Aqui vão boas ideias de roteiro Peru e Bolívia com esticada para o Atacama, viagens essenciais na América do Sul.

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Lima: roteiro completo
O que fazer em Cusco e no Vale Sagrado

O que fazer em Puno e no Lado Titicaca (lado peruano)

Dicas pra ir ao Salar do Uyuni saindo da Bolívia

*Sugiro um mínimo de tempo para ficar em cada lugar, mas você sempre pode esticar de acordo com seu voo ou simplesmente pra ficar mais folgado.
*Dá pra fazer uma viagem relativamente barata para esses destinos, principalmente se você ficar em hostels ou hotéis simples e comer em mercados.
*Eu indico abaixo o jeito mais básico de ir a Machu Picchu, com o trem que sai de Ollantaytambo, mas você pode ir de outros jeitos – veja todos nesse post.
*Simule suas passagens aéreas em sites como o Skyscanner, que mostram várias possibilidades de voos e aéreas. Se quiser parcelar a passagem, compre em agências onlines como o Viajanet.

machupicchu

[parceiros][/parceiros]

Roteiro Peru, Bolívia e Atacama: 9 ideias

Só Peru (5 a 7 dias)

Lima (1 noite) – Cusco (2 a 3 noites) – Machu Picchu (1 noite em Águas Calientes)

Roteiro Peru: você pode ou não parar em Lima com pouquinho tempo. Se quiser conhecer a capital, compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima, depois de Lima para Cusco e aí a volta de Cusco para o Brasil. Curta um dia em Lima e depois pegue o voo a Cusco. Passe um dia se aclimatando, passeando pela cidade e vendo as ruínas próximas dela. No outro dia, visite Maras, Moray e Chinchero. No seguinte, vá para Ollantaytambo, conheça as ruínas da cidade e pegue o trem por volta das 19h até Águas Calientes. Durma na cidade e vá a Machu Picchu no outro dia cedinho. Volte a Ollantaytambo de tarde. Na estação de trem, pegue uma van de volta a Cusco. É possível que você tenha que dormir mais uma noite ali antes do seu voo para o Brasil.

Roteiro Peru, Bolívia e Atacama: 9 ideias

Só Peru (10 dias)

Lima (2 noites) – Cusco (3 noites, para visitar a cidade e o Vale Sagrado) – Machu Picchu (1 noite em Águas Calientes) – Cusco (1 noite) – Puno (2 noites)

Esse roteiro é perfeito para uma primeira viagem ao Peru. Compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima, de Lima para Cusco e a volta de Juliaca (aeroporto perto de Puno) ao Brasil. Curta dois dias em Lima e depois pegue o voo a Cusco. Passe um dia se aclimatando, passeando pela cidade e vendo as ruínas próximas dela. No outro dia, visite Maras, Moray e Chinchero. No seguinte, vá para Ollantaytambo, conheça as ruínas da cidade e pegue o trem por volta das 19h até Águas Calientes. Durma na cidade e vá a Machu Picchu no outro dia cedinho. Volte a Ollantaytambo de tarde. Na estação de trem, pegue uma van de volta a Cusco. Durma mais uma noite em Cusco e tome um ônibus para Puno na manhã seguinte. O da Inka Espress vai parando em vários pontos antes de chegar a Puno no fim da tarde. No dia seguinte, faça o passeio de barco pelas Ilhas Uros e Amantani, no Lago Titicaca. Durma de novo em Puno e pegue o voo de volta ao Brasil de Juliaca.

Roteiro Peru, Bolívia e Atacama: 9 ideias

Só Peru (12 a 14 dias) – pra quem já conhece Machu Picchu

Lima (2 noites) – Huaraz (2 noites) – Ica ou Paracas (3 noites) – Arequipa (2 noites) – Vale do Colca (1 noite) – possível extensão a Puno (2 noites)

Compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima e a volta de Arequipa para o Brasil. Depois de passar dois dias em Lima, vá para Huaraz (7h de viagem), em direção ao norte do país. Você pode pegar um ônibus noturno. A cidade é base para conhecer a Cordilheira Branca, fazer trilhas e conhecer lagoas de água azul. Passe duas noites por ali, siga de volta para Lima, de onde você pegará outro ônibus, dessa vez para Ica (4h de viagem). Lá você conhecerá o Oásis de Huacachina e poderá fazer um passeio de bate-volta para Paracas e as Ilhas Ballestas. De Ica siga para Nazca. Dá para dormir uma noite ou fazer bate-volta. Depois do sobrevoo, pegue um ônibus noturno para Arequipa (9h de viagem). Curta a cidade e depois pegue um ônibus para o Vale do Colca (é melhor dormir uma noite na cidade de Chivay, os passeios bate-volta são muito cansativos). Volte a Arequipa para voar de volta ao Brasil. Se quiser, estenda até Puno para ver o Lago Titicaca (mas aí compre seu voo de volta saindo de Juliaca).

Roteiro Peru, Bolívia e Atacama: 9 ideias

Só Peru (12 dias)

Lima (2 noites) – Arequipa (2 noites) – Vale do Colca (1 noite) – Puno (2 noites) – Cusco (2 noites, para visitar a cidade e o Vale Sagrado) – Machu Picchu (1 noite em Águas Calientes)

Compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima, de Lima para Arequipa e a volta de Cusco para o Brasil. Curta dois dias em Lima e pegue o voo até Arequipa. Depois, pegue um ônibus para o Vale do Colca (é melhor dormir uma noite na cidade de Chivay, os passeios bate-volta são muito cansativos). Aí, volte a Arequipa e tome um ônibus a Puno (6h de viagem). Conheça o Lago Titicaca em 2 dias e aí tome um ônibus para Cusco. Eu acho bacana, apesar de turisticão, os diurnos da Inka Express, que vão parando em vários pontos da estrada. Passe um dia em Cusco pela cidade e vendo as ruínas próximas dela. No outro dia, visite Maras, Moray e Chinchero. No seguinte, vá para Ollantaytambo, conheça as ruínas da cidade e pegue o trem por volta das 19h até Águas Calientes. Durma na cidade e vá a Machu Picchu no outro dia cedinho e volte a Ollantaytambo de tarde. Na estação de trem, pegue uma van de volta a Cusco. Durma mais uma noite e voe de volta ao Brasil.

Roteiro Peru, Bolívia e Atacama: 9 ideias

Só Peru (18 dias)

Lima (2 noites) – Huaraz (2 noites) – Ica ou Paracas (3 noites) – Arequipa (2 noites) – Vale do Colca (1 noite) – Puno (2 noites) – Cusco (3 noites, para visitar a cidade e o Vale Sagrado) – Machu Picchu (1 noite em Águas Calientes)

Compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima e a volta de Cusco ao Brasil. Depois de passar dois dias em Lima, vá para Huaraz (7h de viagem), em direção ao norte do país. Você pode pegar um ônibus noturno. A cidade é base para conhecer a Cordilheira Branca, fazer trilhas e conhecer lagoas de água azul. Passe duas noites por ali, siga de volta para Lima, de onde você pegará outro ônibus, dessa vez para Ica (4h de viagem). Lá você conhecerá o Oásis de Huacachina e poderá fazer um passeio de bate-volta para Paracas e as Ilhas Ballestas. De Ica siga para Nazca. Dá para dormir uma noite ou fazer bate-volta. Depois do sobrevoo, pegue um ônibus noturno para Arequipa (9h de viagem). Curta a cidade e depois pegue um ônibus para o Vale do Colca (é melhor dormir uma noite na cidade de Chivay, os passeios bate-volta são muito cansativos). Aí, volte a Arequipa e tome um ônibus a Puno (6h de viagem). Conheça o Lago Titicaca em 2 dias e aí pegue um ônibus para Cusco. Eu acho bacana, apesar de turisticão, pegar os diurnos da Inka Express, que vão parando em vários pontos da estrada. Passe um dia passeando pela cidade e vendo as ruínas próximas dela. No outro visite Maras, Moray e Chinchero. No seguinte, vá para Ollantaytambo, conheça as ruínas da cidade e pegue o trem das 19h até Águas Calientes. Durma na cidade e vá a Machu Picchu no outro dia cedinho e volte a Ollantaytambo de tarde. Na estação de trem, pegue uma van de volta a Cusco. Provável que você tenha que dormir mais uma noite em Cusco antes de voar de volta ao Brasil.

Roteiro Peru, Bolívia e Atacama: 9 ideias

Só Bolívia (14 a 15 dias)

Santa Cruz – Samaipata (2 a 3 noites) – Sucre (2 noites) – Uyuni (3 noites) – La Paz (3 noites) – Copacabana (2 noites) – Santa Cruz (1 noite)

Esse roteiro tem a intenção de aproveitar as passagens baratas (principalmente com milhas) que a Gol tem de São Paulo para Santa Cruz de la Sierra (eu comprei por 12 mil ida e volta). Ou seja, no fim você vai ter que pegar um voo de Laz Paz para Santa Cruz para voltar ao Brasil. Eu fiz isso e achei que valeu a pena, apesar de Santa Cruz em si não ter nada pra ver.

Chegue em Santa Cruz e vá direto ao centro, da onde saem as vans para Samaipata. Durma 2 ou 3 noites ali para fazer trilhas pelos Yungas (vegetação Amazônia + Andes), ver o sítio arqueológico El Fuerte e curtir a vibe hippie. Depois, pegue um ônibus noturno para Sucre e veja a cidade em 2 dias. Se for domingo, não perca o mercado de Tarabuco. Aí, pegue um ônibus diurno para o Uyuni (a paisagem é bem bonita no caminho, 6h de viagem) e durma na cidade. Comece seu tour de 3 dias pelo deserto no outro dia às 10h (veja com a empresa Quechua Connection). Na chegada do Uyuni, pegue um ônibus noturno para La Paz (9h de viagem). Conheça a cidade num dia e no outro pegue o tour para conhecer a montanha Chacaltaya e o Vale da Lua. No seguinte, faça o famoso passeio de bicicleta na Estrada da Morte. Daí, tome um ônibus até Copacabana (4h de viagem), durma na cidade e vá para a Isla Del Sol no dia seguinte. Volte a Copacabana, durma de novo e pegue um ônibus para La Paz no dia seguinte e aí um voo até Santa Cruz (calcule bem o tempo para não perder). Durma em Santa Cruz e volte ao Brasil no outro dia.

VEJA O POST COMPLETO SOBRE PONTOS TURÍSTICOS DA BOLÍVIA AQUI

Roteiro Peru, Bolívia e Atacama: 9 ideias

Peru e Bolívia (15 dias)

Lima (2 noites) – Cusco (3 noites, pra visitar a cidade e o Vale Sagrado) – Machu Picchu (1 noite) – Cusco (1 noite) – Puno (2 noites) – Copacabana (2 noites) – La Paz (3 noites)

Compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima, de Lima para Cusco e a volta de La Paz para o Brasil. Curta a capital peruana e pegue um voo para Cusco. Passe um dia se aclimatando em Cusco e passeando pela cidade e vendo as ruínas próximas dela. No outro visite Maras, Moray e Chinchero. No seguinte, vá para Ollantaytambo, conheça as ruínas da cidade e pegue o trem por volta das 19h até Águas Calientes. Durma na cidade e vá a Machu Picchu no outro dia cedinho e volte a Ollantaytambo de tarde. Na estação de trem, pegue uma van de volta a Cusco. Durma mais uma noite em Cusco e pegue o ônibus para Puno no dia seguinte. O da Inka Espress vai parando em vários pontos antes de chegar a Puno no fim da tarde. No dia seguinte, faça o passeio de barco pelas Ilhas Uros e Amantani, no Lago Tititcaca. No outro, vá de ônibus para Copacabana (3h de viagem), durma e no outro dia faça o passeio para a Isla del Sol. Durma de novo em Copacabana e aí pegue um ônibus para La Paz. Conheça a cidade num dia e no outro pegue o tour para conhecer a montanha Chacaltaya e o Vale da Lua. No seguinte, faça o famoso passeio de bicicleta na Estrada da Morte. Voe de volta para o Brasil.

Roteiro Peru, Bolívia e Atacama: 9 ideias

Peru, Bolívia e Atacama (21 dias)

Lima (2 noites) – Cusco (3 noites) – Machu Picchu (1 noite) – Cusco (1 noite) – Puno (2 noites) – Copacabana (2 noites) – La Paz (3 noites) – Uyuni (2 noites) – San Pedro de Atacama (4 noites)

Compre seu voo na opção “múltiplos destinos” do Brasil para Lima e a volta de Calama (o aeroporto próximo de San Pedro de Atacama) para o Brasil. Passe um dia se aclimatando em Cusco e passeando pela cidade e vendo as ruínas próximas dela. No outro visite Maras, Moray e Chinchero. No seguinte, vá para Ollantaytambo, conheça as ruínas da cidade e pegue o trem das 19h até Águas Calientes. Durma na cidade e vá a Machu Picchu no outro dia cedinho e volte a Ollantaytambo de noite. Na rodoviária, pegue uma van de volta a Cusco. Durma mais uma noite em Cusco e pegue o ônibus para Puno no dia seguinte. O da Inka Espress vai parando em vários pontos antes de chegar a Puno no fim da tarde. No dia seguinte, faça o passeio de barco pelas Ilhas Uros e Amantani, no Lago Titicaca. No outro, vá de ônibus para Copacabana (3h de viagem), durma e no outro dia faça o passeio para a Isla del Sol. Durma de novo em Copacabana e aí pegue um ônibus para La Paz. Conheça a cidade neste dia e no outro pegue o tour para conhecer a montanha Chacaltaya e o Vale da Lua. No seguinte, faça o famoso passeio de bicicleta na Estrada da Morte. Se tiver pique, nesta noite mesmo pegue um ônibus noturno para Uyuni (9h de viagem) e comece de manhã o tour de 3 dias (veja com a empresa Quechua Conecction). Peça para terminar o tour em San Pedro de Atacama e curta 4 dias pela região.
LEIA TAMBÉM: Melhores passeios do Deserto do Atacama// Onde ficar no Deserto do Atacama

Roteiro Peru, Bolívia e Atacama: 9 ideias

Atacama e Uyuni (7 dias)

San Pedro de Atacama (4 noites) – Salar do Uyuni (2 noites)

Por questões de logística e preços aéreos, é melhor você ir e voltar do Brasil por Calama (o aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama). Fique 4 noites pela região do Atacama e depois pegue o tour para Uyuni, com retorno para San Pedro de Atacama no fim – veja com a World White Travel. Se quiser você também pode incluir Santiago e até Valparaíso nessa viagem, é só comprar a passagem na condição “múltiplos destinos” Brasil – Santiago, Santiago – Calama, Calama – Brasil e incluir mais uns 3 dias pelo menos.
LEIA TAMBÉM: Como ir do Atacama ao Salar do Uyuni

Betina Neves

Seus 10 anos de experiência no Jornalismo de Turismo deram o tom da linguagem do Carpe Mundi. Perita em traçar roteiros e na eterna busca pela passagem aérea mais barata, escreve um e outro post por aqui enquanto explora metrópoles insones, prova comidas exóticas e relaxa em praias vazias deste mundão.

32 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo