Avançar

MELHORES CHOCOLATES DE PARIS

Em Paris, algumas butiques de chocolate podem ser tão chiques quanto uma loja de grife, outras, mais antigas, preferem se manter mais tradicionais, gourmandes, com um certo apelo à nostalgia da infância. Seja qual for o estilo de sua preferência, saiba que esses paraísos do doce estão espalhados por toda a capital, mas a maior parte das butiques especializadas se concentra em Saint-Germain-de-Prés, Rue Saint-Honoré e Rue du Fauborug Saint-Honoré. Nesses endereços chocolate é negócio sério. Aqui, uma seleção de lojas pra você degustar os melhores chocolates de Paris.

LEIA TAMBÉM: Os novos cafés que estão bombando em Paris
Onde encontrar os melhores macarons de Paris

Avançar

À la Mère de Famille

Comecemos pelo começo: a Mère de Famille é a chocolateria mais antiga de Paris, fundada em 1761. Há filiais pela cidade, mas o melhor é visitar a da 35 Rue du Faubourg Montmartre, a primeira de todas. A vibe é toda vintage, do letreiro ao chão de azulejo, os lustres e as mesas e prateleiras de mármore e madeira maciça. Prove as florentines, amêndoas cobertas com mel caramelizado e chocolate amargo. Os pralinés, as orangettes (pedaços de laranja cobertos por chocolate) e as trufas crocantes com amêndoas e nozes fazem da À la Mère de Famille, o paraíso do doce. As caixas laranjas de presente são uma graça. Veja o nosso post com dicas de souvenires pra comprar na viagem.

35 Rue du Faubourg Montmartre e mais onze endereços

Avançar

La Maison du Chocolat

A Maison du Chocolat foi fundada em 1977. A sua primeira loja fica na Rue du Faubourg Saint-Honoré, endereço chiquérrimo de Paris pontilhado por lojas de grife como Chanel e Burberry. O dono da Maison du Chocolat, Robert Linxe, fez uma pesquisa aprofundada por produtores de cacau ao redor do globo e revolucionou o jeito que o chocolate é feito. O sucesso foi tanto que hoje a Maison du Chocolat tem lojas na Ásia e em Nova York.  Na vitrine, as trufas são um pedido clássico, mas os ganaches sabor champagne também são uma excelente pedida. Também tem sorvete (no verão) e chocolate quente (no inverno). Leia o nosso post com sugestão de cidades pra visitar no inverno na Europa.

225 Rue du Faubourg Saint-Honoré e mais sete endereços

Avançar

Patrick Roger

Os chocolates Patrick Roger sempre figuram no topo das listas dos melhores chocolates em Paris. Patrick Roger, além de chocolatier, é um escultor. Ele reinventou a maneira de apresentar o chocolate com esculturas gigantescas em suas vitrines, algumas abstratas outras de macacos, gorilas e outros animais. É uma maneira mais contemporânea e artística de apresentar o chocolate. Mas o gosto é tão surpreendente quanto à apresentação, os pralinés e chocolates de amendôas com nozes são um sucesso.

108, Boulevard Saint-Germain

Avançar

Le Chocolat Alain Ducasse

Alain Ducasse é um chef prestigiado na França e no mundo, um verdadeiro colecionador de estrelas Michelin. E desde 2014 ele tem também butiques de chocolate, Le Chocolat Alain Ducasse. As delícias são feitas em Paris mesmo, na Manufacture perto da Bastilha. Atrás de janelões de vidro, você pode assistir todo o processo artesanal de produção do chocolate. Os grãos de cacau chegam ali e saem em forma de bombons e barras embrulhadas em um papel pardo. Pra Ducasse, chocolate tem gosto de infância, o que explica a embalagem e apresentação simples das suas barras de chocolate. Algumas delas são feitas pra colocar dentro do pão de leite, um lanche clássico da infância dos franceses.

40 Rue de la Roquette, Bastille, e mais oito endereços

Avançar

Pierre Marcolini

Pierre Marcolini é um chocolatier belga. Ele trabalha com grãos de cacau raros que ele seleciona a dedo todos os anos, viajando ao redor do planeta. Através de uma produção artesanal, ele mesmo torra os grãos. E durante todo o processo de criação, sua prioridade número 1 é a preservação do aroma do chocolate. As estrelas da casa são seus bombons em forma de coração. O chocolate quente, servido no inverno, com um creme delicioso e pedacinhos de chocolate e merengue, também é uma delícia e bem gourmand. Veja a programação perfeita pra passar a lua de mel em Paris.

235 Rue Saint-Honoré e mais quatro endereços

Avançar

Jean-Paul Hévin

As barras de chocolate amargo do Jean-Paul Hévin vão fascinar os apaixonados por um chocolate de sabor intenso. O maître chocolatier utiliza trinta tipos de grãos de cacau pra produzir deliciosas barras de chocolate amargo, ao leite e com nozes. Mas a cada três meses, Jean-Paul Hévin viaja e seleciona UM grão de cacau especial pra realizar três variações de chocolate: em barras, macarons e em bombons. Os pralinés da casa também são uma referência no meio chocolateiro por terem um aroma marcante e pouco açúcar. Além dessas delícias, vale também comprar um tubinho de creme de caramelo com chocolate amargo pra passar em uma fatia de pão, fica uma delícia!

108 rue Saint-Honoré e mais dois endereços

Avançar

Maison Bonnat

A Maison Bonnat é conhecida por produzir um dos melhores chocolates do mundo, alguns dizem ser *O* melhor.  A casa propõe uma experiência mais divertida de degustar o chocolate com embalagens que lembram muito as do Willy Wonka, no filme A Fantástica Fábrica de Chocolate. O chocolate é vendido principalmente em barras. Tem barras simples de chocolate ao leite, com amêndoas e chocolate amargo. O El Castillero, amargo 75% feito com grãos do Nicarágua, foi premiado em 2019 no International Chocolate Awards.  A casa também tem barras mais elaboradas e aromáticas, como o Morenita com toques florais, apimentados e de menta fresca.

189, rue du Faubourg Saint-Honoré

Avançar

Jacques Genin

O rei do chocolate gourmet, Genin antes só fornecia suas criações pra restaurantes top, até abrir essa boutique e salão de chá (onde você pode sentar pra tomar um chocolate quente inesquecível) no Haut Marais. Tem bombas, trufas, balinhas delícia e bombons com mel, baunilha, framboesa e até coentro. Tudo vem em uma elegante caixinha de metal, pra preservar o chocolate e homenagear as caixinhas de bombom que nossas avós usavam. Mas o destaque da casa vai para o Opéra, pâtisserie feita com biscoito, ganache e creme. A sobremesa na versão do Jacques Genin é tão deliciosa que é considerada como um dos melhores de Paris. Continue a planejar a sua viagem pra Paris com o nosso post Continue a planejar a sua viagem lendo o nosso post sobre onde se hospedar em Paris.

133 Rue de Turenne, Marais, e mais um endereço

Giovanna Saba

Você deve conhecê-la de outro endereço, do blog Gigi em Paris, seu diário sobre a vida na capital da França. E, como pode imaginar, aqui no Carpe Mundi produz o melhor conteúdo sobre Paris. Acredita que os macarons ganham um sabor mágico se degustados em um quarto de hotel com vista para a Torre Eiffel.

Deixe seu comentário

voltar ao topo