ERROS NA HORA DE RESERVAR UM HOTEL 

Reservar um hotel parece uma tarefa simples: você escolhe o destino, pesquisa hospedagens bem rankeadas, reserva e pronto. Mas durante esse processo algumas desatenções podem provocar dores de cabeça mais pra frente, desde errar a data e pagar por um dia a mais desnecessariamente ou esquecer de verificar taxas secretas inclusas na diária ou detalhes de localização.

Aqui estão os 10 erros mais comuns pra evitar ao reservar sua próxima hospedagem.

LEIA TAMBÉM: As 10 coisas que a gente mais ama (e mais odeia) em hotéis
Como ter um quarto de hotel em casa (com inspirações pra copiar no seu quarto!)
6 sites gringos pra ler resenhas de hotéis feitas por especialistas

10 ERROS PARA NÃO COMETER NA HORA DE RESERVAR UM HOTEL 

Não questionar por que um quarto é tão barato

É mais que importante ficar de olho em taxas extras que envolvem a reserva. No valor total estão incluído os impostos do site de reservas? A taxa de serviço do hotel? E a taxa obrigatória de alguns destinos? Vale, inclusive, um email ou ligação checando com o hotel sobre valores extras e serviços que você está de fato contratando – para não ter surpresas no orçamento da viagem.

Em tempo: não é difícil encontrar taxas obrigatórias extras cobradas pelos próprios destinos que são acrescidas à reserva somente no momento do check-out. Nas Ilhas Maldivas, por exemplo, esse valor é de, pasme, 12% a mais – o que encarece um taaanto o total do valor da hospedagem -, fora os US$ 6 diários da taxa de preservação obrigatória.
onde-ficar-nas-maldivas

Escolher um hotel com tarifa não reembolsável

Em tempos de covid-19, mais do que nunca, sabemos o quanto é importante se preparar para imprevistos em viagens. Apesar de ser uma grana a mais que você vai ter que desembolsar para conseguir esse benefício, se ele não estiver incluso e você precisar cancelar a hospedagem, eles não reembolsarão o seu dinheiro de forma nenhuma e o prejuízo pode ser grande, grande. Nesse caso, melhor prevenir do que remediar.

Não olhar os comentários e fotos antes de reservar

Independente da sua escolha de site para reservar um hotel, nunca fique apenas com as informações e reviews do site oficial. Como principal fonte da empresa, seu site sempre trará e mostrará o melhor, com os quartos mais lindos e as melhores vistas. Por isso, para uma visão mais realista, verifique sites de avaliação de hotéis como Booking. Para uma opinião mais profissional sobre o assunto, recomendamos o The Telegraph, TripExpert e até o Mr & Mrs Smith, especializado em resenhas e parcerias com hotéis de luxo num painel mundial.

LEIA MAIS: 6 sites gringos pra ler resenhas de hotéis feitas por especialistas

Esperar até o último minuto para reservar

Apesar de não ter uma melhor data para realizar reservas de hotel, deixar pra última hora certamente não é a melhor opção: os preços são mais altos antes da data de check-in e o hotel dos sonhos já pode estar na sua capacidade máxima, fora que há o risco de perder o tipo de quarto desejado, especialmente em pousadas e hotéis-boutique. A melhor opção é ir atrás da acomodação ideal com no mínimo um mês antes da viagem e, de preferência, ir sempre monitorando o comportamento das tarifas – ao perceber uma subida nos preços, é bom reservar logo. 

dicas-para-usar-e-acumular-milhas

Não usar cartão de crédito

Não só na hora de reservar um hotel, mas com todos os maiores gastos da viagem, usar cartão de crédito pode ser uma boa escolha. Isto porque alguns cartões oferecem recompensas como milhas aéreas, cashback e diárias gratuitas em cadeias de redes selecionadas.

LEIA MAIS: Milhas: dicas espertas para acumular e usar sem ter tanto trabalho

Não verificar a localização do hotel antes de reservar

ERROS NA HORA DE RESERVAR UM HOTEL: busque sempre o hotel no Google Maps antes de fazer a reserva e certifique-se de que ele está exatamente onde você deseja. Na opção de andar pela ruas, veja como é o bairro, se existe transporte público perto, se é seguro, limpo, pois tudo isso fará uma grande diferença na sua experiência como hóspede. Algumas hospedagens podem se dizer próximas de tal atração ou a poucos metros da prai: vá sempre conferir o quão real é essa informação.

Não comparar os preços

Se a sua meta é conseguir um ótimo preço acima de tudo, então você precisa fazer mais do que apenas fazer a reserva pelo site do hotel. Faça uma bela seleção, monitoramento das diárias de diversos hotéis e, então, uma varredura quanto aos melhores deals – sites como Trivago e o Expedia podem ajudar nesta tarefa. Mas lembre-se: ao encontrar preços muito abaixo do normal, desconfie. Veja se é uma tarifa reembolsável, se estão inclusas outras taxas e, mesmo assim, vale também entrar em contato direto com o hotel: você pode solicitar uma correspondência de preço com o que encontrou online ou até mesmo conseguir descontos a mais.

LEIA MAIS: 54 dicas pra viajar com pouco dinheiro: a lista definitiva
7 dicas de ouro pra economizar em uma viagem internacional

Usar datas de chegada e partida incorretas

Um erro comum é pagar por uma diária a mais, principalmente no check-in, ou ficar faltando uma noite para o check-out. Tenha o itinerário do seu voo em mãos no momento da reserva, verificando com atenção as datas e horários da chegada e partida, considerando os fuso horários e deslocamentos extras. Se você estiver fazendo uma viagem internacional, pode acontecer de suas datas de check-in serem diferentes do que você esperava.

aeroporto-guarulhos

Não checar todas as informações de que você precisa sobre o quarto e o hotel

gallery-art-hotel

A reserva de um hotel nunca deve ser precipitada e sem uma boa checagem de informações. É comum você achar que está reservando um quarto grande, com camas king-size, banheiro amplo e até varanda através de fotos, mas chegando lá não era bem o que você estava esperando. Avalie toda a descrição do quarto com atenção e, em casos mais particulares, entre em contato com o hotel. Veja a possibilidade de check-in e check-out flexíveis, se o hotel oferece transfer, se há recepção 24h, serviço para fornecimento de cadeira e guarda-sol em caso de praias, disponibilidade de Wi-Fi, frigobar e também estacionamento – muito importante se você pretende chegar de carro ou vai alugar um por lá.

VEJA TAMBÉM: 25 sites pra planejar sua viagem: a lista definitiva

Não guardar uma cópia da sua reserva

Se você chegar para fazer o check-in em um hotel e eles não tiverem registro de sua reserva e nenhum quarto disponível, você vai desejar ter impresso sua própria cópia da reserva – isso irá confirmar que o erro é deles, não seu, e, se mesmo assim eles estiverem lotados, será da obrigação da empresa fornecer uma hospedagem por perto para você ou até mesmo um upgrade.

Conta pra gente! Você já cometeu alguns desses erros ao reservar um hotel?

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo