Viajar é sim muito benéfico para o ser humano: traz novas perspectivas, experiências e até mesmo renovação. Contudo, as viagens aéreas podem ser grandes vilãs ao meio ambiente. 

Segundo um estudo da revista científica Atmospheric Environment, o setor da aviação responde por 3,5% das atividades humanas que provocam o aquecimento global, sendo que entre 1940 e 2018 os aviões emitiram 32,6 bilhões de toneladas de CO2. Por isso, empenhados em criar um futuro mais responsável dentro das viagens, empresas e viajantes buscam novas alternativas para driblar esses problemas. E é aí que entra a aviação sustentável.

ÍNDICE

  1. O que é a aviação sustentável?
  2. Por que existe a aviação sustentável?
  3. O que torna a aviação sustentável?
  4. Soluções Skyscanner para uma aviação sustentável

Aviação sustentável

O que é a aviação sustentável?

A aviação sustentável é o termo referente aos esforços que as companhias aéreas estão fazendo para reduzir suas emissões de carbono, dentre outros impactos ambientais. Isso pode significar o uso de combustível proveniente de fontes sustentáveis, à redução de poluição sonora, modelos mais modernos de aeronaves, dentre outras ações, que discutiremos mais abaixo. 

Por que existe a aviação sustentável?

A aviação sustentável tornou-se assunto fundamental para o combate à poluição global e para a manutenção de um melhor futuro para o planeta, em questões ambientais. Optar por uma aviação sustentável é caminhar para novas soluções que gerem efeitos positivos no futuro, sem ignorar os impactos negativos, buscando novas alternativas e beneficiando não só o planeta, como também os futuros viajantes. 

LEIA MAIS: O que é carbono azul e por que ele é tão importante para o meio ambiente?
Dicas de como reduzir o uso de plástico na viagem
26 hotéis sustentáveis no mundo para viajar de maneira mais responsável

O que torna a aviação sustentável?

São muitas as atitudes que as companhias aéreas podem adotar para demonstrarem uma postura ambientalmente correta. São algumas delas:

Uso de combustível sustentável: atualmente, a esmagadora maioria das aeronaves usam combustível líquido refinado do petróleo, um combustível fóssil que, ao ser liberado, causa graves danos ao meio ambiente e à saúde humana. O combustível de aviação sustentável usa matérias-primas mais leves, como algas ou óleo de cozinha, ou “sintéticas”, como gases encontrados no ar. Segundo o SkyNRG, haveria um benefício de 80% da redução dos gases de efeito estufa no ambiente, gerando uma grande melhoria da qualidade do ar global. 

Tipo de aeronave: modelos mais modernos de aeronaves utilizam materiais e tecnologias que permitem a otimização da performance e redução do consumo de combustível. Modelos mais leves têm melhor desempenho e diminuem a quantidade de combustível necessário.

Rota e distância: os voos mais eficientes são, normalmente, voos de média duração, devido à quantidade de combustível necessária para a decolagem e aterrissagem (dividida pela distância ideal para esse voo específico), bem como o peso do próprio combustível. Como a parte da viagem que consome mais combustível é a decolagem e o pouso, os voos de curta distância têm emissões médias mais altas por km/distância percorrida.

Outras ações importantes:

  • Reciclagem dos resíduos a bordo
  • Utilização de materiais recicláveis que atendem o passageiro durante o voo
  • Apoio a instituições ligadas ao meio ambiente

Saiba mais sobre 5 linhas aéreas que prezam pela sustantabilidade


Soluções Skyscanner para uma aviação mais sustentável

Selo viagem sustentável

Pensando neste cenário de tornar as viagens mais ambientalmente corretas, o Skyscanner, maior buscador de passagens aéreas, desenvolveu um filtro que navega pelos voos que emitem menos carbono ou compensam sua emissão e os classificam com o Selo Sustentável. Ao buscar voos no site do Skyscanner, basta selecionar a opção “Mostrar apenas voos com baixa emissão de CO₂“, disponível no filtro da lateral esquerda da tela. Caso esteja navegando pelo aplicativo, basta selecionar a opção “Filtrar” e descer até chegar na opção “Voos mais sustentáveis“.

Mesmo que você não ative o filtro, o sistema ainda irá identificar os voos com menor emissão de carbono com o selo “escolha mais sustentável”, indicado por uma plantinha verde. 

Em tempo: nem sempre você encontrará opções com emissão de CO₂ menor do que a média para aquela rota, mas a empresa está trabalhando junto às companhias aéreas e parceiros dessa indústria para melhorar cada vez mais o cálculo sustentável. 

Combustível de aviação sustentável

A Skyscanner comprou combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês de Sustainable Aviation Fuel) para compensar as pegadas de carbono da corporação através de uma parceria com a SkyNRG, líder global no mercado de SAF. Com isso, haverá uma grande melhoria na qualidade do ar local e global.

Travalyst

A empresa também faz parte do Travalyst, um grupo da indústria do turismo que buscar criar consciência por meio de informações mais transparentes sobre turismo sustentável, além de estarem na linha de frente dos esforços para ajudar as gerações futuras a viajar de maneira mais inteligente e preservar as comunidades que visitam.

*Publiposts são conteúdos patrocinados que julgamos úteis aos leitores do Carpe Mundi

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo