Do prato preferido pelos surfistas do Havaí às ruas de cinco estados brasileiros, o poke é praticamente paixão universal, em uma mistura de ingredientes leves, saborosos e nutritivos que são a cara do verão e da vida saudável.

O Mana Poke chega para difundir a cultura do prato havaiano, popularizando o acesso à alimentação saudável, oferecendo uma refeição a preço justo e com qualidade e tornando-se referência no segmento.

LEIA MAIS:

ÍNDICE

  1. O que é o Mana Poke?
  2. O que é um poke?
  3. História do Mana Poke
  4. Cardápio do Mana Poke
  5. Onde estão as lojas do Mana Poke?
  6. Aprenda a montar o poke perfeito

Conheça o Mana Poke: um gostinho da culinária havaiana no Brasil

O que é o Mana Poke?

fachada mana poke

O Mana Poke é uma rede de franquias especializada em pokes, prato típico havaiano que mistura  carboidrato, proteína, legumes, frutas, grãos e molhos. Iniciou suas atividades em 2018 em uma busca por juntar os benefícios da refeição saudável, com a descomplicação dos bowls e o sabor dos mais de 60 ingredientes disponíveis. O Mana inspira uma lifestyle de vida equilibrada, com alimentação saudável, prática de exercícios físicos (algumas unidades estão em quadras de areia) e mente descansada, com ambientes leves, descontraídos e informais para reunir a galera. 

O que é um poke?

Você já deve ter visto um poke por aí: peixe ou cogumelos, frutas, vegetais, molhos e outros snacks servidos elegantemente dentro de uma tigela. De primeira, impossível não notar a semelhança com a comida japonesa, com o peixe cru, base de arroz e até molho shoyo. Mas, na verdade, esse é um prato criado no Havaí, como uma alternativa saudável e com sustância para surfistas e turistas no geral durante os dias quentes, uma vez que é refrescante e de fácil digestão. A palavra poke, inclusive, vem do dialeto local, que significa “cortar em pedaços”. Felizmente, o prato caiu no gosto dos turistas, popularizando-se por diversos países, incluindo o Brasil.

História do Mana Poke

Há quatro anos, amigos de longa data se uniram para empreender juntos por uma paixão mútua, vida saudável com a cara do verão, leve, saborosa, nutritiva e prática.  Felipe Moreno, até então representante comercial, conheceu o conceito do poke lá em 2018, no litoral de São Paulo, e chamou o amigo, Guilherme Kuyumjian, que já trabalhava com restaurantes, para empreenderem juntos. Gustavo Pavan entrou no negócio, meses depois, como sócio investidor. A primeira unidade, então, foi aberta em Campinas, sendo que hoje a rede conta com 32 unidades em atividade.

Cardápio do Mana Poke

O carro-chefe da casa é o Monte seu Poke, onde você cria seu próprio bowl escolhendo entre os mais de 60 ingredientes disponíveis, combinando bases, toppings, crunches, proteínas, nuts e molhos e três tamanhos diferentes. Para quem prefere um poke sem erro de combinação, existem sete opções para escolher, sendo que o Poke Perfeito agrada a maioria: nele acompanha arroz japonês, mix de folhas, salmão com cream cheese, shimeji, sunomono, cenoura, cream cheese, chips de batata doce, chips de mandioca, amêndoa laminada, com acompanhamento de cebola roxa, gengibre, gergelim e molho tarê. Além disso, o cliente pode tomar água de coco ou outras bebidas, como sucos naturais e drinks especiais. 

Onde estão as lojas do Mana Poke?

São 37 unidades instaladas nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Todas com ambiente descolado, acolhedor e confortável, com toda vibe havaiana, decoração praiana e uma playlist de surf music. Outras nove operações estão previstas para o primeiro semestre de 2023. Encontre a unidade mais próxima de você clicando aqui. 

E tem cupom de 10% de desconto pra pedir delivery pelo cardápio digital para quem quiser entrar na vibe:

CUPOM: ANNALAURA10 PARA 10% OFF

Aprenda a montar o poke perfeito

Você pode, inclusive, reproduzir sua versão do poke em casa. Aconsultora em nutrição do Mana Poke, Thaís Graça, preparou uma receita especial de poke com ceviche. Simples e prática, rende em média uma porção, com tempo de preparo de aproximadamente 35 minutos.

INGREDIENTES

  • ½ xícara de alface americana, crespa e roxa bem limpas (pode ser 1/4 de cada corte em quadrados e reserve em geladeira). 
  • 200g de quinoa cozida (coloque a quinoa em uma panela com água (2 copos) e cozinhe por aproximadamente 20 minutos em fogo médio. Depois, reserve e deixe esfriar na geladeira). 
  • ½ Kiwi  (descasque o kiwi,  corte em fatias finas  e reserve em geladeira). 
  • 50g de abacaxi (lave o abacaxi, descasque, tire o caroço, corte aproximadamente uma fatia fina de abacaxi e reserve na geladeira).
  • 100g de Saint Peters fresco e limpo (corte o filé no comprimento e depois na largura, em tamanhos de cubos regulares. Tempere com ½ xícara de suco de limão e uma colherzinha de café de sal rosa. Deixe marinando neste tempero por 20 minutos na geladeira. 
  • ½ folha de nori (separar uma folha de nori e cortar com uma tesoura limpinha e tirinhas fininhas). 
  • 10g de coco natural e crocante cortado em tiras. 
  • Pimenta biquinho em conserva, cebola roxa fatiada no mandolim e cebolinha cortadinha. 
  • Molho pronto da marca de sua preferência.

MODO DE PREPARO

  1. No fundo de um bowl, até a metade, adicione mix de folhas e na outra metade a quinoa;
  2. Nas laterais do bowl, coloque o abacaxi e o kiwi; 
  1. Adicione ceviche, Nori e salpique com o chips de coco; 
  2. Adicione um toque de pimenta biquinho a gosto, cebola roxa, cebolinha e regue com Molho Shoyu Light a gosto

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo