TURISMO DE BEM-ESTAR NO BRASIL

Sentir-se rejuvenescido, fugir da rotina, conectar-se com a natureza e melhorar a qualidade de vida com certeza foram pautas da sua vida nos últimos anos de pandemia de Covid-19.

Agora, imagine juntar tudo isso ao prazer de viajar. É justamente essa troca que propõe o turismo de bem-estar: desfrutar de lugares e experiências que contribuam para um equilíbrio pessoal e bem-estar geral.

ÍNDICE

  1. O que é turismo de bem-estar no Brasil
  2. Quem é o turista de bem-estar no Brasil
  3. Onde fazer turismo de bem-estar no Brasil
  4. Diferenças entre turismo de saúde e turismo de bem-estar
  5. Benefícios do turismo de bem-estar no Brasil

O que é turismo de bem-estar no Brasil?

Segundo uma pesquisa da Booking.com, 88% dos turistas brasileiros viajam com a intenção de descansar a mente: ou seja, aliar viagem com saúde física e mental nunca foi tão urgente. A tendência já existia antes, mas a pandemia parece ter dado o boom que faltava, alcançando hoje o equivalente a 15% do turismo mundial, ficando para trás apenas do turismo realizado por motivos culturais, segundo a Global Wellness Summit

Diferente dos roteiros convencionais de viagem para grandes metrópoles e destinos super badalados, o turismo de bem-estar chega como uma tendência moderna de também conservar a saúde física e mental. Na modalidade você certamente incluirá a prática de exercício físico, aulas de yoga, meditação, pilates e por vezes até spa. Mas engana-se quem pensa que o equilíbrio e a conexão limitam-se a isso. Alimentação saudável, experiências na natureza ou mesmo conexões entre pessoas também fazem parte do combo. 

Quem é o turista de bem-estar no Brasil?

Existem dois nichos de viajantes: o turista de bem-estar primário, que escolhe viagens, hotéis e destinos priorizando a ótica do bem-estar, e o turista de bem-estar secundário, que busca nessas viagens uma extensão da sua jornada, ou seja, que apenas desejam manter seu estilo de vida durante sua viagem. 

Onde fazer turismo de bem-estar no Brasil?

Você irá encontrar esse lado do turismo em destinos onde o contato com a natureza em praias, montanhas e florestas dominam. Seja em retiros, ashrams, templos e hotéis, nesses lugares você poderá realizará meditações, rituais, yoga, palestras, massagens e tratamentos de spa em busca de uma vida com mais sentido. 

yoga reconheser

E é possível fazer o turismo de bem-estar no Brasil. Regiões serranas ou com espiritualidade aflorada, como Amazônia e Chapada dos Veadeiros são boas pedidas, colocando o turista em contato direto com o melhor que a natureza tem a oferecer. Para quem pretende viajar para o exterior, a Índia é uma boa opção, país referência em meditação e yoga há mais de 5 000 anos. Bali também não fica para trás, onde a cultura e a ancestralidade tomam conta. 

Espaço para prática de yoga no Osho Lua

Santuario Osho Lua, Chapada dos Veadeiros, Goiás

Estabelecido em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), entre o vale da mística Chapada dos Veadeiros, o Santuario Osho Lua abre suas instalações diariamente para receber grupos para retiros alternativos e ecoturismo. Apesar de rústica e sem muitas mordomias, o ponto alto do local é a natureza abundante: tem trilhas, cânions, prainhas e cachoeiras para se deliciar. Os quartos são duplos ou coletivos. 

Villa Arapiuns, Santarém, Pará

Estrategicamente localizada a 1h30 de lancha de Alter do Chão, em meio a uma área de floresta intocada, a Vila Arapiuns funciona como pousada e também como espaço para retiros de autoconhecimento com todo o conforto para desfrutar da floresta, praias de rio de areia branquinha e conexão com comunidades ribeirinhas vizinhas. Com vista para o lago, o local oferece 16 chalés triplos, duplos e quádruplos, restaurante e bar, espaço para yoga, meditação e jardim – tudo movido a energia solar!

retiro de yoga
vista aérea de piracanga

Unah Piracanga, Península de Maraú, Bahia

Unindo boa infraestrutura, localização privilegiada e autoridade quando o assunto é experiência e transformação, a Unah Piracanga entrega ecovilas aconchegantes em frente a uma praia paradisíaca e o rio Piracanga com o propósito de promover regeneração e integração através de cursos e imersões que são realizados em sua completa estrutura. Construídos de forma ecológica, os chalés estão de frente pro rio e pro mar e são todos equipados com WiFi, amplas varandas, vista para a natureza e kit de higiene pessoal 100% biodegradável.

Vilarejo Núcleo Consciência, Piedade, São Paulo

O clima bucólico e nativo da Mata Atlântica convida para dias de consciência e conhecimento neste sítio de 20 alqueires coberto por nascentes, lago, cachoeira e uma natureza exuberante a apenas 150 quilômetros de São Paulo, em uma região conhecida como “cinturão verde”, pela elevada produção agrícola. O lugar é exclusivo para retiros, saraus e worshops, com uma estrutura que conta com sala para cursos, acomodação para 31 pessoas, refeitório, espaços ao ar livre, biblioteca e mais. 

Fachada no retiro de yoga

Grande Hotel Termas de Araxá, Minas Gerais

Para uma experiência à parte com águas termais no sudeste, Araxá é a pedida, cidadela com águas naturais e terapêuticas provindas das rochas vulcânicas – o Grande Hotel Termas de Araxá é O lugar para curtir esse fenômeno de renovação e bem-estar, já que conta com o Termas, espaço com experiências como banho na piscina emanatória, saunas, ducha escocesa, hidromassagem, banho de lama, seguido por imersão em água radioativa, massagem relaxantes e desintoxicantes e tratamentos faciais para cuidados com a pele.

LEIA MAISGrande Hotel Termas de Araxá (MG): refúgio histórico de bem-estar e luxo
Termas de Araxá: jornadas de bem-estar e renovo em Minas Gerais
Circuito das águas em Minas Gerais: 7 destinos para conhecer

Quais são as diferenças entre turismo de saúde e turismo de bem-estar?

Apesar de parecidos no conceito, é preciso tomar cuidado para não confundir os termos. Enquanto o turismo de bem-estar promove um equilíbrio pessoal, o turismo de saúde tem como objetivo tratar doenças e buscar novos tratamentos médicos ou cirúrgicos nas viagens. 

Quais são os benefícios do turismo de bem-estar no Brasil?

reConheSER

Se ainda está na dúvida se há algum benefício em planejar uma viagem de bem-estar, aí vão mais alguns pontos a serem levados em consideração. 

  • A sua viagem a lazer também terá um impacto positivo na sua saúde mental e às vezes até física;
  • Você pode manter seus hábitos saudáveis em momentos de lazer e descanso – seja com família ou amigos;
  • Vai estar mais perto da natureza;
  • Irá alinhar descanso com aventura e conexão.

Bem-estar x alimentação

O bem-estar engloba diversos aspectos da vida, e a alimentação desempenha um papel fundamental nesse equilíbrio, promovendo não só a saúde física, mas também o bem-estar mental e emocional. Por isso, consumir uma variedade de nutrientes, como vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, permite que o corpo funcione de maneira adequada. Você encontra o equilíbrio entre o saboroso e o saudável no Mana Poke, rede de franquias especializada em pokes, prato típico havaiano que mistura carboidrato, proteína, legumes, frutas, grãos e molhos – e tem como premissa juntar uma refeição saudável, com a descomplicação dos bowls e o sabor dos mais de 60 ingredientes disponíveis.

E tem cupom de 10% de desconto pra pedir delivery pelo cardápio digital para quem quiser entrar na vibe:

CUPOM: ANNALAURA10 PARA 10% OFF

O carro-chefe é o Monte seu Poke, onde você cria seu próprio bowl escolhendo entre os mais de 50 ingredientes disponíveis, combinando bases, toppings, crunches, proteínas, nuts e molhos e três tamanhos diferentes. Para quem prefere um poke sem erro de combinação, existem sete opções para escolher, sendo que o Poke Perfeito agrada a maioria: nele acompanha arroz japonês, mix de folhas, salmão com cream cheese, shimeji, sunomono, cenoura, cream cheese, chips de batata doce, chips de mandioca, amêndoa laminada, com acompanhamento de cebola roxa, gengibre, gergelim e molho tarê.

poke do mana poke

O que levar para fazer turismo de bem-estar?

O bem-estar também está também diretamente ligado ao que vestimos. Estar confortável e se sentindo bonita é essencial para usufruir de momentos de relaxamento, além de ser uma ótima forma de auto-cuidado. A Yogini, então, surge dessa busca pelo estado de espírito calmo, do contentamento que invade o corpo, do bem-estar interior e do conforto acima de tudo. Traz moda casual, com peças confeccionadas com tecidos conscientes, toque suaves, modernos e macios. Para todas as possibilidades.

Nas imersões de yoga, o foco é a conexão, e a estrutura costuma ser das mais simples. Por isso, aposte em roupas confortáveis para passar o dia, assim como aquelas queridinhas para as práticas de yoga, como essas abaixo.

LEIA MAIS: O que levar para um retiro de yoga: roupas, utensílios e mais
Imersão de yoga, detox e ressignificação: saiba tudo sobre

Legging Top Alecrim

De tecido macio, aperolado e com bastante elasticidade, tem cintura alta, bolso embutido e uma média compressão, ideal para yoga. O top segue as mesmas diretrizes. O modelo tem decote U, na frente e nas costas, além de ser forrado com o próprio tecido.

Calça Deva + Ayla

A calça Deva, apesar de ser confeccionada em moletom, tem recorte no modelo pantalona e cós largo de lastex, a escolha perfeita para um visual elegante, descomplicado. A camisa manga longa, de mesmo tecido, tem toque suave e une conforto com caimento.

Casaco Tricot Beatriz

A depender do clima do luga, os tricots vão ajudar nas práticas iniciais ou nos momentos de relaxamento. O Tricot beatriz tem toque suave e um ótimo caimento. Para dos dias mais frios, é só jogar pro cima de qualquer look. A cor vai com tudo e ocupa pouco espaço.

Tapete Yogini

Ele é resistente, firme e perfeito para ser utilizado em diferentes ambientes e exercícios. Melhor ainda: está em sintonia com os valores ECO, feito com TPE, uma borracha sintética livre de PVC, reciclável e reutilizável. É à prova d’água e antiderrapante.

Use o cupom ANNALAURA15 para 15% OFF*

*Válido 1x por CPF; desconto não acumulativo e não aplicável para produtos em sale e sandália Linus

LEIA TAMBÉM:

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo