O bairro Vila Mariana, na Zona Sul, tal como a cidade de São Paulo, é charmoso na medida, concentra muitas residências, mas também não peca na infraestrutura, com muitas opções de lazer, atrações culturais, restaurantes de alta qualidade e outros comércios gerais. 

Não sabe o que fazer na Vila Mariana? Confira aqui nosso guia completo com opções de lazer, gastronomia, acomodação e mais!

ÍNDICE

  1. O que fazer na Vila Mariana 
  2. O que fazer na Vila Mariana: restaurantes
  3. O que fazer na Vila Mariana: transporte
  4. O que fazer na Vila Mariana: acomodações

O que fazer na Vila Mariana 

Centro Cultural São Paulo

Refúgio de arte, cultura e cidadania, o Centro Cultural São Paulo tornou-se um ambiente multidisciplinar que abriga espetáculos de teatro, dança, música, cinema e exposições de artes visuais. As programações são, predominantemente, gratuitas ou com preços populares e conta com oficinas de artes para crianças, jovens e adultos, e também atividades diversas para a Terceira Idade. O jardim suspenso com grande área gramada, café e restaurante é um oásis em meio a cidade e um convite à leseira e tempo de qualidade com amigos ou até mesmo sozinho. Endereço: Rua Vergueiro, 1000.

Parque Ibirapuera

parque-ibirapuera-sao-paulo

São mais de 100 parques pela cidade e eles estão por todas as regiões, mas o Ibirapuera, na Vila Mariana, é o mais famoso – com razão. Além das imensas áreas verdes – são quase 500 espécies de árvores espalhadas pelos 158 hectares de parque – e dos espaços dedicados às atividades esportivas, o parque ainda é base do Museu de Arte Moderna (MAM), que tem obras de Anita Malfatti a Pablo Picasso e o Museu Afro Brasil, com um acervo que aborda as diversas facetas dos universos culturais africanos e afro-brasileiros. Já o pavilhão da Bienal recebe diversos eventos anualmente, do São Paulo Fashion Week a importantes feiras de arte como a SP-Arte, e o Planetário Professor Aristóteles Orsinie sempre tem novidades de sessões pra aprender mais sobre o universo.

Templo Tzong Kwan

O Templo Tzong Kwan é um respiro de paz em meio às ruas da Vila Mariana. Fundado há mais de duas décadas pelo mestre Pu Hsien, está aberto ao público (praticantes ou não do budismo) com aulas de meditação, ensinamentos sobre a filosofia e cursos. As monjas, que moram e administram o local, conduzem as aulas e disponibilizam gratuitamente um rico material de livros, revistas e CDs sobre a vertente do budismo chinês da qual são adeptas. Há também uma lojinha com símbolos do budismo. Endereço: Rua Rio Grande, 490.

Sesc Vila Mariana

Dos espaços populares mais democráticos, inspiradores e relaxantes de São Paulo, o SESC inspira educação, cultura e lazer. São 44 unidades espalhadas no estado, com piscinas, quadras poliesportivas, auditório, teatro, espaços de música, café e diversas outras programações. A unidade da Vila Mariana é bem requisitada. Conta com espetáculos de teatro, música, dança e circo, além de atividades de tecnologias e artes, artes plásticas e visuais, literatura, esportes, corpo e expressão, saúde, alimentação, sociedade e cidadania, meio ambiente e turismo social. A comida é de alta qualidade e os valores super atrativos. Endereço: Rua Pelotas, 141.

Museu do Instituto Biológico

Com um público mais familiar, sendo essa uma atração bem inusitada para as crianças, o Museu do Instituto Biológico carrega o título de abrigar o único jardim zoológico de insetos do Brasil e América Latina, com autorização do Ibama e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Localizado em um lindo casarão da década de 40, é uma imersão diferenciada no universo dos insetos. Tem painéis interativos com história, evolução e a importância dos invertebrados, tal como saladas de interação, corrida das baratas, assistir de perto a produção do fio de seda das lagartas e o dia a dia por dentro de um formigueiro. A entrada é gratuita, de terça a domingo das 9h às 16h. Endereço: Avenida Dr. Dante Pazzanese, 64.

Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira é uma instituição responsável por preservar e difundir o patrimônio audiovisual brasileiro através de espaços de conservação, restauro e exibições gratuitas de filmes, documentários, ficção, não ficção e peças publicitárias, sendo que eles contam com o maior acervo da América do Sul, com cerca de 250 mil rolos. Além da programação com trabalhos audiovisuais desconhecidos pelo grande público, há também a biblioteca e um amplo jardim aberto à visitação pública. O espaço da Cinemateca até 1997 era um Matadouro, que posteriormente foi reformado, preservando a arquitetura original, e hoje tornou-se um edifício tombado como patrimônio histórico da cidade. Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207

Museu de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, situado em frente ao Parque Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer nos anos 1950, tem um acervo invejável de arte moderna e contemporânea, com obras de Picasso, Tarsila do Amaral e Kandinsky. Mas quase mais legal que isso é visitar seu terraço panorâmico de onde dá pra tirar alguns dos cliques mais lindos do pôr do sol da cidade, de frente pro parque com a silhueta dos prédios contrastando ao fundo. Ali também funciona o Vista Restaurante e Bar Obelisco, pra aproveitar quitutes e drinks ao fim do dia. Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301. 

LEIA TAMBÉM: Top 10 lugares para tirar boas fotos (para o Instagram ou não) em São Paulo

O que fazer na Vila Mariana: restaurantes

Mana Poke

Depois de um passeio no Templo Tzong Kwan, ande por cinco minutinhos até chegar no Mana Poke Vila Mariana, para uma refeição saudável, equilibrada e muito saborosa. Rede de franquias especializada em Poke, prato típico havaiano com carboidrato, proteína, legumes, frutas, grãos e molhos, tem como lema inspirar um lifestyle equilibrado, com alimentação saudável e mente descansada, com ambientes leves, descontraídos e informais para reunir a galera. Na unidade da Rua Joaquim Távora tem espaço aberto para uma refeição ao ar livre com os amigos e até cadeiras de praia da cerveja Corona.

fachada mana poke

O carro-chefe é o Monte seu Poke, onde você cria seu próprio bowl escolhendo entre os mais de 50 ingredientes disponíveis, combinando bases, toppings, crunches, proteínas, nuts e molhos e três tamanhos diferentes. Para quem prefere um poke sem erro de combinação, existem sete opções para escolher, sendo que o Poke Perfeito agrada a maioria: nele acompanha arroz japonês, mix de folhas, salmão com cream cheese, shimeji, sunomono, cenoura, cream cheese, chips de batata doce, chips de mandioca, amêndoa laminada, com acompanhamento de cebola roxa, gengibre, gergelim e molho tarê. Endereço: R. Joaquim Távora, 873.

E tem cupom de 10% de desconto pra pedir delivery pelo cardápio digital para quem quiser entrar na vibe:

CUPOM: ANNALAURA10 PARA 10% OFF

SOBRE O MANA POKE

A rede iniciou suas atividades em 2018 e hoje atua com 36 unidades instaladas nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Além do ambiente descolado, acolhedor e confortável, tem toda uma vibe havaiana, com decoração praiana e uma playlist de surf music. Sua missão é popularizar o acesso à alimentação saudável, oferecendo uma refeição a preço justo e com qualidade, tornando-se referência no segmento.

LEIA MAIS: Conheça o Mana Poke: um gostinho da culinária havaiana no Brasil

Veloso Bar

Singelo bar da Vila Mariana que não cansa de esbanjar prêmios por aí. Inaugurado em 2005, já foi eleito 7 vezes seguidas como o melhor bar para comer de São Paulo, pela Folha de S.Paulo, enquanto a coxinha com pouca massa e muito recheio entrou no ranking das 10 melhores comidinhas de SP pelo Caderno Paladar, do Estadão. Endereço: Rua Conceição Veloso, 54.

Carlitos Pizzaria

Considerada a pizzaria mais tradicional da Vila Mariana, a Carlitos tem massas de fermentação natural, média tradicional, calzones e entradas especiais. São 45 opções de pizza no cardápio, das tradicionais mussarela e margherita até as mais elaboradas, como a de  abobrinha com os três queijos (mussarela, brie e parmesão). Endereço: Rua Jorge Chammas, 364.

Prime Dog

O Prime Dog é uma lanchonete pensada para vegetarianos e veganos de plantão que sentem falta de um fast-food tradicional. No cardápio, lanches, hot-dogs, nuggets, batata fritas, milk shakes e outras sobremesas. O Hambúrguer do Chef tem base de tofu e acompanha salada. Tem também opções com carne para quem come. Endereço: Rua Vergueiro, 1960.

O que fazer na Vila Mariana: transporte

Um dos motivos para a Vila Mariana ser tão querida, é seu fácil acesso à zona central e oeste da cidade. Além disso, ali também está o trecho inicial da Avenida Paulista. Bem servida de ônibus e metrô, a Linha 1 Azul e a Linha 2 Verde passa pelas estações Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana. Também há linhas de ônibus que conectam a Vila Mariana a bairros como, Ipiranga, Vila Industrial, Penha, Santo Amaro e Pirituba. 

O que fazer na Vila Mariana: acomodações

Booking.com

LEIA TAMBÉM

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo