O Instagram é a nossa rede social favorita, fato.

Acontece que, muito mais do que suas fotos bonitas, o app é cheio de ferramentas incríveis para o planejamento de uma viagem, como as fotos salvas inspirando a gente a eleger o próximo destino das férias, as hashtags dos destinos mostrando as atrações mais populares de cada lugar, as geotags revelando cantinhos fotogênicos… Você já pensou em usar o Instagram para planejar o itinerário da sua próxima viagem?

Como usar o Instagram para planejar uma viagem em 3 passos

LEIA TAMBÉM: A lista oficial de perfis pra seguir no Instagram pra quem ama viagem e fotografia

Veja quais são os 13 aplicativos que vão dar um up de vez no seu conteúdo do Instagram

Como cultivar um feed com fotos incríveis no Instagram: segredos revelados!

UTILIZANDO AS FERRAMENTAS DO PRÓPRIO INSTAGRAM

Posts salvos

Como usar o Instagram para planejar uma viagem: desde que o Instagram lançou a ferramenta de salvar posts e organizá-los em álbuns, você ganhou uma das melhores formas de viajar pela rede – visando também as viagens pelo mundo. Vale fazer coleções de destinos específicos, de inspirações de praia, de cidades vibrantes, de hotéis-boutique incríveis, dos restaurantes mais estrelados… mais ou menos como nos boards do Pinterest. Salvar posts do Instagram no intuito de ajudar no planejamento das suas viagens vale tanto para pegar inspirações de fotos para tirar nos destinos, montar o roteiro selecionando os endereços que quer visitar ou guardar dicas pontuais compartilhadas nas legendas. LEIA TAMBÉM: Veja aqui em quais sites revelar suas fotos do Instagram

Hashtags

Hashtags não são novidades pra ninguém e são usadas desde o princípio da rede, quando o Instagram tinha como must seus filtros com molduras. O que surgiu de bacana ao longo do tempo foi o mecanismo de poder seguir uma hashtag e conferir todas as novas fotos postadas com ela. É uma ótima maneira de coletar inspiração e informações específicas de destinos, por exemplo. Navegando pelas hashtags você também descobre atrações que valem a visita e as melhores inspirações, imagens e dicas mundo afora, que vão te ajudar a montar seu próprio itinerário de viagem. Também vale usar suas hashtags preferidas nas suas fotos compartilhadas no app para torná-las disponíveis em coletâneas de viagem em nome de ajudar outros viajantes, e também para conseguir reposts em outras contas grandes de viagem.

Geotags

Você já ouviu a expressão “lugares Instagramáveis”? Aludindo à estética do Instagram, o termo se refere aos ambientes fotogênicos que caíram no gosto da rede – e dos turistas. São cantinhos que, não fossem pela harmonia para os cliques, poderiam, muitas vezes passar despercebidos. São esquinas, restaurantes, lojas que motivam viagens e formam filas para a foto perfeita. Você muito provavelmente já salvou uma delas ou compartilhou um post de um desses lugares vislumbrando uma viagem para lá. E como esses espaços são descobertos e caem na fama? Através das geotags, com localizações exatas do ponto turístico. Você pode tanto descobrir um desses lugarzinhos conferindo as geotags do post ou navegar pelas localizações disponíveis na aba de explorar e conferir todos os melhores cliques daquele local.

Como usar o Instagram para planejar uma viagem: e você? Já usou o app para viajar melhor? Quais são as suas ferramentas preferidas na rede? Conte mais pra gente aqui nos comentários!

Anna Laura

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi registra o mundo com sua Nikon desde que se entende por gente - e hoje cultiva um feed milimetricamente pensado. Passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo e, depois de uma temporada em Paris, resolveu ser viajante full time: você pode encontrá-la por aí, cobrindo paraísos tropicais.

Deixe seu comentário

voltar ao topo