Existe um sem-fim de ferramentas online que resolvem desde a reserva da estadia até o seu itinerário de viagem.

Aqui, uma lista dos melhores sites pra planejar sua viagem, pra usar não importa onde e deixar guardado na aba de favoritos.

Os melhores sites pra planejar sua viagem:

Hospedagem

quarto-de-hotel-em-casa

BOOKING.COM
É o maior site de reservas de hotéis do mundo e o primeiro que a gente consulta aqui no Carpe Mundi. Não há taxas e em diversas propriedades é possível reservar sem nenhuma cobrança inicial – ele avisa quando o cancelamento é grátis e quando o café está incluso. Resenhas são muito mais confiáveis do as do Trip Advisor, por exemplo, já que usuários só podem deixá-las necessariamente depois de terem se hospedado.

TRIVAGO
Encontrou o hotel que você quer no Booking? Por via das dúvidas, coloque o nome dele no Trivago para ver se o preço que você encontrou lá é o melhor mesmo. O site é um comparador de preços de sites de busca de hotéis (que são muuuuitos além do Booking) – por diversas razões, um mesmo hotel pode aparacer com preços diferentes em cada um.

AIRBNB
É o site que revolucionou o aluguel de casas e apartamentos de temporada – hoje com imóveis em 190 países. Seguro, ele faz a intermediação de contato e pagamento entre hóspedes e anfitriões, ambos com perfis com fotos e avaliações. Quer uma casa de praia no Ceará? Tem. Um apê em Paris, em Sidney, na Cidade do Cabo? Tem também. A  variedade é enorme (tem desde castelo até trailer), as fotos são profissa e os preços são excelentes.

CRÉDITO DE VIAGEM NO AIRBNB (válido apenas para a primeira vez em que você utilizar a plataforma): R$ 179 de desconto aqui!

COUCHSURFING
Comunidade virtual com mais de 14 milhões de usuários, o site permite que se crie um perfil e procure casa para ficar ou companhia para sair em até 200 000 cidades pelo mundo – sem pagar nada. Para garantir a segurança, pode-se deixar e receber avaliações e enviar mensagens públicas ou privadas. Além de diminuir os gastos da viagem, o site ajuda a conectar viajantes com moradores dos destinos, possibilitando trocas culturais.

Passagem aérea

viagem-aerea-barata

SKYSCANNER
Há muitos buscadores de voo por aí, mas esse é possivelmente o mais eficiente. O Skyscanner é o melhor para pesquisar passagens no geral porque tem uma abrangência enorme de companhias aéreas (de brasileiras até low-costs desconhecidas na Ásia). Ele permite criar alertas de preço de passagem que você recebe por email. Para efetuar a compra, saiba que todos os sites para os quais ele te redirecionar são confiáveis, mesmo que não sejam muito conhecidos no Brasil.

MOMONDO
Outro buscador inteligente com ampla cobertura de companhias aéreas (são mais de 1000). Tem a interface bonita e colorida  e mostra no topo da página gráficos que apresentam a oscilação do preço do trecho no decorrer do mês pra você fazer a combinação mais barata. Clicando nas cidades destacadas na home, ele te mostra quando é mais barato viajar por mês e dia da semana e qual a antecedência indicada para a compra da passagem.

AIRWANDER
Esperamos anos para existir uma ferramenta como essa. O site ajuda a encontrar stopovers gratuitos para você esticar a conexão de voos e assim incluir mais destinos na sua viagem. É maravilhoso porque os sites das companhias aéreas nem sempre deixam claro como fazer isso ou incentivam essa prática. Leia mais sobre stopover aqui.

Pacotes e agências online

bolsas-de-mao-pra-viagem

HURB
Entre todas as agências online, alguns dos melhores descontos estão aqui (no antigo Hotel Urbano). São pacotes hotel + aéreo + traslado +seguro, só hotel, só cruzeiro, ingressos pra Orlando, com ofertas para feriados e para a maioria pra destinos convencionais (Santiago, Buenos Aires, Salvador). E dá pra pagar tudo em 12 vezes sem juros.

SUBMARINO VIAGENS
Pertencente à CVC, o site tem a mesma pegada do Hurb, com promoções de pacotes, passagens aéreas e reservas de hotéis, com ofertas interessantes principalmente para destinos convencionais. Quer parcelar a sua viagem? Pode valer cotar aqui e comparar com o site oficial da companhia aérea (as estrangeiras muitas vezes só deixam pagar em uma vez e ainda cobram IOF no cartão).

PRICELINE
O site americano não funciona bem para destinos nacionais, mas, para ir para o exterior, principalmente Caribe, México, EUA e Europa, pode ter ofertas incríveis em hotéis, aluguel de carro, cruzeiros e passagens internas. Vale checar, apesar de não haver atendimento em português ou no Brasil.

Planejamento, transporte e itinerários

planejando-uma-viagem

ROME2RIO
Site muito bom para calcular deslocamentos de trem, avião, ônibus, barco, balsa e carro. Você insere o local de saída e o destino – que pode ser de São Paulo a Itacaré, de Viena a Amsterdã, de Bangkok a Chiang Mai (na Tailândia) – não há limites. E aí ele te mostra as opções de transporte, com estimativa de preço e até o site da companhia que o realiza.

GOOGLE MAPS
É óbvio, mas volta e meia a gente encontra gente por aí que não usa. Ele pode entrar em todas as etapas da viagem, desde para ver onde fica o hotel que você encontrou no Booking e se ele está perto do metrô até calcular deslocamentos de transporte público pelo aplicativo. Você também pode usar a ferramenta Meus Mapas para criar mapas personalizados com ícones (com as atrações e restaurantes que você pretende visitar em uma cidade, por exemplo).

BLABLACAR
O site e app de caronas funciona especialmente bem na Europa e oferece preços em média 25% mais baixos do que os dos ônibus (com menor tempo de viagem e mais conforto). Depois de achar a rota procurada e olhar resenhas dos condutores, o viajante reserva a carona e vai até o ponto de encontro combinado. Há o recurso Ladies Only, só com motoristas mulheres.

TRIPIT
O aplicativo e site oferecem uma ferramenta fantástica pra organizar a viagem. Você cadastra sua conta de e-mail, encaminha todas as reservas pra plans@tripit.com e voilà: o programa cria um itinerário diário, com as reservas de voos e hotéis e voucher do seguro de viagem. Ele mostra mapas e também sincroniza as informações com o calendário do celular.

RENTCARS.COM
Entre os melhores sites pra planejar sua viagem no quesito aluguel de carro, inclui na busca tanto empresas grandes quanto aquelas independentes, e consegue tarifas ótimas. É só colocar o destino, a data e o local de retirada. Não precisa pagar nada pra reservar através dele, e você ainda reserva sem o IOF do cartão que rola em sites internacionais. Leia mais sobre itinerários incríveis pra viagens de carro aqui.

CITYMAPPER
Dos sites pra planejar sua viagem, é o melhor pra deslocamentos urbanos nas principais capitais do mundo. É incrível porque mostra numa interface prática e atraente todos os jeitos de fazer o deslocamento desejado (com trem, metrô, táxi, bicicleta, bonde, carro, a pé), tempo, dinheiro e até as calorias a serem gastas com cada um. Está em cerca de 40 cidades.

Experiências e dicas

tour-guiado-vale-a-pena

TRIP ADVISOR
Ele funciona daquele jeito que a gente já conhece: mostra avaliações de viajantes pra atrações turísticas, restaurantes e hotéis e tem filtros de pesquisa. Seu maior mérito é a abrangência enorme, desde Paris e Nova York até ilhas perdidas no Pacífico e praias escondidas no Nordeste. É muito útil para viajar pelo Brasil em cidades onde não tem muita informação online disponível.

EAT WITH
Presente em 130 países, o site propõem experiências gastronômicas incríveis, entre tours, aulas de culinária e refeições feitas em casas de pessoas locais. Você digita a cidade que vai e as datas e ele te mostra o que tem disponível ali para reservar. Uma ferramenta legal para trazer experiências mais autênticas para a sua viagem. Vai viajar sozinho? Veja dicas pra fazer refeições numa boa.

WITHLOCALS
O site agrega mais de 2 000 experiências em diversas cidades pelo mundo com pessoas locais. A ideia é experimentar as cidades com moradores através de passeios pensados por eles – tem de tudo: aula de dança, tour fotográfico, rolê de vida noturna. Podem ser feitos em grupo ou individualmente.

AIRBNB EXPERIENCES
O Airbnb merece ser citado de novo aqui pela plataforma de experiências, lançada há poucos anos. Tem uma variedade imensa de atividades oferecidas por anfitriões locais. Degustação de vinho em Portugal, show de música latina na Argentina, visita à Pompeia com um arqueólogo: é só escolher e reservar

CRÉDITO NO AIRBNB (válido apenas para a primeira vez em que você utilizar a plataforma): R$ 179 de desconto aqui!

Trabalho voluntário e trabalho em troca de hospedagem

expedicao-oriente-schurmann

WORKAWAY
O site tem mais de 17 000 hosts em 130 países que procuram diversos tipos de ajuda e serviços em troca de hospedagem e alimentação. Tem desde oportunidades de trabalho social até serviços de babá (de crianças ou cachorros) na França e na Itália, ajuda na cozinha e no jardim em fazendas, fotografia para hotéis e colheita de azeitonas na Grécia. A variedade é imensa, com todo tipo de oportunidade para ter férias ou um ano sabático com experiências bem autênticas. Veja mais sites pra fazer intercâmbio de graça aqui.

WORLDPACKERS
Brasileiro, funciona de modo semelhante ao Workaway. O foco inicial são trabalhos em hostels – você seleciona a habilidade que pode compartilhar (jardinagem, promoter de festas, desenvolvedor de websites, limpeza, etc) e ele te mostra hosts compatíveis. Mas também há trabalho voluntário, ecovillas, fazendas, etc. A interface é muito boa e há atendimento e assistência em português.

Seguro viagem

seguroviagemparaesportesnaneve

SEGUROS PROMO
É o site que a gente usa e recomenda aqui no blog. Você coloca suas datas e o destino e a ferramenta cota o seguro viagem com várias empresas diferentes (as melhores do mercado) para você encontrar o mais barato/útil para você – são especificados todos os detalhes da cobertura de cada um e há atendimento 24 horas pelo Whatsapp. Além disso, usando o código CARPEMUNDI5, você tem 5% de desconto na compra. Leia mais sobre perguntas e respostas envolvendo seguro viagem aqui.

WORLDNOMADS
Preferida dos mochileiros gringos, é a empresa mais indicada aos viajantes aventureiros: são mais de 180 atividades e esportes de aventura assegurados mundo afora, de pesca a esportes de neve e voos de balão. Tem atendimento prático e eficiente e também funciona para cobrir atendimentos médicos simples. Seguro viagem para viagens de aventura e esportes radicais: veja aqui.

Outros serviços

cambio

OANDA
Quer saber quanto vale um peso colombiano, um baht tailandês, um dólar australiano? Entre os sites pra planejar sua viagem, este, supereficiente, faz a conversão entre 190 moedas diferentes, e você pode acrescentar uma porcentagem sobre o valor pra simular as taxas cobradas pelo banco. Pro dólar, o valor mostrado é uma média entre o turismo e o comercial.

MELHOR CÂMBIO
Dos sites pra planejar sua viagem é superprático pra quem precisa adquirir dólares, libras ou euros. Você insere a moeda que deseja e a cidade do Brasil onde vive e ele te mostra uma relação de casas de câmbio, com cotação pra papel-moeda e cartão pré-pago (já incluindo o valor do IOF). Também é possível negociar fazendo uma oferta – se alguma casa aceitar, você é avisado por e-mail.

Os melhores sites pra planejar sua viagem: e vocês, usam quais? Queremos saber!

25 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo