DESTINOS PARA CONHECER DE ACORDO COM A SUA PERSONALIDADE

A sua forma de ver o mundo e o seu comportamento em relação a ele podem influenciar diretamente nas suas preferências de viagem.

Pensando nisso, pegamos todas as personalidades do teste Myers-Briggs, selecionamos as abordagens mais relevantes de cada uma delas e o que você, de acordo com o seu resultado no teste, deve considerar antes de tirar suas merecidas férias. 

O que é o teste Myers-Briggs?

O teste de personalidade Myers-Briggs, criado com base nas teorias do psiquiatra suíço Carl Jungdivide, é uma avaliação comportamental que calcula como as pessoas percebem o mundo e tomam decisões. Nesse espectro, os comportamentos pessoais são divididos em quatro preferências opostas:
– Extroversão (E) / Introversão (I)
– Sensação (S) / Intuição (N)
– Pensamento (T) / Sentimento (F)
– Julgamento (J) / Percepção (P)

Essas preferências se combinam e representam o modo como usamos nossa energia, coletamos informações e chegamos a conclusões, pra então formar todos os dezesseis tipos de personalidade. Pra descobrir a sua, faça o TESTE AQUI.

LEIA TAMBÉM: 11 destinos para slow travel ao redor do mundo
Solo travel: 13 viagens para mulheres fazerem sozinhas (com segurança!)
Para onde viajar no Brasil a cada mês do ano: calendário completo

Destinos para conhecer de acordo com a sua personalidade: ANALISTAS

Os tipo analistas estão dentro do espectro racional e de poucos amigos. Pessoas com essa personalidade têm muita força de vontade, principalmente pra que não haja erros ou imprevistos. Por isso, geralmente são viajantes solos que buscam por introspecção e locais com pouco movimento pra aproveitar a tranquilidade. Claro, os tipos extrovertidos, como o comandante e o inovador, tendem a ser mais flexíveis e, naturalmente, buscarão os aspectos mais sociais em suas viagens.

atenas-grecia

INTJ – Arquiteto
Introversão + Intuição + Pensamento +Julgamento

Tipo de viagem: solo pra um lugar com história 
Atenas, Grécia

Pessoas que se identificam com a personalidade do arquiteto são bons viajantes solos, isso porque eles gostam de fazer as coisas no seu tempo, visitar locais históricos,  museus e realmente absorver cada espectro do local, conhecendo os pontos turísticos, mas também as atrações mais insiders. Pensando nisso, Atenas parece ser uma boa escolha. A capital grega é obviamente uma importante parte da história da humanidade. Suas ruas, construções milenárias, sua comida típica peculiar, assim como seus habitantes, exalam essa cultura marcada pela Acrópole.

Fora isso, a Grécia é considerada um dos países mais seguros da Europa, com um povo bem receptivo e honesto, por isso, atenção básica aos pertences já é o suficiente pra ter uma viagem solo tranquila pela região.

VEJA TAMBÉM: Atenas lado B: conheça o melhor da arte de rua em bairros alternativos

INTP – Lógico
Introversão + Intuição + Pensamento + Discernimento

Tipo de viagem: retiro natural isolado
Bali, Indonésia 

bali-villa-cella

INTPs procuram uma imersão total no destino escolhido. Os lógicos querem desafiar suas próprias percepções e buscam sempre pelo entendimento completo da vida. Eles geralmente se jogam em novas experiências e oportunidades de fazer algo único, por isso, um lugar como Bali é a escolha ideal. Por lá, além de poder participar de eventos culturais, experimentar novas comidas e até mesmo aprender um novo idioma, também é possível fazer um retiro espiritual e se desconectar totalmente. No Nirarta Centre, por exemplo, você sente espiritualidade à flor da pele. Suas noites por lá serão voltadas ao alinhamento da mente, corpo e espírito – leia mais sobre retiros espirituais aqui.

