COMO EDITAR SUAS FOTOS COMO UM PROFISSIONAL

A edição é uma das etapas mais importantes de um bom clique. Vá agorinha ver as fotos mais curtidas do Instagram, as capas de revista, os outdoors pela sua cidade: o mundo é dos filtros e não há como negar. De acordo com estudo do Yahoo em parceria com o Georgia Tech, editar suas fotos garante ainda 21% mais likes e 45% mais comentários nas redes sociais.

E editar seus cliques com PRESETS, configurações específicas de cores do Lightroom, é a tendência se você quiser dar o melhor nos tons e curvas das suas imagens.

PRESETSCARPEMUNDI

Adobe Lightroom

No Lightroom, você desenvolve suas habilidades fotográficas para editar, organizar, armazenar e compartilhar melhor seu trabalho. O editor premium da Adobe é a melhor solução existente hoje no mercado para edição profissional de imagens – e conta com o pró do uso dos PRESETS, os filtros ou configurações de edição específicas do programa. É um editor completo, avançado e intuitivo, com versões desktop (planos a partir de R$ 35 o mês) e mobile (app gratuito).

LEIA TAMBÉM: Como cultivar um feed com fotos incríveis no Instagram

lightroom

+ SE ESTIVER BUSCANDO MAIS OPÇÕES DE EDIÇÃO NO CELULAR, AQUI VÃO MAIS 3 APPS: TezzaMuseCamVSCO

+ PARA ARTES E ELEMENTOS GRÁFICOS INSERIDOS FACILMENTE NAS FOTOS PELO CELULAR: RNI FilmsOverUnfold

Como editar suas fotos como um profissional

COMO EDITAR SUAS FOTOS COMO UM PROFISSIONAL

Aprenda a trabalhar a luz

Controles de edição relacionados à luz mudam em muito o resultado de uma imagem. Mais do que a exposição, que deve ser melhor ajustada na hora de tirar a foto, aprender a mexer em realces, brancos, sombras e pretos é essencial. E criar seleções na sua imagem visando corrigir a intensidade de luz de partes específicas da foto também ajuda. Mas o que realmente vai dar o toque especial pra sua edição acontece no momento do clique: o como você trabalha a luz da sua fotografia, explorando a golden light, usando e abusando de recursos como o contraluz e induzindo flares que podem ficar ainda mais bonitos na hora de editar.

palm-beach

COMO EDITAR SUAS FOTOS COMO UM PROFISSIONAL

Encontre a sua paleta de cores – e calibre suas cores!

Edite seus cliques harmonicamente mantendo o mesmo estilo de tonalidades nas suas fotos e criando um portfólio com uma paleta de cores que seja sua, de uma forma bem autêntica, e represente a sua fotografia. Uma paleta de cores combinando também é uma das formas mais eficientes de promover um feed harmônico no seu Instagram. Além dos controles de matiz, saturação e luminância individuais de cada cor que você encontra no Lightroom, a tonalização dividida de sombras e realces muda muito a coloração de uma imagem (eu, pessoalmente, gosto sempre de levá-la nas sombras para tons de azul ou laranja, criando meu mood de edição), assim como a calibração final dos tons de vermelho, verde e azul primário (recurso disponível apenas na versão desktop do programa), que traz um impacto e tanto no resultado final de um clique.

seychelles-praslin

COMO EDITAR SUAS FOTOS COMO UM PROFISSIONAL

Atenção aos tons de curvas

Editar curvas de tons é um item essencial na criação de uma edição única, autêntica e personalizada – arrisco dizer que é o que dá o aspecto mais importante, a base da da sua edição, diferenciando-a das demais. Parece mais difícil do que realmente é: tons escuros, médios e claros mesclam-se no histograma da foto, tornando-a, basicamente, com mais ou menos contraste e esmaecimento (a suavidade da foto, que dá aquele efeito mais matte). Depois disso, o que muda de fato a edição é o ato de isolar os canais de cores do vermelho, do verde e do azul e mexer nessa intensidade de tons escuros, médios e claros neles individualmente, através do recurso de curvas. Além do Lightroom, outro app que tem um ótimo gráfico pra editar tais tons é o MuseCam.

COMO EDITAR SUAS FOTOS COMO UM PROFISSIONAL

Domine as máscaras e os gradientes

Presets são responsáveis por 90% da edição de um clique. Para os outros 10%, o ideal é aprender a mexer no Lightroom para dominar as máscaras de edição e os gradientes de cores, que, quando aplicados da forma correta no céu, transformam uma imagem, seja pelos tons quentes de temperatura quando a ideia é criar um efeito de iluminação oriunda do sol ou pelas camadas mais escuras de luz que se fazem necessárias na parte de cima céu trazendo essa ideia de profundidade que temos naturalmente ao olhar para cima.

niyama-maldivas

COMO EDITAR SUAS FOTOS COMO UM PROFISSIONAL

Dê toques autênticos aos seus cliques

Efeitos como granulado, toques de ruídos, detalhes e vinheta fazem toda a diferença para criar um movimento seu na sua fotografia. Pelo Lightroom você consegue controlar intensidade, tamanho e aspereza do efeito granulado, que dá aquele ar meio vintage, um dos nossos preferidos aqui no blog – além de ser possível acrescentar pontos de nitidez, redução dos detalhes e vinhetas negativas ou positivas. São essas características que ajudam a tornar sua edição mais diferenciada e se destacar, além de trazerem um ar de profissionalismo a mais para as suas imagens (mas atenção: quando usados com moderação e equilíbrio!).

cartagena-roupas-de-verao

COMO EDITAR SUAS FOTOS COMO UM PROFISSIONAL

Aplique as correções de lente

Correções de lente se fazem essenciais em cliques de arquitetura para corrigir linhas, perspectivas e formas geométricas, juntamente com o recurso seguinte do Lightroom: o transformação. Nele, você consegue mudar o panorama vertical, horizontal e o aspecto de profundidade da sua imagem – é ótimo pra alinhar paredes e detalhes arquitetônicos que acabam arredondados pela lente da câmera.

COMO EDITAR SUAS FOTOS COMO UM PROFISSIONAL

Padronize a sua edição

Uma edição bem feita deixa uma foto incrível ainda mais incrível, ajuda na definição de um estilo e cria uma constância mais do que importante para a gestão do seu perfil no Instagram, seu site ou sua marca. E a melhor forma de editar suas imagens harmonicamente hoje em dia é, certamente, usando e abusando dos presets do Lightroom, que garantem uma identidade própria na hora de editar suas fotografias. Veja como criar seus próprios presets neste post. E, para conhecer mais sobre os presets Carpe Mundi by Anna Laura e comprar o Pack Tropical, veja este link. São seis presets para diferentes situações ambientes de viagens como praias, cidades e selvas, mas que também podem ser adaptados para qualquer captura. O bacana é que usar presets te dá uma base pronta para todas as suas fotos e, a partir dela, pode partir para eventuais mudanças para enaltecer mais ainda o clique – e podem ser aplicados em um clique pelo seu celular.

Pra quem deseja se aprofundar mais no assunto:

CONSULTORIA EXCLUSIVA PARA INSTAGRAM BY CARPE MUNDI: veja mais informações aqui!

Anna Laura

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi registra o mundo com sua Nikon desde que se entende por gente - e hoje cultiva um feed milimetricamente pensado. Passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo e, depois de uma temporada em Paris, resolveu ser viajante full time: você pode encontrá-la por aí, cobrindo paraísos tropicais.

3 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo