O Instagram é uma rede essencialmente visual e, além das imagens bonitas, um feed organizado representa um profissionalismo maior na plataforma – fora que enche os olhos dos perfeccionistas, como eu, de prazer 😉

Existem N jeitos de arrumar o feed: por cor, feed xadrez, colunas ou linhas… Não há um certo ou errado, mas sim o que melhor se adapta ao seu perfil. Afinal, um feed harmônico é o cartão de visitas da sua conta fazendo sucesso e te garantindo uma primeira boa impressão. Vale lembrar que, antes de qualquer modelo de planejamento de feed, o primeiro passo para um grid organizado é a edição padronizada das suas imagens. Veja agora alguns dos tipos de feed possíveis para manter harmonicamente no Instagram.

LEIA MAIS: Como usar o Instagram para planejar uma viagem

OS 8 TIPOS DE ORGANIZAÇÃO DE FEED POSSÍVEIS NO INSTAGRAM:

TIPOS DE FEED NO INSTAGRAM

FEED POR PALETA DE CORES

É como eu faço o meu feed no Instagram. Pra quem ainda não conhece, corre lá: @anna.laura. Tenho uma paleta de cores que representa meu perfil e essas cores vão se intercalando nos meus posts: o azul, o verde e o laranja (ou bege). Acaba que harmoniza pela escolha dos tons, pela edição padronizada através do uso de presets e pela escolha de cliques que balanceiem também elementos e espaçamentos na composição. Leia mais sobre as três regrinhas de ouro pra montar um feed harmônico aqui.

Mais feeds organizados em paletas de cores incríveis: @helloemilie, @doyoudreamof_, @talinegabriel, @doyoutravel, @marisa, @finduslost

feedannalaura

TIPOS DE FEED NO INSTAGRAM

FEED POR LINHAS HORIZONTAIS

Foi o primeiro tipo de feed harmônico que surgiu: o feed por linhas de três. Não é prático, uma vez que o feed só fica correto em uma única posição, o que o fez cair em desuso com o tempo, e corre o risco, no final, de não ficar harmônico se o usuário seguir a ideia de harmonizar apenas os cliques de uma mesma linha e esquecer que o resultado da composição geral toda precisa conversar. Mas ainda tem gente que posta de três em três fotos fazendo um trabalho bacana.

e…

TIPOS DE FEED NO INSTAGRAM

FEED POR COLUNAS VERTICAIS

É o contrário do feed dividido por linhas horizontais. Aqui, a organização acontece por colunas. Tem o mesmo problema do feed anterior: também só fica na posição correta postando de três em três cliques. É menos comum que o primeiro.

TIPOS DE FEED NO INSTAGRAM

FEED POR BLOCOS DE CORES

Feed que se complementa por blocos de cores, que vão mudando nos elementos das fotos escolhidas conforme o feed vai rolando. É bem difícil de organizar, senão o feed mais difícil de todos de fazer, mas exemplos de perfis que o fazem com perfeição estão aí pra provar que é possível sim: @ketherink e @karl_shakur.

LEIA TAMBÉM: 3 APPS PARA MONTAR O FEED ORGANIZADO

TIPOS DE FEED NO INSTAGRAM

FEED EM X (ou feed xadrez)

Você monta o feed sempre respeitando um X na estrutura. Pode ser um feed de fotos e frases, em que você posta uma foto seguida de uma frase e assim por diante, sempre formando um X, ou um feed somente de fotos em que uma cor sempre prevalece. Ou seja: uma foto azul, outra cor, azul, outra cor… também formando um feed xadrez. É um dos jeitos mais fáceis de organizar o feed, mas que também não garante grandes surpresas, ficando na faixa dos feeds mais comuns.

TIPOS DE FEED NO INSTAGRAM

FEED RECORTES

Mais um exemplo de feed que caiu em desuso, uma vez que não faz sentido que cada foto postada não contenha uma mensagem. É aquele feed em tamanho macro, em que você posta uma foto sozinha em várias partes formando uma grande imagem. Contudo, alguns perfis profissionais que utilizam seu @ principalmente como cartão de visita e não postam conteúdo frequentemente usam do feed recorte utilizando o Instagram como portfólio fixo do trabalho.

MODELOS DE FEED ORGANIZADO NO INSTAGRAM

TIPOS DE FEED NO INSTAGRAM

FEED INFINITO

Ou puzzle feed, feed em mosaico, contínuo, pra quem deseja um design todo intercalado com posts que trabalham juntos formando uma espécie de quebra-cabeça, com um fundo fixo atrás. O do @carpe.mundi é assim 😉 Fazer um feed infinito é bem mais difícil do que parece e, se você não manjar muito de Photoshop ou ter em mãos outra ferramenta capaz de montar seu feed infinito, melhor contratar um estúdio de design que possa te ajudar com a arrumação geral do feed como o @studiojadesign.

LEIA TAMBÉM: A lista definitiva de perfis pra seguir no Instagram pra quem ama viagem e fotografia

TIPOS DE FEED NO INSTAGRAM

FEED MOLDURAS

Outro dos tipos pioneiros de organização de feed no Instagram: o usuário colocava aquelas molduras brancas ao redor de todos os posts para deixar a vibe do perfil mais clean, já que branco acaba dando um toque a mais de estética e quebrando cores muito fortes. Era mais natural no passado, quando os próprios filtros do Insta eram a pedida e tinham como modelo as bordas. Com a chegada dos posts verticais do feed, caiu em desuso e hoje é raro ver um feed desses por aí. De todos, é o que faz menos sentido em continuar existindo. Mas, há as exceções.

E-book ‘O guia definitivo do Feed harmônico no Instagram’ – compre aqui!

Anna Laura

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi registra o mundo com sua Nikon desde que se entende por gente - e hoje cultiva um feed milimetricamente pensado. Passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo e, depois de uma temporada em Paris, resolveu ser viajante full time: você pode encontrá-la por aí, cobrindo paraísos tropicais.

3 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo