DESERTOS MAIS BONITOS DO MUNDO

Por definição, desertos são ecossistemas que recebem menos de 250 mm de chuva por ano em precipitação média. As paisagens que os compõem, porém, são as mais variadas: das rochas avermelhadas do Outback australiano à vastidão branca do Salar do Uyuni, na Bolívia, das crateras surreais do Death Valley, nos EUA, às dunas douradas do Saara, possivelmente o deserto mais emblemático do planeta. Confira abaixo nossa seleção de alguns dos desertos mais bonitos do mundo.

1) Salar de Uyuni, Bolívia

Salar-de-Uyuni-verão

O Salar de Uyuni, localizado no sul da Bolívia, a 3 600 metros de altitude, é uma das grandes maravilhas do país e não poderia ficar de fora da nossa lista de desertos mais bonitos do mundo. Com mais de 10 mil km², trata-se da maior planície de sal do planeta – no verão, a água que se acumula no solo reflete o céu; no inverno, os blocos secos de sal formam desenhos do chão. Se aventurando deserto adentro, a paisagem engloba também ilhas de cactos gigantes, montanhas majestosas e lagoas multicoloridas.

Como chegar?

O Aeroporto Joya Andina, na cidade de Uyuni, é a principal porta de entrada do deserto. Dá para ir de ônibus de outras cidades da Bolívia, como Sucre, La Paz e Potosí. Muita gente faz a viagem conjugando com o vizinho Deserto do Atacama, no Chile.

Não perca:

Tours com, em média, três dias, param nas principais atrações do deserto – LEIA MAIS AQUI. Não deixe de visitar a Laguna Colorada, cujas águas são pontuadas por flamingos, a Isla Incahuasi, lugar de cactos gigantes, e os borbulhantes Gêiseres Sol de Mañana.

LEIA MAIS: Os melhores destinos da Bolívia para montar seu roteiro
Hotéis e Hostels em La paz, na Bolívia: veja nossa seleção

2) Deserto do Atacama, Chile

deserto-atacama

O Deserto do Atacama virou destino dos sonhos de muitos brasileiros nos últimos anos. E tem justificativa para isso: os cenários são repletos de lagoas coloridas, vulcões cônicos, salares branquinhos, gêiseres fumegantes e rochas de formatos excêntricos. Lebres, vicunhas, lhamas, lobinhos e outros animais dão as caras entre os passeios. Localizado na região norte do Chile, é considerado o deserto em maior altitude e mais árido do mundo.

Como chegar?

A cidade-base é a simpática San Pedro de Atacama, com lojinhas, restaurantes e uma ampla oferta de hotéis. O aeroporto mais próximo do deserto é o de Calama, a 100 km de San Pedro de Atacama, cumpridos facilmente com transfers. Pode ser uma boa esticar a conexão de voo em Santiago para uns dias na capital.

Não perca:

Agências oferecem tours variados para lugares como a Laguna Chaxa, repleta de flamingos; as imensas Lagunas Miscanti e Miñiques, onde o reflexo dos vulcões e montanhas dos Andes no intenso azul das lagoas é lindo de ver, e as Piedras Rojas, incríveis formações rochosas avermelhadas.

LEIA MAIS: Veja quais são os melhores passeios do Atacama
Onde ficar no deserto do Atacama: opções de hotéis de todos os preços
Veja como ir do deserto do Atacama ao Salar de Uyuni

3) Deserto de Mojave, EUA

A maior parte do deserto de Mojave está localizada no sudeste da Califórnia e no sul de Nevada, com porções menores em Utah e Arizona. Sua área inclui áreas de preservação ambiental de peso, como Joshua Tree, com sua flora desértica incrível, e o Death Valley, com seus cânions, crateras e rochas que parecem coisa de outro planeta. Curiosidade: o nome vem da presença de cobras mojave, um tipo de cascavel.

deserto mojave Estados Unidos

Como chegar?

Dá para passear pela região do deserto saindo de Las Vegas ou Los Angeles de carro alugado. No caminho, há campings, hotéis, resorts e imóveis no Airbnb, em áreas isoladas ou cidadezinhas como Pioneertown.

Não perca:

Dá para fazer um roteiro saindo de L.A. visitando o Joshua Tree National Park, o Mojave National Preserve e, por fim, o Death Valley National Park, passando pelas belas Kelso Dunes e o mirante de Zabriskie Point.

4) Deserto do Namibe, Namíbia

deserto do namibe

Na costa atlântica da Namíbia, o Deserto do Namibe abrange uma área de 31 000 km² – mais de 20 vezes o tamanho da cidade de São Paulo. O cenário é cheio de superlativos: ali estão algumas das dunas mais altas do globo, chegando a 300 metros de altura, e o segundo maior cânion do planeta. No mais, o país é uma ótima pedida para conjugar com uma viagem pela África do Sul.

deserto do namibe

Como chegar?

A porta de entrada para o país é a capital Windhoek, onde se encontra o principal aeroporto da Namíbia. Para transitar pelo país, o melhor jeito é alugar um carro – as estradas são seguras e os preços são ok. Para mais mordomias, vá com um tour com uma operadora de viagem, como o da Terra Mundi.

Não perca:

Uma das principais atrações é o Sossusvlei, onde estão dunas monumentais que causam efeitos alucinantes de luz e sombra. Perto de lá fica o Namib-Naukluft National Park, onde está o Deadvlei, um vale de argila craquelada com árvores secas, e a Duna 45, uma das mais fotografadas do país. Na borda do deserto fica o Fish River Canyon, o supracitado segundo maior cânion do mundo.

LEIA MAIS: África, quando ir: melhores meses para viajar pelo continente e seus destinos

5) Deserto do Saara, África

merzouga-saara-marrocos

Maior deserto do mundo e talvez o mais presente no nosso imaginário, o Saara perpassa nada menos que dez países, com cerca de 9 milhões km² de extensão – ele é, inclusive, um divisor natural do continente, entre a África Mediterrânea e a África Subsaariana. Sua paisagem é composta por oásis, trechos de vegetação esparsos e dunas monumentais. Considerado um dos desertos mais bonitos do mundo, essa é uma viagem pra botar na lista de coisas para fazer antes de morrer.

Como chegar?

É possível visitar o Saara de inúmeras formas, mas nossa sugestão aqui é ir pelo Marrocos, um dos países africanos mais amigáveis para turistas. A principal base para explorar o deserto no país é a cidade de Merzouga, alcançável com ônibus, tours ou carro alugado desde cidades como Fez e Marrakech.

Não perca:

Merzouga fica às margens da região de Erg Chebbi, um conjunto de dunas móveis que podem chegar a 150 metros de altura. Atividades comuns na região são passeios de camelo ao pôr do sol e tours astronômicos para admirar o céu estrelado. Para uma experiência mais imersiva, veja uma opção de glamping aqui.

6) Deserto do Kalahari, África

dunas deserto do Kalahari

No sul da África, o Deserto do Kalahari é marcado por fascinantes dunas e formações rochosas avermelhadas. Quinto em tamanho e um dos desertos mais bonitos do mundo, abrange três países e é habitado por povos nômades como os bosquímanos e os khoikhoi. Em tours pela região dá para avistar animais como leões, búfalos, antílopes e avestruzes – apesar da secura, reservas naturais têm oásis e pântanos com vegetações verdejantes.

Como chegar?

O Kalahari é comumente visitado com tours partindo de Botswana, onde está o Central Kalahari Game Reserve, ou da África do Sul, no Kgalagadi Transfrontier Park.

Não perca:

Do segundo cânion mais profundo do mundo, o Fish River Canyon, à experiência do extraordinário pôr do sol sobre a reserva Tswalu, há muito para ver no deserto de Kalahari. Nas reservas citadas acima pode-se hospedar em lodges e fazer safáris diversos.

animais deserto Kalahari africa

7) Deserto de Gobi, Mongólia

deserto de gobi

O Deserto de Gobi ocupa boa parte do sul da Mongólia e um pedaço do norte da China, uma área aproximada de 1 125 000 km² – quase o tamanho do estado do Pará (!). Para quem curte uma aventura, tours diversos levam para ver as paisagens da região – entre planícies, vales e cânions -, se hospedando em tendas típicas com moradores locais.

Como chegar?

Na capital da Mongólia, Ulaanbator, uma série de empresas oferecem tours pela região do deserto com guias, transporte, hospedagem e alimentação.

Não perca:

Entre as principais atrações do deserto estão as formções rochosas de Flaming Cliffs, as dunas de Khongor e o cânion de Yol Valley. Aqui tem um roteiro completo.

8) Deserto da Arábia

deserto da arabia
camelo no deserto da arabia

Terceiro maior e um dos desertos mais bonitos do mundo, o Deserto da Arábia cobre toda Península Arábica, do Iêmen à Jordânia, e já serviu de locação para uma porção de filmes. Sítios arqueológicos bem preservados, cânions, montanhas de formatos inacreditáveis e areia a perder de vista podem ser encontrados por lá.

Como chegar?

O deserto cobre sete países. Entre os mais amigáveis a turistas, Emirados Árabes Unidos e Jordânia oferecem passeios pela região.

Não perca:

Em Dubai e Abu Dhabi, são famosos os tours de 4×4 ou camelo pelo deserto. Na Jordânia, Petra é imperdível.

LEIA MAIS: Dubai e Abu Dhabi: as novidades e mais nos principais destinos dos EAU

9) Deserto do Thar, Índia

Na região indiana do Rajastão, o Deserto do Thar pode ser um belo complemento par uma viagem pelo norte da Índia – para longe das multidões de turistas -, com suas duas ondulantes, suas planícies de vegetação rasteira e seus vilarejos pitorescos. No caminho, gazelas, camelos e falcões podem dar as caras.

deserto do thar, india

Como chegar?

A cidade mais próxima do deserto de Thar é Jaisalmer, a cerca de 250 km do aeroporto de Jodhpur.

Não perca:

Existem vários tipos de passeios no deserto, mas o mais comum é sair de jipe ​​de Jaisalmer no início da tarde, ir de camelo ​​até as dunas e curtir o pôr do sol. Alguns oferecem pernoite, quando se pode dormir olhando as estrelas e acordar de frente para o nascer do sol.

LEIA MAIS: Quando ir para a Índia e onde ir em cada época do ano
Fotografando a Índia: as cores, a diversidade e os retratos

10) Outback, Austrália

outback deserto australia

Desertos mais bonitos do mundo: falar Outback virou o nome informal para as áreas desérticas no centro da Austrália – para os turistas, principalmente o Alice Springs Desert Park. Mas o destino de fato de Outback trata-se de um grande platô árido com terras avermelhadas, montanhas baixas e vegetação seca. É lá que estão Kata Tjuta e Ayers Rock, o maior monólito do mundo, conhecido como Uluru pelos aborígenes. 

Como chegar?

Voos diários ligam as principais cidades da Austrália a Alice Springs, que está a menos de 500 km de Uluru. Ali, vale a pena alugar um carro ou contratar um tour.

Não perca:

 Não deixe de visitar o incrível monólito Uluru e a formação Kata Tjuta. Faça trilha pelo Kings Canyon, aprenda sobre o povo aborígene e passe a noite e admirando as estrelas.

LEIA MAIS: Um giro pela exótica Kangaroo Island, na Austrália

Maria Eduarda Paiva

Com os pés na areia e o coração em alto mar, acredita que viajar e conhecer novas culturas traz a oportunidade de evoluir e criar mais empatia. Carioca de sangue, já morou na praia, no interior, em cidade grande e no exterior - Duda está sempre disposta a sair da zona de conforto. Fez faculdade de jornalismo com o objetivo de dar voz aos que não tem.

Deixe seu comentário

voltar ao topo