FILMES QUE INSPIRAM MULHERES A VIAJAR

Quão longe um filme pode te levar? Da Grécia à Toscana. Dos Estados Unidos aos desertos da Austrália, há diversos longas por aí que podem (e vão) te fazer viajar por suas narrativas, estradas e tramas, além de te animar para a próxima aventura por aí. Melhor que isso, selecionamos aqui apenas enredos com mulheres viajantes.

Num ambiente predominantemente machista, mulheres podem relutar um pouco para desbravar o mundo, por isso, fizemos essa apuração com histórias inspiradoras e roteiros especiais para se divertir com o grupo e inspirar sua próxima viagem – seja ela solo ou acompanhada das amigas.

LEIA TAMBÉM: 10 séries na Netflix pra viajar junto com seus enredos e cenários
18 podcasts de viagem que vão te inspirar a desbravar o mundo

18 filmes que inspiram mulheres a viajar mais pelo mundo

Sob-o-Sol-da-Toscana-Filme-Viagem

Sob o Sol da Toscana

Com direção de Audrey Wells, este filme antiguinho, de 2004, fez muito sucesso principalmente por sua fotografia impecável de Cortona, uma vila na charmosa e romântica Toscana, na Itália. A história é baseada em fatos reais, da escritora norte-americana Frances Mayes, que, após se divorciar de seu marido, comprou uma chácara na Toscana para descansar e poder terminar em paz o texto em que estava trabalhando. Além dos desafios da reforma e o surgimento de uma nova paixão, o filme ainda retrata dois lados da cidade: um pelo olhar do turista, e outro, como moradora, quebrando estereótipos do local e despertando a vontade de conhecer mais afundo cada cantinho desse mundo. É o filme perfeito para qualquer mulher que faz uma grande mudança em sua vida e busca por identificação.

ONDE ASSISTIR: Telecine Play e Apple TV

LEIA TAMBÉM: Roteiro de 7 a 10 dias pela Toscana, na Itália, prontinho pra usar

Mamma Mia

Prestes a casar, a jovem Sophie, Amanda Seyfried, encara a tentativa de descobrir quem é seu pai, e aí o clássico dos musicais, que também tem Meryl Streep de protagonista, se desenvolve, levando a gente entre os cenários mais paradisíacos enquanto vivenciamos a independência das personagens. O azul do mar da Grécia, as casinhas caiadas de branco e o clima de tranquilidade da bela ilha de Skopelos fazem a gente embarcar junto na aventura cantada e ficar morrendo de vontade de comprar já uma passagem para o país.

ONDE ASSISTIR: Telecine Play

mamma-mia

Antes do Amanhecer

É sobre conhecer um novo lugar, com uma nova pessoa. Quase como um diálogo único de 1h40 entre o americano Jesse (Ethan Hawke) e a francesa Celine (Julie Delpy), este filme conta a história deste pseudo-casal, que se conhece em um trem com destino a Viena e desperta uma paixão repentina e avassaladora, então decide explorar a cidade junto, mas com um único problema: no dia seguinte, a jovem irá para Paris e ele voltará aos Estados Unidos. Eles só tem um dia para conhecer não só a si mesmos, mas a cidade inteira. E é exatamente isso que eles fazem isso, visitando pontos turísticos e tendo verdadeiras reflexões sobre a vida.  

ONDE ASSISTIR: Telecine Play

Sex and The City

Quase como uma continuação à série de mesmo nome, este filme traz Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Charlotte York (Kristin Davis), Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) e Samantha Jones (Kim Cattrall) de volta para as telonas, desbravando Nova York no bom e velho estilo: cheia de drama, com muita correria, moda e histórias inspiradoras sobre amadurecimento, amizade e amor. O ponta pé que estava faltando para você arrumar as malas e ir explorar a Big Apple com as melhores amigas.

ONDE ASSISTIR: HBO

Vicky Cristina Barcelona

As amigas Vicky (Rebecca Hall) e Christina (Scarlett Johansson) dão um gostinho por Barcelona. Nas férias pela cidade, Vicky, a amiga movida a razão e Cristina, que é pura emoção, durante uma exposição de arte despretensiosa, se encantam por um dos artistas, o pintor Antonio (Javier Bardem), com quem desencadeiam uma amizade com segundas intenções. O que elas não sabem é que sua ex-esposa, Maria Elena (Penélope Cruz), ainda tem questões a resolver por ali.

ONDE ASSISTIR: NOW

O Amor Não Tira Férias

Nesta comédia romântica, Cameron Diaz, no papel da norte-americana Amanda, e a inglesa Iris, interpretada por Kate Winslet, encontram em uma plataforma de troca de casas a oportunidade de mudar de ares, fugir da sua cidade natal,por alguns dia, onde estão todos os seus problemas, e ter suas merecidas férias em casas aconchegantes. O rumo do filme você já imagina: as duas acabam se envolvendo em situações que vão mudar sua vida pra sempre.

ONDE ASSISTIR: Netflix, Amazon Prime

Livre

livre-filmes-que-inspiram-mulheres-a-viajar

Em uma história real de superação e muita garra, a norte-americana Cheryl Strayed, interpretada por Reese Witherspoon, decide fugir de uma autodestruição após a morte de sua mãe, um divórcio conturbado e uma depreciação constante, se aventurando na natureza selvagem, em uma jornada sozinha por uma das trilhas mais longas da América, a Pacific Crest Trail (PCT), de mais de 1 700 km, que liga a Califórnia ao Oregon. Esta é uma história de consciência individual, descobertas e perrengues e deixa muitas lições não só para as iniciantes a mochileiras, mas para aquelas mulheres que buscam por um renovação na vida.

ONDE ASSISTIR: Apple TV

Cartas para Julieta 

Não tem lugar mais romântico e misterioso que a Itália. Verona é um desses cantinhos especiais, dos contos de Romeu e Julieta. Em uma viagem pelo país, Sophie (Amanda Seyfried), decide desbravar a cidade, e nesta empreitada, encontra no muro da casa de Julieta uma carta de amor escrita há 50 anos. Num desejo avassalador de reviver uma paixão de conto de fadas, decide ajudar Claire (Vanessa Redgrave), a senhora que escreveu a carta, a encontrar sua verdadeira alma gêmea. É uma inspiradora viagem por Verona e suas vinícolas, estradinhas de terra e casarões chiquetosos da idade média em plena conservação, e, é claro, embalada por uma apaixonante história de amor.

ONDE ASSISTIR: Amazon Prime, Telecine Play, Apple TV

18 filmes que inspiram mulheres a viajar mais pelo mundo

last-holiday-filme

As férias da minha vida

Quando Queen Latifah, no papel de Georgia, descobre uma doença terminal, o choque de realidade faz com que ela largue uma vida miserável e movida a tristeza para viver momentos intensos e inesquecíveis momentos enquanto ainda há tempo. São as pistas de ski, as salas de massagem, os jantares sofisticados e os bailes de gala que fizeram a auxiliar de cozinha escolher os Alpes Suíços para passar as melhores semanas da vida. Um enredo que impulsiona todos a querer viajar e aproveitar cada segundo enquanto podem.

ONDE ASSISTIR: Netflix, Amazon Prime

Viagem das Garotas

No bom e velho estilo Sessão da Tarde, Viagem das Garotas pode também ser considerado o Se Beber, Não Case versão com mulheres. Neste longa, as quatro amigas dos tempos da faculdade, vividas por Regina Hall, Queen Latifah, Tiffany Haddish e Jada Pinkett Smith se reencontram e viajam para um festival anual de música em Nova Orleans. Por lá, o clima é de muita festa, bebida e dança, mas principalmente, estreitamento de laços e renovação da amizade em uma aventura que vai ficar marcada pra sempre na vida dessas mulheres.

ONDE ASSISTIR: Netflix, Google Play Movies, Apple iTunes

Viagem das garotas

Juanita

Com seus três filhos já adultos e soltos pelo mundo, Juanita (Alfre Woodard), uma mulher negra de meia idade, percebe que precisa de uma guinada na vida, e nada melhor que cair na estrada sozinha para se entender melhor e procurar alívio e esperança, não é mesmo? Juanita tem uma longa viagem de ônibus de Ohio até Montana (a cidade mais distante que encontra no mapa) para refletir, se reinventar e buscar um novo sentido nessa fase da vida. Uma jornada de descobertas e muitas aventuras, como uma boa viagem deve ser.

ONDE ASSISTIR: Netflix

tracks

Tracks

No auge da juventude, em meados de 1997, Robyn Davidson, aqui interpretada por Mia Wasikowska, se vê em uma jornada despretensiosa de reflexão pelo deserto da Austrália, acompanhada pelo fotógrafo do National Geographic, Rick Smolan (Adam Driver), seu fiel cachorro e mais quatro camelos, que juntos caminham por 2 700 km partindo de Alice Springs com pretensão de chegada no Oceano Índico. A trama passa ora por cenários inóspitos, ora por paisagens pra inspirar qualquer viajante a pegar uma mochila e sair explorando o mundo. Um filme que mostra a potência do ato de viajar e como nos ajuda a enfrentar nossos medos e encontrar o caminho.

ONDE ASSISTIR: Amazon Prime

Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

O longa da Netflix se passa nos anos 40, pós Segunda Guerra Mundial, e tem como protagonista Lily James, interpretando a escritora inglesa Juliet Ashton, que, após receber uma carta de um grupo de leitura da remota ilha de Guernsey (território inglês, invadido pela Alemanha na Segunda Guerra), embarca em uma jornada sozinha a fim de matar sua curiosidade. Mas, chegando lá, cria vínculos emocionais, procura desvendar mistérios e embala em muitas questões da vida e do desconhecido. Aquela pitada de inspiração para todas as mulheres viajantes.

ONDE ASSISTIR: Netflix

A sociedade literária e a torta de casca de batata

Queen

No papel de Lisa Haydon, a atriz Kangana Ranaut retrata o papel de uma jovem indiana e todos seus estereótipos: tímida e serena, que sempre sonhou em se casar com seu ‘Rajkumar’ ideal. Mas tudo se transforma quando a mesma é abandonada pelo noivo e então decide fazer sua viagem de lua de mel para Paris e Amsterdã sozinha, dando cara a uma nova mulher, confiante e empoderada que vai explorar o mundo ocidental, com muito receio, mas com muita vontade de mudar.

ONDE ASSISTIR: Netflix

Thelma e Louise

thelma-e-louise-filme

O longa que conta a história da amizade entre Thelma, interpretada por Geena Davis, uma jovem dona de cas,a e Louise Sawyer, uma garçonete de 40 anos, vivida por Susan Sarandon, foi sucesso nos anos 90, principalmente para o público feminino, ao falar não só sobre o companheirismo entre melhores amigas, mas também sobre empoderamento. Cansadas da vida monótona, as mulheres, bem diferentes entre si, se jogam na estrada, onde entre muita risada, aprendizados e reflexões, os perrengues não poderiam faltar: as duas se envolvem em um crime, e para tentarem escapar das consequências, fogem para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.

ONDE ASSISTIR: Apple iTunes

Quatro Amigas e um Jeans Viajante

Um clássico dos anos 2000, Quatro Amigas e um Jeans Viajante conta a história de quatro adolescentes que desde seus nascimentos nunca mais se separaram – até estas férias de verão. Como uma forma de selar a amizade (em um mundo onde ainda não existia Internet de qualidade), as meninas dividem uma calça –  um tanto quanto misteriosa por caber no corpo individual de cada uma – e, por onde passam, precisam enviar a peça por correio para a amiga seguinte. O jeans viaja pra Grécia com Lena, que vai passar um tempo com seus avós e acaba engatando em um romance inesperado, que vai para Bridget, na Califórnia, onde está jogando futebol, seguida de Carmen, que viaja pra ficar com seu pai (e acaba recebendo a notícia que ele irá se casar novamente), e volta para cidade natal, para Tibby, a única que fica em casa, porque precisa terminar a produção de um filme. Essa calça mais viajada que muita gente vai ter muita história pra contar nesse um mês de jornadas e descobertas. Um combo wanderlust com muitos destinos pra gente se imaginar viajando.

ONDE ASSISTIR: HBO

comer-rezar-e-amar

Comer, Rezar e Amar

Este clássico, que também tem um livro inspirador como base, conta mais sobre largar tudo e se aventurar pelo mundo. É no papel de Elizabeth Gilbert, uma empresária em crise, que Julia Roberts desbrava as paisagens e comidas da Itália, reza nos ashrams da Índia e vive uma história de amor em Bali, teletransportando a gente a viver um pouquinho dessas emoções.

ONDE ASSISTIR: Netflix, Globo Play, Claro vídeo

VEJA TAMBÉM: Onde comer bem em Roma sem gastar muito: 12 lugares espertos
Retiro na Índia: yoga and mindfulness no resort de luxo Amanbagh

Monte Carlo

Nesta comédia romântica, Selena Gomez  vive a história de Grace, uma jovem americana que sempre sonhou em conhecer Paris. A garota embarca nessa jornada com Emma (Katie Cassidy) e sua meia-irmã, Meg (Leighton Meester), mas com o dinheiro bem contado, hotéis e excursões das mais baratas, o trio acaba passando por poucas e boas na Cidade Luz, com direito à perrengue de não entender a língua e perder o ônibus do passeio. Isso tudo muda quando Grace é confundida com uma herdeira britânica mimada e as meninas são levadas a Monte Carlo, em Mônaco, para um evento de caridade, onde têm que fingir ser socialites ricas. Uma boa desculpa pra apreciar cenas de Paris e Mônaco.

ONDE ASSISTIR: Amazon Prime

LEIA TAMBÉM: A sua primeira vez em Paris num roteiro bem completinho de 3 dias

monte-carlo

Indica pra gente aqui nos comentários um filme que te inspira a viajar pelo mundo!

Pietra Palma

Estudante de jornalismo e aspirante a viajante profissional aqui no Carpe Mundi. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer uma nova cultura, um novo lugar, um novo espaço. Gosta de colecionar momentos e pedaços desses caminhos através da escrita e acredita que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo