Agosto vem marcando o final do verão na Europa. No litoral francês, ainda faz calor, os dias são longos e a temperatura da água do mar é convidativa, enquanto o turismo de massa começa, a partir da metade do mês, a ir deixando o continente. Dá pra curtir faixas de areia icônicas no seu auge.

Do glamour da Riviera Francesa aos calanques de Marselha, o mar azul-marinho da Bretanha e os penhascos da Normandia: a França é um destino completo pra pegar praia e curtir o melhor do verão europeu em suas distintas regiões, com uma incrível variedade de microculturas. Veja neste post 9 praias para visitar na França em agosto do sul ao norte do país.

Como é o clima na França durante o ano?

ÍNDICE:

  1. Quais são as melhores praias da França para visitar em agosto?
  2. Como é o clima em agosto na França?
  3. Praias na frança para visitar em agosto: Sul
  4. Praias na frança para visitar em agosto: Norte
  5. Itens para levar para a praia na França

VERÃO EUROPEU

Quais são as melhores praias da França para visitar em agosto?

As melhores praias da França para visitar em agosto no Sul são: Paloma, na Riviera Francesa; Palombaggia, na Corséga; Porquerolles, nas Ilhas de Hyères; Calanque d’En Vau, na Provence, e Côte des Basques, em Biarritz. Já no Norte do país, as praias mais bonitas são: Étretat, na Normandia; Deauville, na Normandia; Ploumanac’h, na Bretanha e Ile de Groix, também na Bretanha.

Como é o clima em agosto na França?

Em agosto, o clima na França é geralmente quente e ensolarado, com temperaturas até 29ºC, dependendo da região. Ir para as praias da França em agosto é uma excelente escolha devido às condições climáticas favoráveis durante o mês de verão. As regiões litorâneas, especialmente ao longo da Costa Azul, no Sul do país, desfrutam de temperaturas agradáveis, muitas horas de sol e águas quentes do Mediterrâneo.

VERÃO EUROPEU

Praias na França para visitar em agosto: Sul

PRAIAS NA FRANÇA PARA VISITAR EM AGOSTO

Paloma, na Riviera Francesa

praias-na-frança-saint-jean-cap-ferrat

O QUE FAZER NA FRANÇA: em Saint-Jean-Cap-Ferrat, uma península perto de Nice, fica a praia Paloma, figurando em quase todos os rankings das praias mais bonitas da França. O nome Paloma é uma homenagem à filha de Picasso, que costumava curtir o local com a família. Cercada pela mata costeira que fica mais verdinha no verão, o chão é de pedras e a vista é para as luxuosas mansões da região, as falésias de Èze e a baía de Beaulieu Sur Mer. A ideia é curtir o dia ali sem pressa e, se a fome bater, provar os frutos do mar fresquinhos do restaurante Paloma Beach – o estabelecimento também aluga espreguiçadeiras e guarda-sóis pra quem precisar.

LEIA MAIS:  O que fazer em Bordeaux: passeios e restaurantes
As melhores vinícolas pra visitar em Bordeaux, na França
Roteiro pelo castelos mais belos do Vale do Loire, na França

PRAIAS NA FRANÇA PARA VISITAR EM AGOSTO

Palombaggia, na Corséga

praias-na-frança-palombaggia-corsega

PRAIAS MAIS LINDAS DA FRANÇA: a Córsega é conhecida entre os franceses como um destino nacional à parte, famoso por suas montanhas altas e esverdeadas que mergulham no mar azul translúcido. De frente para a Itália e o Mar Tirreno, a praia de Palombaggia é a mais famosa da ilha. E não é à toa: a longa faixa de areia rosada e fininha tem uma água transparente que, mais ao fundo, se transforma progressivamente em um lindo azul-turquesa. O acesso é fácil: são apenas 15 minutos de carro a partir de Porto Vecchio, terceira maior cidade da ilha. Em agosto prefira chegar mais cedo, antes dos turistas. Estender o passeio é válido em outras praias maravilhosas como Santa Giulia, Rondinara e Petit Sperone. O Palm Beach Palombaggia oferece uma experiência gastronômica incrível beira-mar, com frutos do mar, grelhados e comida mediterrânea.

LEIA MAIS: A sua primeira vez em Paris num roteiro bem completinho de 3 dias
Conheça a lindinha vila francesa de Saint-Émilion, bate-volta desde Bordeaux
7 campos de lavanda para conhecer pelo mundo

PRAIAS NA FRANÇA PARA VISITAR EM AGOSTO

Porquerolles, nas Ilhas de Hyères

praias-na-frança-porquerolles

O QUE FAZER NA FRANÇA: Porquerolles não é devidamente uma praia, mas sim uma ilha com diversas faixas de areia maravilhosas. Sem carros circulando ali,  a paisagem é mais autêntica. Pra acessar a ilha você pega um barco de 15 minutos em La Tour Fondue, próximo de Toulon, a uma hora de carro de Saint-Tropez. No quesito praias, não deixe de ir à Courtade, Notre-Dame e d’Argent. No mais, o melhor a se fazer é alugar uma bicicleta e desbravar os autênticos vinhedos que se espalham por ali: o Domaine Perinsky e o Domaine de L’Ile valem a visita.

LEIA MAIS: 5 bate-voltas de até 1h30 pra fazer desde Paris (além de Versalhes!)
Roteiro completo pra conhecer a região de Champagne, na França
Roteiro pela Dordonha, na França, entre grutas pré-históricas, vilinhas e castelos

PRAIAS NA FRANÇA PARA VISITAR EM AGOSTO

Calanque d’En Vau, na Provence

calanques na frança

PRAIAS MAIS LINDAS DA FRANÇA: a cidade provençal de Cassis, pertinho de Marselha, tem todo um charme de vila de pescadores e uma paisagem natural surpreendente com suas grandes calanques invadidas pelas águas translúcidas do Mediterrâneo. A melhor maneira de explorar o local são as trilhas vermelha e azul que vão de Port-Pin até Calanque d’En Vau, a praia mais bonita do passeio enfincada no meio dos penhascos. Veja o mapa das trilhas aqui. A caminhada pode ser um pouco difícil, com pedras, subidas e descidas previstas no percurso, mas depois você pode se refrescar nas águas geladinhas da Calanque d’En Vau, a recompensa pelo esforço. Estenda a viagem com um roteiro pela Provence se guiando por este post.

PRAIAS NA FRANÇA PARA VISITAR EM AGOSTO

Côte des Basques, em Biarritz

praias na frança para visitar em agosto cote-des-basques

Perfeita para os surfistas iniciantes, a Côte des Basques é extensa e oferece uma linda paisagem formada por penhascos e uma vista linda para os Pirineus Espanhóis. A faixa de areia dourada é conhecida por ter sido o berço do surfe francês e, hoje, com várias escolas de surf, é considerada o coração da cultura do esporte na Europa. Antes de planejar a sua visita pra Côte des Basques, verifique o horário das marés, já que em maré alta a praia tende a desaparecer por baixo da água. No final do dia, é uma delícia se sentar em um dos cafés da costa e contemplar o lindíssimo pôr do sol.

Praias na França para visitar em agosto: Norte

PRAIAS NA FRANÇA PARA VISITAR EM AGOSTO

Étretat, na Normandia

praias-na-frança em agosto

O QUE FAZER NA FRANÇA: a pouco menos de três horas de carro de Paris, Étretat surpreende com as suas enormes falésias de calcário branco, seu mar azul turquesa e sua praia de pedrinhas brancas e arrendodadas. Em agosto, como o pôr do sol acontece mais tarde, a melhor pedida é passear pela região durante o dia e preparar uma cesta de piquenique com vinho rosé, queijo e outros aperitivos pra petiscar na praia. Depois, é só subir os penhascos pelas escadas à direita, passear pelos campos e conferir o pôr do sol lindíssimo lá do alto com a Falaise d’Aval, pedra em formato de agulha icônica de Étretat, no fundo. Veja mais sobre os melhores passeios pela Normandia.

PRAIAS NA FRANÇA PARA VISITAR EM AGOSTO

Deauville, na Normandia

praias na frança para visitar em agosto

PRAIAS MAIS LINDAS DA FRANÇA: há quem pense que somente o sul da França tem esse ar mais elegante e refinado, mas Deauville prova que o norte francês também pode ser très très chic. Com  seu calçadão de madeira, suas barraquinhas e guarda-sóis coloridos e sua linda praia a 2h30 da capital, Deauville é um dos balneários preferidos da elite parisiense desde o Segundo Império Francês. Aliás, foi ali que nasceu a primeira loja de Coco Chanel. Além da faixa de areia, vale reservar um tempo pra bater perna na cidade preenchida por butiques, cafés e restaurantes. Estenda, se der, o passeio pela cidade vizinha de Trouville. Leia mais sobre a Normandia aqui.

PRAIAS NA FRANÇA PARA VISITAR EM AGOSTO

Ploumanac’h, na Bretanha

Ploumanach o que fazer na frança

PRAIAS MAIS LINDAS DA FRANÇA: a Côte de Granit Rose fica no norte da Bretanha. A paisagem é formada por um mar meio azul-turquesa, meio verde-esmeralda que invade a costa preenchida por grandes pedras de granito rosa. O legal é explorar a região a pé pelo Chemin des Douaniers a partir da praia de Ploumanac’h passando pelo farol rosa Men Ruz. Esses dois locais são feitos mais pra passear e admirar a paisagem. Se quiser curtir praia de verdade, sentar na areia e mergulhar no mar, vá pra Saint-Guirec, praia de areia rosinha, intimista, com espaço pra colocar guarda-sol ou estender uma canga. 

PRAIAS NA FRANÇA PARA VISITAR EM AGOSTO

Ile de Groix, na Bretanha

o que fazer na frança

O QUE FAZER NA FRANÇA: a ilha remota e íntima é um segredo bem guardado entre os bretões. Pra acessar seus oito quilômetros de extensão e três de largura, você pega uma balsa por 45 minutos partindo de Lorient. O porto da chegada é bem pequenininho com várias lanchas e veleiros atracados, cafés, restaurantes, sorveterias e lojas de aluguel de bicicleta. Alugue uma bicicleta, suba a colina e pedale pela planície rumo à extensa praia de Grands Sables, onde a areia branca e fina é cercada de um lado pela mata verde e do outro pelo mar azul-turquesa. Conheça também as praias de Sables Rouges, Locmaria e Côte d’Heno. No sul da ilha, parte mais selvagem, não deixe de conhecer o Trou de l’Enfer (em português: o Buraco do Inferno), um penhasco com rachaduras com uma vista maravilhosa do mar agitado logo abaixo. Leia mais sobre a Bretanha aqui.

NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO

Cote seu seguro viagem aqui! Com o código CARPEMUNDI5, você recebe 5% de desconto

O site Seguros Promo, que a gente usa e recomenda aqui no blog, cota o seguro viagem com várias empresas diferentes para você encontrar o mais barato/útil para você. Além disso, usando o código CARPEMUNDI5, você tem 5% de desconto na compra. Ele abrange as principais empresas de seguro viagem internacional (Travel Ace, Assistcard, GTA, Affinity, April Coris, entre outras) e tem um atendimento bastante atencioso.

Itens para levar para a praia na França:

Bolsa de palha – R$ 133

Feita de palha natural de alta qualidade, a bolsa é durável e ecológica, projetada com forro de poliéster – foi tricotada de forma artesanal. Perfeita tanto para levar pra areia quanto para dar um giro de noite, a bolsa possui uma alça marrom estilosa e amplo espaço interno.

Chapéu Panamá – R$ 319

chapeu-panama

O kit inclui dois chapéus estilosos feitos com poliéster e o modelo possui uma faixa que dá um charme extra. Com aba larga, é ideal para proteger seu rosto do sol enquanto você caminha pela praia, faz trilhas ou até passeios de barco para conhecer as praias.

La Roche-Posay – R$ 70

 Perfeito para quem busca um protetor solar fácil de aplicar, com rápida absorção e que não deixa a sua pele com aspecto pegajoso – ideal para peles oleosas ou com acne. Possui FPS 60 e é um item essencial para se proteger do sol durante a sua viagem para a França.

Garrafa térmica – R$ 185

garrafa-termica

A garrafinha térmica é um must-have de toda viagem, isso porque as descartáveis não armazenam uma boa quantidade e deixam a água quente rapidamente – com o plus da tampa esportiva. Com 650 ml, possui paredes duplas isoladas por uma camada de vácuo. 

Lonely Planet França – R$ 99

O guia conta com dicas sobre os melhores passeios da região, com infos culturais e capítulos sobre história, arte, literatura, cinema e arquitetura para descobrir o melhor da França.

Óculos Ray-Ban – R$ 650

oculos-de-sol-rayban

Ninguém merece viajar no calor para a praia sem óculos de sol ou ficar na sofrência forçando pra enxergar direito sem eles – o óculos é estiloso e perfeito para qualquer ocasião.

Tangle Teezer – R$ 108

Desenvolvida para ser usada em cabelos molhados, com material impermeável e cinco cores para escolher, tem tecnologia com cerdas em duas alturas, que desfaz os nós sem quebrar os fios

Chapéu bucket – R$ 75

Feito com um tecido de algodão de alta qualidade para uso confortável e durável, o chapéu possui estilo japonês e combina com qualquer roupa, perfeito para o verão europeu.

Veja abaixo + opções de hotéis na França:

 

Giovanna Saba

Você deve conhecê-la de outro endereço, do blog Gigi em Paris, seu diário sobre a vida na capital da França. E, como pode imaginar, aqui no Carpe Mundi produz o melhor conteúdo sobre Paris. Acredita que os macarons ganham um sabor mágico se degustados em um quarto de hotel com vista para a Torre Eiffel.

2 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo