Precisa de carro?
Nossa recomendação é usar a RentCars, plataforma que compara os valores das principais locadoras, com possibilidade de pagamento em cartão de crédito (em até 12 vezes) ou boleto. O interessante desta opção é que você pode analisar o preço de todas as empresas por um só site, economizando tempo, além dele sempre indicar as opções com o melhor custo-benefício.
9 LUGARES PRA VIAJAR EM SP, MG E RJ
Capitólio (MG)

Banhada pelo Lago de Furnas, ou Mar de Minas, é uma cidadezinha de pouco mais de 8 mil habitantes cuja principal atração são os impressionantes cânions rochosos, por onde você pode fazer passeios de lancha. Reservas com cascatas e trilhas próximas complementam o passeio. A cidade vizinha Escarpas do Lago tem casas bacanas pra alugar com grupos de amigos.
Distâncias: São Paulo (6h de viagem), Rio de Janeiro (8h), Belo Horizonte (4h).
VEJA AQUI O POST COMPLETO SOBRE CAPITÓLIO (MG)
ONDE FICAR EM CAPITÓLIO

O Refúgio do Cerrado está imerso em uma uma fazenda com vegetação nativa de cerrado, que abriga diversas nascentes e cursos d’água. O local é perfeito para para desligar dos problemas e se reconectar com a natureza: a cabana possui vista para paredões rochosos, com acesso a cachoeira exclusiva e muito espaço verde para explorar. Abrigando até dois hóspedes, perfeito para viagens de casal, a propriedade conta com banheiro com ducha dupla para banho a dois, banheira de imersão na varanda para um relaxante banho com vista, cozinha completa, jogos de tabuleiro e tapete para prática de yoga. RESERVE AQUI!

Fazendo jus ao nome, neste hotel, praticamente todos os quartos possuem uma vista privilegiada para o lago. A estrutura é novíssima e com decoração planejada nos detalhes. A piscina, claro, nao fica de fora, com paisagem que emoldura a experiência, além de um café da manhã bem servido, funcionários cordiais e área externa com mesas e cadeiras num mirante.

A Casita Branca é super charmosa, aconchegante e exclusiva, onde a arquitetura se funde perfeitamente com a beleza natural ao redor. Por lá, a luz natural entra pelas grandes janelas e ilumina todos os cantos que, por sua vez, estão dispostos num conceito integrado. A área externa completa a experiência com uma piscina para banhos relaxantes e vista panorâmica.

A Pousada Noah está a 20km do Canyon de Furnas e possui instalações novíssimas, serviço completo, piscina aquecida e acesso exclusivo ao lago, que pode ser explorado de caiaque e stand up paddle mediante agendamento prévio. A estrutura da acomodação em si lembra uma casa de campo das mais charmosas e com espaço e privacidade para todos.
ONDE COMER EM CAPITÓLIO
Salvatore: restaurante Italiano com o clássico da cozinha europeia com toques mineiros.
Massas artesanais, carnes no fogo, vinhos selecionados e aquele acolhimento mineiro.
Cozinha da Roça: num salão simplão com cara de boteco, serve comida caseira com tilápia, feijão tropeiro, frango com quiabo. Porque em Minas tem que comer que nem mineiro.
Kanto da Ilha: dentro da pousada homônima, fica de frente para o lago e tem sofás com guarda-sóis para se esticar, cardápio de petiscos e alguns dias de música ao vivo.
PASSEIOS EM CAPITÓLIO
Passeio de lancha: na ponte do Rio Turvo tem lanchas, chalanas, escunas e jet-skies pra você contratar passeios. Eles passam pelas cascatas da Dicadinha e Lagoa Azul e os famosos cânions.
Cascata Eco Parque: a 33 km da cidade, tem uma uma trilha que passa por cima das cachoeiras na ida e por dentro das piscinas naturais na volta, entre belos paredões avermelhados de rocha.
Trilha do Sol: leva às cachoeiras do Poço Dourado e do Grito. O parque conta com estrutura para trekking, rapel, marcha aquática, além de pousada, restaurante e redário.
9 LUGARES PRA VIAJAR EM SP, MG E RJ
Brotas (SP)

Paulistas subestimam Brotas, mas é um destino super legal pra uma viagem de feriado ou fim de semana. Lá tem uma profusão de cachoeiras incríveis, atividades de aventura pra preencher vários dias (rafting, canionismo, arvorismo) e uma cidadezinha simpática com boa dose de restaurantes. E o melhor: as pousadas são baratinhas.
Distâncias: São Paulo (3h de viagem).
VEJA AQUI O POST COMPLETO SOBRE BROTAS (SP)
ONDE FICAR EM BROTAS

A apenas 2 km do centro, cercada pela natureza e pelo rio Gouveia a acomodação é intimista, exclusiva, charmosa e acolhedora.

Melhor pousada da cidade, tem uma piscina externa com vista para as montanhas e uma aquecida. Quartos são bem decorados e têm varanda.

Pousada rústica, charmosa e em pleno contato com a natureza. A estrutura é nova, completa e intimista, com apenas 7 acomodações.
ONDE COMER EM BROTAS
Brotas Bar: há pratos mais elaborados, mas a escolha mais garantida são as porções como o bolinho de bacalhau ou o de queijo coalho com melaço, acompanhados pela caipirinha de banana ou a cerveja artesanal.
Vicino della Nonna: tradicional, serve massas frescas como o ravióli de queijo servido com ragu de cabrito. A entrada da casa é a berinjela do papa, com molho ao sugo e parmesão gratinado. Fica no centrinho.
Brotas Zen: a especialidade são os pratos vegetarianos, como o palmito pupunha grelhado com cogumelos, creme de abóbora e farofa crocante. Tudo servido em um ambiente rústico e com uma lojinha de artesanato charmosa.
Passeios em Brotas:
*Rafting: o rafting no Rio Jacaré-Pepira é o passeio mais tradicional de Brotas. De bote, capacete e colete, você desce corredeiras de níveis 3 e 4 (a escala vai até 6), passando por pedras e quedas d’água no caminho.
Verticália: 34 atividades suspensas onde nível de dificuldade vai aumentando progressivamente. No mesmo centro de atividades ainda tem prainha, lanchonete, redário, campo de futebol e slackline. Reserve com a Alaya.
Fazenda Cassorova: aqui se faz a atividade mais legal de Brotas, o canionismo. Você começa com um rapel de 46 metros na queda d’água da Cachoeira dos Quatis, segue com uma trilha entre o rio e as rochas e termina de rapel os dois níveis.
*Há versões do passeio feitas de noite, com crianças pequenas e até uma em que você pode levar seu cachorro.
9 LUGARES PRA VIAJAR EM SP, MG E RJ
Visconde de Mauá (RJ)

Um trecho encantador da Serra da Mantiqueira abriga essa romântica cidadezinha de boa cama e boa mesa: pousadinhas charmosas acolhem casais com lareiras e ofurôs, e os chefs da Alameda Gastronômica se aproveitam do pinhão das araucárias e da truta dos rios para preparar pratos criativos. O centrinho tem ainda lojinhas de geleias regionais e artigos de decoração para bater perna depois de passar o dia entre mirantes nas montanhas e cachoeiras.
Distâncias: São Paulo (4h de viagem), Rio de Janeiro (3h), Belo Horizonte (6h30).
ONDE FICAR EM VISCONDE DE MAUÁ

Bangalô Samadhi
Está no topo de montanha a 1 300 m de altitude, em um vale ensolarado. A propriedade dispõe de deck com rede, banheira de hidromassagem dupla com vista da vegetação, jardim, piscina externa, sauna, lareira e cozinha completa.

Chalé Natureza e Requinte
Aqui, uma imponente parede de pedras acomoda a hospedagem com quarto, banheira de hidromassagem, salinha e um banheiro. A área externa conta com espreguiçadeiras, ducha, rede de balanço, mesa para refeições.

Chalé Natureza e Luxo
Inspirado nos chalés americanos, é todo feito em madeira rústica, decorado com sofisticação e ambientado com boa infra. O espaço é totalmente integrado, com cama queen, sala de estar, além da relaxante jacuzzi de hidromassagem.
ONDE COMER EM VISCONDE DE MAUÁ
Gosto com gosto: rústico, tem toalhas de mesa azuis e amarelas e pratinhos decorativos nas paredes de tijolos. No cardápio tem bolinhos de mandioca, linguiças caseiras e um delicioso filé de cordeiro com purê de ora-pro-nóbis e farofa crocante.
Babel: o acesso difícil por estrada de terra é rapidamente esquecido depois de provar as maravilhas autorais do casal André Murray e Daniela Keiko, como o ossobuco de cordeiro com polenta trufada. Vale conjugar com uma visita ao Poço do Marimbondo.
Armazém Mauá: trata-se de uma curadoria gastronômica da Serra da Mantiqueira. A maior parte do que é vendido é feito ali mesmo e o que não produzem, buscam em parceiros locais. A estrela da casa é o Sourdough Mauá, um pão de longa fermentação.
PASSEIOS EM VISCONDE DE MAUÁ
Vale do Alcantilado: Em meio à mata e com muita subida, o percurso de 1,5 km (uma hora de caminhada, só ida) passa por nove quedas. A primeira tem o poço mais tranquilo – dali em diante surgirão quedas maiores, como a do Alcantilado, última da sequência. Na volta, já perto da portaria, o famoso pastel da e o caldinho de feijão da Lúcia, que também prepara pinhão grelhado quando é época da semente, repõem a energia perdida.
Parque Nacional de Itatiaia: Tendo mais que um fim de semana você pode dirigir cerca de 1h até o parque e ver atrações como a Cachoeira Itaporani e a Cascata da Maromba.
9 LUGARES PRA VIAJAR EM SP, MG E RJ
São Francisco Xavier (SP)

Vila simpática na Serra da Mantiqueira, é um refúgio romântico para curtir um fim de semana nas montanhas com friozinho e céu ensolarado. A qualidade das hospedagens impressiona: há uma boa variedade de pousadinhas charmosas. Um pequeno circuito de ateliês confere à cidade um lado artístico, e a natureza abundante ao redor propõe uma série de trilhas, cachoeiras e até atividades de spa.
Distâncias: São Paulo (2h30 de viagem)
ONDE FICAR EM SÃO FRANCISCO XAVIER

Perfeita para casais que buscam silêncio e uma experiência romântica, a cabana combina modernidade e aconchego. Destaque para a banheira na sala, onde você pode relaxar com uma vista deslumbrante das montanhas. Na área externa, um deck com espreguiçadeiras, sauna com ducha e uma acolhedora área de fogueira oferecem vistas incríveis, permitindo que você desfrute da natureza com total privacidade

A Casa Meia Encosta fica nas montanhas da Serra da Mantiqueira e combina arquitetura moderna com design minimalista. Foi toda pensada para valorizar a paisagem ao redor e oferecer um refúgio acolhedor, silencioso e conectado. Na área interna você vai encontrar janelões de vidro, muita madeira, pedra e concreto e, na área externa, um amplo gramado verde com churrasqueira. Comporta até seis hóspedes em três quartos.

Chalé Pôr do Sol Vista da Serra
Com tijolinho a vista e vibes de refúgio isolado, o Chalé Pôr do Sol é perfeito para relaxar a dois. Na área interna, o quarto conta com cama queen, ar-condicionado, Smart TV, cortinas blackout, poltronas aconchegantes e uma lareira. O destaque vai para a jacuzzi, posicionada estrategicamente com vista para a natureza. A cozinha, integrada ao ambiente, é compacta e funcional, e, para completar a experiência, há um deck coberto.
ONDE COMER EM SÃO FRANCISCO XAVIER
Neo Restô & Co: restaurante com cardápio conteporâneo, ingredientes sazonais e frescos. Massas, risotos, cordeiro, trutas, file mignon.
João de Barro: rústico. Serve bons risotos (o mais pedido é o de arroz negro) e massas artesanais, com queijos, pães e cachaças regionais.
Caboclo: Tem 40 pizzas no menu, com massa fininha e crocante. Tem sabores criativos como shitake com mussarela de búfala.
PASSEIOS EM SÃO FRANCISCO XAVIER
Passeio pelo centrinho: você vai encontrar artistas e produtores locais vendendo cerâmicas, roupas, cosméticos naturais e produtos artesanais.
Bruxinhas do Mato: O espaço de bem-estar tem lojinha de produtos de terapêuticos, salas de massagem e banhos de imersão.
Pouso do Rochedo: A propriedade tem duas trilhas: uma de 2 km que acompanha quedas d’água e outra com 4 km até um mirante a 2000 metros.
9 LUGARES PRA VIAJAR EM SP, MG E RJ
Cunha (SP)

No caminho para Paraty, a cidade é um pouco falado destino para ir a dois, com pousadas de charme a outras mais rústicas e acessíveis, ruinhas tranquilas com moradores cheios de história, ateliês de cerâmica, restaurantes e até uma plantação de lavandas. Para mais atividade, no Parque Estadual da Serra do Mar há trilhas e cachoeiras.
Distâncias: São Paulo (3h ), Rio de Janeiro (4h)
VEJA AQUI O POST COMPLETO SOBRE CUNHA
ONDE FICAR EM CUNHA

A apenas 1,5 km do centrinho e em uma área de 20 mil m² repleta de verde, ela tem aquela vibe de vila caseira: são 21 chalés rústicos e aconchegantes com decoração única e vista para as montanhas. A proposta é simples: fazer você se sentir em casa – com uma pitada de serra, lareira acesa e natureza ao redor.

A 20 minutos de carro do centro de Cunha e com apenas 10 chalés bem reservados, a pousada Candeias recebe hóspedes há mais de 20 anos e, junto com a comida caseira, a natureza bem generosa ao redor e o atendimento personalizado e carinhoso da Kika e do Antônio, o clima é de casa.

O destaque vai para a arquitetura em madeira e vidro, que integra o interior à natureza. O espaço interno é aconchegante e funcional: cozinha compacta e completa e quarto aconchegante com vista. No deck de madeira, a experiência se completa com piscina de borda infinita, espreguiçadeiras e firepit.
Quebra Cangalha: o restaurante serve comida regional e tem cerâmicas enfeitando as paredes. As melhores mesas estão na varanda, com vista para a natureza de Cunha.
Galpão do Alemão: espaço que combina boa comida, cerveja artesanal e clima de interior em meio à natureza. Serve pratos inspirados na culinária alemã e italiana.
O Olival: Estão disponíveis opções de porções e bebidas, mas também há o Menu Olival. Aproveite e veja as oliveiras se desenvolvendo ao som da música clássica.
Passeios em Cunha
Lavandário: Tem 10 mil pés de lavanda roxinhas em flor para pirar nas fotos. Só abre de sexta a domingo e feriados.
Parque da Serra do Mar (Núcleo Cunha-Indaiá): há três trilhas (de 1700 metros, 7 km e 14 km) que levam a cachoeiras.
Pedra da Macela: 2 km de caminhada levam ao alto da pedra, com bela panorâmica pra região. (Acesso pelo km 65)
Cervejaria Wolkenburg: a visita explica sobre a produção artesanal e termina com degustação. Bom levar umas pra casa.
9 LUGARES PRA VIAJAR EM SP, MG E RJ
Socorro (SP)

A 138 quilômetros de São Paulo, Socorro é um ótimo destino para quem gosta de esportes de aventura, contato com a natureza e a tranquilidade do interior. Famoso pelo seu turismo de aventura, o município tem diversas opções de trilhas, raftings, cachoeiras, circuitos de arvorismo, passeios a cavalo e de quadriciclo. Toda a cidade é extremamente acessível e várias atrações são pensadas para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Os cachorrinhos também são bem-vindos, até para participar do rafting no Rio do Peixe.
Distâncias: São Paulo (2h de viagem), Belo Horizonte (6h30).
VEJA AQUI O POST COMPLETO SOBRE SOCORRO
ONDE FICAR EM SOCORRO

Pertinho das agências que fazem a maior parte das atividades, a pousada tem aquele ambiente bem aconchegante que faz você se sentir em casa. No topo de um morro revela-se uma imensidão de verde e azul. Os chalés misturam branco e amarelo na decoração e, apesar de serem simples, são bem espaçosos. O café da manhã caseiro tem uma grande variedade de pães quentinhos, bolos e frutas.

Com vista privilegiada, você pode relaxar em uma banheira de hidromassagem ou apreciar a natureza nas cadeiras ou no balanço. O domo conta com rede suspensa, deck, jardim, cadeiras de sol, cama de casal com vista da vegetação, garagem descoberta, espaço para home-office, jogos de tabuleiro e cortina blackout. Fica a 20 minutos da cidade, é pet-friendly e é o local ideal para ver um lindo pôr do sol

Com vista panorâmica da Serra da Mantiqueira, o Hilltop é um loft rural que acomoda até 12 pessoas e conta com piscina com aquecimento solar, churrasqueira, fogueira, dormitório-cabana externo com parede retrátil, área de vegetação preservada e garagem para até quatro carros. Aproveite a varanda com redes e o terraço com vista surpreendente, perfeito para refeições em grupo ao ar livre.
ONDE COMER EM SOCORRO
Ristorante D Napoli: O D’Napoli é uma boa pedida para quem busca um restaurante completo, com um cardápio que vai além das massas italianas tradicionais. Há opções como o Fettuccine, Spaghetti e Penne com molhos variados. Para começar, a brusqueta gorgonzola é uma boa escolha.
Centro de Lazer Pitauá: num deck de madeira acima do rio, está o restaurante com comidas caseiras que preservam a raiz do interior. A tilápia é o peixe tradicional da casa, mas o que atrai mesmo os clientes é a costela no bafo servida às sextas-feiras e o cupim aos sábados. O ambiente se perfuma.
Pedra Bela Vista: Se o dia estiver bom, vá comer vendo o sol se pôr no Mirante da Pedra Bela Vista. O restaurante tem mesas a céu aberto e oferece as comidinhas mais procuradas da cidade, como a linguiça na chapa e a pizza na pedra. Para completar a experiência só falta o Pan de Palo.
O QUE FAZER EM SOCORRO
Rafting no Rio do Peixe: O rafting não é uma das experiências mais marcantes e procuradas de Socorro à toa. Os quilômetros remando em um bote no Rio do Peixe são uma verdadeira aventura. Há momentos mais calmos, perfeitos para aproveitar o visual da natureza, e outros mais radicais, que exigem muita atenção e coordenação.
Visitar a Gruta do Anjo: Antiga mina de extração de quartzo desativada em 1995, a gruta sofreu infiltrações que criaram uma grande piscina natural que agora é repleta de peixinhos. Não é possível mergulhar, mas os visitantes podem andar de pedalinho e admirar o visual encantador com a água translúcida que atravessa a formação rochosa.
Conhecer os Parques: Várias atividades de lazer em um só lugar. O Monjolinho fica às margens do Rio do Peixe e oferece tirolesa, stand-up paddle, boia-cross, arvorismo e passeios de lancha. O Parque dos Sonhos oferece atividades como pesca, passeios a cavalo e de trator, além de arvorismo com tirolesa de quase um quilômetro.
9 LUGARES PRA VIAJAR EM SP, MG E RJ
Ibitipoca (MG)

Um refúgio de ecoturismo com tudo o que tem direito: uma cidade roots onde o celular quase não pega (Conceição de Ibitipoca) e cheia de iguarias mineiras e barzinhos animados, hospedagens gracinha (incluindo chalés pra alugar) e trilhas fáceis e bem sinalizadas que culminam em mirantes, grutas e cachoeiras dentro do Parque Estadual do Ibitipoca.
Distâncias: São Paulo (6h30 de viagem), Rio de Janeiro (4h), Belo Horizonte (5h)
ONDE FICAR EM IBITIPOCA

Luxuosa, está instalada num casarão no meio de uma reserva com trilhas e cachoeiras. o Ibiti equilibra o rural com o luxuoso e a simplicidade com a sofisticação de um antigo engenho restaurado sem perder suas características originais. Bem intimista e remota, conta com oito amplas suítes, de a partir de 40 m², lindamente decoradas com artesanatos que valorizam a cultura local e mobiliário rústico. O espaço comum conta com pátio interno, sala de jantar, sala de tv, sala com piano e uma lareira. O hóspede ainda tem acesso à sauna, jacuzzi, sala fitness e ao Raízes Spa. A estadia é toda customizável com serviços, experiências, passeios e aulas como yoga, vôlei na areia, trilhas e muito mais.

Na pousada, as acomodações têm o charme de casinhas suíças, o privilégio da boa paisagem e a preocupação com os bons serviços. Trata-se de uma das primeiras pousadas do entorno do Parque Estadual do Ibitipoca e tem nos ambientes, atendimento e comida o conforto que só a serra mineira é capaz de oferecer. São seis modalidades de suítes, sendo a Araucária e Cerejeira a maior e mais completa, com banheira vitoriana, lareira, cama queen e mini bar. A área de lazer é completa, com piscina, sauna, churrasqueira, forno à lenha, redário e um SPA. O café da manhã conta com deliciosos quitutes mineiros como pão de queijo, bolos caseiros, queijo minas, café coado no bule, além do tradicional pão de canela

Em uma vila histórica em meio a natureza, a Pousada Janela do Céu está há anos presente no ramo da hotelaria e entrega no serviço aconchego, cultura e a hospitalidade mineira em uma mistura de rusticidade e preservação da história com móveis e objetos de época. Os quartos são compactos, com 15 m², mas práticos e aconchegantes. A área comum tem salão social, sala de leitura com lareira, redário, sala de café, sauna, solarium e decks panorâmicos com vista para os vales e montanhas de Minas. Está em um dos pontos mais altos de Ibitipoca, proporcionando a vista perfeita para o famoso pôr do sol da região. O café é servido em uma cesta recheada com produtos saudáveis.
ONDE COMER EM IBITIPOCA
Serrafina Café Bistrô: uma casa estilo chalé com paredes de tijolos, serve peixes, carnes e massas elaborados e cerveja artesanal. Um dos mais arrumadinhos da cidade.
Gula do Lobo: Uma casinha com paredes vermelhas, mesas à luz de velas e noites de música ao vivo nos fins de semana. Não perca o elogiado caldo de abóbora com gorgonzola.
O QUE FAZER EM IBITIPOCA
Janela do Céu: pelo caminho do Pico da Lombada, são 16 km passando por várias grutas até chegar na cachoeira. A caminhada é puxada, mas você vê muita coisa pelo caminho.
Circuito das Águas: percurso bem tranquilo, tem cerca de 7 km e passa por locais como a Cachoeira dos Macacos, o Lago das Miragens e a Ponte de pedra.
Pico do Pião: com 11 km, passa por várias grutas até chegar ao Pico do Pião, segundo maior do parque, a 1 722 metros de altitude. A vista de lá de cima é linda.
9 LUGARES PRA VIAJAR EM SP, MG E RJ
Inhotim (MG)

Vou incluir Inhotim nessa porque o parque é tão grande que a vibe é de uma viagem de campo. E, diferente do que muita gente acha, o ideal não é ir pra BH e fazer um bate-volta, mas sim ir direto pra Inhotim e ficar pelo menos 2 dias inteiros. Maior centro de arte contemporânea a céu aberto do planeta, Inhotim é um destino por si só. O jardim botânico com mais quase 5 mil espécies de plantas conversa perfeitamente com as obras – são 23 galerias e mais 22 instalações pelos 140 hectares do parque, representando alguns dos mais importantes artistas dos séculos 20 e 21, nacionais e estrangeiros. Tem ainda loja de plantas, restaurantes e várias áreas de convivência e descanso com lagos, gramados, bancos e até piscinas.
Distâncias: São Paulo (7h de viagem), Rio de Janeiro (6h), Belo Horizonte (1h)
VEJA AQUI O POST COMPLETO SOBRE INHOTIM
ONDE FICAR EM INHOTIM
Estalagem do Mirante: é a melhor da região. Ali há chalés charmosos, um terraço com cachoeira artificial para admirar o pôr do sol e uma espécie de menu-degustação de café da manhã, com pães doces e tapioca de queijo da Serra da Canastra feitos na hora (maravilhoso). A distância até o museu, porém, é considerável: quase 50 minutos por uma estrada sinuosa. Diárias desde R$ 470.
Pousada Dona Carmita: a 4 km de Inhotim, é uma das hospedagens mais simpáticas, com chalés espalhados por uma área verde. Diárias desde R$ 280. (RESERVE AQUI!)
Alta Vista: em Conceição de Itaguá, a 10 minutos de carro de Inhotim, tem instalações simples, mais novinhas, e alguns quartos com hidro. Diárias desde R$ 270. (RESERVE AQUI!)
ONDE COMER EM INHOTIM
Dentro de Inhotim: o restaurante mais sofisticado é o Tamboril, cujo bufê de comida internacional sai R$ 70 por pessoa (incluindo sobremesa). O Oiticica, com vista para o lago, tem bufê simples, mas gostoso, a R$ 28 o quilo.
Fora de Inhotim: o Casa de Abrahão, em Casa Branca, serve boa comida árabe. Na Serra do Rola-Moça, o Topo do Mundo tem bons pratos contemporâneos e uma vista dramática para as montanhas.
O QUE FAZER EM INHOTIM
O parque é divido em 3 circuitos, que você vai seguindo com o guia que eles dão na entrada (VEJA O MAPA AQUI). Dá pra fazer metade do amarelo e o laranja em um dia e a outra metade do amarelo e o rosa no outro.
Eixo Amarelo: compõe o primeiro contato com o parque para a maioria dos visitantes. Destaque para a galeria Cildo Meirelles, com uma impactante casa com todos os cômodos e objetos revestidos de vermelho, o iglu sensorial de vidro de Olafur Eliasson e as interessantes patas-de-elefante.
Eixo Rosa: emocione-se com as imagens dos índios Yanomami da fotógrafa Claudia Andujar, apure os ouvidos no pavilhão de Doug Aitken, onde os sons vêm de um furo de 200 metros de profundidade no solo, e descubra a galeria de Matthew Barney no meio da mata, com um trator gigante esmagando uma árvore alva.
Eixo Laranja: aqui estão a maior parte dos jardins temáticos. Não perca a galeria Psicoativa Tunga, uma das mais instigantes do parque, e o pavilhão dedicado à célebre Adriana Varejão. Ninguém resiste a uma foto na escultura Elevazione, de Giuseppe Penone, uma imensa “árvore” suspensa, com raízes à mostra.
9 LUGARES PRA VIAJAR EM SP, MG E RJ
Serra do Cipó (MG)

Refúgio de ecoturismo a 95 km de Belo Horizonte, a região é protegida por um parque nacional de 34 000 hectares que abrange com nascentes, cânions, cachoeiras e riachos e é habitat de lobos-guarás e tamanduás-bandeira. As trilhas, que podem ser cumpridas a pé, de bicicleta ou a cavalo, atravessam em campos rupestres de altitude e são margeadas por sempre-vivas, bromélias e curiosas rochas pontiagudas – a melhor época para ir é agora, de abril a outubro, quando fica fácil cruzar os rios. Pousadas bonitas e estruturadas se distribuem ao longo da MG-010.
Distâncias: Belo Horizonte (2h)
ONDE FICAR NA SERRA DO CIPÓ
Capim do Mato Pousada & Spa (foto ao lado): Sim, tem luxo na Serra do Cipó. Está nessa pousada de apenas cinco quartos – o “bangalô luxo” tem ofurô, deque com futon, lareira, máquina de Nespresso e cama king-size com lençol de 400 fios. Difícil decidir onde relaxar depois de se aventurar pelo parque: na piscina de borda infinita com vista para a serra ou no spa, assinado pela L’Occitane. Desde R$ 1 820 o pacote de sexta a domingo. (RESERVE AQUI!)
Fazenda Monjolos Pousada: situada em uma enorme área verde cortada pelo Rio Cipó, oferece passeios a cavalo, curral, quadra de tênis, trilhas, mirante, piscina e até um espaço para fazer fogueiras e curtir o céu estrelado. Há uma cachoeira quase no quintal da pousada. A melhor pedida são os quartos com varanda. Desde R$ 728 o pacote de sexta a domingo com pensão completa. (RESERVE AQUI!)

Pousada das Pedras: as suítes são simples, pintadas de cores fortes e adornadas com artesanatos locais. Enquanto a água do rio corre pela piscina natural de pedras, os hóspedes, ali ao lado, lagarteiam pelas espreguiçadeiras espalhadas sobre o longo gramado. A chef Jackie César prepara jantares personalizados. Desde R$ 555 o pacote de sexta a domingo. (RESERVE AQUI!)
ONDE COMER NA SERRA DO CIPÓ
Parador Nacional: o menu é mediterrâneo com toques mineiros é servido numa cainha romântica com luz baixa e decorada com objetos de antiquário. Completam a experiência a carta de vinhos recheado e música ao vivo.
Fogão de Lenha: para um almoço tranquilo entre os passeios, sente na varanda e curta o menu de pratos mineiros e grelhados. Galinhas ciscam o que cai dos pratos dos convivas.
O QUE FAZER NA SERRA DO CIPÓ
Cachoeira Grande: Com 60 metros de extensão e 10 de altura, a cachoeira mais larga formada ao longo do Rio Cipó tem acesso fácil, bons poços para banho e frequência popular. A área é administrada pela agência Cipoeiro Expedições (9570-6633), que promove outras atividades na região.
Trilha do Travessão: É uma elevação geológica que divide as bacias do Rio São Francisco e Rio Doce. Durante o percurso por campos abertos você atravessa vários afloramentos rochosos até chegar a um cânion de 700 metros que envolve o Rio do Peixe. São 12 km de trilha pesada.
Cachoeira da Farofa: O acesso a essa cachoeira, com sete quedas d’água com área para banho, é feito na parte baixa da serra por uma trilha fácil de sete quilômetros, passando por pequenos córregos e a bela vegetação do parque. Uma das poucas atrações onde é permitido ir sem guia.
Cânion das Bandeirinhas: A trilha é longa (24 quilômetros ida e volta), mas relativamente plana – os rios atravessados no caminho refrescam a caminhada. O cânion tem paredões que envolvem poços para banho cercados por pedras. Se faltar fôlego, vá de bike.
Fantástico o post! Da lista só conheço São Francisco Xavier, que é linda. Agora vou usar a lista para aproveitar os feriados de 2018! 🙂
Post top esse,se todas as recomendações de viajens fossem iguais a essa?
Obrigada, Eunice! Ficamos felizes em ajudar 🙂
Muito bom!!
Destes, só conheço Brotas, SFX e Cunha.
Todas as outras estão na lista!
Excelente post! Está me ajudando muito, obrigada!
?Olá,Anna e Equipe Restante Carpe Mundi,Bom Dia.Eu Acabei de Destacar Online Neste Site de Todos Vocês Carpe Mundi Deste Meu Celular Samsung Galaxy Young Duos TV Digital Android Branco Sobre a Importância dos 9 Lugares Pra Viajar
Em SP,MG e RJ.Obrigada e Bom Dia Pra Todos Vocês.☺
Estamos organizando nossa viagem em família para 2020, como o grupo é grande e tem pessoas de varias idades em MG, SP e RJ. Ajuda muito a decidir lugares como este acessível a todos. Se tiver mais Alguma indicação
Post perfeito! ????
Ótima postagem.
Conheço Ibitipóca e Cunha.
Acho que poderiam incluir Aiuruoca MG.
Lugar lindíssimo e muito aconchegante.
Amei!
Obrigada por tantas dicas maravilhosas!
Só gostaria de saber o nome dessa pequena e linda cachoeira da foto grande da Serra do Cipó. É da pousada Fazenda Monjolos?
Rose
Quem dera se fosse possível isso hoje em plena pandemia 🙁 – Parabéns pelo artigo e dicas.
Já pensou nunca mais depender de mecânicos para manutenção e prevenção de sua bike? Quer saber como, acesse o link:
https://bit.ly/manutencao_de_bike_facavoce
Amei o post parabens
Obrigada! <3
Fantástico, delicado, envolvente, profissional, comprável e desfrutável, enche os olhos, não conheço os de Minas, demais, e Visconde mora em meu coração… Maravigold.
Parabéns Betina.
bjãozão
Que bom que gostou Leda 🙂 um super beijo!