ETA CANADÁ PARA BRASILEIROS

Muitas vezes, para conhecer outro país é necessário ter uma documentação específica para isso. No caso do Canadá isso não é diferente, você precisa de um visto ou uma eTA para entrar no país.

Entenda aqui como funciona a eTA Canadá e descubra as suas funções, como solicitar sem ter dores de cabeça e quais suas vantagens.

LEIA TAMBÉM: Seguro de viagem para a América do Norte: como funciona e qual comprar
Qual é o melhor seguro viagem para esportes na neve? (em perguntas e respostas)

ÍNDICE

  1. O que é o eTA Canadá para brasileiros?
  2. Quem pode solicitar o eTA Canadá?
  3. Quem não precisa do eTA?
  4. Quem não se enquadra nos critérios do eTA?
  5. Em quais situações é melhor solicitar o eTA Canada para brasileiros?
  6. Como solicitar o eTA Canadá para brasileiros?
  7. Quanto tempo a eTA Canada para brasileiros vale?
  8. Quais as vantagens do eTA Canada para brasileiros?
  9. É obrigatório o seguro viagem para viajar para o Canadá?

O que é a eTA Canadá para brasileiros?

A eTA Canadá (Eletronic Travel Authorization) é uma autorização eletrônica de viagem, que vale como visto e tem validade de até cinco anos e permite sua entrada no Canadá a turismo, negócios ou usando o país como triagem para outro canto do mundo. E, felizmente, tirar esse documento é muito mais fácil e rápido do que um visto convencional. 

Em tempo: essa autorização só é válida para quem entra no país por via aérea. Em casos de entrada por terra ou mar é preciso emitir um visto normal.

Quem pode solicitar a eTA Canadá?

Quem possui visto de turismo para os Estados Unidos, ou já visitou o Canadá nos últimos 10 anos, pode solicitar a eTA. A emissão tem um valor de CAD$ 7 que devem ser pagos antes mesmo do preenchimento do formulário. 

Quem não precisa da etA?

Cidadãos canadenses, incluindo indivíduos com dupla nacionalidade só precisam de um passaporte canadense válido para viajar para o país. Os cidadãos dos Estados Unidos estão isentos da exigência da eTA. 

etias-visto-eletronico-europa

E quem não se enquadra nos critérios da eTA?

Para aqueles que não se enquadram na categoria citada anteriormente, é necessário organizar e reunir todos os documentos e formulários solicitados pelo governo (confira a lista aqui), preencher, pagar a taxa de CAD$ 100 e submeter à aplicação, que pode ser tanto online, ou pessoalmente em um CVAC (Canadian Visa Application Centre). Além disso, desde 2018 está vigente a obrigatoriedade da biometria, que deve ser cadastrada em algum centro de visto disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife, pelo valor de CAD$ 85 por pessoa.

Em quais situações é melhor solicitar a eTA 

Apesar da eTA substituir o visto em algumas situações, ele é um documento que só cobre curtos períodos dentro do país, como para entrada a turismo e viagens rápidas. Quem pretende ficar mais tempo no Canadá ou busca trabalhar e morar por lá precisa emitir o visto.

Como solicitar a eTA?

Apesar de ser um documento mais simples de ser emitido, você ainda precisa de algumas documentações para conseguir emitir o seu. Tudo é bem simples e acontece através do preenchimento de um formulário online. Todo o processo leva poucos minutos e para conseguir completá-lo você precisa ter em mãos:

  • passaporte atualizado;
  • passagem de ida e volta comprada;
  • garantia de que possui renda o bastante para ficar no país pelo período que pretende ficar por lá.

Com a documentação pronta em menos de 24 horas a eTA já é emitido e você pode entrar normalmente no Canadá. Não é necessário sequer imprimir o documento digital para andar livremente no Canadá.

Quanto tempo a eTA vale?

Mesmo que você só queria fazer uma viagem curta ao Canadá, sua eTA ainda tem validade de cinco anos.

Quais as vantagens da eTA?

A grande vantagem de emitir a eTA é que você pode, durante toda a validade do documento, fazer quantas entradas quiser dentro do Canadá. Claro que sempre usando os mesmos objetivos pelo qual o documento foi emitido. Por exemplo, se você solicitou a eTA para fazer viagens à turismo, você não pode fazer múltiplas entradas no país alegando que procura fazer negociações.

É obrigatório o seguro viagem para viajar para o Canadá?

O seguro de viagem para o Canadá não é obrigatório, mas se a sua programação inclui atividades de trilha, ski ou snowboard, é sempre bom estar bem amparado. Para maiores informações, leia este post: qual é o melhor seguro viagem para esportes na neve? (em perguntas e respostas)

Cote seu seguro viagem aqui! Com o código CARPEMUNDI5, você recebe 5% de desconto

O site Seguros Promo, que a gente usa e recomenda aqui no blog, cota o seguro viagem com várias empresas diferentes para você encontrar o mais barato/útil para você. Além disso, usando o código CARPEMUNDI5, você tem 5% de desconto na compra. Ele abrange as principais empresas de seguro viagem internacional (Travel Ace, Assistcard, GTA, Affinity, April Coris, entre outras) e tem um atendimento bastante atencioso.

LEIA TAMBÉM:

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo