Julho é o mês oficial das férias e agosto ainda concentra uma boa dose de turistas na Europa. Os destinos lotam, preços sobem e a demanda fica mais difícil nos serviços em geral, além de hotéis e restaurantes.

Mas em setembro e outubro, tudo muda. As praias estão mais vazias, os vinhedos prontos pra colheita, os festivais acontecem a todo gás, enquanto as tarifas e o número de turistas abaixam.

NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO

Cote seu seguro viagem aqui! Com o código CARPEMUNDI5, você recebe 5% de desconto

O site Seguros Promo, que a gente usa e recomenda aqui no blog, cota o seguro viagem com várias empresas diferentes para você encontrar o mais barato/útil para você. Além disso, usando o código CARPEMUNDI5, você tem 5% de desconto na compra. Ele abrange as principais empresas de seguro viagem internacional (Travel Ace, Assistcard, GTA, Affinity, April Coris, entre outras) e tem um atendimento bastante atencioso.

8 razões para viajar para Europa em setembro e outubro

EUROPA EM SETEMBRO E OUTUBRO

1) Depois de agosto, as tarifas abaixam (ou voltam ao normal)

Como o pico da alta temporada é em agosto, a partir do meio de setembro as tarifas de passagem e hospedagem tendem a dar uma boa diminuída. A diferença de preços é ainda maior em destinos menos populares e fora da Europa Ocidental (mas dá pra economizar bastante no geral em passagens para as grandes capitais também). O voo internacional do Brasil à Europa também tem queda de pelo menos 20% no valor a partir do final de agosto.

europa-em-setembro-e-outubro

EUROPA EM SETEMBRO E OUTUBRO

2) Bem menos turistas

A maior concentração de turistas acontece entre os meses de julho e agosto. Em setembro e outubro, as férias escolares já acabaram, por isso os destinos turísticos tendem a ficar mais vazios. Isso significa: menos trânsito e menos fila nos museus, monumentos e nos arredores das atrações turísticas. Consequentemente, você acaba viajando mais tranquilo, sem estresse, e tem mais contato com os locais, ganhando uma percepção mais autêntica do lugar. Pode aproveitar praias do sul sem lotação, curtir beach clubs e restaurantes sem espera.

EUROPA EM SETEMBRO E OUTUBRO

3) As temperaturas ficam mais amenas

A partir do meio de junho até final de agosto a temperatura fica lá em cima. Nessa época do ano, destinos do sul da Europa como a França, a Espanha e Portugal contam com ondas de calor que levam os termômetros a bater a marca dos 45 graus – passear nas principais capitais vira um sacrifício com o sol escaldante. Mas setembro e outubro marcam o final do verão e o comecinho do outono, logo as temperaturas ficam mais amenas. Dá pra pegar praia com 30 graus, usar roupa ainda leve ao passear pelas cidades e curtir noites mais fresquinhas. Mas leve em conta que no meio de outubro o cenário muda e o frio chega de vez no norte do continente.

EUROPA EM SETEMBRO E OUTUBRO

4) Os dias ainda são longos

Em todo o continente, o pôr do sol varia entre 18h e 19h30. Já o amanhecer, acontece entre 6h30 e 7h30. Você ainda vai ter muita luz do dia iluminando os destinos que for visitar e não precisará ficar acordado até muito tarde pra conferir o pôr do sol e os charmes da noite – as capitais europeias não ficam ainda mais românticas quando as luzes se acendem?

Parque Güell em barcelona

EUROPA EM SETEMBRO E OUTUBRO

5) Passear na rua é agradável

Em setembro e outubro é super agradável fazer passeios ao ar livre na Europa. Bater perna nas cidades mais legais, ir à praia, fazer piqueniques em parques, tudo é viável curtindo um calorzinho e sem passar frio, do sul ao norte do continente. E, se chover ou chegar frente fria, sempre dá pra aproveitar o momento pra visitar museus, galerias de arte, cafés e outros lugares fechados com zero culpa.

europa-outono

EUROPA EM SETEMBRO E OUTUBRO

6) A paisagem fica linda

No começo de setembro, quando ainda é verão, os jardins estão verdinhos, mas a paisagem fica linda mesmo quando chega o outono, no final do mês, e o cenário começa a se transformar numa explosão de tons avermelhados. As folhas das árvores, que parecem ter sido pintadas em cores quentes, caem no chão e formam um lindo tapete pelas ruas.

EUROPA EM SETEMBRO E OUTUBRO

7) Você não precisará ficar planejando tudo com antecedência

Em agosto, por conta da leva de turistas, os restaurantes muitas vezes acabam exigindo reservas e não dá pra simplesmente alugar um carro e improvisar uma road trip. Porque 1) tem muito trânsito; 2) talvez você nem consiga alugar um carro em cima da hora e 3) vai ser difícil encontrar hotéis com disponibilidade. Em setembro e outubro, o improviso é mais viável. Fica mais fácil reservar passagens e hospedagem de última hora assim como comprar ingressos pra um museu ou pra uma outra atração turística especial no momento da visita.

EUROPA EM SETEMBRO E OUTUBRO

8) É a época dos festivais

Muitas festas europeias mais conhecidas internacionalmente acontecem nos meses de setembro e outubro. Nesses meses, em todo o Hemisfério Norte, acontece a vindima, a época de colheita das uvas nas vinícolas – a cidade de Bordeaux, capital do vinho, é um must. Na Alemanha tem o famoso Oktoberfest, que acontece entre o final de setembro e início de outubro. Na Bélgica tem também o Comic Strip Festival, para os apaixonados por histórias em quadrinhos, o festival gastronômico Eat! Brussels, drink! BORDEAUX e o Belgian Beer Weekend. Em outubro, tem a Feira da Trufa Branca na Itália, o  Festival de Pilares em Saragoça e o Festival Medieval em Alcalá de Henares, ambos na Espanha.

oktoberfest-alemanha

EUROPA EM SETEMBRO E OUTUBRO

7) Você não precisará ficar planejando tudo com antecedência

Em agosto, por conta da leva de turistas, os restaurantes muitas vezes acabam exigindo reservas e não dá pra simplesmente alugar um carro e improvisar uma road trip. Porque 1) tem muito trânsito; 2) talvez você nem consiga alugar um carro em cima da hora e 3) vai ser difícil encontrar hotéis com disponibilidade. Em setembro e outubro, o improviso é mais viável. Fica mais fácil reservar passagens e hospedagem de última hora assim como comprar ingressos pra um museu ou pra uma outra atração turística especial no momento da visita.

+ para onde viajar na Europa em setembro e outubro

Setembro e outubro são os meses pra curtir as praias mais vazias no litoral da Grécia, Espanha e Croácia, se acabar em festivais, admirar os vinhedos e participar da colheita em vinícolas da Toscana, Alsácia, do Vale do Douro ou Bordeaux e pegar os últimos resquícios de calor nos destinos mais frios como o Reino Unido e a Escandinávia.

1) Toscana, na Itália

toscana

Setembro é um mês muito rico para a agricultura (e para as paisagens!) na Toscana. É nesse período que acontece a colheita nas vinícolas. A produção dos principais produtos da região, o vinho, o azeite, as trufas, o açafrão e a castanha estão à todo o vapor. Comece a viagem admirando a arquitetura e as obras de arte renascentista de Florença e siga de carro pelos campos e vilarejos de Chanti a Montalcino explorando as colinas de vinhedos enfileirados que dão origem a alguns dos vinhos mais famosos do mundo. Dê uma olhada nessa excursão a Pisa, San Gimignano e Siena.

ONDE FICAR EM FLORENÇA

La Dimora del Mercante

Estadia moderna sem perder o charme bucólico de Florença, situado no bairro de Uffizi, a apenas alguns metros do centro da cidade. Café, chá e biscoitos estão disponíveis gratuitamente o tempo.

B&B Mr. My Resort

Uma hospedagem para sentir-se em casa, com todo o aconchego de um hotel. Eestá a 10 minutos da praça principal e possui um centro de bem-estar com banho turco, hidromassagem e mais.

Ville Sull’Arno

Às margens do Rio Arno, o Villa Sull’Arno é uma acomodação cinco-estrelas que mantém a serenidade de uma casa de campo do século XV somado ao luxuoso serviço de um Luxury Boutique Resort.

