paris


Compras em Paris: 16 lugares em que vale a pena gastar na Cidade Luz

O fato de Paris ser uma das capitais da moda do mundo faz da cidade não exatamente o melhor lugar pra fazer comprinhas baratas. Mas há as exceções – e os estabelecimentos que, mesmo sendo caros, valem o gasto.

Compras em Paris: 16 endereços pra incluir no roteiro

LEIA MAIS: Primeira vez em Paris num roteiro bem completinho de 3 dias

COMPRAS EM PARIS

GRIFES

Rue Saint-Honoré

Endereço mais elegante da cidade recheado de lojas de marca de haute-couture, paralela à Rue de Rivoli, os Jardins de Tuileries e o Louvre. O burburinho fica interessante na região central, onde as grifes se instalaram: tem Dolce & Gabbana, YSL, Prada, Chanel, Valentino, Givenchy… só pra iniciar a lista. Se quiser mesmo comprar um item chique se sentindo um verdadeiro parisiense, que seja ali.

RUE-SAINT-HONORE

Lafayette/Printemps/Le Bon Marché

As maiores e melhores lojas de departamento de Paris. A Galeries Lafayette é a mais tradicional, que mais virou um ponto turístico graças a sua imensa cúpula Art Noveau (no Natal, tirar foto de suas fachadas é um must). A Printemps fica bem em frente, menos lotada, mais sóbria e também com imensa variedade de lojas. O Le Bon Marché é ainda mais sossegado, nos arredores agradáveis do Boulevard Saint-Germain, bem elitista e, pode-se dizer, até mais caro, já que não conta com as promoções pra encher os olhos das outras duas. A vantagem de fazer compras nos endereços é poupar certo tempo já que você encontra todas as grifes reunidas em um só lugar e conta com o tax free – todos oferecem até 12%. Pode até fazer uma refeição por ali, há andares dedicados só às comidinhas e restaurantes – amantes de culinária vão pirar querendo trazer foie grais, salmão defumado, patês, caviar e outras iguarias.

COMPRAS EM PARIS

ACHADOS

Haut Marais

O bairro do Marais continua sendo uma das frações mais cool de Paris. Só não tão interessante quanto a sub-região do Haut Marais, com suas boutiques ecléticas com peças de estilistas independentes e cafés artesanais que disputam pelo grão mais saboroso da cidade. Nomes pra anotar: a multimarcas The Broken Arm, com café anexo; a livraria OFR com suas revistas de design lindas e caras; a descolada Merci (foto ao lado) e sua seleção de peças de roupas, joias, móveis e decoração minimalista, também com um café.

LEIA MAIS: Paris: 14 programas pela descolada região do Haut Marais

Saint-Germain-des-Prés

A Rive Gauche sempre foi propensa à contracultura. As grifes ali podem ser tão ou mais caras que as da Rue Saint-Honoré, mas não tem nem de longe a mesma ostentação. Você vai encontrar ali parisienses discretos, finos e ricos garimpando peças autênticas. E nem adianta muito indicar estabelecimentos porque é provável que você não os conheça por nome. A dica é bater perna e rodar os arredores do Boulevard Saint-Germain, terminando a caminhada na legendária livraria Shakespeare and Company, já beirando o Sena em frente à Notre-Dame.

saint-germain-des-pres

COMPRAS EM PARIS

SOUVENIRES

A Paris Rendez-Vous, localizada no Hôtel de Ville, é uma das lojinhas mais fofas com seus itens oficiais da cidade com design e qualidade de primeira, mas a preços altos. A Passion France cultiva as tradições do país através de aventais, louças, boinas, velas, sabonetes, cartões… Tudo lindinho. Tem loja na Lafayette e perto do Louvre. Pra pechinchar e garimpar, os arredores da Place du Tertre, em Montmartre, tem souvenires mil. Aliás, os próprios quadrinhos de artistas locais podem ser um bom presente de viagem. No Quartier Latin, todas as ruelas têm lojas de lembrancinhas. Só evite regiões como a Champs-Elysées, onde ambulantes vendem miniaturas da Torre Eiffel feias e caras.

Em tempo: perto do Natal, não perca os mercados de Natal espalhados pela cidade pra achar souvenires. O da Champs-Elysées é o mais famoso, enquanto o do Boulevard Saint-Germain é um dos mais graciosos.

COMPRAS EM PARIS

COSMÉTICOS, PERFUMES E MAQUIAGENS

Pharmacie Monge

É o império das compras de embelezamento feminino. Você vai encontrar produtinhos La Roche, Avène, Caudalie, Nuxe, Vichy, Biotherm, L’Occitane… Cremes e loções, protetor solar, óleos, máscaras, água termal, shampoo e condicionador e tudo mais do mundo dos cosméticos, perfumes e maquiagens. As maiores vantagens: tem atendimento em português (a vendedora pode te indicar o que funciona melhor pro seu tipo de pele), preços competitivos com os das próprias marcas e o maior tax refund do mercado, de até 15% em compras acima de € 175 (0 normal é de 10 a 12%). São dois endereços em Paris, o principal na Place Monge, e mais dois a serem abertos até o fim do ao, um em Montmartre e outro na Champs-Elysées.

COMPRAS EM PARIS

VINHOS

Nicolas

São mais de 500 lojas na França desde 1822, o que dá ao local uma notoriedade e tanto pra vender vinhos. Tem preços bons e rótulos de qualidade, muitos de produtos independentes, outros orgânicos e biológicos, do tipo que você não encontra jamais no supermercado. Há lojas por toda a cidade, então basta dar um Google pra achar a mais próxima a você.

nicolas-paris

COMPRAS EM PARIS

DOCES

Macarons

A Ladurée é a pâtisserie mais clássica, famosa e fashionista de Paris (já pensou comer um macaron by Pucci? Pois é). A loja do Louvre é fofíssima e a da Champs-Elysées um bom local pra sentar e tomar um chá. Em alta também estão os macarons do chocolatier Pierre Hermé, com sabores ousados como iogurte com limão. Interessantes também são as criações do chef japonês Sadaharu Aoki, que faz sucesso com seus macarons de chá verde. Você também acha os bolinhos granulados em galerias de departamento como a Lafayette.

Chocolate

Já pra comprar chocolates, o lugar certo é a loja da Lindt ao lado da Opéra. Tem todos os tipos e variedades de bonbons, serve um chocolate quente famoso e uma memorável sobremesa que é uma “bola” de chocolate que derrete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *