Aqui vão algumas ideias de roteiro por Peru e Bolívia com esticada para o Atacama, viagens essenciais na América do Sul.

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Lima: roteiro completo
O que fazer em Cusco e no Vale Sagrado
O que fazer em Puno e no Lado Titicaca (lado peruano)
Dicas pra ir ao Salar do Uyuni saindo da Bolívia

ÍNDICE

  1. Roteiro no Peru de 5 a 7 dias
  2. Roteiro no Peru de 10 dias
  3. Roteiro no Peru de 12 a 14 dias – pra quem já conhece Machu Picchu
  4. Roteiro no Peru de 12 dias
  5. Roteiro no Peru de 18 dias
  6. Roteiro na Bolívia de 14 a 15 dias
  7. Roteiro no Peru e Bolívia de 15 dias
  8. Roteiro no Peru, Bolívia e Atacama de 21 dias
  9. Roteiro em Santiago, Atacama e Uyuni de 10 dias
machupicchu

NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Cote seu seguro viagem aqui! Com o código CARPEMUNDI5, você recebe 5% de desconto

O seguro viagem para o Sudeste Asiático não é obrigatório, mas vai te garantir ir a hospitais decentes em caso de necessidade (já que eles vão te direcionar para onde deve ser atendido) e evitar que você gaste muito caso algo sério aconteça. No mais, é uma prevenção relativamente barata para não fazer e dar sorte ao azar. O site Seguros Promo, que a gente usa e recomenda aqui no blog, cota o seguro viagem com várias empresas diferentes para você encontrar o mais barato/útil para você.

Roteiro Peru, Bolívia e Atacama: 9 ideias

Só Peru (5 a 7 dias)

Lima (1 noite) – Cusco (2 a 3 noites) – Machu Picchu (1 noite em Águas Calientes)

Você pode ou não parar em Lima com pouquinho tempo de viagem. Se quiser conhecer a capital, compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima, depois de Lima para Cusco e aí a volta de Cusco para o Brasil. Curta um dia em Lima e depois pegue o voo a Cusco. Passe um dia se aclimatando, passeando pela cidade e vendo as ruínas próximas dela. No outro dia, visite Maras, Moray e Chinchero. No seguinte, vá para Ollantaytambo, conheça as ruínas da cidade e pegue o trem por volta das 19h até Águas Calientes. Durma na cidade e vá a Machu Picchu no outro dia cedinho. Volte a Ollantaytambo de tarde. Na estação de trem, pegue uma van de volta a Cusco. É possível que você tenha que dormir mais uma noite ali antes do seu voo para o Brasil.

Só Peru (10 dias)

Lima (2 noites) – Cusco (3 noites, para visitar a cidade e o Vale Sagrado) – Machu Picchu (1 noite em Águas Calientes) – Cusco (1 noite) – Puno (2 noites)

Esse roteiro é perfeito para uma primeira viagem ao Peru. Compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima, de Lima para Cusco e a volta de Juliaca (aeroporto perto de Puno) ao Brasil. Curta dois dias em Lima e depois pegue o voo a Cusco. Passe um dia se aclimatando, passeando pela cidade e vendo as ruínas próximas dela. No outro dia, visite Maras, Moray e Chinchero. No seguinte, vá para Ollantaytambo, conheça as ruínas da cidade e pegue o trem por volta das 19h até Águas Calientes. Durma na cidade e vá a Machu Picchu no outro dia cedinho. Volte a Ollantaytambo de tarde. Na estação de trem, pegue uma van de volta a Cusco. Durma mais uma noite em Cusco e tome um ônibus para Puno na manhã seguinte – pode valer pegar os que vão parando em atrações pela estrada até chegar em Puno no fim da tarde. No dia seguinte, faça o passeio de barco pelas Ilhas Uros e Amantani, no Lago Titicaca. Durma de novo em Puno e pegue o voo de volta ao Brasil de Juliaca.

ROTEIRO PERU, BOLÍVIA E ATACAMA: 9 IDEIAS

Só Peru (12 a 14 dias) – pra quem já conhece Machu Picchu

Lima (2 noites) – Huaraz (2 noites) – Ica ou Paracas (3 noites) – Arequipa (2 noites) – Vale do Colca (1 noite) – possível extensão a Puno (2 noites)

Compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima e a volta de Arequipa para o Brasil. Depois de passar dois dias em Lima, vá para Huaraz (7h de viagem), em direção ao norte do país. Você pode pegar um ônibus noturno. A cidade é base para conhecer a Cordilheira Branca, fazer trilhas e conhecer lagoas de água azul. Passe duas noites por ali, siga de volta para Lima, de onde você pegará outro ônibus, dessa vez para Ica (4h de viagem). Lá você conhecerá o Oásis de Huacachina e poderá fazer um passeio de bate-volta para Paracas e as Ilhas Ballestas. De Ica siga para Nazca. Dá para dormir uma noite ou fazer bate-volta. Depois do sobrevoo, pegue um ônibus noturno para Arequipa (9h de viagem). Curta a cidade e depois pegue um ônibus para o Vale do Colca (é melhor dormir uma noite na cidade de Chivay, os passeios bate-volta são muito cansativos). Volte a Arequipa para voar de volta ao Brasil. Se quiser, estenda até Puno para ver o Lago Titicaca (mas aí compre seu voo de volta saindo de Juliaca).

Só Peru (12 dias)

Lima (2 noites) – Arequipa (2 noites) – Vale do Colca (1 noite) – Puno (2 noites) – Cusco (2 noites, para visitar a cidade e o Vale Sagrado) – Machu Picchu (1 noite em Águas Calientes)

Compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima, de Lima para Arequipa e a volta de Cusco para o Brasil. Curta dois dias em Lima e pegue o voo até Arequipa. Depois, pegue um ônibus para o Vale do Colca (é melhor dormir uma noite na cidade de Chivay, os passeios bate-volta são muito cansativos). Aí, volte a Arequipa e tome um ônibus a Puno (6h de viagem). Conheça o Lago Titicaca em 2 dias e aí tome um ônibus para Cusco – pode valer pegar os que vão parando em atrações pela estrada. Passe um dia em Cusco pela cidade e vendo as ruínas próximas dela. No outro dia, visite Maras, Moray e Chinchero. No seguinte, vá para Ollantaytambo, conheça as ruínas da cidade e pegue o trem por volta das 19h até Águas Calientes. Durma na cidade e vá a Machu Picchu no outro dia cedinho e volte a Ollantaytambo de tarde. Na estação de trem, pegue uma van de volta a Cusco. Durma mais uma noite e voe de volta ao Brasil.

ROTEIRO PERU, BOLÍVIA E ATACAMA: 9 IDEIAS

Só Peru (18 dias)

Lima (2 noites) – Huaraz (2 noites) – Ica ou Paracas (3 noites) – Arequipa (2 noites) – Vale do Colca (1 noite) – Puno (2 noites) – Cusco (3 noites, para visitar a cidade e o Vale Sagrado) – Machu Picchu (1 noite em Águas Calientes)

Compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima e a volta de Cusco ao Brasil. Depois de passar dois dias em Lima, vá para Huaraz (7h de viagem), em direção ao norte do país. Você pode pegar um ônibus noturno. A cidade é base para conhecer a Cordilheira Branca, fazer trilhas e conhecer lagoas de água azul. Passe duas noites por ali, siga de volta para Lima, de onde você pegará outro ônibus, dessa vez para Ica (4h de viagem). Lá você conhecerá o Oásis de Huacachina e poderá fazer um passeio de bate-volta para Paracas e as Ilhas Ballestas. De Ica siga para Nazca. Dá para dormir uma noite ou fazer bate-volta. Depois do sobrevoo, pegue um ônibus noturno para Arequipa (9h de viagem). Curta a cidade e depois pegue um ônibus para o Vale do Colca (é melhor dormir uma noite na cidade de Chivay, os passeios bate-volta são muito cansativos). Aí, volte a Arequipa e tome um ônibus a Puno (6h de viagem). Conheça o Lago Titicaca em 2 dias e aí pegue um ônibus para Cusco. Passe um dia passeando pela cidade e vendo as ruínas próximas dela. No outro, visite Maras, Moray e Chinchero. No seguinte, vá para Ollantaytambo, conheça as ruínas da cidade e pegue o trem das 19h até Águas Calientes. Durma na cidade e vá a Machu Picchu no outro dia cedinho e volte a Ollantaytambo de tarde. Na estação de trem, pegue uma van de volta a Cusco. Provável que você tenha que dormir mais uma noite em Cusco antes de voar de volta ao Brasil.

Só Bolívia (14 e 15 dias)

Santa Cruz – Samaipata (2 a 3 noites) – Sucre (2 noites) – Uyuni (3 noites) – La Paz (3 noites) – Copacabana (2 noites) – Santa Cruz (1 noite)

ATENÇÃO: esse roteiro só vale a pena com o voo direto da Gol de São Paulo para Santa Cruz de la Sierra.

Esse roteiro tem a intenção de aproveitar as passagens baratas (principalmente com milhas) que a Gol tem de São Paulo para Santa Cruz de la Sierra. Ou seja, no fim você vai ter que pegar um voo de Laz Paz para Santa Cruz para voltar ao Brasil. Chegue em Santa Cruz e vá direto ao centro, da onde saem as vans para Samaipata. Durma 2 ou 3 noites ali para fazer trilhas pelos Yungas (vegetação Amazônia + Andes), ver o sítio arqueológico El Fuerte e curtir a vibe hippie. Depois, pegue um ônibus noturno para Sucre e veja a cidade em 2 dias. Se for domingo, não perca o mercado de Tarabuco. Aí, pegue um ônibus diurno para o Uyuni (a paisagem é bem bonita no caminho, 6h de viagem) e durma na cidade. Comece seu tour de 3 dias pelo deserto no outro dia às 10h (veja com a empresa Quechua Connection). Na chegada do Uyuni, pegue um ônibus noturno para La Paz (9h de viagem). Conheça a cidade num dia e no outro pegue o tour para conhecer a montanha Chacaltaya e o Vale da Lua. No seguinte, faça o famoso passeio de bicicleta na Estrada da Morte. Daí, tome um ônibus até Copacabana (4h de viagem), durma na cidade e vá para a Isla Del Sol no dia seguinte. Volte a Copacabana, durma de novo e pegue um ônibus para La Paz no dia seguinte e aí um voo até Santa Cruz (calcule bem o tempo para não perder). Durma em Santa Cruz e volte ao Brasil no outro dia.

LEIA TAMBÉM: Os melhores destinos da Bolívia pra montar o seu roteiro

ROTEIRO PERU, BOLÍVIA E ATACAMA: 9 IDEIAS

Peru e Bolívia (15 dias)

Lima (2 noites) – Cusco (3 noites, pra visitar a cidade e o Vale Sagrado) – Machu Picchu (1 noite) – Cusco (1 noite) – Puno (2 noites) – Copacabana (2 noites) – La Paz (3 noites)

Compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima, de Lima para Cusco e a volta de La Paz para o Brasil. Curta a capital peruana e pegue um voo para Cusco. Passe um dia se aclimatando em Cusco e passeando pela cidade e vendo as ruínas próximas dela. No outro visite Maras, Moray e Chinchero. No seguinte, vá para Ollantaytambo, conheça as ruínas da cidade e pegue o trem por volta das 19h até Águas Calientes. Durma na cidade e vá a Machu Picchu no outro dia cedinho e volte a Ollantaytambo de tarde. Na estação de trem, pegue uma van de volta a Cusco. Durma mais uma noite em Cusco e pegue o ônibus para Puno no dia seguinte (há ônibus turísticos que vão parando pela estrada até chegar lá). No dia seguinte, faça o passeio de barco pelas Ilhas Uros e Amantani, no Lago Tititcaca. No outro, vá de ônibus para Copacabana (3h de viagem), durma e no outro dia faça o passeio para a Isla del Sol. Durma de novo em Copacabana e aí pegue um ônibus para La Paz. Conheça a cidade num dia e no outro pegue o tour para conhecer a montanha Chacaltaya e o Vale da Lua. No seguinte, faça outro bate-volta pela região. Voe de volta para o Brasil.

Peru, Bolívia e Atacama (21 dias)

Lima (2 noites) – Cusco (3 noites) – Machu Picchu (1 noite) – Cusco (1 noite) – Puno (2 noites) – Copacabana (2 noites) – La Paz (3 noites) – Uyuni (2 noites) – San Pedro de Atacama (4 noites)

Compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima e a volta de Calama (o aeroporto próximo de San Pedro de Atacama) para o Brasil. Passe um dia se aclimatando em Cusco e passeando pela cidade e vendo as ruínas próximas dela. No outro visite Maras, Moray e Chinchero. No seguinte, vá para Ollantaytambo, conheça as ruínas da cidade e pegue o trem das 19h até Águas Calientes. Durma na cidade e vá a Machu Picchu no outro dia cedinho e volte a Ollantaytambo de noite. Na rodoviária, pegue uma van de volta a Cusco. Durma mais uma noite em Cusco e pegue o ônibus para Puno no dia seguinte (há ônibus turísticos que vão parando pela estrada até chegar lá). No dia seguinte, faça o passeio de barco pelas Ilhas Uros e Amantani, no Lago Titicaca. No outro, vá de ônibus para Copacabana (3h de viagem), durma e no outro dia faça o passeio para a Isla del Sol. Durma de novo em Copacabana e aí pegue um ônibus para La Paz. Conheça a cidade neste dia e no outro pegue o tour para conhecer a montanha Chacaltaya e o Vale da Lua. No seguinte, faça o famoso passeio de bicicleta na Estrada da Morte. Se tiver pique, nesta noite mesmo pegue um ônibus noturno para Uyuni (9h de viagem) e comece de manhã o tour de 3 dias (veja com a empresa Quechua Conecction). Peça para terminar o tour em San Pedro de Atacama e curta 4 dias pela região.

LEIA TAMBÉM: Melhores passeios do Deserto do Atacama // Onde ficar no Deserto do Atacama

ROTEIRO PERU, BOLÍVIA E ATACAMA: 9 IDEIAS

Santiago, Atacama e Uyuni (10 dias)

Santiago (3 noites) San Pedro de Atacama (4 noites) – Salar do Uyuni (2 noites)

Compre a passagem na condição “múltiplos destinos” Brasil – Santiago, Santiago – Calama (dois dias depois), Calama – Brasil. Fique 3 noites em Santiago conhecendo a capital – dá pra visitar alguma vinícola ou fazer um bate-volta a Valparaíso. Depois, voe para Calama e fique 4 noites pela região do Atacama. Aí, pegue o tour para Uyuni, com retorno para San Pedro de Atacama no fim – veja com a World White Travel.

LEIA TAMBÉM: Como ir do Atacama ao Salar do Uyuni// O que fazer em Santiago: bairro a bairro pela capital chilena

Reserve seus passeios aqui:

50 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo