O Pinterest é uma rede social de conteúdo que cresce 75% anualmente.

É um Google mais visual com referência de imagens de todos os assuntos possíveis. Entre elas, claro, as viagens. Destinos, hotéis, apetrechos para viajantes, gastronomia regional, dicas para a hora do voo, como arrumar a mala, guias de lua de mel… Os nichos e subnichos de viagens dentro do Pinterest são infinitos. Você pesquisa por um destino e recebe uma avalanche de conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre aquele lugar, direcionando para os sites e redes sociais contendo informações mais elaboradas sobre a sua pesquisa.

COMO PLANEJAR UMA VIAGEM USANDO O PINTEREST

Se você nunca utilizou o Pinterest para planejar uma viagem até agora, não tem ideia do mundo novo de conteúdo incrível que está deixando escapar. O Pinterest é a rede preferida dos criativos, justamente pela essência do conteúdo abordado por lá ser estética, visual e harmonicamente bonito.

LEIA TAMBÉM: 3 apps para montar o feed organizado no Instagram e combinar fotos de viagem

praias-na-frança-porquerolles

Como planejar uma viagem usando o Pinterest e salvar inspirações

Assim como Instagram, através do Pinterest é possível criar e acompanhar pastas com conteúdo dos seus destinos preferidos, salvar inspirações apertando em “pinar”, ficar de olho em cliques fotogênicos, descobrir lugarzinhos autênticos por aí e mais. Vale criar boards (ou pastas) de wish lists dos lugares que você quer conhecer e seguir também as pastas de outros criadores com conteúdo atualizado sobre viagens.

Gerando tráfego para outros sites da web, posts do Instagram e outras redes sociais, o Pinterest traz ainda através de seus pins um mundo de conteúdo envolvendo roteiros de viagem, guias e dicas gerais de destinos, hotéis, restaurantes… É o lugar da web em que você tem definitivamente tudo sobre a sua próxima viagem reunido em só um lugar.

No quesito inspiracional, boards de frases e reflexões de viagem também motivam a viajar mais e mais.

Veja mais frases e reflexões de viagem aqui.

A facilidade de encontrar essas informações salvas posteriormente é enorme e super maior que no próprio Google, uma vez que através das suas boards você cria curadorias próprias dos assuntos relacionados. As sugestões que aparecem no seu painel inicial são outro ponto positivo: baseadas nas suas pesquisas, elas apontam para tendências relacionadas ao conteúdo que mais funciona pra você, trazendo, inclusive, ideias de novos destinos em alta para visitar.

Como planejar uma viagem usando o Pinterest

CRIE PASTAS DOS SEUS PRÓXIMOS DESTINOS

A organização no Pinterest acontece através das pastas, ou boards. O ideal é criar uma board por destino ou uma pasta-mãe para um país, por exemplo, e subpastas com as cidades que deseja visitar naquele lugar. Há quem tenha pastas gerais da Europa, por exemplo, e crie dezenas de subpastas por países dentro dela – esse é o máximo da eficiência no Pinterest. Tudo isso te ajuda a organizar sua próxima viagem com mais precisão, tendo em mente quais são os lugares que mais deseja conhecer e as melhores atrações neles. Procure salvar pins de fotos inspiracionais, roteiros de viagem, indicações de passeios, hotéis e restaurantes… Você vai ter todo material da sua próxima viagem pra ser mais facilmente consultado. E, nesse caso, organização é sinônimo de viajar mais e melhor.

LEIA TAMBÉM: Como usar o Instagram para planejar uma viagem em 3 passos

boards-pinterest-planejar-viagem

CRIE UMA PASTA DE VIAGENS DOS SONHOS

Também vale brincar com pastas de destinos pra wishlist de viagens. Mesmo que você não tenha planos de ir para as Maldivas ou o Tahiti em breve, organize boards com seus hotéis com quartos na água preferidos nos destinos e dê o nome de “hotéis com bangalôs flutuantes”, por exemplo, e assim por diante. Vale de destinos, hotéis e restaurantes dos sonhos até assuntos relacionados ao ato de viajar como malas e bagagens tecnológicas que você gostaria de adquirir um dia, todas reunidas numa pasta chamada “wishlist de malas de viagem”. No Pinterest a ideia principal é salvar de tudo um pouco: dá pra sonhar à vontade, sem restrições.

coliseu-roma

SIGA SEUS BLOGS E CRIADORES DE CONTEÚDO PREFERIDOS

Pra encontrar os melhores pins disponíveis no Pinterest você tem dois caminhos: a pesquisa pelo termo, destino ou palavra-chave envolvida na barra de buscar ou ter seus criadores de conteúdo, blogueiros e influencers preferidos entre as contas que você segue no Pinterest. Isso porque ao entrar na plataforma sua página inicial é formada pelos novos pins criados e salvos de todo mundo que você segue. Certifique-se de seguir os melhores para estar sempre imerso nos pins mais bacanas e interessantes da rede. Siga o Carpe Mundi no Pinterest também pra se cercar de inspirações de viagem mil: carpe_mundi 😉

COMPARTILHE SUAS PRÓPRIAS FOTOS E PINS DE VIAGEM

Mesmo que ser um blogueiro com conteúdo inspiracional no Pinterest não esteja entre seus planos, vale postar todo seu material de viagem lá pra ter isso em mãos quando quiser consultá-lo com praticidade. Você pode criar boards das viagens que já fez para ter as fotos, lembanças e roteiro em mãos com mais facilidade no futuro, se quiser repetir o itinerário, compartilhar com amigos ou rever tudo mais pra frente. O Pinterest é, também, uma ferramenta online para colecionar memórias de viagens. LEIA TAMBÉM: Como fazer seu diário de viagem: dicas, utensílios e macetes

Apps para Stories: 10 aplicativos para fazer Stories memoráveis

etias-visto-eletronico-europa

Anna Laura

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi registra o mundo com sua Nikon desde que se entende por gente - e hoje cultiva um feed milimetricamente pensado. Passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo e, depois de uma temporada em Paris, resolveu ser viajante full time: você pode encontrá-la por aí, cobrindo paraísos tropicais.

Deixe seu comentário

voltar ao topo