LEIA MAIS: Como montar um roteiro por Bali, na Indonésia
7 casas do Airbnb mais fotogênicas de Bali por menos de US$ 160 a noite

ENTJ – Comandante
Extroversão + Intuição + Pensamento + Julgamento

Tipo de viagem: um mochilão com amigos
Tailândia, Sudeste Asiático

Os viajantes com a personalidade de comandante estão sempre em busca de um novo desafio pra sentir a adrenalina correndo em suas veias. Pra eles, nada é impossível e, se houver algum desafio, eles serão os primeiros a assumir a responsabilidade. Líderes natos, seus itinerários da viagem sempre estão bem detalhados, pois a prioridade é otimizar o tempo e aproveitar o melhor do dia. E, se sozinho, os ENTJs não terão nenhuma dificuldade pra conhecer novas pessoas. Neste caso, embarque em um mochilão pela Tailândia (passando por Bangkok, Chiang Mai, Pai, Koh Phangan ou Koh Tao e Koh Phi Phi). Além de ser a escolha número um pra começar a explorar a Ásia, a Tailândia tem uma porção de lugares diferentes pra visitar: desde grandes centros urbanos e templos centenários até montanhas, cachoeiras e praias paradisíacas, tudo permeado por uma boa dose de exoticidade.

VEJA MAIS: 5 sugestões de roteiros pela Tailândia (lua de mel, mochileiro, só praia…)
O que fazer em Chiang Mai, a segunda cidade da Tailândia
5 dicas pra comprar uma passagem aérea barata pra Tailândia

ENTP – Inovador
Extroversão + Intuição + Pensamento + Percepção

Tipo de viagem: viagem animada pela cidade
Barcelona, Espanha 

onde-se-hospedar-em-barcelona-mandarin-oriental-barcelona

Essa personalidade está sempre movida e energizada pelo ambiente em que se encontra, por isso, a escolha do destino deve se encaixar nos padrões de uma cidade rápida e energizante. É importante que o destino tenha uma variedade de atrações para o inovador fazer novos amigos no meio da multidão ou se misturar com os habitantes locais. Se essa é a sua vibe, o verão em Barcelona é o combo ideal: há badalação, muitas praias com festas e noites agitadas – as melhores baladas estão no Passeig Marítim ou na Calle Tusset. Pra bares e pubs, vá ao Bairro Gótico. Veja aqui nosso roteiro de Barcelona pra iniciantes com 10 programas que você precisa fazer.

Destinos para conhecer de acordo com a sua personalidade: DIPLOMATAS

Já os diplomatas são pessoas mais idealistas, verdadeiros artistas que não necessariamente precisam de uma viagem acelerada e cheia de atividades pra se sentirem realizados. Mas uma coisa importante na viagem é que o destino tenha atrações equilibradas, ou seja, um pouquinho de natureza, calmaria e história, mas ao mesmo tempo, espaços pra socialização. Os diplomatas certamente não seguirão planejamentos rigorosos.

INFJ – Advogado
Introversão + Intuição + Sentimento + Julgamento

Tipo de viagem: voluntariado em um local relaxante
Tulum, México 

calavara-tulum
lugaresinstagramaveistulum

Costuma-se dizer que pessoas com essa personalidade não viajam, elas embarcam em uma verdadeira jornada em locais que transbordam humanidade e emoções. Os advogados adoram o conceito de slow travel e buscam dedicar o tempo da sua viagem pra algo significativo, como aprender e ajudar. Se você é esse tipo de viajante curioso, procure por retiros ou experiências voluntárias em comunidades alternativas de Tulum – empresas como Worldpackers tem ótimas opções de voluntariado, como essa aqui num centro holístico. Apesar de estar perto de Cancun, Tulum exala uma vibe totalmente diferente: a cidade tem um estilo de vida mais hippie e até meio espiritual. Os smoothies coloridos servidos nas lanchonetes e todos os estúdios de yoga trazem aquela vibe de Bali. Aproveite também a esotérica Tepoztlán, a colonial San Cristóbal de las Casas e as cidadezinhas litorâneas perto de Oaxaca, Puerto Escondido e Zipolite.

LEIA TAMBÉM: Guia de Tulum, um dos destinos mais trendy do globo, com dicas práticas
Onde ficar em Tulum: uma seleção de hotéis-boutique que respiram suas good vibes

singapura

INFP – Mediador
Introversão + Intuição + Sentimento + Percepção

Tipo de viagem: uma escapada criativa com alguns amigos íntimos
Cingapura

Pra INFPs viajar é mais sobre as experiências do que o próprio destino em si. Estar com um grupo seleto de pessoas que você confia e ama é o maior diferencial. O mediador vai curtir um destino multicultural, com saber criativo e atrações que mesclam o moderno e o tradicional, como uma fantasia. Cingapura agrada por sua pluralidade, locais culturais e museus agrupados na mesma área dos arranha-céus. Um exemplo é seu jardim botânico natural futurístico, Gardens by the Bay. Se estiver cansado, ainda há tempo de se sentar em um café e assistir lentamente o mundo passar ou simplesmente caminhar num dos parques naturais da Cidade-Estado, como o Jardim Botânico, a Reserva Natural MacRitchie ou o Bishan Park. Leia mais sobre o destino aqui.

ENFJ – Protagonista
Extroversão + Intuição + Sentimento + Julgamento

Tipo de viagem: lugar badalado pra se sentir como um local
Dublin, Irlanda

Sendo pessoas carismáticas e inspiradoras, os ENFJs adoram viagens onde encontram milhares de pessoas, uma vez que, pra eles, a interação humana é praticamente oxigênio. Por causa disso, eles provavelmente gostariam de uma viagem a Dublin. Os irlandeses são conhecidos por serem amigáveis, além de amantes de cultura e música. Por lá, tem uma infinidade de pubs e baladas na região do Temple Bar, que também abriga uma série de lojas descoladas, galerias de arte, brechós e até restaurantes estrelados. É uma cidade onde você pode se enturmar e praticamente viver como um local. 

dublin

ENFP – Ativista
Extroversão + Intuição + Sentimento + Percepção

Tipo de viagem: multidões em uma cidade movimentada
Rio de Janeiro, Brasil

Ativistas são espíritos livres e a palavra “rotina” não faz parte do seu vocabulário. Eles gostam de se divertir, ir em festas, estar em ambientes agitados e envoltos por pessoas nessa mesma vibe. Isso tudo com certeza você encontra no Rio de Janeiro, u m destino com um povo do muuuuito receptivo, paisagem urbana linda e praias bem badaladas. Na capital carioca, você poder ter um dia de diversão na areia, seguido de uma bebida gelada na orla, finalizando a noite na Lapa (leia mais aqui). A região é cheia de bares, baladas e puro agito. Agora, se você esperar ainda mais animação das festas cariocas, opte por visitar o local durante o Carnaval.

Destinos para conhecer de acordo com a sua personalidade: SENTINELAS

Os quatro tipos de personalidade dos sentinelas vivem pela ordem e estabilidade na vida, não só pra eles, mas também pra todos ao seu redor, e no âmbito viagens não seria muito diferente. Neste caso, eles sempre optam pela cooperatividade e praticidade e gostam de ter uma viagem mais no estilo slow travel, com visitas culturais a museus, galerias e locais históricos. Além disso, pela sua necessidade de segurança, eles certamente irão mapear e planejar tudo com antecedência pra poder aproveitar o máximo das suas férias sem estresse.

ISTJ – Logístico
Introversão + Sensibilidade + Pensamento + Julgamento

Tipo de viagem: excursão cheia de história com um amigo próximo
Jaipur, Índia

jaipur-india

ISTJs são lógicos, práticos e autossuficientes. No quesito viagens, gostam de  absorver o máximo de informações que podem sobre o contexto e a história do lugar, por isso, preferem estar sozinhos ou no máximo com um ou dois amigos bem próximos que entendem sua necessidade de seguir o itinerário. Se você se identifica com essa personalidade, um tour cultural e imersivo em Jaipur seria uma viagem bem interessante. Também conhecida como a cidade cor de rosa, a histórica capital engloba todos os elementos do país em um único panorama: cultura viva, vibrante, com palácios deslumbrantes e uma arte a cada esquina. Em Jaipur você pode desfrutar de museus, palácios e jardins ao redor da Cidade Velha.

ISFJ – Defensor
Introversão + Sensação + Sentimento + Julgamento

Tipo de viagem: acampamento organizado com um pequeno grupo de amigos
Vancouver, Canadá

english-bay-vancouver
moraine-lake-canada

Estes são viajantes sentimentais e levam muito em conta toda a experiência proveniente da jornada. São seres receptivos a mudanças e tem uma inclinação por história e cultura. Uma cidade com diferentes contrastes é o destino ideal pra eles. Vancouver é um local que está permeado por arranha-céus e uma cultura moderna, mas não muito longe também é possível chegar em uma das paisagens naturais mais lindas do mundo, as Rocky Mountains. Quem vai pra suas montanhas rochosas nunca esquece: é o lar dos lagos azuis-esmeralda e de uma vida selvagem diversa, onde a tranquilidade e a beleza andam em harmonia. Por lá você pode encontrar cafés rústicos, centros de yoga, muitas trilhas pra iniciantes, lagos e lindos animais selvagens (pra admirar de longe, claro). 

VEJA MAIS: O que fazer em Vancouver, no Canadá: as melhores atrações, do verão ao inverno
Montanhas Rochosas e um roteiro completo pelos lagos esmeraldas do Canadá

ESTJ – Executivo
Extroversão + Sensação + Pensamento + Julgamento

Tipo de viagem: cidade social com um grande grupo de amigos
Lisboa, Portugal

park-lisboa-rooftop

Com um estilo de vida dinâmico e acelerado, para o ESTJs, viajar é necessário pra entender o mundo em um nível mais profundo, aprender sobre novas culturas e diferentes visões de mundo e, assim, se conectar consigo mesmo. Eles são extrovertidos e gostam de estar junto com amigos, principalmente em viagens, por isso, não dispensam o agito. Uma opção que abrange todos os requisitos é Lisboa. Cada vez mais moderninha, ela mescla bem a história colonial com bares e baladas pra todos os gostos, além de contar com novos chefs de cozinha e hotéis-butique que rejuvenescem seus bairros clássicos. Leia mais sobre Lisboa aqui.

ESFJ – Consul
Extroversão + Sensação + Sentimento + Julgamento

Tipo de viagem: viagem em família com inclinação cultural
Paris, França

Indivíduos com grande inclinação cultural, gostam sempre de aprender e compartilhar novas culturas durante suas viagens. Ainda assim, com sua personalidade de natureza extrovertida e bem contagiante, um ambiente animado – e com uma vibe antiga – também deve fazer parte do seu roteiro. Somado a isso, ESFJs têm a família como uma grande prioridade, então passar as férias com eles também seria um ótimo bônus. Com isso em mente, Paris pode agradar a todos: vai render fotos dignas de cartão postal, é bem democrática, romântica, cultural. Isso tudo sem deixar a badalação de lado, principalmente durante a noite nos bairros de Montmartre e de Pigalle, conhecidos por serem bem boêmios. 

Destinos para conhecer de acordo com a sua personalidade: EXPLORADORES

Os exploradores fazem jus ao nome, são pessoas relaxadas, que adoram tentar coisas novas, sentir o ambiente ao seu redor e se perder por ruas naquele bom e velho estilo flâneur. A espontaneidade é uma das principais características dos exploradores, por isso as melhores férias serão aquelas sem itinerário fixo, que vão com o fluxo. Portanto, ao escolher um destino, é melhor ter em mente se ele será flexível e adaptável.

ISTP – Virtuoso 
Introversão + Sensação + Pensamento + Percepção

Tipo de viagem: experiência cultural prática
Amazônia, Brasil

quando-ir-para-a-amazonia
tribo-indigena-amazonia

Mais introvertidos, os ISTPs tendem a valorizar um bom tempo longe de multidões e gostam de viver aventuras e experiências que facilitem a imersão no destino. Se essa é a sua personalidade, é melhor viajar sozinho, assim você consegue se reenergizar e ter a liberdade de explorar o destino como quiser. Busque oportunidades práticas pra mergulhar na cultura e aprender com os nativos, como realizar uma nova arte, experimentar uma refeição tradicional ou participar de atividades clássicas do dia a dia. A experiência de base comunitária promovida pela empresa Braziliando, promove roteiros desenvolvidos com os locais, de acordo com suas necessidades. A programação envolve atividades de descoberta, oficinas de artesanato, e de noite você ainda pode se instalar na casa de anfitriões ribeirinhos.

ISFP – Aventureiro
Introversão + Sensação + Sentimento + Percepção

Tipo de viagem: com alguns amigos próximos
Filipinas, Sudeste Asiático

ISFPs ao mesmo tempo que são verdadeiros exploradores, gostam de viagens tranquilas de conexão e longe das multidões. Paisagens de tirar o fôlego, destinos espontâneos e alguns bons amigos tornarão sua viagem ainda mais perfeita. Pra uma aventura dos sonhos, voe para as Filipinas, seja pra Palawan ou Coron. Ali, o charme bucólico e a atmosfera paradisíaca irão te fazer imergir na vibe tropical e bem relax ao som do mar tranquilo com a vista das águas cristalinas e uma fauna riquíssima e bela.

coron-filipinas-mar

ESTP – empresário
Extroversão + Sensação + Pensamento + Percepção

Tipo de viagem: aventuras de alta adrenalina
Queenstown, Nova Zelândia

mulheres-viajando-sozinhas-nova-zelandia

Pessoas com tipo de personalidade são cheias de energia e movidas a grandes emoções, fazendo jus ao seu mantra da vida, YOLO (you only live once). Por isso, sua viagem ideal deve envolver aventuras de alta adrenalina. Bem adaptáveis, são poucos os lugares em que os empresários não se dariam bem, na Nova Zelândia não seria diferente. Além do povo bem receptivo e as cidades tranquilas, o local é um prato cheio pra quem gosta de tirolesa e esportes nas alturas. Sua atração mais icônica é o salto de bungee jumping na Ponte Kawarau ou o rafting em Whitewater. Já a vida noturna bem agitada é mais um adicional que manterá sua energia nas alturas. 

ESFP- Animador
Extroversão + Sensação + Sentimento + Percepção

Tipo de viagem: um refúgio de luxo
Maldivas, Oceano Índico

Os animadores são atraídos pelo luxo e sempre exalam clima de festa e boa companhia, seja pra comer, beber ou se divertir. Na sua viagem ideal, alie bons casais de amigos pra férias icônicas nas Maldivas, um lugar com o clima perfeito pra entrar em contato com a natureza, relaxar, sentar perto do mar. Mas não deixe de planejar um jantar mais especial para, quem sabe, fazer novas conexões.

maldivas-niyama-private-islands

E aí, se identificou com o seu perfil? Qual será seu próximo destino de férias? Conta pra gente aqui nos comentários!

Pietra Palma

Estudante de jornalismo e aspirante a viajante profissional aqui no Carpe Mundi. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer uma nova cultura, um novo lugar, um novo espaço. Gosta de colecionar momentos e pedaços desses caminhos através da escrita e acredita que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo