Melhor época para viajar pela América do Sul

Ao planejar uma viagem pela América do Sul, o principal a se levar em conta é o clima de cada país. Apesar do continente estar inteiro no Hemisfério Sul e dividir as mesmas estações do ano, cada destino tem suas particularidades que podem interferir na temperatura de praias e desertos, na ocorrência de chuvas e outros eventos climáticos, como a neve, que é alegria nas estações de esqui.

Sobre o clima na América do Sul: Por estar no Hemisfério Sul, o continente tem a tendência a ser mais quente, já que é composto em sua maior parte por oceanos que absorvem o calor e demoram mais tempo para liberá-lo. As estações acontecem na mesma época que o Brasil, e o período seco tende a se concentrar no inverno. No entanto, há regiões extremamente frias como a Patagônia e cidades próximas à Cordilheira dos Andes e países como as Guianas e o Equador que quase não sofrem variações climáticas devido à proximidade com a linha do Equador.

Melhor época para viajar pela América do Sul

Janeiro e fevereiro

Para o começo do ano, a sua pedida mais certeira é planejar uma viagem para a Colômbia, já que essa é a época mais seca do país e ainda se une com as temperaturas quentes do verão. O momento é ideal para montar um roteiro em Cartagena e conhecer o Caribe colombiano através das praias de San Andrés. Se quiser fugir do calor escaldante, ainda é possível visitar Medellín, que tem um clima de primavera o ano inteiro, e Bogotá, que experimenta noites mais frias devido à altitude de 2 640 metros acima do mar. Veja o que fazer em Bogotá e saiba como montar seu roteiro pela Colômbia aqui.

colombia-cartagena

A próxima indicação pode ser polêmica, mas a vista de tirar o fôlego do espelho d’água compensa a visita à Bolívia no começo do ano. É nesta época em que as finas chuvas de verão se concentram sobre o Salar de Uyuni formando uma paisagem arrebatadora quando a água reflete o céu e não dá para diferenciar onde eles se fundem. Tire suas dúvidas sobre o Salar de Uyuni aqui. Prefira fevereiro à janeiro, no entanto, para fugir das chuvas mais intensas que podem atrapalhar o passeio. É mais para o final do mês que o espelho d’água fica verdadeiramente em evidência. Ainda vale conhecer a capital La Paz, a cidade de Sucre, a incrível montanha Huayna Potosí e o Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, a 3812 metros acima do nível do mar. Saiba mais o que visitar na Bolívia.

Melhor época para viajar pela América do Sul

Março e abril

Com o final do verão e início do outono, as temperaturas no Uruguai ainda estão boas e você consegue fugir do burburinho do começo do ano. Os dias são claros e ensolarados com um ventinho agradável que acaba diminuindo a temperatura durante a noite. Durante o mês, é possível aproveitar as praias de Punta del Este, curtir os passeios históricos por Colônia del Sacramento ou conhecer as belezas urbanas de Montevidéu. Conheça 5 vinícolas próximas a Punta Del Este para estender a viagem. No Uruguai, as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano e não há uma estação específica em que a precipitação seja maior ou menor.

Paisagem de Punta del Este, no Uruguai
Bariloche-Argentina

Março e abril também podem ser boas pedidas para visitar a Argentina. Por ter o segundo maior território da América do Sul, o clima varia bastante durante o ano na região, mas o outono costuma agradar a todos os visitantes. Você pode curtir o início do friozinho a partir de abril proporcionado pela Patagônia sem congelar nas atividades ao ar livre – e nem ser tumultuado pela alta temporada. Em Mendoza, o clima é ideal para quem quer passear pelos vinhedos repletos de uva em meados de março, quando acontece a famosa Vindima, colheita das uvas. Já Buenos Aires vai a gosto do freguês: nesta época, você vai encontrar as praças e parques cobertos com folhas em tons de marrom. Confira 23 curiosidades sobre a Argentina, clicando aqui.

Melhor época para viajar pela América do Sul

Maio e junho

Destino cada vez mais popular entre os brasileiros, o Peru é ideal para ser visitado no outono ou inverno, quando a temporada chuvosa já deu uma trégua no país. É importante fugir da umidade para não prejudicar a visita a Machu Picchu já que o acesso pode ficar escorregadio e até perigoso nesta época. Saiba como chegar a Machu Picchu aqui. Maio e junho também são meses adequados para passear tanto por Lima, quanto por Cusco. Na capital, as temperaturas ficam entre 15 e 20ºC, já para Cusco e Machu Picchu vá agasalhado – devido à altitude, elas podem cair entre 1 e 6ºC. Confira aqui um roteiro completo de 10 dias no país. De agora até setembro, a visita é uma boa.

machu-picchu
paisagens-carretera-austral-chile

Neste período você também pode aproveitar bem uma viagem para o Chile. O começo do inverno costuma ser bastante procurado devido às pistas de esqui do Valle Nevado, em Santiago, e você ainda vai ter uma visão linda da Cordilheira dos Andes toda branquinha. Opção mais autêntica também é viajar a Portillo, estação de esqui mais familiar e menos turística que as mais próximas a Santiago. O momento também é bom para visitar o Deserto do Atacama sem o calor escaldante do verão – mas saiba que as temperaturas caem bastante durante à noite. Saiba o que fazer em Santiago bairro a bairro aqui. Há chuvas no país durante o inverno, mas elas raramente chegam ao deserto e também não tendem a atrapalhar o resto da viagem. Veja aqui 9 ideias de roteiros pelo Chile.

Melhor época para viajar pela América do Sul

Julho e agosto

A verdade é que o Paraguai sofre poucas variações de temperatura ao longo do ano, então sua visita não será menos aproveitada em nenhuma estação. No entanto, o inverno costuma ser mais seco e também não é tão frio – as temperaturas costumam não ficar abaixo dos 13ºC. Ou seja, ideal para você passear pela cidade de Assunção e seus arredores, aproveitando tanto os cassinos quanto os passeios mais tranquilos às margens do rio que dá nome ao país. Pode unir a viagem com Foz do Iguaçu, inclusive.

Veja mais: Road trip na América do Sul: 6 roteiros entre lagos, praias e montanhas.

Grande Palácio Nacional, no Paraguai
galapagos-equador

Próximo à linha que divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul, o Equador não passa por diferenças significativas na temperatura, mas presencia chuvas durante o ano todo. Então para aproveitar o destino ao máximo, o inverno é uma boa pedida já que tende a ser o período mais seco. Vale a pena começar a viagem pela capital Quito, cujo Centro Histórico é considerado o mais preservado da América do Sul e Patrimônio da Unesco, e passar também alguns dias em Galápagos para aproveitar uma verdadeira imersão na natureza. Veja aqui 15 Patrimônios Mundiais da UNESCO pra conhecer no Brasil e no mundo.

Melhor época para viajar pela América do Sul

Setembro e outubro

Com localizações bem próximas, as Guianas e o Suriname são países que podem ser visitados no mesmo período. Assim como no Equador, eles aproveitam temperaturas quentes ao longo de todo ano – com exceções para as cidades com altitudes maiores -, e, entre agosto e novembro, as chuvas costumam diminuir. A Guiana Francesa ainda pertence à Europa e tem como cidade principal a capital Cayenne. Já a outra Guiana e o Suriname eram antigas colônias holandesas. Os três conservam heranças indígenas, africanas e europeias e ainda vale o destaque para os rios que desembocam no Atlântico e suas florestas tropicais.

Construção na Guiana

Melhor época para viajar pela América do Sul

Novembro e dezembro

No final do ano, a Venezuela começa a entrar em seu período mais seco, portanto é uma boa ideia aproveitar para visitar o país. Com o fim da primavera e início do verão, as temperaturas podem variar de 16 a 31ºC. Conheça a capital, Caracas, riquíssima em história, e também estenda o passeio 160 quilômetros ao norte para conhecer o Parque Nacional de Los Roques, um arquipélago no mar das Caraíbas reconhecido pelas suas praias desertas de areia branca, pelo windsurf, pela pesca e pela vela. Já à leste, você pode encontrar a belíssima Isla Margarita, com várias paisagens naturais de tirar o fôlego e famosa por ter sol em 300 dias do ano.

Paisagem na Venezuela
ilha-do-mel-destinos-romanticos-brasil

E o Brasil? Bom, com a maior extensão territorial do continente, sabemos bem que cada estado tem sua particularidade de temperaturas e chuvas. O final do ano também costuma ser muito mais movimentado por conta das férias de verão e Réveillon. Novembro e dezembro são ótimos meses para pegar praia em quase todo canto do Nordeste e em algumas cidades do Sudeste como Búzios, Arraial do Cabo, Angra dos Reis, São Sebastião e Paraty. Ilha do Mel e as praias de Santa Catarina também são boas pedidas. As Cidades Históricas de Minas podem ser uma opção de férias em conta, apesar da chuva. Saiba aqui para onde viajar no Brasil a cada mês do ano.

Bruna Nobrega

Acredita no lema "trabalhe com o que você gosta e você nunca estará trabalhando". Além de ser amante das viagens, é doida por entretenimento: daí seus dois anos na redação da Capricho, sua passagem pela redação do Hugo Gloss e sua temporada como repórter audiovisual na Loading. Reza pra próxima viagem ser para destinos que já foram cenário de filmes ou séries.

Deixe seu comentário

voltar ao topo