Voltar de viagem e não ter pelo menos uma lembrancinha do destino é quase como se não tivesse viajado. Aqui, acreditamos que colecionar souvenirs de viagem é uma ótima maneira de celebrar as aventuras pelo mundo.

Dos souvenirs clássicos aos mais sentimentais, tem uma escolha certa para cada tipo de viajante. Confira nossa seleção com 14 ideias de souvenirs de viagem.

LEIA TAMBÉM: Lojinha Carpe Mundi: conheça os produtos de viagem à venda do blog

LIVROS

livros-de-centro-de-mesa-viagem

Pode ser aquele livro de centro de mesa que te transporta para o destino através das imagens ou até mesmo um de histórias que tem como cenário a cidade que visitou. Não há escapada melhor e mais nostálgica que folhear as páginas e sentir os ambientes como se estivesse lá novamente. Além disso, com eles você pode aprender mais, se distrair durante o voo ou até praticar um idioma. Confira a nossa seleção de 13 livros de viagem, arte, fotografia para decorar a mesa de centro. Outra opção são os livros de receita, porque assim como as palavras de um livro de história tem o poder de te fazer viajar, uma experiência paliativa de qualidade também pode despertar as melhores sensações e te fazer sentir comendo em um restaurante do destino ( imagine a experiência de ter um livro de receitas com os pratos mais típicos e caseiros dos lugares que já visitou e ainda passar essa relíquia de geração em geração? ). COMPRE ONLINE: Cape Winelands: The Art of Luxury Tasting; Patterns of India; Um lugar na Janela; Cem Dias Entre o Céu e o Mar; Caderno de receitas tradicionais da Toscana; Bacalhau!: as melhores receitas.

VEJA TAMBÉM: Crônica de viagem: ler é viajar sem sair do lugar
17 livros de viagem para ver o mundo sem sair de casa

PERFUMES

Ideias de souvenirs de viagem: não é brincadeira quando dizem que um cheiro especial lembra uma viagem ou um sentimento. Não tem nada mais legal que comprar um perfume na sua viagem e nomeá-lo o cheirinho da vez. Anos depois, quando sentir aquele aroma, você se recordará das aventuras ao redor do mundo, e se tiver espaço, ainda pode guardar o frasquinho e colocá-lo numa estante especial. COMPRE ONLINE: La Vie Est Belle; Sí Giorgio Armani; Prada Milano; Loccitane Flor de Carambola.

CANECAS

ideias-de-souvenirs-de-viagem-canecas

Aos amantes de uma boa dose de café, ou um chazinho a qualquer hora, ter uma caneca de cada destino é voltar à viagem a cada gole. Ela pode ter a estampa da bandeira, edifícios marcantes, personagens emblemáticos, etc. É aquele souvenir que você encontra em todos os cantos do mundo, tornando-se um item colecionável pra vida. COMPRE ONLINE: Caneca EUA; Caneca Suíça; Caneca Itália; Caneca Mapa-Múndi.

Dica: o Starbucks, em todo o canto do mundo, vende canecas especiais de cada país, pra montar uma coleção no mesmo estilo impecável por onde passar.

MAPAS

Durante as viagens o que mais encontramos pelas ruas são mapas gratuitos para se localizar na região, não se perder no museu e até um com rotas para aproveitar o melhor do destino. Não importa a utilidade, não tem lembrança mais barata e fácil que essa. Quando chegar em casa, é só emoldurar que eles se tornam ótimos itens de decoração para os apaixonados por viagem.

LEIA TAMBÉM: 11 itens de decoração de viagem pra enfeitar seu escritório e sua casa

CAMISETAS

Tem em todos os lugares, com preços legais e alguns modelos que podem até parecer aquela peça vintage super na moda de brechó – vide as t-shirts da Califórnia, NY, universidades dos EUA… Algumas podem até virar peça de pijama, de usar embaixo de um moletom de algodão bem confortável (outra ótima ideia de souvenir!), mas um fato é: elas vão estar sempre em uso, não importa de que forma.

LEIA TAMBÉM: Arrume sua mala com Marie Kondo e viaje com mais eficiência

BIJOUTERIAS

Ideias de souvenirs de viagem: também é possível apoiar os empreendedores locais nas feirinhas de ruas que acontecem em quase todo o lugar do mundo. Se você não é do tipo que gosta de gastar com diamantes e pedras preciosas em um anel ou colar, artesanatos com uma pitada local fazem toda a diferença! Você pode usar pra sair, no dia a dia e ainda assim carregar um pouco das suas viagens consigo. 

LEIA TAMBÉM: 41 ideias de presentes para quem ama viajar

PATCHES

Para fugir dos clássicos chaveiros para enfeitar mochilas, os patches estão com tudo. Em pano, você pode customizar sua bagagem com bandeiras dos países já visitados, símbolos nacionais e elementos marcantes e dar um toque ainda mais pessoal e único a ela. É possível encontrá-los em qualquer lojinha de souvenir, mas se esquecer, o bom é que você acha facilmente em sites online (compre aqui) para entregar no conforto de casa. 

ideias-de-souvenirs-de-viagem-patches

PINS

Ideias de souvenirs de viagem: assim como os patches, os pins são mais discretos, mas ainda assim dão um toque especial. Seja na mochila, jaqueta, chapéu, você pode usá-los para mostrar seu amor pelas viagens ou pode até os colocar dentro de molduras e deixá-los como decoração pela casa.

ÍMÃS

Quem nunca? Os ímãs de viagem são um clássico (faltou de algum país? compre aqui), seja pra dar de presente pra todo mundo por ser baratinho e prático no estilo “fui em tal lugar e lembrei de você” ou pra colecionar na porta da sua geladeira e mostrar quão cool você é dentre suas viagens pelo mundo.

diario-de-viagem-desenho

DIÁRIO DE VIAGEM

Melhor que viajar, só recordar os melhores momentos quando volta pra casa. São fotos, bilhetes, lembranças para construir essa memória nostálgica num diário de viagem. Existem diversas formas de começar um relato de bordo. Tem os mais enfeitados, com desenhos, artes e fotografias, e os mais simples e reflexivos. Neste post ensinamos as melhores formas de criar o seu.

ARTE

venderfotosurbanarts

Pegue uma obra de arte em cada nova cidade que você visitar e crie sua própria galeria em casa. É comum ver na frente de grandes atrações, artistas pintando quadros de aquarela do lugar, prints com diferentes tamanhos e ângulos, ou até mesmo fotografias em preto e branco com uma pegada mais vintage. Em casa, aquela parede em branco pode servir como um belo espaço para mostrar sua paixão pelas viagens de forma mais sutil e elegante.

VEJA TAMBÉM: Como vender suas fotos de viagem na Urban Arts – e ganhar dinheiro com isso

CARTÃO POSTAL

Os cartões postais podem ser armazenados em caixas de lembranças ou também expostos na parede com molduras – eles são souvenirs baratos e únicos de cada país. O interessante é escrever alguma coisa sobre a viagem na parte de trás do cartão, para quando for recordar, ter alguma mensagem ou memória especial, seja uma breve descrição do destino ou um momento engraçado.

postcrossing-viajar-sem-sair-de-casa

ROLHAS DE VINHO

Se não for possível trazer uma garrafa daquele vinho inesquecível, uma boa pedida é começar uma coleção de rolhas. Cada uma tem sua coloração, estilo e rusticidade, e ficam lindas se expostas em um pote de vidro no balcão de bebidas da sua casa. Sempre que olhar pra decoração, lembrará de momentos divertidos que teve ao tomar cada uma daquelas garrafas de vinho com companhias queridas.

Lembranças que não são só itens físicos

Ideias de souvenirs de viagem: prefere uma pegada mais minimalista? Aproveitar o momento e não se apegar a lembrancinhas do local? Neste caso, não são apenas itens físicos que tem esse poder de recordação. Não deixe de tirar fotos, gravar vídeos, que mais pra frente você não vai se arrepender de ter essas memórias. Leia mais sobre sites pra revelar suas fotos do Instagram aqui. 

CONTA PRA GENTE:

Quais souvenirs você mais costuma colecionar ao longo de suas viagens?

Pietra Palma

Estudante de jornalismo e aspirante a viajante profissional aqui no Carpe Mundi. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer uma nova cultura, um novo lugar, um novo espaço. Gosta de colecionar momentos e pedaços desses caminhos através da escrita e acredita que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo