Quando o assunto é praia na América do Sul, os primeiros lugares que vêm à mente de qualquer viajante são o litoral Atlântico brasileiro e os belos balneários caribenhos da Colômbia. Porém, a costa do Pacífico também reserva alguns destinos imperdíveis sob diversos aspectos.

Montamos abaixo uma lista de 7 cidades sul-americanas banhadas pelo Oceano Pacífico que merecem uma visita na sua viagem pelos países.

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Lima, Peru

A capital peruana dispensa apresentações, sendo uma das cidades mais procuradas por viajantes em todo o continente, sobretudo por sua vertente cultural e gastronômica. A região metropolitana de Lima também conta com belíssimas praias que merecem ser visitadas por todos que passam pela cidade.

Um bom exemplo é o Circuito das Praias da Costa Verde, que atravessa distritos como Chorrillos, Barranco, Miraflores, San Miguel, Magdalena e San Isidro. São dezenas de praias em uma extensão de 6 km, sendo procurada tanto por banhistas quando por praticantes de esportes como surfe e parapente.

LEIA MAIS: Onde se hospedar em Lima

playa mancora, no peru

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Máncora, Peru

Mais ao norte do país, quase na fronteira com o Equador, encontra-se o paraíso balneário de Máncora, considerada a melhor praia do Peru. À exemplo do Nordeste brasileiro, conta com sol e altas temperaturas praticamente o ano todo, e por isso atrai milhões de visitantes, que chegam à cidade tanto de ônibus quanto de avião, pelo Aeroporto de Talara.

Máncora é conhecida por ser a praia dos surfistas, mas também possui uma vida noturna agitada pelas casas noturnas e bares à beira-mar. De quebra, conta com um belíssimo farol, El Faro, mirante que é um dos grandes cartões-postais da cidade.

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Viña del Mar, Chile

A principal atração do litoral chileno é Viña del Mar, que está localizada a cerca de 140 km da capital do país, Santiago, e por isso conta com muita facilidade de acesso. A cidade está repleta de resorts e mirantes, além de pontos turísticos como o Relógio das Flores. As praias são conhecidas pela baixa temperatura da água, mas chamam a atenção pela paisagem, e são uma boa pedida para quem simplesmente gosta de tomar um sorvete e passear no calçadão.

Além das belas praias, a cidade é o destino ideal para quem gosta de uma boa e velha jogatina por conta dos cassinos, que recebem grandes torneios de poker. Viña del Mar é reconhecida como uma das capitais do esporte da mente no continente, atraindo jogadores do mundo todo. Isso sem falar em sua badalada vida noturna.

LEIA MAIS: 9 ideias de roteiros pelo Chile

orla de vina del mar

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Valparaíso, Chile

Valparaíso fica a poucos quilômetros de distância de Viña del Mar, mas vale a pena ser conhecida de maneira separada. É verdade que Valparaíso não tem praias, pois seu litoral é praticamente todo tomado pelo Porto de Valparaíso, o principal do país. Porém, visitar o Chile sem passar pela cidade é um erro.

Isso porque Valpo, como é chamada, traz atenção pelo charme de suas ladeiras, muros grafitados e casas coloridas. Uma delas é La Sebastiana, onde viveu o escritor Pablo Neruda, que fica aberta para visitação. Também vale a pena passar pelos edifícios históricos da Praça Sotomayor, pelo Museu Marítimo Nacional e, claro, fazer o trajeto funicular no Cerro Artilleria e contemplar um pouco da maravilhosa vista da cidade.

valparaiso
puerto-baquerizo-moreno

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Puerto Baquerizo Moreno, Equador

Talvez o nome não chame a atenção à primeira vista, mas Puerto Baquerizo Moreno é a capital e principal cidade da província de Galápagos, arquipélago mundialmente conhecido por sua biodiversidade. Situado no meio do Pacífico Sul, o território pertence oficialmente ao Equador.

Puerto Baquerizo Moreno fica localizado na ilha de San Cristóbal, uma das dezenas que compõem o arquipélago, sendo um dos principais pontos de entrada em Galápagos por conta do Aeroporto de San Cristóbal. A partir desta cidade, é possível desbravar as diversas ilhas e pontos turísticos que fazem parte do “pacote Galápagos”, o que inclui fazer trilhas, visitar vulcões, desfrutar da fauna marítima e fazer o tradicional mergulho.

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Salinas, Equador

Na parte continental do Equador, uma das cidades litorâneas que mais se destacam é Salinas, localizada a 556 km da capital Quito. Com ótima infraestrutura, Salinas conta com diversos bares, restaurantes e hotéis para receber os turistas, sendo um dos balneários mais agitados do país.

Para os surfistas, há praias de mar mais agitado, como San Lorenzo. Já a praia de Chipipe é ideal para os banhistas que curtem o mar mais tranquilo. Também em Salinas fica localizada a praia Chocolatera, famosa pela areia cinzenta. Entre os meses de junho e setembro, é possível avistar baleias jubarte em seu período de reprodução – o que faz deste um bom período para conhecer a cidade.

salinas praia equador

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Chocó, Colômbia

A Colômbia é mais conhecida por suas praias banhadas pelo mar do Caribe, sobretudo em lugares como Cartagena das Índias, Santa Marta e Barranquilla, mas o país também possui uma extensa costa voltada para o Oceano Pacífico. Um bom exemplo é Chocó – que não é exatamente uma cidade, mas sim um departamento com vários municípios.

A região fica a uma distância de 2 horas de voo da capital Bogotá, e sua costa proporciona algumas das melhores praias sul-americanas, como Nuquí. O local é um reduto de surfistas e outros praticantes de esportes, mas também chama a atenção por espetáculos naturais proporcionados por baleias e tartarugas. Para quem quer ir ainda além no turismo ecológico, vale a pena a visita ao Parque Nacional Natural Utría e sua natureza exuberante.

LEIA MAIS: Guia completo da Colômbia: como montar seu roteiro

playa choco na colombia

Anna Laura

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi registra o mundo com sua Nikon desde que se entende por gente - e hoje cultiva um feed milimetricamente pensado. Passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo e, depois de uma temporada em Paris, resolveu ser viajante full time: você pode encontrá-la por aí, cobrindo paraísos tropicais.

Deixe seu comentário

voltar ao topo