SÉRIES E NOVELAS TURCAS

Dona de uma cultura exótica e paisagens de tirar o fôlego, a Turquia conquista cada vez mais os brasileiros interessados em sair do usual, seja no turismo ou no entretenimento.

Por anos, em especial entre a década de 80 e 90, a Turquia importou telenovelas latinas, que faziam muito sucesso entre o público turco pelas narrativas envolventes e o clássico melodrama. A indústria turca, inevitavelmente, aprendeu com essas referências e viu a ascensão das produções nacionais nas emissoras de televisão, passando a ocupar o horário nobre e, por fim, conquistar o mercado internacional – atrás apenas dos Estados Unidos na distribuição de ficção televisiva mundial.

Vista frontal de bairro em Istambul, Turquia

SÉRIES E NOVELAS TURCAS

Em 2015, foi a vez do Brasil aderir ao sucesso internacional das dizis – as novelas turcas – com a exibição de Mil e Uma Noites (Binbir Gece) e Fatmagul: A Força do Amor (Fatmagül’ün Suçu Ne?), na Band. Ambas conquistaram milhares de fãs e abriram o caminho para o consumo de ficção turca.

Já em 2020, no período de isolamento social, as produções turcas voltam a fazer sucesso entre os brasileiros, principalmente com a telenovela Sen Çal Kapımı (Love Is In The Air), produção da Fox, em segundo lugar no ranking de produções turcas para a TV de maior popularidade, segundo o site IMDB. A novela, exportada para países como Espanha e Itália, infelizmente, ainda não tem previsão de chegada no Brasil. Mas ao que tudo indica, quem sabe em um futuro próximo?!

Veja aqui a nossa seleção de 11 séries e novelas turcas para se apaixonar pela Turquia!

Escavação no sítio arqueológico de Göbekli Tepe

O Segredo do Templo (Atiye, 2019)

A série, que é produção original da Netflix, acaba de estrear a terceira temporada na plataforma de streaming. Na trama, Atiye (Beren Saat), uma artista de Istambul, embarca em uma jornada de autodescoberta ao conhecer um arqueólogo e perceber que suas obras estão relacionadas ao templo mais antigo do mundo, Göbeklitepe. Curiosamente, a atriz Beren Saat protagoniza também como Fatmagul em Fatmagul: A força do amor.

ONDE ASSISTIR: Netflix.

8 em Istambul (Bir Baskadir, 2020)

Outra série original da Netflix, 8 em Istambul inicia-se com a história de Meryem (Öykü Karayel), uma jovem muçulmana tradicional que passa a frequentar a terapia depois de sofrer desmaios espontâneos e sem motivação aparente. A partir dela, traça-se uma teia de pessoas conectadas e suas histórias. Uma curiosidade é que além de compartilhar cenários com Sen Çal Kapımı, 8 em Istambul conta com a atuação de Bige Önal como Hayrunnisa, atriz que interpreta Selin Atakan na novela da Fox.

ONDE ASSISTIR: Netflix.

Mulher com lenço na cabeça olhando a cidade do alto

O Último Guardião (Hakan: Muhafız, 2018)

Catedral em Istambul, em tons cinzas e azulados

Assim como O Segredo do Templo, O Último Guardião é uma produção original da Netflix que esbanja fantasia, mistério e aventura. Na trama, o jovem Hakan (Çağatay Ulusoy) tem a vida modificada ao descobrir que além de ter poderes especiais está conectado a uma ordem secreta e milenar que tem como missão proteger Istambul.

ONDE ASSISTIR: Netflix.

Personagem série netflix turca fatma

Fatma (Fatma, 2021)

O thriller original da Netflix acabou de chegar ao catálogo da plataforma e já conquistou fãs. O enredo é centrado em Fatma (Burcu Biricik), uma faxineira, que na busca por Zanfer, seu marido desaparecido, comete um assassinato. Assim, ela segue matando anonimamente para não ser pega.

ONDE ASSISTIR: Netflix.

O Grande Guerreiro Otomano (Dirilis: Ertugrul, 2014)

Para os fãs de séries com uma pegada medieval, como Game of Thrones e Vikings, O Grande Guerreiro Otomano é uma boa pedida! A série é centrada na figura de Ertuğrul, líder da tribo Kayi, de muçulmanos turcos do Irã, que vem a se estabelecer na Anatólia. Por ser recheada de fatos históricos, O Grande Guerreiro Otomano é também uma ótima forma de entender a história e cultura turca, assim como a formação do Império Otomano e suas personalidades. Entre elas, Osmã I, fundador do Império e filho de Ertuğrul.

ONDE ASSISTIR: Netflix.

ponte ferroviária com arquitetura otomana em Istambul

Love 101 (Ask 101, 2020)

Séries e novelas turcas: outro original da Netflix, Love 101 acompanha um grupo de adolescentes rebeldes que se juntam a uma colega certinha num plano para que sua professora favorita se apaixone e permaneça na escola, o que evitaria a expulsão do grupo da instituição. A trama adolescente tem duas temporadas – a segunda ainda para estrear na plataforma – e é ambientada nos anos 1990.

ONDE ASSISTIR: Netflix.

Immortals (Yasamayanlar, 2018)

Para fãs de fantasia e, principalmente, vampiros! A trama gira em torno de Mia (Elçin Sangu), que, à beira da morte, é transformada em vampira por Dmitry (Kerem Bürsin) no século XIX. Dois séculos mais tarde, Mia retorna a Istambul para se vingar: matar Dmitry e voltar a ser humana. Para isso, ela se junta a um grupo de rebeldes que querem ver o rei de Istambul cair. Em mais um paralelo com Sen Çal Kapımı, Kerem Bürsin protagoniza, na última, o arquiteto Serkan Bolat.

ONDE ASSISTIR: Netflix.

janela em madeira com bandeira da Turquia

50 m² (50 m², 2021)

A série original da Netflix é uma mistura de comédia e drama na medida certa! Nela, Sombra (Engin Öztürk) faz todo o trabalho sujo de Servet Nadir, quem o criou e treinou desde que seus pais desapareceram. Sombra, apesar de frio, sofre da dor de não saber quem é ou onde estão os pais e se agarra a qualquer esperança de um dia encontrá-los. Porém, ao descobrir as mentiras de Servet e ver Adem, sua única esperança de encontrar os pais, ser assassinado, Sombra assume a identidade de Adem e passa a viver na alfaiataria de 50 m², que foi herdada de Adil, pai de Adem. A vizinhança, no entanto, é um desafio.

ONDE ASSISTIR: Netflix.

Uma Vida Nova (Yeni Hayat, 2020)

A novela conta a história de Adem (Serkan Çayoglu), um ex-militar, membro das Forças Especiais, que, de volta a Istambul, é contratado como segurança e guarda-costas particular da esposa arrogante e mimada de um poderoso empresário. Do lado oposto da trama, Yasemin (Melisa Aslı Pamuk) é tratada pelo marido como sua mais cara joia, uma refém em sua própria casa. A sua única saída é criar um plano secreto, mas o guarda-costas recém contratado surge como obstáculo e pode colocar tudo a perder.

ONDE ASSISTIR: Globoplay.

personagens cuidando das flores serie new life
barco cruzando o rio e chegando em Istambul

Prisão de Mulheres (Avlu, 2018)

Série e novelas turcas: Deniz (Demet Evgar) foi, por muito tempo, agredida pelo marido, Hakan (Teoman Kumbaracıbaşı). Até que uma noite, a fim de defender a si e a filha, Ecem (Eslem Akar), da mira de Hakan, Deniz atira contra ele. Deniz é presa e descobre na prisão outros desafios. A única coisa que ela quer é reencontrar a filha o mais cedo possível e não se envolver em nenhum crime no processo.

ONDE ASSISTIR: Netflix.

Fatmagul: A força do amor (Fatmagül’ün Suçu Ne?, 2010)

A novela, já famosa no Brasil, volta disponível no catálogo da Globoplay. Na trama, Fatmagul (Beren Saat) é uma jovem de uma cidade do interior da Turquia, que é agredida por um grupo de jovens sob a influência de álcool e drogas. Já Kerim (Engin Akyürek), amigo dos agressores e que presenciou o incidente, sente remorso pelo ocorrido. Em meio a uma série de pressões e chantagens, Kerim casa-se com ela, mas muito ainda deve ser feito para que a felicidade e o amor voltem para a vida de Fatmagul.

ONDE ASSISTIR: Globoplay.

homem e mulher na serie fatmagul

Qual é a sua série turca favorita? Conte aqui nos comentários!

A AUTORA

Carol Falvo

Apaixonada por histórias, Carol estuda para ser editora: quer trazer para outras pessoas o amor e magia que os livros sempre trouxeram para si. Prefere mil vezes o verão e divide seu coração entre grandes centros urbanos e o interior do país. Adora conhecer novos lugares, mas acredita que a melhor parte de qualquer viagem seja muito mais o caminho que o destino em si.

6 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo