MELHORES DESTINOS PARA PRATICAR YOGA

Ideal para quem quer se dedicar ao autoconhecimento, conexão e práticas como meditação, yoga e terapias, existe uma série de pousadas dedicadas a esses dias de paz espalhados pelo Brasil –

desde cantinhos serranos no Sudeste, às propriedade místicas na natureza no Centro-Oeste, spas holísticos no Nordeste e experiências imersivas no Norte. 

Como escolher a melhor pousada para retiros de yoga no Brasil

Cheque o site dos lugares com atenção

É melhor não ter surpresas, né? Existem pousadas para retiros de yoga com alojamentos compartilhados e internet zero, e aqueles com quartos com carinha de hotel cinco-estrelas e até piscina privativa. Esteja atento às condições que você procura e o que cada espaço tem a oferecer.

Entre de cabeça na experiência 

Viva o retiro, separe um tempo para se desconectar. Alguns locais contam com normas como silêncio, nada de consumo de álcool e dietas vegetarianas, por isso, sempre mande e-mails perguntando. Programe-se, reserve antecipado e saiba o que te espera.

Prefira aquelas têm tenham tudo incluso 

Você está se preparando para uma viagem zen, de conexão e paz, onde a alimentação, atividades e passeios não devem ser uma preocupação. Por isso, nada melhor do que ir para uma pousada para retiros de yoga que ofereça toda a estrutura necessária para relaxamento total.

Se organize 

Antes de ir para o retiro, veja se a sua agenda de trabalho é compatível com a imersão. Além disso, busque sempre reservar antes, pois alguns lugares só funcionam com datas específicas. Nesses casos, é bom acompanhar o site do lugar que você quer ir para ver possíveis eventos.

Melhores destinos para praticar yoga: Muitas dessas pousadas para retiros listadas abaixo criam o ambiente perfeito para receber grupos, com espaços estruturados, staff treinado e aquela energia única para auto conexão, mas são empresas especializadas que ficam responsáveis pelos cursos, aulas e imersões.

yoga reconheser

Pousadas para retiros de yoga no Sudeste

Vilarejo Núcleo Consciência, Piedade, São Paulo

O clima bucólico e nativo da Mata Atlântica convida para dias de consciência e conhecimento neste sítio de 20 alqueires coberto por nascentes, lago, cachoeira e uma natureza exuberante a apenas 150 quilômetros de São Paulo, em uma região conhecida como “cinturão verde”, pela elevada produção agrícola. O lugar é exclusivo para retiros, saraus e worshops, com uma estrutura com sala para cursos, acomodação para 31 pessoas, refeitório, espaços ao ar livre, biblioteca e mais. 

Fachada no retiro de yoga

Prema Casa da Montanha, Monteiro Lobato, São Paulo

São apenas 150 km que separam o agito da Capital da calmaria da Prema. Em Monteiro Lobato, a casa é totalmente integrada com a natureza e surgiu justamente para estabelecer uma conexão profunda entre o corpo e o que o cerca por meio de retiros, eventos e hospedagens independentes para até 30 pessoas (distribuídas entre chalés, suítes e cabanas). Por lá, espere uma floresta em regeneração, acordar ouvindo o cantar dos pássaros e passar o dia com o som constante da água rondando a propriedade, resultado das diversas quedas d’água, duas cachoeiras, um poço e um riacho que cruza o jardim principal. E só fica melhor: tem mirante para ver o nascer do sol com prática de yoga, trilhas gostosas, sala de massagem e uma alimentação plant-based que não decepciona, com ingredientes preferencialmente locais e orgânicos, seguindo os preceitos do Ayurveda. A ideia é desconectar e, por isso, a maior parte do tempo e dos lugares, você vai ficar offline.

Fazenda Serrinha, Bragança Paulista, São Paulo

Melhores destinos para praticar yoga: Imersa em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural na roça de Bragança Paulista, a apenas 90 km de São Paulo, a fazenda acolhe encontros, imersões e celebrações em seus mais de 120 hectares de área verde e em plena paisagem marcada pela represa Jaguari-Jacareí e a Serra da Mantiqueira. Em meio a um bosque, os cinco apartamentos contam com terraço com rede e estrutura simples, mas aconchegante. A comida é toda preparada no fogão à lenha e as vivências têm vez nas salas especiais. Há lago, piscina, campo de futebol, sauna, salão de jogos, paredão para alpinismo, ducha natural, trilhas e cantinhos para contemplação. 

Vilarejo Pousada, Ibiúna, São Paulo

Projetada com o intuito de se conectar 100% com a natureza e se desligar da loucura da cidade grande, a Pousada Vilarejo destaca-se por reunir grupos que buscam tranquilidade, paz e novas experiências em acomodações novas, inovadoras e super aconchegantes. Existe a opção de chalés (alguns até com banheira) ou também de tendas, que se aproximam da experiência do glamping, uma espécie de acampamento de luxo, com banheiro privativo. A propriedade dispõe de cozinha compartilhada, restaurante, churrasqueira e uma série de espaços verdes para contemplação e realização de trilhas. Tudo isso a apenas 1h30 de São Paulo. Também fica aberta para receber hóspedes fora de retiros. 

Moksha Surf Yoga, Itamambuca, São Paulo

Onde o agito e a curtição da “Capital do Surf” se mescla com o aconchegante e revigorante de um bom retiro de yoga. Por lá, acorde com o som e frescor do mar e conecte-se por meio de práticas de yoga e meditação com uma vista privilegiada. Eles dispõem de área externa com jardim e lareira, aulas de yoga, pacotes de spa em uma hospedagem que pode ser em quartos duplos, triplos e quádruplos, com banheiro privativo. Em paralelo à hospedagem, eles oferecem uma agenda com retiros de yoga, surf, cursos e workshops direcionados ao autoconhecimento e cura. As refeições são vegetarianas ou veganas. 

Pasárgada Eco Village, Cotia, São Paulo

Diferente das demais pousadas, a Pasárgada oferece uma acomodação com mais privacidade e gostinho de casa, localizada dentro de uma casa em um condomínio residencial. Seus oito quartos (cada qual com o staff room) acomodam até 60 pessoas e as áreas de lazer incluem piscina, grande sala de meditação e um escritório. O design da casa lembra bangalôs praianos do nordeste do Brasil, com conceito sustentável e minimalista, deck com rede e detalhes com bambu e madeira, criando uma atmosfera perfeita para retiros de yoga – mas também pode ser usufruída para encontros corporativos e celebrações moderadas.

Sítio Glória, Amparo, São Paulo

Melhores destinos para praticar yoga: Com um quê de vilinha colonial, o Sítio Glória nasceu do amor por viajar, colecionar e se conectar com a natureza. São cinco suítes ao redor do engenho, para até 20 pessoas, construídas a partir de materiais de demolição e muita história: as camas vieram de Pelotas, as pedras de Mó do Rio de Janeiro, três janelas do Piauí, batentes de Tuiutí. Há diversos espaços para a realização de atividades, anfiteatro, salão para conversas, galpão para realização de práticas e um yogário no meio da mata. A cachoeira e a prainha na beira do lago são um convite ao descanso. A alimentação é sempre vegetariana e/ou vegana, em sua maioria sazonal, dando preferência aos produtos colhidos na horta orgânica.

Orchestra do Silêncio, Joanópolis, São Paulo

O Espaço Orchestra nasceu em meio a uma fazenda ecológica centenária de 10 alqueires na Serra da Mantiqueira, em Joanópolis, a 120 km de São Paulo. A estrutura é completa e, apesar de ares coloniais, é inteiramente renovada: são chalés para até 33 pessoas, amplo salão para cursos e práticas e uma vasta área verde para atividades ao ar livre, com gramado, viveiros e trilhas. As refeições são ovo-lacto vegetariana preparadas por cozinheiras locais e supervisionadas por uma especialista em alimentação natural.

Hotel Ponto de Luz, Joanópolis, São Paulo

Melhores destinos para praticar yoga: A 2h30 de São Paulo (SP), o hotel holístico imerso na natureza é pioneiro quando o assunto é turismo de bem-estar. A proprietária Libertad Sanchez começou o lugar como um centro de meditação nos anos 1990 e hoje é referência no assunto, com mais de 50 funcionários. As dependências são rústicas, mas confortáveis. Tem piscina externa com redário, piscina aquecida e salas de tratamento, saunas, parquinho com cama elástica e campinho de futebol. A sala principal de meditação, Rubi, é ornada com janelões que dão para a mata e é equipada com almofadas, cadeirinhas e mats de yoga e as atividades vão de meditação e yoga a massagem e constelação familiar. Todos os apartamentos têm varandas ou janelas com vista para a mata e também são pensados para integrar o clima zen. Para quem vai sozinho e quer pagar menos, há quartos compartilhados.

LEIA MAIS: Ponto de Luz: hotel para descanso e autoconhecimento pertinho de SP

Pousadas para retiros de yoga no Sul

Montanha Encantada, Garopaba, Santa Catarina

Num belo espaço (o maior de yoga da Améria Latina, segundo eles) entre 40 hectares de Mata Atlântica, tem um templo, salas de relaxamento, piscinas naturais e chalés que acomodam de uma até três pessoas. Os retiros incluem três refeições ovo-lacto vegetarianas por dia. Pra participar é preciso checar o calendário no site pra ver os temas dos retiros: tem desde formações de yoga e meditação pra professores até outros como “yoga e surf” e “yoga pra equilibrar as emoções”.

Pousadas para retiros de yoga no Centro-Oeste

Santuario Osho Lua, Chapada dos Veadeiros, Goiás

Estabelecido em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), entre o vale da mística Chapada dos Veadeiros, o Santuario Osho Lua abre suas instalações diariamente para receber grupos para retiros alternativos e ecoturismo. Apesar de rústica e sem muitas mordomias, o ponto alto do local é a natureza abundante: tem trilhas, cânions, prainhas e cachoeiras para se deliciar. Os quartos são duplos ou coletivos. 

Paraíso das Pandavas, Chapada dos Veadeiros, Goiás

A Chapada dos Veadeiros é reduto de uma quantidade absurda de cachoeiras, pousadas com foco zen, lojas de ervas e cristais e restaurantes vegetarianos. Destacando-se em frente ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e na altura do Morro da Baleia, o Paraíso das Pandavas abriga uma rica experiência natural, próximo a cachoeiras e a paisagens que incitam a contemplação e a conexão. Por lá, imersões completas de yoga, rotina baseadas no movimento Hare Krishna e rituais diários dedicados à consciência e plenitude espiritual. Os quartos simples oferecem móveis rústicos feitos à mão, piso de madeira, ventilador e banheiro privativo. A alimentação é plant-based. 

Pousadas para retiros de yoga no Nordeste

Unah Piracanga, Península de Maraú, Bahia

Unindo boa infraestrutura, localização privilegiada e autoridade quando o assunto é experiência e transformação, a Unah Piracanga entrega ecovilas aconchegantes em frente a uma praia paradisíaca e o rio Piracanga com o propósito de promover regeneração e integração através de cursos e imersões que são realizados em sua completa estrutura. Construídos de forma ecológica, os chalés estão de frente pro rio e pro mar e são todos equipados com WiFi, amplas varandas, vista para a natureza e kit de higiene pessoal 100% biodegradável.

VEJA TAMBÉM: Nossos 7 destinos de praia preferidos no sul da Bahia pra desestressar
Conheça Piracanga, Bahia: ecovila focada em autoconhecimento e consciência

Spa Holístico Flor de Lótus, Chapada Diamantina, Bahia

Integrado à Pousada Lagoa das Cores, tem bela vista pra região e vários espaçosos meditativos. Os tratamentos são pagos à parte, como sauna e massagem.. Há meditações todos os dias às 7h e, aos sábados, mantras instrumentais. Veja as atividades no calendário do site: tem retiros de caminhada nas montanhas da Chapada, yoga e autoconhecimento.

Pousadas para retiros de yoga no Norte

retiro de yoga

Villa Arapiuns, Santarém, Pará

Melhores destinos para praticar yoga: Estrategicamente localizada a 1h30 de lancha de Alter do Chão, em meio a uma área de floresta intocada, a Vila Arapiuns funciona como pousada e também como espaço para retiros de autoconhecimento com todo o conforto para desfrutar da floresta, praias de rio de areia branquinha e conexão com comunidades ribeirinhas vizinhas. Com vista para o lago, o local oferece 16 chalés triplos, duplos e quádruplos, restaurante e bar, espaço para yoga, meditação e jardim – tudo movido a energia solar!

LEIA TAMBÉM: 11 motivos para Alter do Chão, no Pará, ser seu próximo destino

LEIA MAIS:

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

1 comentário

Deixe seu comentário

voltar ao topo