2) Baviera, no Sul da Alemanha

Comece a viagem entre o final de setembro e início de outubro pra curtir muito o festival Oktoberfest em Munique, capital da Baviera. Depois alugue um carro e deslumbre-se com a paisagem romântica mais ao sul protagonizada pelso castelos de Ludwig II, o Rei Louco. Algumas das etapas imprescindíveis dessa road trip são o castelo de Neuschwanstein, conhecido por ter inspirado o castelo da Cinderela, Linderhof, que foi residência do rei por sete anos, e Neues Schloss Herrenchiemsee, palácio situado em uma ilha do lago Chemsee, a poucos menos de 100 quilômetros de Munique.

europa-em-setembro-e-outubro-baviera
europa-em-setembro-e-outubro-bordeaux

3) Bordeaux, na França

Pra conhecer a capital mundial dos vinhos em pleno período de vindima, visite a região no início de setembro. As parreiras ainda estão carregadas de uvas na primeira quinzena do mês. Além do seu prestigiado vinho, Bordeaux é conhecida por ser uma cidade com uma gastronomia sofisticada com excelente qualidade de vida. A cidade, cortada pelo Rio Garonne, é plana e cheia de parques públicos e construções históricas que fizeram do centro um dos maiores patrimônios urbanos do mundo. Fique de um a dois dias no centro e depois parta à descoberta das vinícolas e vilarejos nos arredores. Uma boa é se hospedar no Les Sources de Caudalie, hotel-spa com restaurante estrelado situado no coração da vinícola Château Smith Haut Lafitte (RESERVE A SUA ESTADIA AQUI!).

ONDE SE HOSPEDAR NA BORDEAUX

Le Palais Gallien Hotel & Spa

Com uma estética clássica contemporânea e localizado bem no centrinho da cidade, o hotel oferece restaurante, piscina ao ar livre sazonal, bar lounge, academia, spa e o restaurante La Table de Montaigne.

Le Boutique Hotel & Spa

Ocupando uma moradia do século 18, rodeado por um pátio verdejante, o Le Boutique Hotel & SPA possui um design contemporâneo, um terraço de 140 m², piscina, sauna e um hammam, para aproveitar um tratamento corporal.

Intercontinental Le Grand Hotel

Respira glamour clássico. Os quartos têm um aconchego com carpetes e papéis de parede estampados, além do banheiro de mármore com banheira. Conta com spa e o restaurante Le Pressoir d’Argent.

4) Paris, na França

paris-romantica

Outra cidade francesa que é uma delícia de visitar em setembro e outubro é Paris. A capital mais romântica da Europa fica lindíssima no outono, quando os parques e ruas são tomadas pelas folhas vermelhas e douradas que preenchem as árvores. Nessa época do ano ainda ainda está calor suficiente pra fazer piquenique na beira do Rio Sena, passear por Montmartre e bater perna na Champs-Elysées. Se chover, quer lugar melhor pra se refugiar do que um cafézinho parisiense, o Louvre, o suntuoso Opéra Garnier ou a chiquérrima Galeries Lafayette? Tudo isso sem grandes filas e multidão de turistas, já que a maioria deles costuma visitar a capital entre os meses de julho e agosto.

+ POSTS SOBRE PARIS: 13 apartamentos pra alugar em Paris lindos e baratos
O que levar na mala numa viagem para Paris: guia prático para todas as estações
Onde se hospedar em Paris: hotéis baratos e bem localizados
Compras em Paris: 16 lugares em que vale a pena gastar na Cidade Luz
5 bate-voltas de até 1h30 pra fazer desde Paris (além de Versalhes!)

ONDE SE HOSPEDAR EM PARIS

Apartamento com vigas e chão em madeira, parede de pedra e sofá azul esmeralda

Stunning Bdrs Apt  Le Marais

Neste elegante apartamento duplex, os 90 m² foram divididos em quatro quartos, quatro banheiros, cozinha, duas salas de estar e uma ampla sala de jantar. Idealmente localizado no Centro Histórico de Paris, a 13 minutos a pé do Museu do Louvre. 

Sala de estar com janela com vista para a Torre Eiffel

Résidence Charles

Tome café da manhã com vista para a Torre Eiffel, que está a 50 metros dali. Situada em um edifício histórico reformado, a propriedade é equipada com varanda, lareira e três quartos com decoração elegante. Um kit de café da manhã com pães preparados no dia. 

