Quando o assunto é praia na América do Sul, os primeiros lugares que vêm à mente de qualquer viajante são o litoral Atlântico brasileiro e os belos balneários caribenhos da Colômbia. Porém, a costa do Pacífico também reserva alguns destinos imperdíveis sob diversos aspectos.

Montamos abaixo uma lista de 7 cidades sul-americanas banhadas pelo Oceano Pacífico que merecem uma visita na sua viagem pelos países.

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Lima, Peru

A capital peruana dispensa apresentações, sendo uma das cidades mais procuradas por viajantes em todo o continente, sobretudo por sua vertente cultural e gastronômica. A região metropolitana de Lima também conta com belíssimas praias que merecem ser visitadas por todos que passam pela cidade.

Um bom exemplo é o Circuito das Praias da Costa Verde, que atravessa distritos como Chorrillos, Barranco, Miraflores, San Miguel, Magdalena e San Isidro. São dezenas de praias em uma extensão de 6 km, sendo procurada tanto por banhistas quando por praticantes de esportes como surfe e parapente.

LEIA MAIS: Onde se hospedar em Lima

playa mancora, no peru

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Máncora, Peru

Mais ao norte do país, quase na fronteira com o Equador, encontra-se o paraíso balneário de Máncora, considerada a melhor praia do Peru. À exemplo do Nordeste brasileiro, conta com sol e altas temperaturas praticamente o ano todo, e por isso atrai milhões de visitantes, que chegam à cidade tanto de ônibus quanto de avião, pelo Aeroporto de Talara.

Máncora é conhecida por ser a praia dos surfistas, mas também possui uma vida noturna agitada pelas casas noturnas e bares à beira-mar. De quebra, conta com um belíssimo farol, El Faro, mirante que é um dos grandes cartões-postais da cidade.

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Viña del Mar, Chile

A principal atração do litoral chileno é Viña del Mar, que está localizada a cerca de 140 km da capital do país, Santiago, e por isso conta com muita facilidade de acesso. A cidade está repleta de resorts e mirantes, além de pontos turísticos como o Relógio das Flores. As praias são conhecidas pela baixa temperatura da água, mas chamam a atenção pela paisagem, e são uma boa pedida para quem simplesmente gosta de tomar um sorvete e passear no calçadão.

Além das belas praias, a cidade é o destino ideal para quem gosta de uma boa e velha jogatina por conta dos cassinos, que recebem grandes torneios de poker. Viña del Mar é reconhecida como uma das capitais do esporte da mente no continente, atraindo jogadores do mundo todo. Isso sem falar em sua badalada vida noturna.

LEIA MAIS: 9 ideias de roteiros pelo Chile

orla de vina del mar

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Valparaíso, Chile

Valparaíso fica a poucos quilômetros de distância de Viña del Mar, mas vale a pena ser conhecida de maneira separada. É verdade que Valparaíso não tem praias, pois seu litoral é praticamente todo tomado pelo Porto de Valparaíso, o principal do país. Porém, visitar o Chile sem passar pela cidade é um erro.

Isso porque Valpo, como é chamada, traz atenção pelo charme de suas ladeiras, muros grafitados e casas coloridas. Uma delas é La Sebastiana, onde viveu o escritor Pablo Neruda, que fica aberta para visitação. Também vale a pena passar pelos edifícios históricos da Praça Sotomayor, pelo Museu Marítimo Nacional e, claro, fazer o trajeto funicular no Cerro Artilleria e contemplar um pouco da maravilhosa vista da cidade.

valparaiso
puerto-baquerizo-moreno

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Puerto Baquerizo Moreno, Equador

Talvez o nome não chame a atenção à primeira vista, mas Puerto Baquerizo Moreno é a capital e principal cidade da província de Galápagos, arquipélago mundialmente conhecido por sua biodiversidade. Situado no meio do Pacífico Sul, o território pertence oficialmente ao Equador.

Puerto Baquerizo Moreno fica localizado na ilha de San Cristóbal, uma das dezenas que compõem o arquipélago, sendo um dos principais pontos de entrada em Galápagos por conta do Aeroporto de San Cristóbal. A partir desta cidade, é possível desbravar as diversas ilhas e pontos turísticos que fazem parte do “pacote Galápagos”, o que inclui fazer trilhas, visitar vulcões, desfrutar da fauna marítima e fazer o tradicional mergulho.

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Salinas, Equador

Na parte continental do Equador, uma das cidades litorâneas que mais se destacam é Salinas, localizada a 556 km da capital Quito. Com ótima infraestrutura, Salinas conta com diversos bares, restaurantes e hotéis para receber os turistas, sendo um dos balneários mais agitados do país.

Para os surfistas, há praias de mar mais agitado, como San Lorenzo. Já a praia de Chipipe é ideal para os banhistas que curtem o mar mais tranquilo. Também em Salinas fica localizada a praia Chocolatera, famosa pela areia cinzenta. Entre os meses de junho e setembro, é possível avistar baleias jubarte em seu período de reprodução – o que faz deste um bom período para conhecer a cidade.

salinas praia equador

CIDADES DO LITORAL DO PACÍFICO NA AMÉRICA DO SUL

Chocó, Colômbia

A Colômbia é mais conhecida por suas praias banhadas pelo mar do Caribe, sobretudo em lugares como Cartagena das Índias, Santa Marta e Barranquilla, mas o país também possui uma extensa costa voltada para o Oceano Pacífico. Um bom exemplo é Chocó – que não é exatamente uma cidade, mas sim um departamento com vários municípios.

A região fica a uma distância de 2 horas de voo da capital Bogotá, e sua costa proporciona algumas das melhores praias sul-americanas, como Nuquí. O local é um reduto de surfistas e outros praticantes de esportes, mas também chama a atenção por espetáculos naturais proporcionados por baleias e tartarugas. Para quem quer ir ainda além no turismo ecológico, vale a pena a visita ao Parque Nacional Natural Utría e sua natureza exuberante.

LEIA MAIS: Guia completo da Colômbia: como montar seu roteiro

playa choco na colombia

Anna Laura

Um dos maiores nomes do turismo no Brasil, Anna viaja há 10 anos em busca de construir um mundo mais consciente, sustentável e a favor da natureza, propondo mais autoconhecimento através de suas experiências pelo globo. Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, é editora do Carpe Mundi e Co-founder da plataforma de curadoria em aluguel de temporada Holmy, 100% nacional e de equipe feminina.

Deixe seu comentário

voltar ao topo