões (quase 10% do PIB mundial) no último ano. Uma indústria tão poderosa tem um impacto igualmente enorme social, econômica e culturalmente. Nem sempre positivo. Anote essas medidas para praticar um turismo mais sustentável de 2020 em diante: informe-se e respeite a cultura local, consuma em estabelecimentos locais, fique em hotéis independentes, evite lavagem de toalhas e lençóis desnecessariamente no hotel, faça volunturismo ou doe para ONG’s locais, pense duas vezes antes de participar de atrações turísticas com animais (quase sempre há crueldade envolvida), escolha empresas de turismo que tenham responsabilidade social e ambiental, diminua seu lixo em viagens e, por último, viaje mais de ônibus ou trem, os transportes com menor emissão de carbono por viajante.

LEIA TAMBÉM: 9 dicas pra viajar de maneira mais ética e responsável com o mundo

koh-rong-camboja

  • INCENTIVE O TURISMO LOCAL

Essa é a dica mais simples de seguir pra uma viagem mais sustentável socialmente e amplitude cultural: em vez de tomar café no Starbucks, procure uma padaria local. Em vez de comer num restaurante de rede internacional, escolha o empreendimento de um chef da cidade. Em vez de comprar uma bugiganga (que provavelmente foi feita na China), busque artesãos e designers nativos. Isso ajuda a alimentar a economia do lugar (ao invés de dar dinheiro para grandes corporações), incentiva o comércio, a arte e a gastronomia e ainda torna sua viagem muito mais rica.

  • VIAJE PELO BRASIL E PELA AMÉRICA DO SUL

Um dos maiores erros dos viajantes brasileiros é desbravar os Estados Unidos e a Europa antes de conhecer as belezas do seu próprio país. Já riscou uma Chapada, os Lençóis Maranhenses e Bonito da sua lista antes de partir desesperadamente pra gringa? Veja aqui para onde viajar no Brasil a cada mês do ano. A América do Sul também está aí do lado com destinos incríveis bombando sem dólar nas alturas. Decida de acordo com a época do ano: de novembro a abril é hora de Patagônia, Colômbia, Argentina, Uruguai. De maio a outubro, Bolívia, Peru, Equador. Pra destinos como o Deserto do Atacama, dá para ir o ano todo. Aqui, alguns posts para te ajudar: 10 dias no Peru explicadinhos, 9 ideias de roteiro entre Peru, Bolívia e Chile, como montar um roteiro pela Colômbia.

roteiros-pelo-chile

  • FALE COM AS PESSOAS

É passar algumas horas no aeroporto entre conexões pra perceber: as pessoas não falam uma com as outras. Tendemos a ficar fixos e fechados em nós mesmos e em nos nossos pensamentos quando sozinhos entre estranhos, sendo que viajar te possibilita um enriquecimento pessoal enorme através da troca. Use a oportunidade da sua próxima viagem pra se comunicar com quem quer que haja abertura e volte pra casa com as lembranças mais impactantes possíveis. Seja o guia do seu passeio, o recepcionista do hotel, o atendente da cafeteria, o vendedor da loja, o policial na rua, o turista que não fala inglês precisando de ajuda. Vamos falar mais uns com os outros em 2020 – especialmente nas viagens, quando podemos vencer barreiras e nos abrir com mais facilidade.

  • CONHEÇA, AO MENOS, UM PAÍS NOVO

Saia dos roteiros de sempre e se aventure num novo território. A América do Sul tem países com paisagens riquíssimas a preços acessíveis, a África é um território com destinos ainda pouco desbravados por viajantes brasileiros que te trazem uma experiência inigualável (comece pelos mais “fáceis”: Marrocos, Egito e África do Sul), a Europa tem opções não tão jogadas no turismo, mas completamente ricas, como Montenegro, a Sérvia, a Geórgia… O Sudeste Asiático continua bombando como experiência em lugares como Myanmar, Vietnã, Camboja. Também fica de dica: Butão, Eslováquia, Armênia, Sri Lanka, todos com alguma estrutura turística, mas ainda longe das multidões.

LEIA TAMBÉM: 7 viagens que você precisa fazer pela África o mais rápido possível

  • PROGRAME-SE: 2020 TEM 8 FERIADOS PROLONGADOS

A rotina pode ser esmagadora se a gente não se planeja. Em 2020 são 8 oportunidades de se aventurar por aí, melhor pelo Brasil, América do Sul, América Central e Caribe, pela proximidade. Sugestões de lugares nacionais pra visitar em feriados curtos: Litoral Norte de SP, Angra, Paraty, Búzios e Arraial do Cabo no Sudeste; Chapadas, Pantanal e Bonito no Centro-Oeste; Floripa, Ilha do Mel e Vale dos Vinhedos no Sul; todo litoral baiano, Jeri, Lençóis Maranhenses e Fernando de Noronha no Nordeste; Amazônia e Alter do Chão no Norte. No exterior: Salta e Ushuaia na Argentina; Santiago e Deserto do Atacama no Chile; Machu Picchu e Vale Sagrado no Peru; Carmelo, no Uruguai; Tulum, Aruba e Punta Cana no Caribe; Cidade do México e Cidade do Panamá na América Central.

LEIA TAMBÉM: Feriados de 2020: saiba para onde viajar em cada data

ondeficarlencoismaranhenses

mala-rasteirinha-oculos

  • VIAJE LEVE

São mil e um prós de por quê viajar leve. Viajando com pouca bagagem você não paga excesso de bagagem e pode usar companhias aéreas low-cost, pode viajar de trem e ônibus sem estresse, otimiza tempo nos deslocamentos e trocas de hotéis, tem mais espaço para trazer souvenirs de volta pra casa, se arruma mais rápido (já que tem looks contados) e tem mais flexibilidade no geral. Fora que é tão over viajar com malas mil hoje em dia, né?

LEIA TAMBÉM: 9 coisas pra NÃO levar na mala e viajar mais leve

  • FAÇA UMA ROAD TRIP

Viagens de carro (ainda mais se o carro for cheio, com os amigos) saem mais baratas, proporcionam momentos legais de interação e ainda dão liberdade total de itinerários. Fora que são bons motivos para tirar as melhores fotos, que você não conseguiria captar se não tivesse a flexibilidade de ir parando pelo caminho. Na Califórnia, em Portugal, na África do Sul ou até aqui pertinho, em Minas Gerais, na Bahia, em Alagoas. Leia este post de dicas para road trips.

  • MELHORE SUAS FOTOGRAFIAS DE VIAGEM

Chega de perder oportunidades de fazer cliques incríveis nas viagens. Olhar fotográfico é tudo na hora de fazer uma foto, mas contar com o equipamento certo tem seu valor e pode mudar totalmente a qualidade de uma imagem. De câmera e melhores lentes pra fotos de viagem a tripé, controle remoto e drone mais adequado pra sair por aí clicando o mundo, veja aqui nossos 10 itens preferidos entre equipamentos e acessórios de fotografia que não podem faltar na mala de um viajante profissional. Também vale uma lida neste post com as melhores câmeras para viajar, das compactas às DSLR’s e mirrorless.

nikon-d-750

  • FAÇA DA HOSPEDAGEM UMA EXPERIÊNCIA

Alugar uma casa em sites de aluguel de temporada como o Airbnb pode ser uma experiência fantástica de viagem: você tem a chance de viver o destino de verdade como um local, que nenhum hotel do mundo te proporcionaria. Mas a ideia de se hospedar numa casa incrível pela plataforma não precisa estar associada somente às viagens internacionais, afinal há milhares de propriedades convidativas por aqui, pra passar o fim de semana, curtir um feriado ou mais dias de férias, em praias, campos, serras e até centros urbanos fotogênicos. Veja neste post 10 casas incríveis pra alugar no Airbnb perto de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em tempo: aqui vai o código de desconto do blog de R$ 179 para sua primeira reserva pelo Airbnb. Outra ideia para fazer das suas hospedagens uma experiência em si é trocar os hotéis de cadeia internacional por hotéis-boutiques charmosos onde os detalhes fazem a diferença, seja pelo atendimento personalizado, a décor única em cada quarto, a cozinha com ingredientes veganos disponível no restaurante. Também tá na hora de ficar em hostels descolados pra conhecer gente e viver momentos bacanas, participando de aulas de yoga, tours de fotografia pelo destino e happy hours pra aprender a fazer drinks.

casas-pra-alugar-airbnb-sp

  • EMBARQUE EM VIAGENS COM MAIS PROPÓSITO

Que tal usar as férias, um fim de semana ou feriado pra desestressar e aquietar a mente? Com o autoconhecimento e a espiritualidade em voga, bomba pelo mundo um tipo de turismo no qual o que se busca é uma experiência “transformadora” e uma oportunidade de sossegar cabeça, corpo e alma. Veja aqui uma lista de viagens zen para acalmar. Outra ideia são as viagens místicas, transformadoras, como as que a @daidagostini tem organizado pela Amazônia, Caraíva, Costa Rica, Bali… Intercâmbios de graça com propósitos de volunturismo também estão em alta: leia mais aqui. Viagens religiosas, viagens culturais e mesmo viagens solo: tudo é válido em nome do aprimoramento pessoal.

meditacao-yoga-templo-india

*Este post foi produzido em parceria com o Cambly. Publiposts são conteúdos patrocinados em que acreditamos e julgamos de interesse aos leitores do Carpe Mundi.

Anna Laura

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi registra o mundo com sua Nikon desde que se entende por gente - e hoje cultiva um feed milimetricamente pensado. Passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo e, depois de uma temporada em Paris, resolveu ser viajante full time: você pode encontrá-la por aí, cobrindo paraísos tropicais.

1 comentário

Deixe seu comentário

voltar ao topo