My Opéra

A cinco minutos da Flaeria Lafayette, o apê tem pinturas nas paredes e cores vivas nos seus móveis. Há três quartos, cozinha equipada, dois banheiros e sala de estar com TV. Os detalhes são de estadia em hotel: roupa de cama nova, toalhas e até amenities L’occitane. 

5) Ilhas Gregas

Mesmo que existam quase seis mil ilhas gregas espalhadas pelos Mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, em julho e agosto é quase impossível circular pelas principais. Mas a partir de setembro esses milhares de pedacinhos de terra tendem a ficar um pouco mais vazios e as temperaturas, mais suportáveis. Já dá pra conhecer mais tranquilamente os morros de Santorini preenchidos por casinhas redondas brancas de porta e domos azuis. Mykonos permanece agitada, mas suas praias ficam mais calmas. Vale também conhecer Creta, a maior das ilhas gregas, Lekfada nas Ilhas Jônicas, Samos e Quios nas Ilhas Egeias do Norte e Kálymnos em Dodecaneso. E ousar ainda mais e visitar destinos com história além de Atenas como Parikia em Parós, cidade conhecida pelo seu mármore utilizado pra esculpir a Vênus de Milo.

europa-em-setembro-e-outubro-ilhas-gregas
europa-em-setembro-e-outubro-douro

6) Vale do Douro, em Portugal

A região que produz o famoso vinho do Porto é simplesmente fascinante com seus vinhedos e vilarejos charmosos que parecem ter parado no tempo. Todos esse cenários são interligados por estradinhas com pontos de vista incríveis para o Rio Douro. O destino fascina ainda mais em setembro e outubro. Os campos estão verdinhos e as parreiras carregadas prontas pra colheita e pisa das uvas que acontecem artesanalmente no décimo mês do ano. Comece a viagem na cidade histórica Porto e dirija 100 quilômetros pra chegar ao vale. Passe pela Quinta do Panascal pra visitar as vinícolas Fonseca, caminhe pelo Parque Natural do Douro Internacional e descubra a arte rupestre do Parque Arqueológico do Vale do Côa sem deixar de visitar o lindo santuário da Nossa Senhora dos Remédios em Lamego.

7) Irlanda

europa-em-setembro-e-outubro-irlanda

No Norte da Europa, a Irlanda tem os dias mais curtos a partir do final de setembro e início de outubro, mas a época é propícia pra vivenciar a festa mais que tradicional do Halloween que enfeita o país na segunda quinzena do mês das bruxas. Os bares, lojas, restaurantes e casas ficam decorados com abóboras, teias de areia e bonecos de caveiras e bruxas. Em Dublin, aproveite pra conhecer a Trinity College, os pubs agitados do Temple Bar e a fábrica da Guiness. Leia mais sobre Dublin aqui. E uma viagem de carro partindo dali pode ter rumo ao Castelo de Cashel, percorrer a rota turística do Anel de Kerry e estender o roteiro até o Castelo de Bunrati, as Falésias de Moher e a cidade portuária Galway.


8) Escócia

Edimburgo é conhecida por ser uma das cidades mais assombradas da Europa, sendo um destino muito divertido pra passar o mês das bruxas. Em outubro acontecem vários tours temáticos bem sinistros em cemitérios, prédios e florestas que rodeiam a cidade. Leia mais sobre Edimburgo aqui. Depois de conhecer a capital e seu famoso castelo situado no Centro Histórico, pegue um carro e conheça Glasgow, cidade portuária famosa por sua arquitetura vitoriana e a presença do art nouveau. Quebre a viagem até o lendário Lago Ness em etapas passando pelas ruínas da catedral de Saint Andrews e do castelo de Dunnottar. Ao longo da viagem rumo às Highlands você vai se deparar com paisagens típicas de cartão postal da Escócia com morros e pastos pontilhados por ovelhas e vaquinhas peludas.

europa-em-setembro-e-outubro-escocia

Giovanna Saba

Você deve conhecê-la de outro endereço, do blog Gigi em Paris, seu diário sobre a vida na capital da França. E, como pode imaginar, aqui no Carpe Mundi produz o melhor conteúdo sobre Paris. Acredita que os macarons ganham um sabor mágico se degustados em um quarto de hotel com vista para a Torre Eiffel.

21 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo